quinta-feira, 1 de outubro de 2015

O que vem por aí em Outubro


Outubro de 2015 será um mês bastante interessante para os fãs de cinema. Para começar, da minha lista dos "10 filmes que mais espero para este ano" nada menos que 4 dos 10 filmes estreiam neste mês!

Os 4 filmes (veja a foto dos mesmos acima) são: Perdido em Marte (ficção científica com o diretor Ridley Scott), A Travessia (que promete ser o "pesadelo" de todos que sofrem de vertigem), A Colina Escarlate (terror do diretor Guillermo del Toro) e Sr. Holmes (Ian McKellen como o famoso detetive).

E ainda teremos em Outubro mais filmes dignos de nota. Vou citar 2: os novos trabalhos dos famosos diretores Steven Spielberg (Ponte dos Espiões - com Tom Hanks no papel principal e os Irmãos Cohen no roteiro!) e M. Night Shyamalan (A Visita - filme de terror de baixo orçamento que vem agradando o público).

Vejam como ficou o calendário de estréias:
Dia 8: A Travessia
Dia 15: A Colina Escarlate, Sr. Holmes
Dia 22: Ponte dos Espiões
Dia 15 26/11: A Visita

E aqui no Cinema Vírgula as coisas não serão menos movimentadas. Em Outubro publicarei pelo menos 7 novas críticas de filmes, pelo menos de 4 dos 6 filmes acima. Não percam!


Atualizado em 18/11: "Sr Holmes ainda não estreou no Brasil, sem previsão para tal. Já A Visita, teve a estréia confirmada pela distribuidora para 26/11. Meu calendário acima já reflete esta mudança.

domingo, 27 de setembro de 2015

Crítica - Ex-Machina: Instinto Artificial (2015)

Título: Ex-Machina: Instinto Artificial ("Ex-Machina", EUA / Reino Unido, 2015)
Diretor: Alex Garland
Atores principais: Domhnall Gleeson, Oscar Isaac, Alicia Vikander
Trailerhttps://www.youtube.com/watch?v=HtBuBJxDlU8
Nota: 8,0
Ficção Científica entrega reflexões, bom suspense e ótimas atuações

Mesmo que o número de filmes produzidos por ano aumente, a tendência atual é que o número de filmes exibidos nos cinemas diminua. Isto porque ao povoar múltiplas salas repetindo a exibição do mesmo blockbuster, os filmes independentes perdem cada vez mais espaço, gerando vítimas. É o triste caso deste virtuoso Ex-Machina: Instinto Artificial, que não conseguiu chegar aos cinemas, indo direto para DVD (ele chegará às lojas em Outubro mas já pode ser comprado e assistido no Brasil via streamings como o YouTube).

Na história, Caleb (Domhnall Gleeson) é um programador e foi sorteado para passar uns dias na casa de seu empregador - e gênio da informática - Nathan (Oscar Isaac). Lá ele é convidado a avaliar se o avançado androide construído em segredo por Nathan - Ava (Alicia Vikander) - consegue ser o primeiro ser artificial a passar pelo Teste de Turing (ou seja, se mostrar indistinguível de um ser humano).

O filme vai além da ciência ao colocar o elemento "opressão" em jogo. Devido a questões de confidencialidade, Caleb é sujeito a condições absurdas de confinamento. Não que Nathan maltrate seu convidado, mas ele exerce uma pressão psicológica imensa sobre o programador. E a questão não se suaviza com o tratamento dado a Ava: ela é tratada como uma máquina descartável o tempo todo pelo seu criador. E a medida que Caleb vai se convencendo que Ava tem "sentimentos", os debates morais e científicos vão crescendo de maneira natural e brilhante.

Ex-Machina marca a estréia do britânico Alex Garland com diretor, ele que já tem carreira bem sucedida como escritor de filmes também de ficção científica, como Extermínio (2002) e Sunshine - Alerta Solar (2007). E é uma estréia muito boa. Garland vai bem na direção e no roteiro.

Como direção, Alex traz para seu filme enquadramentos pertinentes - fechados, que aumentam a sensação de enclausuramento dos personagens - e uma fotografia muito boa com efeitos especiais bem críveis em se tratando de um filme de baixo orçamento. Mas se Ex-Machina vai bem na imagem, não se pode dizer o mesmo do seu som. Certamente o grande defeito do filme é sua trilha sonora. Aqui Garland mostra uma mão pesada, e a trilha ambiente é barulhenta, incômoda, alta, ocupando praticamente todos os minutos do filme. É como se o som tentasse representar um "torpor" do personagem principal; situação esta que não faz sentido com o que se apresenta na tela.

