domingo, 30 de junho de 2019

Evangelion chegou na Netflix. Aprenda porque este Anime é tão importante e você deve assistí-lo


Neon Genesis Evangelion é uma Anime japonês de 1995, composto por 26 episódios, escrito e dirigida por Hideaki Anno. A produção chegou por completo semana passada na Netflix nacional e neste texto eu apresento a vocês esta obra que é obrigatória para quem gosta de ficção científica, animes e tokusatsu's.

O enredo
No universo de Evangelion aprendemos que no ano 2000 uma explosão gigantesca aconteceu na Antártida, no que oficialmente foi a queda de um gigantesco meteoro. Como consequência deste evento, grandes tsunamis, erupções de vulcão, e vários outros efeitos climáticos fizeram a população humana cair pela metade, mudando para sempre nossa civilização.

15 anos depois, o planeta - em especial a cidade de Tóquio-3 - começa a ser atacada por monstros gigantes, denominados "Anjos". Com as armas tradicionais falhando no combate contra estas criaturas, são criados então os gigantes EVAs, robôs que só podem serem pilotados por crianças bem especiais. Na foto acima vemos os EVAs e seus três principais pilotos: Shinji Ikari, Rei e Asuka. Cabe a eles salvarem a humanidade.

Porque é tão importante
Acreditem se quiser, mas os tais filmes de "monstros e robôs gigantes" chegaram a fracassar e ter imagem ruim mesmo no Japão, e isto acontecia no início dos anos 90. Neon Genesis Evangelion foi um estrondoso sucesso que salvou o gênero da extinção, e até hoje muitos filmes e desenhos deste tipo são criados todos os anos no Oriente e no Ocidente.

Neon Genesis Evangelion tem batalhas de robôs vs monstros muito bacanas; até porque cada Anjo que aparece é completamente diferente do anterior, tanto em design quanto em poderes, deixando tudo mais emocionante e imprevisível.

Porém, Evangelion não é apenas um filme de monstros. É uma baita ficção científica, abordando temas frequentes do gênero como: mundo pós-apocalíptico, sobrevivência da humanidade, excesso poder de grandes corporações, sentido da vida, questionamento à religiões e profecias. E mais ainda, o foco do Anime não são os monstros, mas seus complexos personagens, que estão sempre lutando contra a solidão, e tentam de alguma maneira se encontrar dentro do mundo que vivem.

Neon Genesis Evangelion tem algumas características não tão comuns em Animes, como por exemplo, personagens femininos bastante fortes e independentes (e isso em 1995!), e uma quase ausência de humor: Evangelion é bem sério, emocionalmente pesado, e com poucos alívios cômicos. A se lamentar, a sexualização feminina tão comum nos Mangás e Animes não foi eliminada. Mas isto não compromete o resultado final desta grande obra.

O conturbado desfecho
Neon Genesis Evangelion teve um desfecho bem diferente do esperado pelos fãs, com muita reflexão e pouca ação (boa parte do mesmo se passa dentro dos pensamentos de Shinji). Mesmo com grandes elogios da crítica especializada, acho que o final de Evangelion causou no Japão uma revolta maior do que tivemos recentemente com Lost ou Game of Thrones (risos).

Por isto mesmo, apenas dois anos após o encerramento da série (1997), surgiram dois filmes para trazer outro desfecho. Ambos filmes também se encontram na Netflix.

O primeiro filme se chama Neon Genesis Evangelion: Death & Rebirth. Composto de duas partes, a primeira resume (em muito) os 24 primeiros episódios sem alterações relevantes; e a segunda parte traz o início de um novo desfecho, cujas cenas futuramente entraram no começo do filme seguinte, The End of Evangelion. Na verdade a versão que chegou na Netflix é a Evangelion: Death (True)² que, basicamente, retira de Death & Rebirth toda a segunda parte "rebirth", ou seja, você não vai assistir aqui todas as cenas que seriam repetidas no filme seguinte (portanto, esta edição é melhor!).

O segundo filme, de nome The End of Evangelion, começa imediatamente após os eventos do 24º episódio, e então temos outra versão dos episódios 25 e 26, agora estendida (84 minutos) e bem modificada. De certa forma, The End of Evangelion mostra tudo o que foi exibido nos episódios 25 e 26, porém sob perspectiva "externa"... ou seja, o que aconteceu "realmente" com o mundo, sem a perspectiva de dentro da cabeça do protagonista.

Por um lado, Hideaki Anno satisfez aos fãs trazendo enfim bastante ação e lutas com os EVAs, e respondeu várias perguntas que ficaram sem respostas. Entretanto, The End of Evangelion é bem mais difícil de compreender, e suas últimas cenas trazem uma mudança essencial em relação ao final da série original: enquanto no anime Shinji recebe uma conclusão "otimista", no filme o protagonista têm uma conclusão "pessimista". Seria esta mudança uma maneira do diretor/escritor se "vingar" dos fãs chatos?

Particularmente, prefiro o desfecho original, dos episódios 25 e 26 do anime. Ainda assim, ambos desfechos se complementam e devem ser assistidos.

Um novo Evangelion em HD
Em 2007 Evangelion voltou às manchetes com o projeto Rebuild of Evangelion, que consiste em contar toda a série em 4 filmes, agora com desenhos todos modernizados e em HD. Hideaki Anno não voltou para a direção, mas continua sendo o único roteirista. O quarto e último filme do projeto está previsto para 2020... e adivinhem... promete outro desfecho inédito. Rebuild of Evangelion conta  com alguns personagens inéditos, e seu terceiro filme, Evangelion: 3.0 You Can (Not) Redo, já tem uma trama bem diferente do que vimos no anime. Portanto, o novo desfecho para este Evangelion é completamente inesperado.

