quarta-feira, 26 de junho de 2019

Dupla Crítica - Hellboy (2019) e Shazam! (2019)

Enquanto o novo Homem-Aranha não chega nos cinemas, aproveito para matar o débito que tinha com filmes de super-heróis de 2019: duas produções bem recentes que sendo boas ou não, são tão diferentes que merecem ser conhecidas. Confira as críticas!


Hellboy (2019)
Diretor: Neil Marshall
Atores principaisDavid Harbour, Milla Jovovich, Ian McShane, Sasha Lane, Daniel Dae Kim

Após dois filmes bem recebidos pela crítica e que deram lucro (mesmo sem bilheterias muito grandes), alguns "jênios" de Hollywood resolveram mudar ator principal e diretor. Saem Ron Perlman - ator carismático que ama Hellboy por ser o papel de sua vida - e Guillermo del Toro - diretor talentoso vencedor de dois Oscares - para entrar respectivamente David Harbour e Neil Marshall, uma dupla com carreira mediana na TV e completos desconhecidos no cinema.

Portanto, o reboot de Hellboy tinha boas chances de não funcionar... e de fato, não apenas fracassou como foi pior do que qualquer expectativa mais pessimista: fracasso completo de público e crítica, não há quem tenha gostado deste novo filme.

Hellboy é um personagem que veio dos quadrinhos, que aliás são ótimos; e ironicamente, dentre os três filmes de Hellboy já feitos é justo este que teve o roteiro mais fiel às HQs. Eis aqui, então, um ótimo exemplo de que mesmo usando um bom material original, tudo pode ser perder na adaptação para as telas.

Absolutamente tudo é feito errado neste Hellboy: personagens sem nenhum carisma, iluminação, montagem, coreografia das lutas, até a paleta de cores fracassa! A trilha sonora é simplesmente horrorosa, e é ela a principal responsável por fazer Hellboy alternar cenas de "Filme B" com cenas de videoclipe de Heavy Metal. Depois de 30 minutos assistindo, já não via a hora de ir embora pra casa.

É simplesmente lamentável que uma franquia tão bacana simplesmente se encerre devido à ganância e incompetência. Porém, isto acontece em Hollwood com certa frequência... E sim, aposto no "encerre"... duvido que Hellboy se recupere desta tragédia. Nota: 3,0.


Shazam! (2019)
Diretor: David F. Sandberg
Atores principais: Zachary Levi, Mark Strong, Asher Angel, Jack Dylan Grazer, Djimon Hounsou, Faithe Herman, Grace Fulton

Pode se dizer que Shazam! é uma das apostas mais arriscadas da DC Comics nos últimos tempos. Após uma sequencia de filmes "tradicionais" que alternaram moderados fracassos com moderados sucessos, a concorrente da Marvel resolveu investir numa comédia (talvez para seguir um sucesso da rival, os Guardiões da Galáxia).

Entretanto, de maneira que me surpreendeu bastante, Shazam! não tem tanta comédia assim. Com exceção das cenas em que ele aprende seus poderes - e vemos várias delas no trailer - em geral há bastante drama no filme... como por exemplo o fato de que o protagonista Billy Batson (Asher Angel) ser um órfão que nunca conseguiu pais adotivos decentes, ou ainda que o vilão Doutor Silvana (Mark Strong) teve uma vida inteira de frustrações e tristezas.

A história de Shazam! tem alguns momentos bons e emocionantes, todos eles relacionados com o grupo "infantil" da trama. Os mesmos elogios não podem ser feitos aos atores adultos: Zachary Levi e Mark Strong estão bem canastrões; Levi é incapaz de passar a imagem de um "adulto em corpo de criança"... ele é apenas... idiota.

Shazam! acaba sendo um filme de público bem específico: se tivesse mais comédia, poderia agradar mais as crianças; se tivesse uma história menos simplória, poderia agradar os adultos. Porém, na prática Shazam! é um drama/aventura adolescente que deverá agradar apenas o público com pouco mais de 10 anos.

Shazam! poderia ter sido um filme de muito mais sucesso - e agradar bem mais este que vos escreve - se fosse feito na década de 90 ou nos anos 2000. Mas depois de tantos filmes ótimos da Marvel nas últimas duas décadas, ainda que seja um filme "legal", Shazam! soa muito ultrapassado. Nota: 5,0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crítica Netflix - I Am Mother (2019)

Título :  I Am Mother (idem, Austrália, 2019) Diretor : Grant Sputore Atores principais :  Clara Rugaard, Hilary Swank, Luke Hawker, R...