E se o roteiro é bem feito, há o alerta de que os diálogos são irregulares. Há bons e maus momentos; os piores acontecem justamente nos momentos das citações científicas. De qualquer forma, é através das imagens e das ações e reações dos personagens que conseguimos ver toda a qualidade filosófica por trás de Ex-Machina.

As atuações do trio principal são muito boas, e aumentam a qualidade do filme. Como curiosidade, em alguns momentos achei a jovem atriz sueca Alicia Vikander extremamente parecida com as irmãs Mara (Rooney e Kate). Até achei que podiam ser parentes; mas não, sequer são do mesmo país (risos).

Ex-Machina: Instinto Artificial é um filme lento, tenso, psicológico, e que assim como toda boa ficção científica nos faz refletir. Como sua nota final, eu lhe daria um 7,5. Mas nesta tendência minha de não dar mais notas quebradas, como prêmio pela sua originalidade, a nota será aumentada para 8.0.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Crítica - Que Horas Ela Volta? (2015)

Título: Que Horas Ela Volta? ("Que Horas Ela Volta?", Brasil, 2015)
Diretor: Anna Muylaert
Atores principais: Regina Casé, Michel Joelsas, Camila Márdila, Karine Teles, Lourenço Mutarelli
Trailerhttps://www.youtube.com/watch?v=Dffs46VCJ_g
Nota: 8,0
Brilhante, ao expor diversos dramas sem ser piegas e com poucos clichês

Que Horas Ela Volta? estreou nos cinemas há um mês. Em muitos lugares, até saiu de cartaz. Mas... voltou! O novo filme da diretora e roteirista Anna Muylaert (Durval Discos, Castelo Rá-Tim-Bum, O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias) teve uma justíssima sobrevida graças ao boca-a-boca positivo do público, e também ao destaque dado pela mídia nacional, que mostra notícias sobre a boa recepção do filme no exterior, as quais se incluem os festivais de Berlim e Sundance onde recebeu prêmios importantes.

Na história, Val (Regina Casé) deixa sua casa e sua filha pequena Jéssica (Camila Márdila) em Pernambuco e parte para São Paulo em busca de emprego. Trabalhando há mais de 10 anos como babá e empregada doméstica para os patrões Bárbara (Karine Teles) e Carlos (Lourenço Mutarelli), Val não vê a filha desde então. Então, um fato muda tudo: Jéssica vem a São Paulo para prestar vestibular e morar com a mãe. O fato de Val morar em um quartinho na mansão dos patrões é o estopim para vários conflitos posteriores.

Ao contrário do que a sinopse acima induz, Que Horas Ela Volta? não trata apenas das questões de diferenças de classes, da hipocrisia dos ricos e da complicada relação empregado-patrão. Graças a um roteiro brilhante de Muylaert (no qual trabalhou por vários anos), o filme também aborda famílias disfuncionais, diferenças entre gerações, traição, ascensão social, regionalismo... há até espaço para umas cutucadas no atual custo de vida brasileiro.

Todos estes assuntos são colocados sem sentimentalismo e quase sem clichês. O "quase" precisa ser empregado devido aos personagens dos patrões: caricatos; mas que ainda assim, não comprometem o filme.

Que Horas Ela Volta? usa muitos planos fechados, ambientes internos, mas sem o uso de closes. Desta maneira temos uma estudada cumplicidade sobre tudo o que acontece: conseguimos observar ao mesmo tempo não apenas o comportamento de Val e sua filha, como também de todos os integrantes da casa, até os outros empregados. O pouco uso de trilha sonora também contribui com a sensação de realismo trazida pelo filme.

Regina Casé - que dividiu com Camila Márdila o prêmio de melhor atriz dramática em Sundance - de fato está muito bem. Porém, não é uma atuação espetacular. De qualquer forma, seu trabalho é admirável: conhecida nacionalmente pelo esteriótipo de "comediante nordestina" ela foge desta sua antiga persona com maestria e carisma. Aliás, por falar em comédia, Que Horas Ela Volta? tem suas (muito boas) pitadas de humor, mas não se enganem, este é um filme povoado basicamente de dramas.

Em tempos onde o brasileiro sofre de má-estima devido as péssimas notícias sócio-econômicas que infestam os noticiários, ver um filme 100% nacional tão bem escrito é um alento. O Brasil continua produzindo pessoas e materiais inspiradores. Vamos acreditar mais em nós mesmos! Nota: 8,0

PSQue Horas Ela Volta? já nasceu favorito a ser nosso filme candidato para o Oscar 2016. E eu diria que é um dos filmes com maiores chances de vitória em anos! Vai levar? Aí, admito, será difícil. Não por que lhe falta qualidade. Mas por que julgo que o tema escolhido já está um pouco desgastado entre a Academia. Espero estar errado!