E também temos Mangás!
Evangelion também saiu em Mangá (encerrado apenas em 2014 e felizmente publicado na íntegra aqui no Brasil, em 28 edições: as 20 primeiras pela Conrad e as 8 últimas pela editora JBC) e tem como curiosidade ser a visão do designer da série original, Yoshiyuki Sadamoto. Ou seja, mais uma vez temos diferenças em relação ao Anime; porém aqui as diferenças se refletem ao longo de toda a história e não apenas no desfecho.

Também foram publicados no Japão mais 3 spin-offs em Mangá, todos eles com temática completamente diferente da obra original. O mais relevante destes 3 títulos também foi publicado no Brasil, com o nome de Neon Genesis Evangelion: The Iron Maiden 2nd. Trazido aqui na íntegra pela editora Conrad em 12 volumes, se trata de uma espécie de comédia romântica contando a vida dos protagonistas dentro da escola, como colegiais.


Gostaram da matéria? Convencidos a assistir Evangelion? Segue abaixo mais algumas fotos do anime:







Obs.: este texto foi atualizado e expandido em 15/08/2019.

quarta-feira, 26 de junho de 2019

Dupla Crítica - Hellboy (2019) e Shazam! (2019)

Enquanto o novo Homem-Aranha não chega nos cinemas, aproveito para matar o débito que tinha com filmes de super-heróis de 2019: duas produções bem recentes que sendo boas ou não, são tão diferentes que merecem ser conhecidas. Confira as críticas!


Hellboy (2019)
Diretor: Neil Marshall
Atores principaisDavid Harbour, Milla Jovovich, Ian McShane, Sasha Lane, Daniel Dae Kim

Após dois filmes bem recebidos pela crítica e que deram lucro (mesmo sem bilheterias muito grandes), alguns "jênios" de Hollywood resolveram mudar ator principal e diretor. Saem Ron Perlman - ator carismático que ama Hellboy por ser o papel de sua vida - e Guillermo del Toro - diretor talentoso vencedor de dois Oscares - para entrar respectivamente David Harbour e Neil Marshall, uma dupla com carreira mediana na TV e completos desconhecidos no cinema.

Portanto, o reboot de Hellboy tinha boas chances de não funcionar... e de fato, não apenas fracassou como foi pior do que qualquer expectativa mais pessimista: fracasso completo de público e crítica, não há quem tenha gostado deste novo filme.

Hellboy é um personagem que veio dos quadrinhos, que aliás são ótimos; e ironicamente, dentre os três filmes de Hellboy já feitos é justo este que teve o roteiro mais fiel às HQs. Eis aqui, então, um ótimo exemplo de que mesmo usando um bom material original, tudo pode ser perder na adaptação para as telas.

Absolutamente tudo é feito errado neste Hellboy: personagens sem nenhum carisma, iluminação, montagem, coreografia das lutas, até a paleta de cores fracassa! A trilha sonora é simplesmente horrorosa, e é ela a principal responsável por fazer Hellboy alternar cenas de "Filme B" com cenas de videoclipe de Heavy Metal. Depois de 30 minutos assistindo, já não via a hora de ir embora pra casa.

É simplesmente lamentável que uma franquia tão bacana simplesmente se encerre devido à ganância e incompetência. Porém, isto acontece em Hollwood com certa frequência... E sim, aposto no "encerre"... duvido que Hellboy se recupere desta tragédia. Nota: 3,0.


Shazam! (2019)
Diretor: David F. Sandberg
Atores principais: Zachary Levi, Mark Strong, Asher Angel, Jack Dylan Grazer, Djimon Hounsou, Faithe Herman, Grace Fulton

Pode se dizer que Shazam! é uma das apostas mais arriscadas da DC Comics nos últimos tempos. Após uma sequencia de filmes "tradicionais" que alternaram moderados fracassos com moderados sucessos, a concorrente da Marvel resolveu investir numa comédia (talvez para seguir um sucesso da rival, os Guardiões da Galáxia).

Entretanto, de maneira que me surpreendeu bastante, Shazam! não tem tanta comédia assim. Com exceção das cenas em que ele aprende seus poderes - e vemos várias delas no trailer - em geral há bastante drama no filme... como por exemplo o fato de que o protagonista Billy Batson (Asher Angel) ser um órfão que nunca conseguiu pais adotivos decentes, ou ainda que o vilão Doutor Silvana (Mark Strong) teve uma vida inteira de frustrações e tristezas.

A história de Shazam! tem alguns momentos bons e emocionantes, todos eles relacionados com o grupo "infantil" da trama. Os mesmos elogios não podem ser feitos aos atores adultos: Zachary Levi e Mark Strong estão bem canastrões; Levi é incapaz de passar a imagem de um "adulto em corpo de criança"... ele é apenas... idiota.

Shazam! acaba sendo um filme de público bem específico: se tivesse mais comédia, poderia agradar mais as crianças; se tivesse uma história menos simplória, poderia agradar os adultos. Porém, na prática Shazam! é um drama/aventura adolescente que deverá agradar apenas o público com pouco mais de 10 anos.

Shazam! poderia ter sido um filme de muito mais sucesso - e agradar bem mais este que vos escreve - se fosse feito na década de 90 ou nos anos 2000. Mas depois de tantos filmes ótimos da Marvel nas últimas duas décadas, ainda que seja um filme "legal", Shazam! soa muito ultrapassado. Nota: 5,0.

sábado, 22 de junho de 2019

Crítica Netflix - I Am Mother (2019)

TítuloI Am Mother (idem, Austrália, 2019)
Diretor: Grant Sputore
Atores principais: Clara Rugaard, Hilary Swank, Luke Hawker, Rose Byrne, Tahlia Sturzaker
Trailerhttps://www.youtube.com/watch?v=iVMUv5KJF64 (obs: vai te dar alguns spoilers)
Nota: 7,5

Ótima história de ficção científica, que merecia maior refinamento

Se na maioria dos seus filmes originais a Netflix ainda derrapa bastante, pelo menos no gênero de ficção científica ela nos oferece ocasionalmente excelentes surpresas. Isso aconteceu ano passado com o ótimo e perturbador Aniquilação, e se repete agora com este muito bom I Am Mother ("Eu sou Mãe", em tradução livre).

