domingo, 15 de janeiro de 2023

Dupla Crítica Filmes Netflix - O Pálido Olho Azul (2022) e Glass Onion: Um Mistério Knives Out (2022)


Estreando as críticas de filmes de 2023, dois filmes recentes sobre intrigas e assassinatos... que não poderiam ser mais diferentes entre si, aliás. Confiram o que achei destas duas produções Netflix repletas de atores famosos:



O Pálido Olho Azul
 (2022)
Diretor: Scott Cooper
Atores principais: Christian Bale, Harry Melling, Simon McBurney, Timothy Spall, Toby Jones, Lucy Boynton, Gillian Anderson

Baseado em um livro de mesmo nome de 2003, escrito por Louis Bayard, O Pálido Olho Azul é uma história de ficção que se passa em uma academia militar estadunidense, em 1830, onde o atualmente decadente e aposentado detetive Augustus Landor (Christian Bale) é chamado para investigar um estranho caso de suicídio. Outros crimes continuam a acontecer no local, e Landor recruta como "assistente" o cadete Edgar Allan Poe (Harry Melling), que demonstra bastante interesse e conhecimento sobre o caso.

Como filme, O Pálido Olho Azul é bem feito. As atuações são sólidas, a fotografia é boa e a trama interessante. Porém, como filme de investigação / detetive, ele não convence, já que poucas pistas são dadas ao espectador. O fato de fazer Edgar Alan Poe como um personagem também traz resultados mistos... se por um lado é um atrativo ver suas esquisitices e poesias, por outro, o fato de o descartarmos de cara como suspeito enfraquece a história... fora de que vê-lo se comportar como um boboca apaixonado é um pouco decepcionante se pensarmos no Poe real.

Ainda assim, em seu desfecho, O Pálido Olho Azul impressiona ao revelar todos os detalhes da trama de maneira muito detalhada, verossímil, e até um pouco surpreendente. Somando altos e baixos, acaba sendo um bom passatempo, ainda que bizarramente me fez lembrar ao mesmo tempo dos filmes O Nome da Rosa (1986) e O Enigma da Pirâmide (1985). Nota: 6,0.



Glass Onion: Um Mistério Knives Out (2022)
Diretor: Rian Johnson
Atores principaisDaniel Craig, Edward Norton, Kate Hudson, Dave Bautista, Janelle Monáe, Kathryn Hahn, Leslie Odom Jr., Jessica Henwick, Madelyn Cline

Sendo o segundo filme da franquia iniciada com o interessante Entre Facas e Segredos (2019), este Glass Onion: Um Mistério Knives Out é um ótimo exemplo de filme cuja propaganda é melhor que o produto. Após gastar uma fortuna para poder fazer 2 novos filmes "Knives Out", a Netflix aproveitou para divulgar bastante seu lançamento e também, além de contratar um elenco estrelado, trazer várias personalidades para pequenos papéis: Hugh Grant, Natasha Lyonne, Kareem Abdul-Jabbar e Serena Williams, dentre outros. E antes do filme chegar no Brasil, vi que a crítica internacional elogiava a produção, dizendo que ela era "certamente" melhor que o filme original. Pois bem: não é.

Deixando claro, Glass Onion: Um Mistério Knives Out é um filme legal, divertido, mas no máximo empata em qualidade com o filme de 2019. Em alguns pontos ele é sim melhor; aqui o enredo é menos confuso, e os personagens são bem melhores desenvolvidos. Porém, como trama de assassinato, o primeiro filme é melhor: lá ficamos realmente em dúvida sobre quem é o culpado o tempo todo; já aqui... sinceramente... nem tem como ter muitas dúvidas.

Mas a maior história desse Glass Onion: Um Mistério Knives Out é que ele tem como um dos personagens principais Miles Bron (Edward Norton), um bilionário do mundo da tecnologia, bastante egocêntrico e que, embora o mundo o considere um "gênio", no fundo ele é bem burro. E o diretor Rian Johnson teve que responder com frequência se isso seria uma analogia a Elon Musk, o que ele negou totalmente. E de fato, eu acredito que o diretor não teve essa intenção. Aliás, Miles Bron me fez me lembrar mais do próprio Rian Johnson que de Elon Musk. Será que Johnson teria a audácia de fazer esta autocrítica?? Jamais, seria o cúmulo da contradição.

Glass Onion: Um Mistério Knives Out, assim como o filme inicial, é interessante para os fãs de livros de detetive. Mas vale mais pelas piadas internas e pelos próprios atores do que pela trama em si. Nota: 6,0.

2 comentários:

Phibo disse...

Divertido o Glass Onion.. mas nada espetacular mesmo... futura sessão da tarde!! E contratar o james bond para ser james bond sem bondgirl e apetrechos foi interessante.

Ivan disse...

Obrigado Phibo pelo comentário! É isso, é um bom sessão da tarde. Abraços!

Postar um comentário

Crítica - Em Ritmo de Fuga (2017)

Título :  Em Ritmo de Fuga ("Baby Driver", EUA / Reino Unido, 2017) Diretor : Edgar Wright Atores principais : Ansel Elgort, K...