PS 2: Este é meu post 200 no blog. Fico feliz que este marco tenha acontecido com um filme tão bacana!

domingo, 6 de setembro de 2015

Crítica - Expresso do Amanhã (2013)

Título: Expresso do Amanhã ("Snowpiercer", Coréia do Sul / EUA / França / República Checa, 2013)
Diretor: Joon-ho Bong
Atores principais: Chris Evans, Kang-ho Song, John Hurt, Tilda Swinton, Jamie Bell, Octavia Spencer, Ah-sung Ko
Trailerhttps://www.youtube.com/watch?v=okeVv_MQLTk
Nota: 5,0
Imprevisibilidade é a grande qualidade desta ficção pós-apocalíptica

Não deixa de ser estranho que a distribuidora PlayArte tenha colocado Expresso do Amanhã nos cinemas brasileiros somente agora, já que o filme é de 2013 e estreou na maior parte dos cantos do mundo ainda no primeiro semestre de 2014.

O filme é dirigido pelo sul-coreano Joon-ho Bong, que vem ganhando ao longo dos anos público e fama no ocidente, graças a trabalhos como O Hospedeiro (2006) e Mother - A Busca Pela Verdade (2009). Este, entretanto, é seu primeiro trabalho nos EUA e já nasceu repleto de estrelas hollywoodianas. Completam o elenco os também coreanos Kang-ho Song e Ah-sung Ko, que trabalharam com Joon Ho anteriormente.

Baseado na graphic novel francesa Le Transperceneige, a história de Expresso do Amanhã mostra que para acabar com o aquecimento global a humanidade lançou na atmosfera o composto CW7... que funcionou bem demais, congelando todo o planeta e praticamente extinguindo todas as formas de vida. Os poucos humanos sobreviventes estão confinados dentro de um trem em movimento, projetado para durar "para sempre". Vivendo há 18 anos nos "últimos vagões", em um ambiente de grande confinamento e pobreza, Curtis (Chris Evans) é o líder de uma revolta que objetiva levar seu povo até "o primeiro vagão", e controlar o trem trazendo igualdade a todos.

A verdade é que para assistir Expresso do Amanhã o espectador precisa ter uma enorme suspensão de descrença. Mesmo vendido como ficção científica, o universo montado dentro do trem é repleto de absurdos e furos de roteiro. Claro, todo esta fraca ambientação foi criada apenas para ser usada como metáfora para os conflitos sociais atuais: a separação entre pobres e ricos, a diferença enorme de qualidade de vida entre eles. No aspecto da crítica social, Expresso do Amanhã funciona bem; seja pelo debate filosófico ao final do filme, ou pela denúncia ao colocar atores negros apenas entre os pobres.

É uma pena ver, entretanto, que os problemas com o roteiro vão além do inverossímil universo criado em Expresso do Amanhã. Exageros surgem também nos pequenos detalhes, como por exemplo, no início do filme, onde vemos uma mulher atingida na nuca por um sapato arremessado sangrar devido a este fraco golpe... e na testa!

A fotografia do filme é bonita, e o design de produção, principalmente no que se refere a construção dos vagões - cada um deles possui um visual / função bem distinta - também tem destaque positivo. Entretanto, novamente as falhas aparecem. Por exemplo, ao percorrer pelo trem temos até vagões discoteca, mas não temos vagões dormitórios. Aonde estas centenas de pessoas dormem?

Curiosamente, todas esta falhas e absurdos acabam tendo um lado bastante positivo: a imprevisibilidade. Esta, talvez, a maior qualidade de Expresso do Amanhã. A cada vagão explorado, não temos a menor idéia do que vamos encontrar pela frente. Há muita surpresa e bizarrice. Em um cinema atualmente tão repetitivo, é agradável e raro ser surpreendido.

Aliás, ainda sobre estas "falhas" na história, o longo diálogo explicativo da parte final - que lembra bastante aquela conversa que Neo tem com o Arquiteto em Matrix Reloaded - consegue, de fato, explicar algumas coisas que outrora não faziam sentido. Mas também não só deixa de explicar muito, como também gera novos furos, como por exemplo, uma insinuação sobre o passado do personagem de Tilda Swinton que só funcionaria se ela tivesse menos de 25 anos, o que não acontece.