Na trama, no primeiro minuto aprendemos que a humanidade como conhecemos se extinguiu. E então um protegido prédio de "reinício da humanidade" é ligado. Nele, um robô em formato humano, que se autodenomina "Mãe", pega um embrião humano congelado, e o faz nascer como bebê, acompanhando e cuidando de seu desenvolvimento. Os anos passam, e já como adolescente a "Filha" (Clara Ruggard) começa a questionar o mundo que vive... E aumentando ainda mais os conflitos, robô e filha encontram a "Mulher" (Hillary Swank), que aparece ferida vindo do mundo exterior. Sua chegada é o gatilho para vários conflitos.

Como toda boa obra de ficção científica, I Am Mother questiona valores atuais e nos faz pensar sobre o futuro: Seria a humanidade intrinsecamente ruim? O que é uma mãe? Um robô pode ser uma mãe? Uma inteligência artificial pode ter sentimentos? Tudo isso se encontra no filme, o que é ótimo, e certamente nos leva a pensar.

Entretanto, I Am Mother traz todos estes questionamentos de maneira superficial; mais do que qualquer coisa, temos um filme de suspense, com pitadas de ação e praticamente nenhum tempo para reflexão. É aí que I Am Mother perde pontos.

Não que esta falta de profundidade prejudique o filme de maneira significativa, ou que a direção de Grant Sputore (que estréia como roteirista e diretor) não seja boa. Pelo contrário, a história é instigante e as cenas de suspense são muito bem executadas... enquadramento, trilha sonora, tudo funciona muito bem! Porém faltou a I Am Mother ir além das imagens: o que a "Filha" realmente estava pensando, sentindo? E quanto a "Mulher"? A talentosíssima Hillary Swank fica subaproveitada no filme... Nenhum personagem recebe um aprofundamento decente.

Outro ponto que poderia ser melhor desenvolvido são as "surpresas" no roteiro: a história conta com várias (e algumas excelentes) reviravoltas, porém o filme dá tantas dicas do que vai acontecer que adivinhamos as cenas seguintes sem muitos choques. Pelo menos a maior das surpresas é realmente boa e inesperada.

Um exemplo definitivo para esta falta de refinamento é a excelente metáfora feita com o cachorro, que é tão rápida que é muito difícil perceber durante o filme (só a entendi depois, lendo textos na Internet). O final de  I Am Mother, alias, é bom, diferente, porém de não tão fácil entendimento. Após este texto, em meu "PS", explico estes dois pontos para não dar spoiler aqui.

I Am Mother é outra grata surpresa de ficção científica no catálogo da Netflix. Ainda que lhe falte um pouco de "emoção" e desenvolvimento, seu resultado final é bem acima da média, trazendo reflexões e surpresas assustadoras. Certamente irá empolgar qualquer fã do gênero. Nota: 7,5


PS: (cuidado, não leia se não quiser spoilers)
No final do filme, descobrimos que a "Mulher" é a criança número 1, e que até o fim de sua vida se mostrou demasiado egoísta. Já a "Filha" provou se preocupar com o próximo acima de tudo, e é por isso que a "Mãe" se retira da estação para que a "Filha" cuide de reiniciar a humanidade; até este momento a "Mãe" está convencida que sua "Filha" é uma humana digna (e bem melhor que os outros humanos) para a tarefa.

A tal metáfora com o cão, é que embora nós os amemos verdadeiramente, somos nós quem decidimos o que é bom ou não para eles...  não importa o que eles querem... nós sabemos o que é para seu "bem" ou "não". E é exatamente esta postura que a "Mãe" tem com a humanidade. Ela nos ama. Mas nós somos seus bichos de estimação. Chocante, não?

domingo, 16 de junho de 2019

Crítica Netflix - Mistério no Mediterrâneo (2019)

TítuloMistério no Mediterrâneo ("Murder Mystery", EUA, 2019)
Diretor: Kyle Newacheck
Atores principais: Adam Sandler, Jennifer Aniston, Luke Evans, Gemma Arterton, Luis Gerardo Mendez, Dany Boon, Shiori Kutsuna, Adeel Akhtar, John Kani
Uma agradável paródia sobre os livros de detetive

Estreou há apenas dois dias Mistério no Mediterrâneo, o quinto dos seis filmes que Adam Sandler têm sob contrato com a Netflix para estrelar no canal. Dos que eu assisti, este é até agora o melhor deles (aqui no Cinema Vírgula também escrevi sobre o primeiro feito, The Ridiculous 6).

Na trama o policial Nick Spitz (Adam Sandler) e sua esposa Audrey (Jennifer Aniston) estão em um avião em direção à Europa quando são convidados por Charles Cavendish (Luke Evans) para passar uns dias no iate de seu tio bilionário Malcolm Quince, que irá se casar com a jovem Suzi (Shioli Kutsuna). Não demora muito para assassinatos acontecerem no navio e então, a dupla tenta descobrir o assassino para deixarem de serem suspeitos.

Com Audrey sendo fã de livros policiais de detetive, esta comédia (que nem tem romance) foca em parodiar estes tipos de livro. A própria estrutura do enredo lembra muito os livros de Agatha Christie, por exemplo.

Não há muito foco na investigação em que a dupla realiza, mas pelo menos há foco o suficiente para o espectador se perguntar: "quem é o vilão?". Tirando as piadas bobas de Sandler de sempre, há algumas piadas relativas ao universo das aventuras de detetive que são boas. A quebra de expectativa acontece algumas vezes e sempre de maneira muito positiva.

