quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Crítica - Bacurau (2019)

TítuloBacurau (idem, Brasil / França, 2019)
Diretores: Kleber Mendonça Filho, Juliano Dornelles
Atores principais: Barbara Colen, Thomas Aquino, Wilson Rabelo, Sônia Braga, Udo Kier, Karine Teles, Silvero Pereira, Rubens Santos
Uma experiência bem desagradável

Laureado este ano com o Prêmio do Júri no Festival de Cannes, sendo então o segundo filme nacional a conquistar este título (o primeiro foi O Pagador de Promessas (1962), do Saltense Anselmo Duarte), Bacurau tem sido bastante elogiado pela crítica especializada, porém dificilmente atingindo nota máxima. E não é difícil entender o porquê. Bacurau é um filme "estranho" e irregular, com vários altos e baixos. Mas independente de seus prós e contras, a experiencia de assisti-lo não é nada agradável, seja pelas constantes cenas de miséria e violência, ou por suas mais de 2 horas de duração em um ritmo insuportavelmente lento.

Esta produção franco-brasileira mistura drama, ação, terror, humor, fantasia e até um pouco de ficção científica, pois sua história se passa "no futuro". E, sem nenhuma dúvida o ponto alto de Bacurau são suas imagens. A fotografia é excelente e o filme entrega diversas cenas memoráveis.

Infelizmente, para falar do que não gostei em Bacurau, serei obrigado a revelar parte da trama (mas não o seu final). Quem não quiser spoiler nenhum, sugiro pular deste parágrafo aqui para o último.

A história do filme é sobre o pequeno vilarejo (fictício) pernambucano de nome Bacurau. Aos poucos, fatos cada vez mais sinistros afetam a cidadezinha e então os moradores são atacados por um grupo de turistas estadunidenses, que em estilo parecido ao Predador, viajam pelo mundo matando humanos por esporte/diversão. O roteiro de Bacurau usa esta situação bizarra para discutir política e fazer diversas críticas sociais. A história entrega uma mensagem forte e atual de amor à terra natal, de que os pobres são heroicos e têm força, e de resistência à todos os "ricos" que se preocupam apenas com os próprios interesses.

A ideia é boa, consideravelmente original, e com isto Bacurau ganha pontos positivos. O problema é que esta ideia está longe de ser bem implementada: os (poucos) diálogos são bem ruins, o roteiro tem furos e exageros, vários atores são bem fracos e os personagens são absurdamente estereotipados... fora a lentidão do filme, já comentada anteriormente.

Mas o que mais me desagradou foi a maneira com que a dupla de diretores/roteiristas Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles apresentam o "verdadeiro brasileiro". Nossos heróis são criminosos que ingerem alucinógenos, decapitam os inimigos, andam pelados pela rua sem pudor nenhum, e fazem sexo a toda hora, de maneira bem banal. Li opiniões de ativistas de esquerda louvando essa imagem. Para mim, entretanto, é uma maneira antiquada, preconceituosa e ofensiva de expor o Brasil para o mundo.

Bacurau é um filme chato para se assistir, mas ainda assim interessante devido suas imagens, discussões sociais, e por ser bem diferente do comum. E, de maneira bastante contraditória, é uma história que traz um chocante futuro que pode sim acontecer, mas que foi escrito por mentes que aparentam terem estacionado há pelo menos meio século. Nota: 6,0

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