Fraco como ficção científica, mas razoável como drama e filme com bastante ação, Expresso do Amanhã somando todos seus prós e contras se torna um filme aceitável e com cenas visualmente marcantes. Nota: 5,0

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Crítica - Ted 2

Título: Ted 2 ("Ted 2", EUA, 2015)
Diretor: Seth MacFarlane
Atores principais: Mark Wahlberg, Seth MacFarlane (vozes), Amanda Seyfried, Jessica Barth, Giovanni Ribisi, Morgan Freeman
Trailerhttps://www.youtube.com/watch?v=znssIpxQVa4
Nota: 6,0
Superior ao anterior, Ted melhora no formato mas não no conteúdo

Três anos atrás, as aventuras do ursinho Ted foram um surpreendente sucesso de bilheteria, ultrapassando a marca de US$ 500 milhões de arrecadação. Eu, entretanto, não partilhei desta empolgação. Em seu retorno, e agora com mais bagagem como diretor, Seth MacFarlane aprendeu com algumas deficiências do filme anterior e trouxe para Ted 2 um formato muito mais próximo do seriado que o consagrou, o Family Guy: o uso constante de cenas curtas non-sense, trazendo muito mais humor ao filme.

Saem portanto os enfadonhos romances de John (Mark Wahlberg) e entram ainda mais piadas aleatórias, melhorando o resultado final da produção. Se, entretanto, em Ted 2 temos mais humor e mais piadas, o conteúdo das mesmas não mudou em relação ao filme anterior: muitas piadas sobre sexo (e pênis), apologia a maconha, críticas a celebridades, e muitas... muitas referências a cultura pop atual e dos anos 80.

Na história desta continuação, Ted (Seth MacFarlane) está casado com Tami-Lynn (Jessica Barth), porém em plena crise conjugal. Para salvar o casamento, resolvem adotar uma criança. Mas... Ted não pode ser pai pois não é considerado um ser humano pela lei. É então que junto com seu amigo de sempre John eles contratam a advogada novata Samantha (Amanda Seyfried) para ajudá-los na justiça. O roteiro é bem fraco, sequer faz sentido. Apenas serve de ligação entre as esquetes cômicas.

É claro que Mark Wahlberg e Amanda Seyfried vão se tornar o par romântico do filme. Mas felizmente, o enfoque a este namoro é muito pequeno. Desta vez as atenções estão muito mais no ursinho, o que é uma notícia positiva. E por falar em Mark Wahlberg, em vários momentos ele me passou a sensação de estar entediado com o filme. Ainda bem que o mesmo não acontece com os demais atores, que levam a atuação a sério e vão bem.

Me diverti bem mais com Ted 2, comparando com o filme inicial. O aumento das piadas - e muitas delas são realmente bem engraçadas - dão mais dinamismo e velocidade ao filme. Por outro lado, também há outras piadas muito ruins, de puro mal gosto. Uma coisa que talvez MacFarlane ainda não tenha se apercebido é que algumas piadas que funcionam em um desenho adulto tem efeito contrário quando feitas por atores de carne e osso.

Outro ponto curioso da trama é que seu desfecho se passa dentro da Comic Con de Nova York. Se por um lado isto proporciona uma cena de luta generalizada bizarra e bastante engraçada, por outro, também traz algumas das piores piadas do filme, com o personagem do ator Patrick Warburton batendo e abusando de nerds. Aliás, a Comic Con multiplica as referências a cultura pop. O fato do mesmo Warburton fazer cosplay do herói The Tick (sendo que ele mesmo foi o interprete do personagem em uma série de TV de 2001) é um detalhe bem bacana.

Engraçado, mas longe de ser uma grande comédia, Ted 2 é superior ao seu antecessor, porém MacFarlane ainda não conseguiu em qualquer um dos seus filmes live-action chegar perto da mesma graça que ele alcança com seu Family Guy. E ironicamente, mesmo sendo este filme melhor, Ted 2 caminha para não arrecadar nem metade do que o primeiro filme arrecadou. Seria reflexo de que o humor de MacFarlane já não ser algo novo nos cinemas? Nota: 6,0

domingo, 23 de agosto de 2015

Crítica - Viagem à Lua de Júpiter (2013)

Título:Viagem à Lua de Júpiter ("Europa Report", EUA, 2013)
Diretor: Sebastián Cordero
Atores principais: Sharlto Copley, Michael Nyqvist, Christian Camargo, Daniel Wu, Anamaria Marinca, Karolina Wydra
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=XhdRYk1Y8VA
Nota: 7,0
Um exemplo de que boa Ficção Científica não precisa de grande orçamento

Quarto maior satélite do planeta Júpiter, se acredita que Europa é um mundo oceânico recoberto por uma extensa camada de gelo. E se abaixo da superfície há mesmo uma gigantesca massa de água líquida, são boas as chances de que lá exista algum tipo de vida. É por isto que em termos de ciência e astronomia, um dos meus maiores sonhos é que a humanidade pousasse lá para ver o que há abaixo do gelo. Infelizmente, entretanto, não deverei estar vivo quando este momento acontecer. Menos mal que posso sonhar com isto através do cinema, com o filme Viagem à Lua de Júpiter.

