O Nosferatu original é um clássico filme expressionista alemão, lançado em 1922 pelo diretor F.W. Murnau, e que foi base para os filmes de Drácula no mundo cinematográfico. Já este Nosferatu, que estreou nos cinemas brasileiros neste dia 02 de Janeiro, é uma refilmagem (ou seria uma reimaginação?) deste mesmo filme, agora pelo diretor de terror estadunidense Robert Eggers. É a segunda vez que ele é "refeito", já que em 1979 o também diretor alemão Werner Herzog lançou sua versão de Nosferatu.
A história, que se passa em 1838 na fictícia cidade de Wisborg na Alemanha, nos mostra o casal Thomas (Nicholas Hoult) e Ellen Hutter (Lily-Rose Depp). Com a promessa de ser contratado em definitivo por um estranho agente imobiliário de nome Knock (Simon McBurney), Thomas viaja para a Transilvânia para fechar pessoalmente o contrato da venda de uma propriedade com um recluso e temido Conde Orlok (Bill Skarsgård). Enquanto isto acontece, sua esposa agoniza em casa tendo convulsões e delírios.
O filme de 2024 pode ser separado em duas partes, sendo a fuga de Thomas dos domínios do castelo do Conde Orlok / Nosferatu este grande divisor.
Até a fuga do castelo, o filme se comporta como basicamente como uma "cópia melhorada" do filme de 1922, com cenas e roteiro muito parecidos, porém trazendo melhores explicações ao espectador, amarrando algumas pontas soltas, e principalmente, através de cenas bem curtas, explicando melhor as motivações dos personagens.
A partir da fuga, entretanto, este novo Nosferatu muda um bocado, ou talvez dizendo melhor, expande. É que então os personagens Prof. Von Franz (Willem Dafoe) e Ellen Hutter passam a ganhar grande destaque, atenção essa que não existe no filme original. Aliás, o personagem de Dafoe é um personagem "novo", baseado no personagem Professor Bulwer de 1922, que lá tem pouca importância.
Estas adições fazem que Nosferatu discuta dois temas inéditos para a obra: ciência versus ocultismo, e a opressão sofrida pelas mulheres na sociedade patriarcal. São dois assuntos relevantes para os dias de hoje, e fortaleceriam mais o filme se não tivessem sido colocados com falhas: ao tentar achar explicações para tudo, o filme perde um bocado de seu tom de horror e passa mais a ser um filme de aventura / romance bizarro. Já em termos do que deveria ser uma defesa da mulher, Ellen mostra sua grande força no desfecho tanto deste filme quanto no original, porém aqui - ironicamente - um filme que se auto explica tanto, afirma que Ellen também tem um pouco de culpa pelo que está acontecendo - devido a um "momento de pecado" - mas fica nisso, sem dar mais detalhes. A situação não somente é incondizente com o restante do filme, como também apenas serviu para enfraquecer a personagem.
Outro ponto que me desagradou neste Nosferatu foi a representação visual do Conde Orlok. Se no filme de 1922 isso fui muito marcante, com a imagem do ator Max Schreck fantasiado de Nosferatu entrando para a história do Cinema, o visual deste Nosferatu não me convenceu. E eu não tenho nenhum problema com ele ser visualmente diferente do original (inclusive, o Conde Orlok de 2024 é muito mais coerente em termos históricos com o que se espera de alguém que nascesse na Transilvânia na Idade Média). Meu problema é que ele em nenhum momento lembra um vampiro, em nenhum momento vemos seus dentes, em nenhum momento ele é visualmente assustador. A única coisa assustadora nele - e aí é o contrário, merece bastante elogio - é sua voz: imponente, e levemente inumana.
Depois de vários filmes de terror "incomuns", que acabaram trazendo (boa) fama para Robert Eggers, este seu Nosferatu é seu filme menos assustador, mais padrão e mais comercial. Para quem nunca viu o Nosferatu original, pela novidade que seria o filme, eu daria nota 7,0; para quem já viu, daria nota 6,0. Portanto, como nota média final, este Nosferatu 2024 leva Nota 6.5.
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