domingo, 21 de julho de 2024

Crítica - Meu Malvado Favorito 4 (2024)

Título: Meu Malvado Favorito 4 ("Despicable Me 4", EUA, 2024)
Diretor: Chris Renaud
Atores principais (vozes): Steve Carell, Kristen Wiig, Will Ferrell, Joey King, Sofía Vergara, Stephen Colbert, Chloe Fineman, Steve Coogan, Pierre Coffin, Chris Renaud
Nota: 7,0

Ainda vale a pena envelhecermos junto com Gru

Começando com o Meu Malvado Favorito (2010), a franquia do "vilão bonzinho" Gru e seus Minions já era composta por uma trilogia de filmes e mais dois spin-offs, fora uma lista considerável de curtas. Havia alguma dúvida se teríamos um novo filme, mas ele enfim chegou. E, acreditem, mesmo sem seu quarto filme, Meu Malvado Favorito já era a franquia de animação que mais arrecadou dinheiro na história dos Cinemas, bem a frente de Shrek e Toy Story (respectivamente o 2º e 3º lugares).

Na nova história, Gru tem um novo integrante na sua família, Gru Jr., o bebê que é o primeiro filho biológico de Gru e Lucy. Porém, para azar do casal, o supervilão Maxime Le Mal, que estava preso há anos com Gru sendo responsável pela sua apreensão, acaba de fugir da prisão, e agora busca vingança contra toda sua família.

Um dos principais elogios que posso fazer para a franquia de Meu Malvado Favorito é já que seus donos não param de produzir novos filmes para continuar faturando, pelo menos a história de seus personagens - especialmente de Gru - continua avançando. Em cada filme algo o status quo da vida de Gru muda, e a alteração da vez é a chegada de um novo filho, de certa forma o primeiro. Então, é como também fizéssemos parte da família do Malvado Favorito, estando ao seu lado há tanto tempo, e continuando a viver novas experiências junto com ele.

Depois de um ótimo primeiro filme, um bom segundo, e um terceiro filme onde Gru e sua trupe já começava a perder seu encanto (e isso inclui até os Minions), este Meu Malvado Favorito 4 se recupera e temos aqui um filme bem melhor e mais engraçado que o anterior. Pior que o primeiro, mas no mínimo igual ou mais engraçado que o segundo. O roteiro foca bastante em Gru e Gru Jr., dando pouco espaço para os demais personagens antigos, porém com um pouco mais espaço para os personagens novos. Talvez isto tenha sido boa notícia para os Minions, entretanto, já que as participações dos mesmos, em geral, são certeiras e hilárias.

Apesar de ser uma aventura bastante divertida e engraçada, há um alerta a se fazer para Meu Malvado Favorito 4: ele é bem parecido com o filme Os Incríveis (2004), da Pixar. Sim, é verdade que neste último temos uma família de super-heróis e aqui não, mas ainda assim, as semelhanças são bem grandes... a estrutura do roteiro, a aparência e os trejeitos de Gru Jr. em comparação com o bebê Zezé, as motivações do vilão... Isto certamente aumenta a sensação de que "já vi esse filme antes", mas ainda assim, não diminui as risadas e diversão. Nota: 7,0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Zorro que não é Zorro, e a parceria de Johnny Depp que não é com Tim Burton

Hoje, 3 de outubro, foi divulgado o primeiro trailer oficial do filme The Lone Ranger , provisoriamente traduzido (e de maneira aceitável) ...