Filmado como se fosse um documentário, logo de cara temos uma sinistra introdução: "os primeiros 6 meses da viagem à Europa foram transmitidas ao vivo para a Terra... quando então, toda comunicação se cessou. Com milhares de horas de filmagens recém-descobertas, agora somos capaz de completar a história deles".

Então, nem sempre de maneira cronológica, somos apresentados às imagens gravadas no espaço, ora dentro da nave (a maioria do tempo), ora em câmeras acopladas no capacete dos astronautas quando fora dela. Com este "recurso" temos uma visão bem limitada, claustrofóbica, de tudo o que está acontecendo. Visão esta que é a mesma sofrida pelos tripulantes. Desta maneira, através do constante "desconhecido", o filme é bem sucedido no seu clima de suspense durante toda a projeção.

A tensão é tão bem construída que as vezes nos esquecemos que se trata de um "documentário". E só somos relembrados do fato através de alguns depoimentos de dois dos cientistas do projeto que ficaram na Terra, e um dos tripulantes. Assim como as cenas do filme, estes depoimentos não aparecem cronologicamente. Inicialmente entendi estas interrupções e quebras de linearidade do tempo como problemas no roteiro. Mas, ao desfecho, acabei aprovando esta montagem, já que ela garantiu que uma das cenas mais emocionantes de Viagem à Lua de Júpiter não aparecesse no começo do filme, e também, permitiu uma pequena surpresa nos momentos finais.

Tirando o clima de suspense, não há nada de excepcional em Viagem à Lua de Júpiter, mas por outro lado, o filme também não tem nenhum grande defeito. Tudo é bem feito. O filme possui baixo orçamento (menos de US$ 10 milhões no total), mas nos poucos momentos que precisa de efeitos especiais (mostrar o exterior de Europa, por exemplo), o faz de maneira satisfatória. As atuações não são brilhantes, mas convencem. E não deixa de ser bacana que a equipe de astronautas que deveria ser multi-nacional na ficção, também o é na vida real: dos seis atores que compõe a tripulação temos uma romena (Anamaria Marinca), um sueco (Michael Nyqvist), uma polonesa (Karolina Wydra), um sul-africano (Sharlto Copley) e dois estadunidenses (Christian Camargo e Daniel Wu).

O roteiro, bem simples, satisfaz ao flertar com alguns dos principais clichês do gênero para em seguida, fugir dos mesmos. Talvez a grande qualidade de Viagem à Lua de Júpiter seja manter os seus "pés no chão", sendo bem fiel às viagens espaciais reais e sem apelar para perigos vindos de "monstros alienígenas". O ser humano e nossa tecnologia atual já são frágeis o suficiente para estarem em uma situação de extremo perigo numa simples ação como caminhar pela superfície de um corpo celeste que não a Terra.

Parado, lento, com poucas cenas de ação, mas com bastante suspense psicológico e bastante amor à ciência em seus personagens, Viagem à Lua de Júpiter tem de tudo para agradar o verdadeiro fã de Ficção Científica espacial. Nota: 7,0

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Crítica - Missão: Impossível - Nação Secreta (2015)

Título: Missão: Impossível - Nação Secreta ("Mission: Impossible - Rogue Nation", EUA / China / Hong Kong, 2015)
Diretor: Christopher McQuarrie
Atores principais: Tom Cruise, Rebecca Ferguson, Jeremy Renner, Simon Pegg, Sean Harris, Alec Baldwin, Ving Rhames
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=OT5PnSOV3Og
Nota: 8,0
Provavelmente o melhor da franquia, filme vai além de Tom Cruise

O segredo da longevidade da franquia Missão: Impossível reside em Tom Cruise. Produtor e estrela dos cinco filmes; e mais recentemente, transformando sua "mística" de dispensar dublês em cena de ação como objeto majoritário do marketing de seu novo trabalho.

Missão: Impossível - Nação Secreta já fez barulho antes da estréia, afinal, o fato de que ele andou de avião pendurado do lado de FORA (ver foto acima) correu o mundo. A cena, embora curta, é impressionante, vertiginosa. Para mais detalhes sobre sua produção, clique aqui.

Não deixa de ser curioso, entretanto, que apesar de toda competência de Tom Cruise (e como o crítico Pablo Villaça costuma dizer, o americano é o ator que mais convence que está realmente se esforçando ao máximo em todas as suas cenas de ação), é o fato dele estar muito bem acompanhado (tanto dentro como fora das câmeras) o grande trunfo de Missão: Impossível - Nação Secreta.

