sexta-feira, 31 de julho de 2015

Critica - The Babadook (2014)

Título: The Babadook ("The Babadook", Austrália / Canadá, 2014)
DiretorJennifer Kent
Atores principais: Essie Davis, Noah Wiseman
Trailerhttps://www.youtube.com/watch?v=mxylXl9wrck
Nota: 5,0
Muito bem dirigido, filme de terror sensação da Internet tropeça no roteiro

Filme de terror psicológico dirigido pela atriz australiana Jennifer Kent - sua estréia como diretora e roteirista em longa-metragem - The Babadook fez bastante sucesso via cópias piratas pela Internet em 2014. Sendo um filme independente de baixo orçamento, ele sequer chegou aos cinemas brasileiros. Eis então que no começo de junho deste ano, ele enfim chegou a nosso país de maneira oficial, via Netflix.

Na história, vemos a mãe solteira Amelia (Essie Davis), que cada vez mais tem problemas com o comportamento errático de seu filho de seis anos, Samuel (Noah Wiseman), obcecado em se preparar para se defender de um terrível monstro que está prestes a chegar. Não surpreendentemente, um dia ela encontra um estranho livro de fábulas em sua casa, intitulado "Mr. Babadook", o qual ela lê para seu filho ao colocá-lo para dormir. Basicamente, o livro diz algo como: "o Senhor Babadook vai se aproximar cada vez mais de você, lentamente, até que você morra. Não tem volta.". E é então que mãe e filho começam a ser progressivamente assombrados por esta entidade.

Nada original, certo? E, de fato, o roteiro é o ponto fraco do The Babadook. Por outro lado, o filme é muito bem dirigido. Filmado o tempo todo com cores frias, do cinza ao azul, uma casa velha realmente assustadora, lentes e enquadramentos "estranhos" que emulam com perfeição o ponto de vista do olhar de uma pessoa extremamente cansada e insone; não dá para negar que em termos de atmosfera, o filme é extremamente bem sucedido em nos transmitir uma sensação de medo, de que "algo está muito errado".

Reitero que tecnicamente o filme é muito bom. Mesmo tendo na imagem o seu destaque, até a trilha sonora agrada bastante. Ela é discreta, e contribui para o clima de suspense sem apelar para os clichês do gênero.

Dividido em três atos, The Babadook falha por encantar com sua atmosfera de terror apenas em seu segundo segmento. Ele é realmente assustador. Porém, no primeiro, há menos suspense e nada de sobrenatural, é mais uma história de uma mãe com dificuldades de lidar e ajudar seu filho difícil. Já o ato final é bem fraco, bastante decepcionante.

Aclamado no festival de Sundance, e em geral bastante elogiado pela crítica especializada, The Babadook tem sido elevado por supostamente ser uma bem sucedida metáfora para a depressão (no caso da mãe) e/ou na metáfora para o autismo (no caso do filho). De minha parte, contesto parcialmente ambas as associações.

O suposto autismo da criança faz sentido no primeiro ato. Mas, a partir do segundo (quando a mãe termina de ler o livro), o garoto é completamente descartado pela trama. Já a depressão da mãe se sustenta por mais tempo, e é uma associação que também convence. Entretanto, para este caso, há duas contradições: a cena final e o fato de que mãe e filho sofrem os efeitos de conviver com a tenebrosa entidade. E ele não está sofrendo depressão, portanto... "Ah, mas é tudo alucinação de Amelia": sim, ao pensar deste jeito, a tese da depressão não teria furos; entretanto, o roteiro do filme enfraquece ainda mais. Prefiro, então, não seguir por este caminho.

The Babadook foi tão elogiado que talvez pela alta expectativa que eu tinha antes de assisti-lo, isto pode ter prejudicado minha avaliação. Portanto, para quem é fã de filme de suspense (e não de terror), acho interessante conhecê-lo. Para mim, apenas o segundo ato (muito bom) valeu a pena. Restou a sensação de algo com ótimo potencial ser mal aproveitado. Nota: 5,0

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