segunda-feira, 6 de março de 2023

Crítica - Babilônia (2022)

Título: Babilônia ("Babylon", EUA, 2022)
Diretor: Damien Chazelle
Atores principais: Brad Pitt, Margot Robbie, Diego Calva, Jean Smart, Jovan Adepo, Li Jun Li, Olivia Hamilton, Max Minghella, Katherine Waterston, Tobey Maguire, Jeff Garlin
Nota: 7,0

Uma caótica história sobra a Hollywood dos anos 20 e 30

Babilônia começa em uma maneira alucinante: uma festa com centenas de convidados em uma mansão de algum figurão de Hollywood, com bebidas, drogas e sexo a vontade; anões, dançarinos, orquestra, e até... um elefante. Tudo em ritmo acelerado, muita música, muito luxo, tons laranja e vermelho, alguns planos-sequência, e uma breve apresentação de todos os personagens principais. Depois de dezenas de minutos sob este turbilhão áudio visual, vem o silêncio; e o primeiro choque no filme: a festa acaba, as pessoas deixam de ser "glamourosas" e voltam para o seu infeliz cotidiano; para várias delas toda aquela ostentação nada mais é que uma fantasia, literalmente.

Em seu primeiro ato, o diretor Damien Chazelle mistura principais características de seus dois filmes mais famosos: La La Land: Cantando Estações (2016) e Whiplash: Em Busca da Perfeição (2014): do primeiro ele traz as coreografias musicais com dezenas de pessoas simultâneas em tela, e do segundo, ele traz de volta as fortes batidas de bateria quando quer simular a confusão mental de um personagem.

E é exatamente este ato, de "misturar coisas", o que mais vemos em Babilônia; infelizmente, não de maneira positiva. A história nos mostra principalmente a Hollywood do fim dos anos 1920 e início dos anos de 1930; estamos na transição do cinema mudo para o cinema falado, e vemos o impacto disso na vida de 5 personagens: o já famoso ator Jack Conrad (Brad Pitt), a aspirante a atriz Nellie LaRoy (Margot Robbie), o faz-tudo Manny Torres (Diego Calva), o músico Sidney Palmer (Jovan Adepo), e a dançarina Lady Fay Zhu (Li Jun Li). São todos personagens fictícios, embora levemente baseados em pessoas reais.

Isto de mostrar o drama das pessoas que não conseguiram se adaptar às mudanças do cinema mudo para o sonoro não é nada novo; já foi feito diversas vezes, como por exemplo em Crepúsculo dos Deuses (1950) - um filmaço que costuma sempre estar na lista dos 100 melhores filmes de todos os tempos, e inclusive adoro - mas as novidades em Babilônia é que aqui temos a história de 5 personagens ao mesmo tempo (ou até 6, se considerarmos a da colunista de fofocas Elinor St. John (Jean Smart)), e nem todos eles se prejudicaram com a mudança, alguns prosperaram; outra novidade é além de todo o drama, trazer diversas homenagens ao cinema e à Hollywood, e também, ao acrescentar a tudo isso um pouco de romance, bastante bizarrice, muito sexo, drogas e até gângsteres.

Notem que é muita coisa em um filme só. E para piorar, mesmo com pouco mais de 3h de filme (o que é um pouco cansativo), não sobra tempo suficiente para desenvolver nenhum dos 5 personagens principais.

Ainda assim, apesar de tanto caos e salada de temas, Babilônia acaba sendo um filme interessante, pra quem gosta de cinema, e também, para quem gosta de ver bons atores. A lista de atores famosos em Babilônia é grande, e o maior destaque vai para o trio principal Brad Pitt, Diego Calva e Margot Robbie. Ah a Margot Robbie... outro filme para mostrar o quanto esta atriz australiana é ótima e versátil. Excelente trabalho!

Ainda que seja um "épico do Caos" e justamente por isso seu resultado final deixar a desejar, ao se perder em tantas coisas diversas e bizarras ao mesmo tempo, Babilônia em nenhum momento deixa de ser interessante, e isso já é algo bem acima da média nos dias de hoje, além de diferente. Babilônia acaba perdendo pontos naquela máxima do "quando mais é menos", mas ainda assim, me garantiu alguns momentos memoráveis. Nota: 7,0

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