Não espere do filme grandes atuações, mas com exceção de Adam Sandler, os demais atores principais são carismáticos e divertem com seus exageros.

Sem grandes atrativos, mas uma experiência agradável de comédia, Mistério no Mediterrâneo vai ser tão xingado pela crítica como foram (justamente) os demais filmes Netflix de Sandler. Mas este pelo menos diverte. Nota: 6,0

domingo, 9 de junho de 2019

Crítica - Godzilla II: Rei dos Monstros (2019)

TítuloGodzilla II: Rei dos Monstros ("Godzilla: King of the Monsters", EUA / Japão, 2019)
Diretor: Michael Dougherty
Atores principais: Kyle Chandler, Vera Farmiga, Millie Bobby Brown, Ken Watanabe, Ziyi Zhang, Bradley Whitford, Sally Hawkins, Charles Dance, Thomas Middleditch, Aisha Hinds
Monstros legais e humanos chatos

Sempre que temos um filme de “monstros gigantes”, os bichões são pouco exibidos na tela e, por sua vez, vemos na maior parte do filme cenas com humanos comuns. Isto acontece por dois motivos principais: o maior deles é para diminuir custos... afinal, fazer horas e horas de cenas com computação gráfica ainda é bem caro. E o outro motivo é ter em tela alguém com quem o espectador pode se identificar, sentir empatia.

Portanto, é bastante comum que em produções deste tipo a parte melhor seja com estes "Titãs", e o ponto fraco seja a história com os humanos. Esta regra já se cumpriu com o bom primeiro filme de 2014, mas ficou muito mais evidente com este Godzilla II: Rei dos Monstros.

A ideia para a trama principal não é ruim: a explicação para termos tantos bichos gigantes na Terra - cerca de 20, embora só vemos de maneira relevante o Godzilla, a Mothra (uma mariposa), o Rodan (que surgiu originalmente nos cinemas como um pteranodonte, mas neste filme é um pássaro) e o "Rei" Ghidorah (uma espécie de dragão alado com 3 cabeças) - ou ainda, porque eles só "ressuscitaram" agora, são consideravelmente plausíveis.

Os atores, pelo menos em teoria, são de boa qualidade - aqui temos vários atores famosos, principalmente vindo de seriados de TV - e o vilão (Charles Dance) não é tão caricato, e suas motivações não são das piores.

Mesmo assim estas "qualidades" não impediram que as cenas com os personagens humanos fossem extremamente chatas e enfadonhas. Os diálogos são horríveis, as atuações são repletas de canastrice... simplesmente não dá para se importar com nenhum dos personagens em tela. E para tristeza de todos, as cenas com os humanos são grande parte do filme.

As lutas dos monstros são legais e não decepcionam. O design dos personagens é bem bacana (melhores do que do filme de 2014) e os efeitos especiais são bem feitos. Ainda assim, até nesta parte Godzilla II perde para seu antecessor: aqui temos ainda menos cenas com os Titãs e as lutas são menos inspiradas. E olha que para Godzilla II: Rei dos Monstros os produtores e diretor tiveram em mãos o dobro de orçamento (U$ 300 milhões contra U$ 150 milhões do filme anterior).

A franquia que renasceu em Hollywood cinco anos atrás tinha tudo para se estabelecer nesta sua continuação. Entretanto, pelo trabalho mal feito - que está se refletindo na baixa bilheteria - dificilmente teremos um Godzilla 3. Sinceramente não sei de onde os estúdios tiram a idéia deixar nas mãos de franquias tão grandes diretores tão fracos e inexperientes (e saiba que como agravante em Godzilla 2 o diretor Michael Dougherty também foi o escritor... justo ele que também foi o roteirista, por exemplo, de X-Men: Apocalipse). Godzilla II: Rei dos Monstros é um filme mediano que só vai agradar quem realmente ama lutas de monstros gigantes. Nota: 5,0


PS: o filme possui uma cena pós-créditos, após passarem todos os letreiros.

quarta-feira, 15 de maio de 2019

Top 10: os melhores seriados originais Netflix que já assisti


Depois de assistir pelo menos 1 temporada de 25 seriados originais Netflix, resolvi criar meu Top 10 deles. Ah, e para saber quais foram os 25 seriados em que baseei esta lista, basta olhar na imagem acima. ;)

Vamos então à minha lista dos 10 melhores, em ordem decrescente:


10: Nosso Planeta (1 temporada)

Sabe aqueles documentários sobre animais e natureza, que aparece às pencas nos canais da National Geographic e Animal Planet? Pois então... Nosso Planeta se diferencia deles devido sua abrangência (a primeira temporada dá uma passada por todo o planeta, literalmente), e principalmente, por sempre mostrar o (grave) impacto das atividades humanas em todos estes locais.

Por exemplo, no segundo episódio vemos morsas morrem de maneira violenta devido o degelo causado pelo aquecimento global. Isto gerou grande comoção e até algumas reclamações... Só que o programa está corretíssimo! Tem que chocar algumas vezes mesmo! As pessoas precisam VER o mal que a humanidade causa, já que querem ignorar o assunto. Ah sim, e as imagens são todas em 4k de resolução, belíssimas. Certamente ainda virão várias outras temporadas por aí.

9: O Vazio (1 temporada)

A primeira série de animação desta lista, eu já apresentei ela a vocês aqui no Cinema Vírgula no ano passado, através deste post (clique). A história lembra um pouco os jogos de adventure da Lucasarts das décadas de 80 e 90, porém modernizados e também com uma pitada de Jogos Vorazes.

A trama cativa pelos seus mistérios e a história se encerra no final da primeira temporada, com um gancho para temporadas futuras. A 2a temporada já está prometida para 2020.