Pela primeira vez como diretor na franquia (cada um dos 5 filmes teve um diretor diferente), Christopher McQuarrie faz um excelente trabalho, além de também ser o roteirista. Aliás, McQuarrie é mais conhecido justamente por seus bons roteiros, como por exemplo o do também excelente No Limite do Amanhã, que também conta com Tom Cruise. Cenas de ação muito bem filmadas, fluidas, empolgantes, e deixando bem claro para o espectador o que está acontecendo na tela; ótimo timing para o uso do humor e da trilha sonora, tudo muito bem feito tecnicamente.

Para as atuações, um elenco numeroso e bem estrelado (ver o "Atores principais" acima). E além do próprio Cruise, também roubam a cena Rebecca Ferguson (charmosa, convence bastante como espiã e atriz de ação), Simon Pegg (que é o alívio cômico sem ser ao mesmo tempo um "pateta", pelo contrário, alguém muito competente), e Sean Harris (que faz um vilão verdadeiramente mal e perturbado).

Na história, Ethan Hunt (Cruise) descobre que todos os atentados terroristas dos últimos anos são de responsabilidade do Sindicato, grupo que só ele acredita existir. Ao mesmo tempo em que é capturado pelos vilões, sua equipe (a IMF) é desmantelada pelo diretor da CIA Alan Hunley (Alec Baldwin) sob desculpa de se expor demais. Ao fugir do cativeiro graças a ajuda da misteriosa Ilsa Faust (Rebecca Ferguson), Ethan acaba sendo duplamente perseguido pelo mundo: pelo Sindicato e pela CIA (já que como Hunt não aceitou "aposentar", agora é visto como fugitivo). Sua chance de redenção? Provar que o Sindicato existe e de quebra salvar o planeta.

Com um ritmo eletrizante, Missão: Impossível - Nação Secreta prende a atenção do espectador do começo ao fim. O roteiro tem alguns pequenos furos e exageros, mas em geral, é mais elaborado que o padrão para filmes de ação atuais. E isto é uma boa notícia. O enredo é dinâmico e apresenta boas reviravoltas.

Interessante notar que mesmo repetindo vários elementos dos filmes anteriores, Missão: Impossível - Nação Secreta não cansa, por "repetir sem se repetir". Explico: temos a longa perseguição de veículos de sempre? Temos. Mas agora, a maior perseguição é com motos, o que a torna muito mais barulhenta e perigosa. Temos a invasão de um prédio impossível de penetrar? Temos. Mas agora temos a presença de cenas subaquáticas.

O som também agrada bastante em M:I 5. Não só pela escolha de ótimas músicas (o que inclui algumas excelentes variações da música tema da franquia), mas também por usar o som ambiente para apimentar as cenas de ação (o motor das motos, ou ainda, o tom "épico" de uma peça de Ópera).

Com Tom Cruise estando bem como sempre, mas desta vez melhor acompanhado do que nunca, Missão: Impossível - Nação Secreta é provavelmente o melhor filme da franquia, que 19 anos após seu primeiro filme, continua em ascendência. Portanto, o fato de Missão: Impossível 6 já estar confirmado mesmo antes da estréia deste quinto capítulo nos cinemas, deve ser encarado como algo animador. Nota: 8,0

sábado, 15 de agosto de 2015

Enxurrada de novidades das animações Disney e Pixar


De 14 a 16 de agosto (vulgo hoje) tivemos em Anaheim-EUA a 4ª D23 Expo - espécie de Comic Con realizada a cada 2 anos pela Disney. O evento mistura tudo: filmes, animações, games, novidades sobre parques temáticos. E o mais importante: além da turma do Mickey, a exposição também conta com a presença de nomes como Pixar, Star Wars e Marvel (sim, agora todas estas marcas também são da companhia do tio Walt).

Neste post, entretanto, o foco é apenas nas principais novidades das animações que vem por aí! Títulos como O Bom Dinossauro, Procurando Dory, Toy Story 4Zootopia, Moana, Gigantic, Coco, os reboots de Meu Amigo o Dragão e Mogli, e por fim, o curta Riley’s First Date, derivado de Divertida Mente. Frozen 2, cuja produção foi anunciada em março deste ano, continua sem novidades e data de estréia, já que não foi comentado durante o evento. O mesmo se aplica aos também vindouros Os Incríveis 2 e Carros 3.


Os próximos filmes da Pixar

Cenas de O Bom Dinossauro - que estréia em novembro deste ano nos EUA (e que infelizmente só chega ao Brasil em Janeiro de 2016) - foram apresentadas ao público, que foi às lágrimas. Em termos de notícias, sem muitas novidades. O filme, tido como "uma espécie de faroeste", teve pelo menos a divulgação de novas imagens. A foto-título deste post é uma delas. Nela vemos à direita o protagonista apatossauro Arlo e seu pequeno amigo humano, a criança-das-cavernas de nome Spot. À esquerda, um trio de tiranossauros cowboys que agora sabemos que serão dublados por AJ Buckley, Anna Paquin e Sam Elliott. Já viu o trailer? Só clicar aqui. Está em inglês.

