terça-feira, 13 de setembro de 2022

Curiosidades Cinema Vírgula #013 - Surpreendente!!! Indiana Jones e Goonies em Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (e saiba aonde mais em 2023)


Reconhecem o garoto da foto acima? Se trata de Ke Huy Quan, ator vietnamita que estreou em Hollywood com 13 anos, no filme Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984). Quan interpretou o garoto Short Round, que auxilia Indiana na aventura, e encerra o filme com a icônica frase "Very Funny", que décadas depois viraria meme.


Após o sucesso inicial, Ke Huy Quan emplacaria mais um, também nos cinemas: ele seria o garoto inventor "Dado" do clássico filme infantil oitentista Os Goonies (1985). Lembraram do genial apetrecho "Papa-perigo" por aí? rs.

A história do nosso pequeno ator herói continua: depois ele iria para a TV, no mundo das sitcoms, fazendo Together We Stand (por 2 temporadas) e Head of the Class (também 2 temporadas), sendo que só esta última chegou ao Brasil, sob nome de Uma Turma Genial. Porém após estes dois programas, Ke Huy Quan conseguiu fazer uma pequena ponta em um episódio de Contos da Cripta, em 1991, e outra pequena ponta em um filme pequeno no ano seguinte. E ficou nisso. Quan foi outro dentre muitos a ser abandonado pela TV e Cinema.

Ke Huy Quan ainda tentou por alguns anos algum trabalho para se manter na carreira de ator. Mas, sem sucesso, desistiu da atuação. Se formou em Cinema, e por também ser mestre em artes marciais, passou as últimas décadas fazendo trabalhos como coordenador de dublês, coreógrafo de lutas, ou diretor assistente. Dividiu seu tempo entre trabalhos nos EUA e na Ásia. Como filmes mais famosos desta fase, ele participou da criação das coreografias das lutas de X-Men: O Filme (2000) e O Confronto (2001). Parecia que o destino de Quan seria ficar apenas nos bastidores...


E então, em 2022, "os Daniels" (os diretores Daniel Kwan e Daniel Scheinert) redescobriam Ke Huy Quan, convenceram-no a sair da "aposentadoria" e o trouxeram para co-estrelar o excelente filme Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo. E não só foi gratificante ver o ator de volta (aliás, quando vi o filme não sabia quem ele era, só fui descobrir semanas depois de tê-lo visto nos cinemas), como constatar o quanto ele é bom atuando! Quan mostra suas habilidades dramáticas, sua versatilidade, e também, suas habilidades marciais (em uma épica cena mostrando o quanto uma pochete pode ser mortal rs). 


Felizmente não fui só eu que fiquei bastante empolgado com a aparição de Ke Huy Quan em Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo. Tanto que, uma coisa bacana aconteceu depois, e esta "coisa" proporcionou um emocionante reencontro entre ele e Harrison Ford após 38 anos!! (veja foto abaixo).

Sabem qual o motivo deste reencontro? Acabando com o mistério então: ambos estavam na D23 EXPO, evento deste Setembro de 2022 da Disney, onde ela anuncia as novidades para o ano seguinte... 2023, de todas suas franquias (Marvel, Star Wars, Pixar, Indiana Jones, etc). E Ke Huy Quan foi anunciado como parte integrante do elenco da segunda temporada do seriado de Loki.


E aí?? Sabiam que ator mirim de Indiana Jones e Goonies havia feito sua volta triunfal após 3 décadas??? Escreva nos comentários!!




PS: Já viu as outras curiosidades do Cinema Vírgula? É só clicar aqui!

sábado, 10 de setembro de 2022

Aos fãs de Agatha Christie: teremos novo livro de Miss Marple na próxima semana


Depois de Hercule Poirot, que desde 2014 já teve quatro novos livros escritos por Sophie Hannah (Os Crimes do Monograma, Caixão Fechado, O Mistério dos Três Pedaços e The Killings at Kingfisher Hill - este último ainda inédito no Brasil), chegou enfim a vez da personagem feminina mais famosa da já falecida Agatha Christie receber autorização para ter novas histórias publicadas. Neste dia 13 de Setembro teremos o lançamento simultâneo em vários países do mundo (o Brasil ainda não é um deles, infelizmente) do livro cujo nome, no original, é Marple: Twelve New Mysteries, com a simpática detetive Jane Marple voltando em ação em histórias inéditas.

Se trata de um livro com 12 novos contos, cada um escrito por uma escritora consagrada diferente (todas britânicas ou estadunidenses), que são: Naomi Alderman, Leigh Bardugo, Alyssa Cole, Lucy Foley, Elly Griffiths, Natalie Haynes, Jean Kwok, Val McDermid, Karen M. McManus, Dreda Say Mitchell, Kate Mosse e Ruth Ware.

Particularmente, achei bem interessante esta idéia de 12 escritoras distintas, e a maioria de fato já publicou obras de romances policiais... porém também há dentre elas escritoras de outros tipos de gênero, como ficção científica... algumas sequer publicaram obras policiais; e uma delas até já escreveu livros de não-ficção(!). Fico bem curioso para ver qual visão e qual "enigma" cada uma vai trazer para a personagem.

De resto é ver quando o livro chega traduzido para o Brasil. Pra mim, será compra certa!


PS: explicando a imagem desta publicação, no canto esquerdo temos a capa do livro na sua versão original inglesa, e no canto direito, três dentre as muitas atrizes (já foram mais de 10) que já interpretaram Miss Marple na TV ou Cinema. Na esquerda temos Helen Hayes (1983-85), à direita Joan Hickson (1984-92) e abaixo, Geraldine McEwan (2004-08).

Crítica - Indiana Jones e a Relíquia do Destino (2023)

Título : Indiana Jones e a Relíquia do Destino ("Indiana Jones and the Dial of Destiny", EUA, 2023) Diretor : James Mangold Atores...