segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Crítica - Aquaman (2018)

TítuloAquaman (idem, Austrália / EUA, 2018)
DiretorJames Wan
Atores principais: Jason Momoa, Amber Heard, Willem Dafoe, Patrick Wilson, Dolph Lundgren, Yahya Abdul-Mateen II, Nicole Kidman, Temuera Morrison, Michael Beach
Trailerhttps://www.youtube.com/watch?v=Kv4URLPowcE
Nota: 7,0

Roteiro simples + Visual impressionante = Bom entretenimento

Pela primeira vez em sua história o outrora secundário Aquaman ganha sua adaptação cinematográfica, com Jason Momoa interpretando o personagem pela terceira vez (as outras vezes foram em Batman vs Superman e Liga da Justiça).

Mesmo se passando cronologicamente após os dois filmes que acabei de citar, Aquaman é um filme de origem. A história contada lembra levemente a saga O Trono da Atlântida, lançada em 2012 no EUA como parte da era Os Novos 52 nos quadrinhos da DC. Dentre todos os filmes de origem de super-heróis recentes, este Aquaman é provavelmente o que mais traz elementos da clássica estrutura narrativa denominada A Jornada do Herói. E por trazer tantos dos "capítulos" desta jornada ao mesmo tempo, o filme conta com longas 2h e 23min de projeção.

Desta maneira, usando uma narrativa que possui literalmente milênios de aprovação popular, a DC não arrisca e com um roteiro simples, agrada a todos os públicos. Aliás a "simplicidade" não impede que conheçamos um bocado do protagonista, o que me surpreendeu positivamente.

Se não há nada de novo em seu roteiro, Aquaman inova no visual e nos efeitos especiais. Ainda que os efeitos de computadores não sejam excelentes e perfeitos, eles são muito bonitos e conseguem ser bem eficientes no convencer o espectador de que as cenas se passam "embaixo d'água". Ainda pouco explorado nos cinemas, o universo fantástico dos oceanos acaba sendo bastante exibido no filme, o que resulta em uma explosão de cores e animais diversos.

Mesmo com o ator principal sendo no máximo mediano atuando, Aquaman compensa isso com um elenco de vários nomes famosos, como Nicole Kidman, Willem Dafoe, Dolph Lundgren, Amber Heard e Patrick Wilson. A presença deles simultaneamente em tela certamente agradará os cinéfilos.

Também contando com humor e drama equilibrados, e boas cenas de ação tanto dentro quanto fora d'água, Aquaman é um filme divertido que tem tudo para agradar tanto os fãs de quadrinhos quanto ao público geral. Com um único defeito de ser mais longo do que deveria, ele se une ao Mulher Maravilha como um dos melhores filmes recentes da DC. Nota: 7,0


PS: assisti o filme em 3D e se o mesmo não compromete nenhuma cena, sem distorcer a tela, por outro lado não acrescenta nada: mal se percebe o 3D no filme. Se conseguir encontrar um Aquaman legendado em 2D, essa é a melhor escolha.

Crítica - Indiana Jones e a Relíquia do Destino (2023)

Título : Indiana Jones e a Relíquia do Destino ("Indiana Jones and the Dial of Destiny", EUA, 2023) Diretor : James Mangold Atores...