domingo, 8 de fevereiro de 2026

Curiosidades Cinema Vírgula #052 - Saiba qual foi o absurdo recorde do Oscar que Pecadores QUASE igualou!


Com o anúncio dos indicados ao Oscar 2026 feito em 22 de Janeiro, tivemos que o filme Pecadores conseguiu o incrível e histórico número de 16 indicações, batendo o recorde anterior de 14 (compartilhado entre A Malvada (1950), Titanic (1997) e o legalzinho La La Land - Cantando Estações (2016)).
 
Porém este número quase inacreditável não foi suficiente para Pecadores bater, ou no caso igualar, uma certa marca: conseguir ser indicado a TODAS as categorias "possíveis" de uma edição do Oscar! E saibam que essa impressionante façanha já foi realizada duas vezes!


O primeiro filme a ser indicado em todas as categorias foi Cimarron, um faroeste de 1931. Ele atingiu a marca nos Oscars de 1931, quando recebeu indicações em 7 categorias. Como se pode reparar, e com todo o respeito a Cimarron, a marca não é tão impressionante assim dado que o número de categorias não era tão grande; afinal, o Academy Awards ainda estava em suas primeiras edições, tendo se iniciado em 1929.

Das 7 categorias, Cimarron venceu 3: Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Direção de Arte. E agora posso explicar melhor as aspas do todas as categorias "possíveis". Esta marca só leva em conta todas as indicações que Cimarron poderia ser indicado. Veja, os Oscars de 1931 não tinham apenas 7 categorias, tinham 9; é que para as outras duas Cimarron não podia concorrer. Por exemplo, uma delas foi o Oscar de Melhor Som, que naquela época os concorrentes não eram filmes, e sim, os estúdios; no caso, o vencedor foi a Paramount.


Demoraria mais de 3 décadas para que a marca de Cimarron fosse igualada: o segundo e último filme a conseguir ter indicações para TODAS as categorias do Oscar foi Quem Tem Medo de Virginia Woolf?, de 1966. O filme concorreu em 13 categorias nos Oscars de 1967 e venceu 5. Ele acabou não levando o prêmio de Melhor Filme, já que para seu "azar" naquele ano havia um forte concorrente, o filme britânico O Homem que Não Vendeu sua Alma (1966). Foi ele quem levou o maior prêmio da noite, além de ter recebido 8 indicações e vencido 6.

Aliás, vejam que curioso: na época, categorias como Melhor Figurino e Melhor Fotografia eram divididas entre "Preto-e-Branco" e "Colorido", e no caso, Quem Tem Medo de Virginia Woolf? venceu ambas na categoria "Preto-e-Branco" e O Homem que Não Vendeu sua Alma venceu ambas no "Colorido".

Quem Tem Medo de Virginia Woolf? foi a adaptação de uma peça teatral de mesmo nome, criada por Edward Albee em 1962. E trazer esta história para o cinema foi algo bastante chocante. O filme pegou estrelas de Hollywood e as mostrou em cenas de alcoolismo, infidelidade, violência psicológica. Aliás, o filme em geral "exagera" no abordagem psicológica e no tom sombrio até para os padrões atuais.

Todos os 4 atores do filme receberam indicação ao Oscar; mas só um venceu, que aliás foi quem melhor atuou: Elizabeth Taylor, que está excelente, e até não muito reconhecível. Este seu Oscar de Melhor Atriz foi o segundo de sua carreira.


Para um filme "atual" ser indicado em todas as categorias possíveis, ele precisaria ser indicado em 17; e isso se ele não fosse estrangeiro, nem animação... porque cada uma destas características acrescentariam mais categorias possíveis a ele. Ou seja, com suas 16, faltou apenas UMA indicação para que Pecadores tivesse alcançado mais este feito: ele não foi indicado para Melhor Atriz Coadjuvante.


PS: Já viu as outras curiosidades do Cinema Vírgula? É só clicar aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curiosidades Cinema Vírgula #009 - Tudo sobre a estatueta do Oscar!

Hoje é dia da cerimônia dos Oscars 2022, onde literalmente centenas de pessoas estarão disputando a honra de levar para casa sua cópia da tã...