Não é a primeira e não será a última vez que escrevo aqui no site que as produções Originais Netflix focam na quantidade, e não na qualidade. Isto não muda o fato, entretanto, que no meio de tantos títulos a Netflix produziu filmes excelentes (O Poço, sobre o qual comentei mês passado é um deles).
Segue abaixo uma lista, separadas por "estilo", de filmes que a Netflix produziu e não só valem a pena assistir, como valeram muito a pena terem sido feitos! Se você ler este post até o fim, conhecerá 19 indicações minhas. ;)
Ficções científicas
Dentre os vários filmes do gênero nesta plataforma de streaming, há dois que são verdadeiras obras primas do SCI-FI: ambas exploram limites físicos e morais do ser humano, além de nos fazerem refletir sobre o mundo que vivemos. São eles: Aniquilação (2018) e I Am Mother (2019), ambos já com crítica no Cinema Vírgula, basta clicar no link sob o nome deles (façam isto em todos os links daqui em diante).
Outros dois títulos de Ficção Científica que não são tão bons assim, mas que ainda assim valem bastante a pena, são Bird Box (2018), que mesmo sendo uma cópia inferior ao excelente Um Lugar Silencioso (2018) é um bom entretenimento; e Onde está Segunda? (2017), um filme de ação bem diferente, protagonizado pela talentosa Noomi Rapace.
Outros dois títulos de Ficção Científica que não são tão bons assim, mas que ainda assim valem bastante a pena, são Bird Box (2018), que mesmo sendo uma cópia inferior ao excelente Um Lugar Silencioso (2018) é um bom entretenimento; e Onde está Segunda? (2017), um filme de ação bem diferente, protagonizado pela talentosa Noomi Rapace.
Obras únicas de grandes diretores
Os filmes desta categoria jamais teriam sucesso nos cinemas, por serem "autorais" demais, ou porque devido algumas características especiais, seriam difíceis de assistir nas telonas. De qualquer forma são excelentes, verdadeiros presentes da Netflix para a história do Cinema.
Começando pela cereja do bolo: O Outro Lado do Vento (2018), a última obra do genial Orson Welles (de Cidadão Kane). Welles passou a última década de sua vida tentando lançar este filme, que estava "90% pronto", porém nunca conseguiu financiadores para completá-lo. Agora finalizado pela Netflix, o filme é um pouco abstrato e confuso, e certamente não agradará o público comum. Mas ainda assim um bom filme e obrigatório para qualquer cinéfilo. A história (fictícia) conta os dias finais de produção do "último filme" de um velho e respeitado diretor de Cinema cujas glórias ficaram no passado. Porém, inegavelmente, O Outro Lado do Vento tem muito da vida real e carreira do próprio Orson Welles. Alías, junto com este filme a Netflix lançou o documentário Serei Amado Quando Morrer, que conta justamente a história dos problemas que o lendário diretor teve com esta sua última produção. Caso se interesse pelo assunto, recomendo assistir primeiro o documentário, e só então a obra final de Orson Welles.
Lento, com quase 4h de duração, nem mesmo eu consegui assistir o filme O Irlandês (2019) de Martin Scorsese "de uma vez só" aqui de casa... imaginem nos cinemas! Porém a obra é incrível, tanto em roteiro como em qualidades técnicas cinematográficas. Scorsese provou aqui que continua em grande forma, apesar dos quase 80 anos de idade!
Outra obra excepcional é The Ballad of Buster Scruggs (2018), dos Irmãos Coen. O filme é uma junção de 6 curtas independentes, todos se passando no "Velho Oeste". Para quem quer conhecer o genial trabalho dos Coen, que mistura muito sarcasmo, violência e humor negro, esta produção é uma ótima sugestão de um "cartão de visitas".
E por fim temos Roma, de Alfonso Cuarón. Embora eu não tenha gostado muito do filme, ele recebeu 10 indicações ao Oscar, e levou 3. Com seu tom lento e opressor somado às imagens preto-e-branco, este é outro filme que nunca teria espaço nos cinemas tradicionais.
Dramas reais premiados mundialmente
Bastante premiados, Beasts of No Nation e O Menino que Descobriu o Vento são filmes que se passam no continente africano e são muito bons, e bastante comoventes.
Outro drama premiado - embora este seja bem leve e até "fofo" - é o bom Dois Papas (2019), com o brasileiro Fernando Meirelles na direção e Anthony Hopkins atuando de maneira excelente como sempre.
E finalmente, fecho esta categoria com o documentário vencedor de Oscar Indústria Americana (2019). Filme simplesmente obrigatório para quem quer entender o impacto da China na economia mundial atual.
Adaptações de livros do Stephen King
O prolífico escritor estadunidense ganhou duas recentes adaptações de suas obras, e embora ambas sejam produções simples, de baixo orçamento, possuem histórias bem interessantes e certamente agradarão os fãs de horror / suspense.
O primeiro é Jogo Perigoso (2017), que conta com a excelente Carla Gugino como protagonista, em um thriller que mistura cenas reais e delírios; já o segundo é 1922 (2017), sobre um perturbado e psicopata fazendeiro.
Filmes pouco badalados que merecem atenção
E encerrando minhas recomendações, seguem alguns filmes que foram pouco comentados, mas que ainda assim merecem serem vistos!
Estrada Sem Lei (2019) seria o mais famoso deles, por contar com Kevin Costner e Woody Harrelson. Já American Son (2019) é um filme policial de diálogos, chocante, e que comenta sobre o racismo contemporâneo nos EUA de um jeito diferente.
O filme sul-coreano em prol dos direitos animais Okja (2017) e o drama Já Não Me Sinto Em Casa Nesse Mundo (2017), repleto de reviravoltas e personagens estranhos são outras duas pérolas escondidas no catálogo da Netflix.
Nenhum comentário:
Postar um comentário