segunda-feira, 26 de junho de 2023

O Cinema Vírgula visita Gramado!!!


O Festival de Cinema de Gramado, é um dos 4 festivais de cinema mais importantes do Brasil (juntamente com os de Brasília, Rio de Janeiro, e São Paulo). É também o maior em termos de público, e certamente o que hoje tem maior repercussão na mídia, e consequentemente, maior apelo popular. Em 2022 ele completou 50 anos de existência, e eu tive o privilégio de, neste mesmo ano (porém em Outubro - o evento aconteceu meses antes, em Agosto), conhecer Gramado-RS e o local do Festival.

Demorou quase um ano rs, mas enfim tive tempo para me organizar e agora compartilho com vocês algumas fotos e histórias que tive por lá. Bora viajar juntos? ;)

O Palácio dos Festivais

O festival tem como sua sede o Palácio dos Festivais, que é o prédio da imagem acima, do título deste artigo. Dentro dele, temos a sala de cinema "Cine Embaixador", com capacidade para cerca de 1000 lugares, e também o Museu do Festival de Cinema, que fica no andar superior. Para acessar o museu, se paga R$ 20,00 (ou R$ 10,00 se tiver alguma promoção no dia, que foi meu caso). Dentro do museu há uma exposição de objetos e painéis informativos, tanto a respeito do Festival de Gramado, como do Cinema Brasileiro em geral.

De dentro do Cine Embaixador, onde são exibidos os filmes do Festival

Ao redor do Palácio dos Festivais temos algo similar a "Calçada da Fama" de Hollywood, trata-se do "Caminho das Estrelas", onde vários nomes do cinema nacional deixaram suas mãos gravadas na calçada. Não são tantas placas assim (diria que estamos por volta de umas 20 atualmente), e abaixo vocês terão uma idéia do que se trata.

O Caminho das Estrelas, e ao lado a placa de 3 dos "homenageados"

Voltando a parte do Museu, embora não muito grande, ele é interessante e inclusive traz alguns itens para interagir. Por exemplo, há em uma parede um painel com várias perguntas sobre o cinema nacional. Abaixo, para dar um gostinho, coloco um vídeo. Quero ver se vocês acertam a resposta. Dica: se você leu este artigo aqui antes e acha que a resposta seria "Os Estranguladores", não é... porque aquele filme não se encontra preservado.


E o Kikito vai para...

O Festival de Gramado também possui sua estátua icônica... o Kikito! Prêmio máximo concedido no Festival, e consequentemente, em premiações nacionais, esta pequena e muito simpática estatueta de 33cm possui uma história bem curiosa.

Primeiro que a estátua foi criada em 1966, originalmente para premiar obras de artesanato, e também acabou virando um símbolo da cidade de Gramado. Por isso mesmo, quando a primeira edição do Festival de Cinema ocorreu em 1973, o Kikito já assumiu oficialmente seu lugar como o prêmio símbolo desta celebração.

Outra curiosidade é que nos anos 80 a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, dona do Oscar, processou o Festival de Gramado, alegando que o Kikito seria um plágio de sua estatueta. Porém, a reclamação foi negada e nós brasileiros continuamos a exibir o Kikito para quem quisermos ;)

Foi só o Cinema Vírgula passar em Gramado que eles fizeram questão de me homenagear com um Kikito! :P


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crítica Netflix - I Am Mother (2019)

Título :  I Am Mother (idem, Austrália, 2019) Diretor : Grant Sputore Atores principais :  Clara Rugaard, Hilary Swank, Luke Hawker, R...