8: After Life (1 temporada)

Ricky Gervais é um comediante bem inteligente, pessimista, ácido... e seu humor não é para todos os públicos. Talvez por isso ele nunca tenha emplacado um sucesso realmente grande deste lado do Atlântico.

Pois esta história começa a mudar com After Life, que também já comentei por aqui (clique). Na trama, Ricky interpreta Tony, um jornalista que perdeu sua esposa recentemente, e que em consequência disso perdeu a vontade de viver. Tendo mais momentos de drama do que comédia, After Life surpreende pela sensibilidade e pela sua "solução": para tornar a vida agradável, a solução é ajudar o próximo.

O seriado teve ótima recepção de crítica e público - para surpresa até de Gervais - e a Netflix não perdeu tempo. A série já foi renovada para mais uma temporada, que deverá ir ao ar em 2020.

7. A Maldição da Residência Hill (1 temporada)

A primeira antologia da minha lista, ou seja, em que cada temporada é uma história completa, fechada, sendo completamente independente das demais.

Aqui temos um conto de terror baseado no livro de mesmo nome de Shirley Jackson, publicado em 1959. A história nos apresenta a família Crain e a triste relação dos mesmos com a Residência Hill, amaldiçoada mansão onde a família residiu 25 anos atrás.

Ainda que seja sim uma série de terror, seu foco está mais no drama. Cada integrante da família Crain tem sua própria história de sofrimentos e dificuldades, e não demora muito para você torcer loucamente para que todos eles encontrem uma maneira de serem felizes no final. Pra quem gosta de cinema, A Maldição da Residência Hill é um deleite técnico: fotografia soberba, narrativa muito bem feita, cenas em plano-sequência... tudo de ótima qualidade.

A segunda temporada chegará em 2020 sob o nome The Haunting of Bly Manor (algo como A Maldição da Residência Bly, em tradução livre) e é baseada no livro A Volta do Parafuso, livro de Henry James publicado em 1898.

6. Boneca Russa (1 temporada)

Um seriado sobre loop temporal: vemos Nadia celebrando seu 36º aniversário, e após algumas cenas ela morre atropelada... voltando mais uma vez para sua festa de aniversário.

Com um humor bastante sarcástico e inteligente, trama bem feita, Boneca Russa se difere dos demais filmes de loop temporal devido sua protagonista - louca e desbocada - e também pelo fato de que a cada retorno ao passado algumas pessoas e objetos vão "sumindo", o que dá também um sentimento de urgência a série. Não faz muito sentido criar uma 2ª temporada desta série... mas quem sabe também a transformam numa antologia? Boneca Russa é outro seriado que já comentei neste blog. Basta conferir.

5. American Vandal (2 temporadas)

Mais uma antologia, são duas temporadas, cada uma com uma história diferente, cujo tema comum é ser um "mocumentário" investigativo sobre vandalismo em escolas de ensino médio dos EUA.

Por exemplo, na história da primeira temporada, alguém invade o estacionamento de uma escola e picha um pênis no carro de cada professor. Mesmo sem provas de quem fez isto, alguns dias depois o aluno famoso por ser o mais indisciplinado é expulso da escola. É então que dois alunos resolvem investigar para descobrir o verdadeiro culpado através de um documentário.

Tem muita coisa bacana em American Vandal: as críticas aos costumes atuais, principalmente em termos mídias sociais, muitas reviravoltas de roteiro, e um trabalho investigativo realmente bom, pra quem curte histórias de detetive!

American Vandal foi cancelada após a segunda temporada, e agora seus produtores tentam encontrar uma nova casa para produzirem novas histórias.

4. Love, Death + Robots (1 temporada)

Provavelmente esta série surgiu para substituir Black Mirror (ver mais abaixo na lista), já que sendo uma série de animação sua produção é mais barata. Cada episódio é uma história fechada, cuja premissa é ter como tema "amor", "morte" ou "robôs".

Love, Death + Robots também conta como atrativo grandes nomes por trás de sua criação: David Fincher (Seven, Garota Exemplar) na produção e Tim Miller (diretor de Deadpool) como roteirista.

Assim como Black Mirror, seus episódios são em geral bem violentos, repletos de ironias e humor negro. Ao mesmo tempo, é um seriado mais despretensioso, com temas livres e mais variados, e pelo fato de ser animação, os universos das histórias podem ser criados sem limites, o que é ótimo. Love, Death + Robots tem uma pegada ainda maior de ficção científica que Black Mirror. Adorei a primeira temporada, e aguardo com ansiedade o lançamento da temporada seguinte, que ainda não foi renovada pela Netflix.

3. Dark (1 temporada)

Seriado de ficção científica alemão, Dark só não está ainda melhor posicionado na minha lista pois sua história não termina na 1ª temporada, e tenho certo receio que a próxima temporada (prevista para ser lançada em Junho deste ano) não mantenha o alto nível.

Misturando uma história pesada de desaparecimentos de crianças em um vilarejo, com viagens no tempo, é como se Dark fosse um Stranger Things melhorado, pra adultos, e sem misticismo.

Dark também derrota Stranger Things na parte técnica, principalmente com melhores atores e fotografia.

2. Black Mirror (4 temporadas)

Black Mirror começou no canal inglês Channel 4, onde teve suas duas primeiras temporadas, até ser comprado pela Netflix, que começou a produzir a partir da terceira, com direito a um orçamento muito maior e atores convidados bem mais conhecidos, como por exemplo Bryce Dallas Howard, Alice Eve, Cherry Jones, Jerome Flynn, Cristin Milioti, Jimmi Simpson e Letitia Wright.

Cada episódio de Black Mirror é uma história isolada e completa cujo tema comum são os "terrores" que a tecnologia pode fazer com a humanidade (mas claro, os "vilões" somos nós mesmos). Como cada história se passa em um futuro bem próximo - e porque não - bem possível, não dá para assisti-las sem ficar chocado e pensativo.