Procurando Dory teve nova imagem oficial divulgada (ver abaixo) e mais detalhes de sua trama. A história, que acontecerá 6 meses após os eventos de Procurando Nemo, mostra Dory se lembrando de seus pais; e então, com a ajuda de Nemo e seu pai Marlin, saem em nova viagem através dos oceanos para tentar reunir a família da esquecida protagonista. O filme tem estréia prevista para Junho de 2016.


Finalmente, sobre Toy Story 4. O chefe criativo da Disney e Pixar, John Lasseter, declarou que “Na Pixar e na Disney, nós só fazemos continuações se conseguimos criar uma história tão boa ou melhor que a original. Essa é a nossa regra. Não fazemos coisas apenas para ganhar dinheiro”.

Quanta bobagem! A Disney já fez várias continuações de qualidade inferior. E nem mesmo a Pixar se salva: Carros 2 e Universidade Monstros não são sombra de seus antecessores. Porém, mentirinhas a parte, Lasseter sempre foi o grande nome por trás da Pixar, é extremamente competente e tem um grande amor pela franquia de Toy Story. Então, apesar de tudo, o filme promete ser muito bom.

Também foi revelado que Toy Story 4 será... um romance! Cronologicamente depois da trilogia original, a história entretanto não terá muita ligação com os filmes anteriores. Seu foco será no relacionamento de Woody e Bo Peep (que foi chamada de Betty no Brasil - ela já apareceu nos dois primeiros filmes da franquia).

John Lasseter retorna a sua criação como co-diretor e co-roteirista. Randy Newman - compositor musical dos filmes anteriores - também foi confirmado na produção. Toy Story 4 está previsto para Junho de 2017.


Novidades nas animações Disney

Duas das animações Disney programadas para 2016 - Zootopia e Moana - tiveram mais detalhes revelados.

No universo de Zootopia não há humanos, apenas animais antropomorfizados. Na trama, o raposo Nick (Jason Bateman) é acusado de um crime que não cometeu e é perseguido pela coelha policial Judy Hopps (Ginnifer Goodwin). Quando ambos percebem serem alvos de uma conspiração, eles são forçados a se unir para resolverem seus problemas.

Pelo jeito a música será destaque em Zootopia. Isto porque a cantora Shakira acaba de ser anunciada como um personagens do filme (ainda que ela não seja a protagonista). A colombiana será uma gazela (ver imagem ao lado) e também cantará a música-tema do filme “Try Everything“. A animação chega aos cinemas em Março de 2016.

Moana é um conto original baseado no universo mitológico das ilhas do Pacífico. Nele seguiremos a jornada de Moana, uma adolescente que navegará pelo Oceano numa busca pelos seus antepassados. Ela será acompanhada pelo semi-deus Maui (o grandalhão da foto abaixo), cuja voz será feita por Dwayne Johnson (também conhecido como The Rock). Moana está previsto para Dezembro de 2016.



Novos títulos Disney e Pixar anunciados

E dois filmes foram exclusivamente revelados na D23! Um da Disney e um da Pixar.

A Disney anunciou Gigantic, que promete ser "a versão definitiva de João e o Pé de Feijão". Mas como se pode ver pela sua primeira imagem, onde vemos uma menina gigante de 11 anos chamada Inma, a história não será tão fiel ao conto original. Outro atrativo de Gigantic é o fato de que a dupla Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez - responsáveis pelas músicas de Frozen - assumirão as músicas do filme. Gigantic só deverá ser lançado em 2018.


E a Pixar, que havia anunciado anos atrás seu interesse em fazer um filme baseado nos Dia dos Mortos mexicano, aproveitou para enfim divulgar o nome deste projeto: Coco. Sobre a história, foi dito apenas que Miguel - um garoto de 12 anos - será o protagonista. Coco está previsto para 2017.


Refilmagens de Meu Amigo o Dragão Mogli

Não se tratam exatamente de novas animações, já que ambos os filmes irão misturar desenhos com atores reais. Mesmo assim, fazem parte do assunto deste artigo. Ambas as produções já estavam confirmadas para 2016, mas agora temos mais detalhes revelados.


Com o nome original de "The Jungle Book" e nome nacional provisório de O Livro da Selva, a história de Mogli será recontada em um filme com previsão de estréia para Abril de 2016. A animação promete ser um verdadeiro "deslumbre visual". Jon Favreau (trilogia Homem de Ferro) acaba de ser anunciado como diretor; e Neel Sethi, um garoto de 10 anos com descendência indiana será Mogli. Ele será o único ator "real" do filme. Já os animais feitos por computação terão vozes de um elenco pra lá de estrelado: Idris Elba, Scarlett Johansson, Lupita Nyong'o, Ben Kingsley, Christopher Walken e Bill Murray são alguns dos nomes.

