quarta-feira, 21 de maio de 2014

Quatro filmes. Quatro parágrafos. Quatro notas.


Segue uma breve análise (e nota) de quatro filmes recentes cuja exibição perdi nos cinemas, mas que assisti nas últimas semanas para recuperar meu atraso cinéfilo.


Invocação do Mal ("The Conjuring", EUA, 2013)

Conto de terror baseado na história real dos “investigadores de fenômenos paranormais” Edward e Lorraine Warren. A produção é um pouco acima da média por trazer uma abordagem mais científica e sem apelar para sustos baratos. Boa fotografia, boa história, bom clima de suspense. Ironicamente, sua maior qualidade também age como sua maior fraqueza: sua crescente abordagem racional faz com que o filme perca um pouco da dramaticidade em seu desfecho.
Nota: 7,0


Ajuste de Contas ("Grudge Match", EUA, 2013)

Rocky Balboa versus Jake La Motta? Quase. Aqui, como boxeadores aposentados, Sylvester Stallone e Robert De Niro são respectivamente Henry “Razor” Sharp e Billy “The Kid” McDonnen. Chega ser irônico que ao mesmo tempo em que o filme faz várias boas piadinhas ironizando os clichês do gênero boxe, ele também se utiliza dos clichês sem nenhum constrangimento. Dentro do filme, o desfecho é satisfatório e também uma bela homenagem aos personagens. Fora dele, o mesmo sentimento não se aplica aos atores pois que o filme não acrescenta nada à filmografia de ambos. Uma curiosidade adicional: ver uma envelhecida Kim Basinger, agora com 60 anos, e há um bom tempo sumida dos filmes de maior expressão.
Nota: 5,0


Inside Llewyn Davis - Balada de Um Homem Comum ("Inside Llewyn Davis", EUA / França / Reino Unido, 2013)

No filme mais recente dos irmãos Coen, acompanhamos uma semana da vida do cantor de folk Llewyn Davis (personagem fictício, porém levemente baseado no cantor real Dave Van Ronk). Ele possui fama local e é talentoso, mas não consegue fazer a carreira decolar. O filme é “diferente” já que conta a história de um perdedor que em nenhum momento alcança redenção. Bela fotografia, ótima trilha sonora, mas não empolga tanto porque o desânimo do protagonista nos contagia. Entretanto, o filme vale a pena pela ambientação histórica, tanto de roteiro como em termos de música.
Nota: 6,0


Caçadores de Obras-Primas ("The Monuments Men", Alemanha / EUA, 2014)

Um elenco recheado de estrelas:  George Clooney, Matt Damon, Bill Murray, John Goodman, Jean Dujardin e Cate Blanchett dentre outros. Mas o filme não consegue desenvolver bem nenhum de seus personagens, nem se aproveitar do carisma dos atores, o que é uma façanha negativa. Na verdade, aqui a estrela é outra: as obras de arte roubadas pelos nazistas na 2ª guerra. Baseada em fatos reais, a História (disciplina) é bem mais interessante que a história (roteiro) e suficiente para agradar quem gosta de aprender sobre o passado.
Nota: 6,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crítica - Indiana Jones e a Relíquia do Destino (2023)

Título : Indiana Jones e a Relíquia do Destino ("Indiana Jones and the Dial of Destiny", EUA, 2023) Diretor : James Mangold Atores...