domingo, 24 de fevereiro de 2013

Oscar 2013 (É hoje!) - Qual o melhor filme?


É hoje. Domingo, dia 24/02. A 85ª cerimônia do Oscar, que pela primeira vez vai se chamar "The Oscars" ao invés de "The Academy Awards". A cerimônia se iniciará as 21h30, e por aqui teremos transmissão pela TNT (desde as 20h30) e pela TV Globo somente após o lamentável BBB.

Se você leu meu post anterior, sabe que só faltou eu dar um palpite, o mais importante deles, de melhor filme. Lá vai!

Melhor Filme
- Quem deve levar: Lincoln
- Em quem eu votaria: As Aventuras de Pi

Este ano, mais uma vez, consegui assistir 7 dos 9 indicados à Melhor Filme. Abaixo, segue a lista dos filmes que assisti. Do que mais gostei ao que menos gostei. Entre parênteses, o número total de indicações que cada um recebeu.

Lincoln (12)
Amor (5)
Argo (7)

Ficaram faltando portanto: A Hora Mais Escura (5) e Indomável Sonhadora (4).

Primeiro, vou comentar sobre quem deverá ser o vencedor. Apesar de 9 nomes, entendo que somente três possuem chance de vencer: Lincoln, Argo, e com chances remotíssimas, A Hora Mais Escura.

Argo é um bom filme, mas não vejo nada de especial nele... por isto torço para que ele perca. Porém, Lincoln e A Hora Mais Escura sofrem maior rejeição. Lincoln é muito bom, mas foi criticado dentro dos EUA por seus erros históricos. Já A Hora Mais Escura sofreu rejeição no mundo todo, por se tratar da caçada a Osama Bin Laden. Porém, pior mesmo, foram as críticas pelas cenas de tortura presentes no filme. Para alguns, são bastante exageradas. E o governo estadunidense ficou indignado, negando veementemente que chegaram a Osama via informações coletadas torturando pessoas.

Este é portanto o grande trunfo de Argo. Ser simpático a todos. Apenas uma vez na história um filme ganhou tantos prêmios quanto Argo antes do Oscar e não levou o prêmio de Melhor Filme (Apolo 13, em 1995). Em contrapartida, também só uma vez na história um diretor não foi indicado entre os 5 melhores e viu seu filme vencer o prêmio de Melhor Filme (Conduzindo Miss Daisy, em 1990).

Qual das duas raridades acontecerá pela 2a vez hoje? Eu espero que seja Lincoln pois ele é melhor. Mas a explicação de eu ter escolhido Lincoln no meu palpite não foi emotiva e sim racional: ele recebeu bem mais indicações que Argo.

Finalmente, sobre quem eu acho que mereceria ganhar. Os filmes indicados deste ano são muito bons, entretanto, encontrei em todos pelo menos algum defeito relevante que me impede de reconhecer em qualquer um deles uma obra prima.

As Aventuras de Pi, meu preferido, é o que menos errou. De defeitos, apenas a irregular utilização do 3D e as desnecessárias quebras de narrativa ao longo da história.

Mesmo assim, é um filme belíssimo. Literalmente, aliás. Me perdoem os concorrentes (dentre eles os fãs de Hobbit), mas para mim será um crime se As Aventuras de Pi não levar os Oscars de Melhores Efeitos Visuais e de Melhor Fotografia.

Aliás, também acho que Pi merece levar o Oscar de Melhor Trilha Sonora. No final das contas, acho que ele leva estas 3 categorias pra casa. Merecidos prêmios técnicos; porém, não acredito que ele vá levar nenhum dos prêmios principais.

E para aumentar a expectativa...
 ... do evento de hoje a noite, indico este belo vídeo que mostra em 4 minutos todos os 84 vencedores do Oscar de Melhor Filme até hoje. É um teaser fantástico: http://vimeo.com/60050642

E vocês? Quais são seus palpites?
Deixo aberto os comentários do blog para que vocês também dêem seus palpites. Vamos lá! Será interessante ver quem acerta mais! Abraços e até o Oscar!

Um comentário:

marcos.moreti disse...

Minha aposta de melhor filme também vai para Lincoln: filme político que fala sobre abolição e com tantas indicações, dificilmente não ganha. Infelizmente não consegui assistir aos concorrentes, mas gostaria muito de ver Django ganhar por conta do Tarantino, mas não tenho grandes esperanças.

Postar um comentário

Crítica Netflix - I Am Mother (2019)

Título :  I Am Mother (idem, Austrália, 2019) Diretor : Grant Sputore Atores principais :  Clara Rugaard, Hilary Swank, Luke Hawker, R...