Em geral as histórias de Black Mirror são excelentes, mas se for para caçar algum defeito, eu diria que é o fato de que todas as histórias acabarem mal, o que minimiza um pouco da surpresa no desfecho. Black Mirror terá sua quinta temporada exibida agora em Junho, e contará com nomes como Anthony Mackie, Miley Cyrus e Topher Grace.

1. Santa Clarita Diet (3 temporadas)

Para quem não tem problemas com humor negro, ou ver cenas de "zumbis" comendo pedaços de corpos humanos, Santa Clarita Diet é um seriado de comédia surpreendentemente bom e diferente.

Seu elenco principal é afiadíssimo: engraçado e carismático. Porém o melhor de Santa Clarita Diet é seu roteiro. Contando com diálogos ágeis e inteligentes, bastante humor de todo tipo, e reviravoltas a todo momento, após o final de todo episódio você pensa, surpreso: "e agora?". As reviravoltas de Santa Clarita Diet são tão grandes e frequentes que o status quo do seriado muda completamente a cada dois ou três episódios.

Na trama, uma dona de casa comum começa a passar muito mal (interpretada por Drew Barrymore) e de repente morre... para minutos depois ressuscitar como "morto-vivo" e ter uma vontade louca de comer outros humanos. Sendo ela uma pessoa "bondosa", e também como matar é crime, ela conta com a ajuda do marido e da filha para, de maneira secreta, matar pessoas más para saciar sua fome.

Santa Clarita Diet foi cancelada no mês passado, infelizmente, com a Netflix se recusando a renovar para uma 4a temporada. Atualmente os fãs fazem campanha para que a série seja retomada, ou pelo menos, finalizada. Mas acreditem: mesmo que o seriado termine aqui, "incompleto", vale muito muito muito a pena assistí-lo.




E vocês? Concordam com a lista? Quais são seus seriados produção Netflix preferidos? Escreva nos comentários! Abraços!

terça-feira, 7 de maio de 2019

Algumas novidades sobre Asterix (tem mais material inédito)!


2019 é um ano muito importante para este simpático personagem Gaulês: 60 anos atrás - mais precisamente no dia 29 de Outubro de 1959 - Asterix era publicado pela primeira vez na revista semanal francesa Pilote.

E infelizmente, a mídia brasileira tem falado muito pouco de Asterix nos últimos anos. Ainda bem que o Cinema Vírgula está aqui para resolver este problema! Segue abaixo um compilado de algumas importantes novidades sobre a franquia do pequeno herói gaulês nos últimos 6 meses:


O álbum 38: A Filha de Vercingétorix

Começando pela cereja do bolo: já está marcado para o dia 24 de Outubro deste ano o lançamento do 38º álbum da franquia: La Fille de Vercingétorix (A Filha de Vercingétorix, em tradução livre).

Ainda não há nenhum outro detalhe sobre o enredo do livro, apenas a declaração do roteirista Jean-Yves Ferri, que disse teve a idéia de "brincar" com a possibilidade de Vercingétorix ter deixado uma filha após ler uma notícia de 2016, onde foi encontrado em escavações na ilha britânica um colar Gaulês, datado de 49 a. C., com a inscrição "Rigos Duxtir", que significa "A filha do rei".



Brasil: O Álbum 37 e a Editora Record

Mas antes de começar a comemorar o lançamento do álbum 38, o fã brasileiro precisaria ter em mãos a edição 37, Astérix e a Transitálica, que embora tenha sido lançada mundialmente em Outubro de 2017, até agora não foi lançada no Brasil pela Editora Record, que detêm os direitos de publicação do personagem por aqui há várias décadas.

Mas talvez isso mude em breve: há alguns meses as grandes livrarias do país receberam grande estoque de edições antigas de Asterix com o preço de R$ 15 (ao invés dos R$ 45), e geralmente isto significa uma editora tentando se desfazer de títulos estocados que ela vai perder a licença. Tentei entrar em contato com a Record para confirmação deste fato, mas não tive retorno. Ainda assim, acredito bastante em ser este o caso... que uma nova editora virá em breve.

Ah, como curiosidade, já li Astérix e a Transitálica e embora seja uma história de razoável a boa, ela deverá desagradar um pouco os portugueses e os brasileiros. Os primeiros por serem retratados no álbum como um povo "preguiçoso", e os segundos pois o livro homenageia o ex-automobilista francês Alain Prost.


Nova animação, novo livro ilustrado

Em Dezembro de 2018, foi lançado nos cinemas franceses o filme de animação Astérix e o Segredo da Poção Mágica, filme esse que infelizmente ainda não foi lançado em terras brasileiras.

E juntamente com o filme, foi lançado também o livro ilustrado do mesmo. Não é uma HQ, e sim um livro com desenhos (ver imagem abaixo), nos mesmos moldes do que já foi feito para Como Obelix caiu no Caldeirão do Druida quando era Pequeno (1965), e Os 12 Trabalhos de Asterix (1976).

E por falar nos 12 Trabalhos, além dele apenas este novo Astérix e o Segredo da Poção Mágica se trata de uma animação cuja história é 100% inédita. É isto o que faz esta nova animação/livro ser tão especial!

Na história, em um dia comum o druida Panoramix cai de uma árvore onde ele colhia ingredientes para suas poções e quebra a perna. Assustados com o fato de quase perderam o druida (e com isto a Poção Mágica) de maneira tão banal, Asterix e Obelix saem em turnê pela Gália procurando um jovem druida que seja digno de aprender a receita da famosa Poção.

Que estas 3 publicações cheguem todas ao Brasil ainda em 2019!!


quarta-feira, 1 de maio de 2019

Crítica - Vingadores: Ultimato (2019)

TítuloVingadores: Ultimato ("Avengers: Endgame", EUA, 2019)
Diretores: Anthony Russo, Joe Russo
Atores principais: Robert Downey Jr., Chris Evans, Mark Ruffalo, Chris Hemsworth, Scarlett Johansson, Jeremy Renner, Paul Rudd, Karen Gillan, Josh Brolin, Don Cheadle, Bradley Cooper (vozes)
Histórico, muito bom, mas não o ápice

Nunca antes tivemos uma saga cinematográfica tão grande: 21 filmes contando pedaços de uma mesma grande história, mais de uma centena de personagens (heróis e vilões) relevantes. E então, 11 anos após seu início, chega enfim o aguardado Vingadores: Ultimato: 22º filme e capítulo final da saga apresentada pelo MCU (Universo Cinematográfico Marvel).

Pela grandeza do evento, enorme orçamento, grande expectativa do público, era de se esperar que tivéssemos em Vingadores: Ultimato um filme épico, inesquecível. Entretanto, mesmo sendo um bom filme que irá satisfazer a grande maioria dos espectadores, Vingadores: Ultimato possui alguns erros de roteiro, é irregular emocionalmente, e na parte técnica traz mais do mesmo.

É verdade que por não ser um filme isolado, Vingadores: Ultimato tem o "fardo" de relembrar tudo o que aconteceu até ele. Neste aspecto, diretores e roteiristas fizeram um trabalho muito bom, ao resgatar muito (tanto em história quanto em personagens) do MCU de maneira orgânica, sem forçar a barra.

Ainda assim, nem tudo funcionou como deveria: dentre as dezenas de heróis existentes no filme, apenas os Vingadores originais (Homem de Ferro, Capitão América, Hulk, Thor, Viúva Negra e Gavião Arqueiro), e mais Homem Formiga e Nebula tem relevância na história. Todos os demais são coadjuvantes sem nenhuma importância. Não gostei. Filmes anteriores da Marvel conseguiram dar espaço com sucesso a um número maior de personagens que esse. Nota-se nesta lista uma ausência que me decepcionou bastante: a Capitã Marvel. Ao contrário de tudo que foi vendido pela Marvel - e inclusive pelas dicas deixadas no filme da heroína - Carol Danvers pouco aparece e é irrelevante. Fazer isso com o que considero a personagem feminina mais forte dentre todos os super-heróis do cinema me fizeram sentir frustrado e enganado.

Dividido em 3 atos espalhados durante longos 3h e 01min, Vingadores: Ultimato começa mostrando cada um dos seis Vingadores originais cinco anos depois da tragédia ocorrida em Guerra Infinita (2018). E haja mimimi: um bando de derrotados deprimidos cujas histórias durante esse meio tempo são enfadonhas e nada mais. Um porre. Além disto, não é falado em nenhum momento as consequências do ato de Thanos para o Universo. A vida melhorou? Piorou? Não sabemos; o que lamento muito pois isto "anula" o ato corajoso de trazer um tema sério (explosão populacional) no filme anterior. Enfim... diminuindo o tamanho deste ato melancólico, Vingadores: Ultimato melhoraria consideravelmente.

A partir da chegada do Homem Formiga, entretanto, as coisas melhoram muito no ato seguinte. O destaque aqui, entretanto, foi a maneira com que os roteiristas optaram para fazer os heróis lutarem contra Thanos: viagem no tempo. É difícil fazer qualquer filme de viagem no tempo sem falhas de lógica, ou que apresente um desfecho quase "mágico" no final. Vingadores: Ultimato utiliza deste recurso com prós e contras, como veremos a seguir.

As viagens no tempo permitiram que os heróis voltassem e se encontrassem com suas versões passadas, proporcionando vários momentos de tensão e piadas. É este 2º ato o melhor de Vingadores: Ultimato, onde (re)vemos o que mais nos acostumamos e gostamos dos filmes da Marvel: muita ação e humor. As cenas aqui são memoráveis não apenas pela qualidade do entretenimento, mas também por relembrar e homenagear de maneira inteligente muito do que aconteceu nos 21 filmes antes desse.

O terceiro e último ato, na grande batalha dos heróis vs vilões também é bem bacana, embora pouco original. Visualmente, em termos de efeitos especiais, ou ainda em termos de coreografias, tudo é  uma cópia do foi visto em Os Vingadores (2012) e Vingadores: Guerra Infinita. Estamos falando em repetir algo muito bom, claro, mas não deixa de ser uma repetição.

A melhor parte da batalha final de Vingadores: Guerra Infinita (2018) são seus "momentos PQP", onde vemos os heróis realizarem coisas fodonas que seriam o sonho de qualquer fã dos quadrinhos da Marvel. E por falar em fãs... afirmo com tranquilidade que Vingadores: Ultimato é o filme que traz o maior número de fan services de maneira condizente com a narrativa, em toda a história do Cinema. Parabéns aos diretores e roteiristas!

E no final, antes de tudo terminar... os defeitos do início do filme voltam a aparecer. A última cena do Capitão América contradiz tudo o que o filme explicou (e de maneira bem confusa) sobre viagem no tempo. O roteiro diz repetidamente que viagens no tempo criam realidades paralelas. Mas quando o Capitão "retorna" para nosso tempo sem usar a máquina do tempo, algo está errado. Os diretores até explicaram em entrevistas depois do filme que o Capitão foi sim pra outra realidade. Entretanto, isso não importa. O que vale é o que está dentro do filme e lá a cena derradeira de Steve Rogers é sim um pequeno furo de roteiro. O pior é que a cena é totalmente desnecessária... só apareceu para mais uma vez trazer drama e "emoção" ao filme. Por diversas vezes Vingadores: Ultimato exagera no melodrama e ironicamente isso me fez lembrar dos piores filmes da editora rival DC Comics.

Devido seus defeitos, Vingadores: Ultimato falhou em ser o ápice da saga da Marvel nos cinemas, título este que fica com Vingadores: Guerra Infinita, que não foi superado. Ainda assim, Vingadores: Ultimato é um filme muito bom, com vários momentos empolgantes (principalmente para os fãs), e que tem como grande mérito fechar esta grande saga de uma maneira bastante admirável. Nota: 7,5


PS 1: desta vez, e pela primeira vez no MCU, não há cenas pós-créditos.

PS 2: ainda sobre as viagens no tempo. Seguindo as regras de viagem no tempo definidas pelo roteiro, para alterar a nossa realidade os heróis acabaram criando várias realidades novas, sendo que pelo menos 3 delas foram bastante alteradas. Sinceramente? Isso para mim é mais egoismo do que heroísmo.

Atualização em 04/05: após debater o filme nos dias seguintes à minha crítica original, percebi que não tivemos os tais 3 erros de continuidade de viagem no tempo. Tivemos apenas um, e pequeno. Por isto, aproveitei para reescrever todo este antigo parágrafo (que é o penúltimo do texto) e aumentei um pouco a nota do filme.

quarta-feira, 17 de abril de 2019

Dupla Crítica Filmes Netflix - O Menino que Descobriu o Vento (2019) e Estrada Sem Lei (2019)


Conforme prometido, mais duas produções originais Netflix analisadas nesta semana. Desta vez filmes com conteúdo mais sério, baseados em fatos reais, e ambas produções recentíssimas, de 2019. Confiram as críticas!


O Menino que Descobriu o Vento (2019)
Diretor: Chiwetel Ejiofor
Atores principais: Maxwell Simba, Chiwetel Ejiofor, Aïssa Maïga, Lily Banda, Joseph Marcell, Noma Dumezweni, Lemogang Tsipa, Philbert Falakeza

Baseado no livro de memórias de mesmo nome, O Menino que Descobriu o Vento conta a história real de William Kamkwamba (Maxwell Simba), um garoto de uma aldeia em Malawi, pequeno país do sudeste africano. Em uma época de fome e seca, William montou através de peças descartadas em um lixo uma bomba d´água movida a energia eólica. Com isto, sua aldeia conseguiu irrigar plantações e se salvar dos problemas do clima.

Ao que parece, a Netflix tem atraído atores relacionados ao Oscar dando-lhes a oportunidade de dirigir seu primeiro filme. Assim foi com Brie Larson e sua Loja de Unicórnios e agora temos Chiwetel Ejiofor com este O Menino que Descobriu o Vento.

Chiwetel faz um bom trabalho na direção, e acertadamente ele prioriza dar foco na inspiradora história de William e sua família. Atores, momentos dramáticos, tudo isto fica em segundo plano... e ainda assim temos atuações excelentes de um elenco muito bom.

A se criticar em Chiwetel Ejiofor, eu citaria sua pouca ousadia nas filmagens e narrativa, mas principalmente, em dar um pouco mais de destaque a seu próprio personagem (que no filme é o pai de William), do que ao próprio garoto-herói. Mas nada que comprometa, pelo contrário: O Menino que Descobriu o Vento é muito bom! Digamos, apenas, que um diretor inexperiente como ele perdeu a chance de tornar o filme memorável.

Felizmente longe do vitimismo, mas bem realista, O Menino que Descobriu o Vento é inspirador, e um pequeno tapa na cara em todos aos brasileiros que não vivem na pobreza, pois comparando com toda população do planeta, ainda somos bastante privilegiados. Nota: 7,0.


Estrada Sem Lei (2019)
Diretor: John Lee Hancock
Atores principais: Kevin Costner, Woody Harrelson, Kathy Bates, John Carroll Lynch, Thomas Mann

Bonnie e Clyde - Uma Rajada de Balas, filme de 1967 é um dos grandes clássicos da história do Cinema. Indicado a 10 Oscars, sucesso de bilheteria, o filme contava a história do casal Clyde Barrow e Bonnie Parker, jovens criminosos reais que durante a década de 30 ficaram famosos nos EUA como assaltantes de banco. Por serem jovens, ousados, roubarem em casal e apenas "dos ricos", a dupla conquistou considerável empatia popular, virando heróis para muitos apesar dos seus crimes.

Mais de 50 anos depois, enfim surge uma produção de peso para dar uma "resposta" ao filme de 67: agora, ao invés de ver a história sob o ponto de vista dos "bandidos", em Estrada Sem Lei vemos a história da caçada à famosa dupla sob o ponto de vista de seus captores, os aposentados rangers (guardas florestais) Frank Hamer (Kevin Costner) e Maney Gault (Woody Harrelson).

Para fazer este Estrada Sem Lei foram trazidos alguns grandes nomes. Além dos dois atores protagonistas, há também a presença da atriz Kathy Bates, do diretor John Lee Hancock (Fome de Poder, Walt nos Bastidores de Mary Poppins, Um Sonho Possível) e do roteirista John Fusco (O Reino Proibido, Mar de Fogo, Spirit o Corcel Indomável).

E o resultado, em todos os aspectos, é que Estrada Sem Lei é um bom filme. Sem nada espetacular, mas com bom roteiro, boas atuações, boa fotografia, bom design de produção, boa trilha sonora. Sua maior qualidade, talvez, é apresentar ao espectador de maneira dinâmica e interessante uma fiel representação dos anos 30: um mundo mais inocente, simples, e materialmente mais pobre que hoje.

Misturando filme de época com filme policial com um road movieEstrada Sem Lei recebe meus cumprimentos por deixar claro que Bonnie e Clyde não eram boas pessoas, e que portanto, jamais podem servir de inspiração. Nota: 7,0.

Crítica Netflix - I Am Mother (2019)

Título :  I Am Mother (idem, Austrália, 2019) Diretor : Grant Sputore Atores principais :  Clara Rugaard, Hilary Swank, Luke Hawker, R...