Já "Pete's Dragon", que teve seu trailer (ainda inédito) exibido pela primeira vez na D23 Expo, é uma refilmagem do filme Meu Amigo o Dragão de 1977, este que originalmente também já era uma mistura de animação com atores reais. Com data prevista para Agosto de 2016, a produção também conta com alguns nomes famosos, como Bryce Dallas Howard, Karl Urban e Robert Redford. A foto da imagem acima, obviamente, é da versão de 77.


Um pouquinho mais de Divertida Mente

E para finalizar a lista de novidades, voltemos a Pixar. Previsto para chegar ao público nas versões DVD e Blu-Ray de Divertida Mente, o curta Riley’s First Date (o primeiro encontro de Riley, em tradução livre), foi exibido na íntegra para quem compareceu na D23 Expo. Para quem quiser ver um pedacinho da animação antes que ele chegue às lojas, é só clicar aqui.



Extra: o Calendário das Produções Disney 2015-2017

Perdido com tantos nomes e datas? O Cinema Vírgula resolve seu problema. Na foto abaixo, já compatível com as datas apresentadas na D23 Expo, vemos os filmes de Pixar, Marvel e Disney em ordem cronológica.


Os dois nomes mais apagados, da parte de baixo, são respectivamente Capitão América 3: A Guerra Civil (2016) e Doutor Estranho (2016). E vocês repararam que logo após A Bela e a Fera (2017), refilmagem live-action protagonizado pela Emma Watson como a Bela, temos o também live-action Ghost in the Shell, que será protagonizado pela Scarlett Johansson? Se trata de um filme da DreamWorks, que embora não seja da Disney, tem seus trabalhos distribuídos pela mesma.

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Crítica - Homem-Formiga (2015)

Título: Homem-Formiga ("Ant-Man", EUA, 2015)
Diretor: Peyton Reed
Atores principais: Paul Rudd, Michael Douglas, Corey Stoll, Evangeline Lilly, Michael Peña
Trailerhttps://www.youtube.com/watch?v=wITUolzfkwI
Nota: 7,0
Divertido como sempre, utilizando a fórmula de sempre

Com seus principais heróis já nos cinemas, para ganhar ainda mais dinheiro a Marvel Studios precisava explorar seus personagens menos badalados. A primeira tentativa foi com Guardiões da Galáxia, sucesso crítica e bilheteria. E o segundo passo vem agora, com Homem-Formiga, que embora esteja com público e recepção levemente inferior a Guardiões, também é um filme bem divertido (que será lucrativo).

Na trama, temos o velho cientista Dr. Hank Pym (Michael Douglas) prestes a ver sua maior criação - uma roupa que encolhe pessoas para o tamanho de uma formiga - ser copiada pelo ganancioso e ex-pupilo Darren Cross (Corey Stoll). Antes que seja tarde demais, com a ajuda de sua filha Hope van Dyne (Evangeline Lilly) ele recruta o "Robin Hood" Scott Lang (Paul Rudd) para ser o novo Homem-Formiga e salvar o dia.

A trama, portanto, é fraca. O plano para derrotar Darren não faz muito sentido. Mas, como sempre, se trata de uma história de origem. E como origem, é uma boa história; a melhor parte de Homem-Formiga. Dos dramas pessoais dos personagens principais, passando pelo treinamento de Scott, tudo é bem desenvolvido... nem tem muito como errar nesta parte. O problema ficou mesmo na "missão" que o herói precisa cumprir ao final.

Independente dos altos e baixos da trama, Homem-Formiga é bem divertido, acelerado, tem um ótimo ritmo. Segue a risca a fórmula padrão dos filmes da Marvel, de ação com humor, e certamente agradará o público. Entretanto, mesmo nos quesitos humor e ritmo o filme não é perfeito: em 2 ou 3 cenas o humor passa do ponto ideal, estragando um momento de tensão com uma piada desnecessária. É um defeito que já aconteceu em Homem de Ferro 3, mas felizmente aqui acontece em menor escala.

E não dá para comentar sobre um filme como Homem-Formiga sem falar sobre os efeitos especiais. Em uma palavra: convincente. Em termos da miniaturização constante a que se submete o herói os efeitos são bons, fluidos; mas não são espetaculares. Por exemplo, as formigas não estão perfeitas em termos de textura; mas ainda assim não comprometem em nada o resultado final. Efeito de computador bom de verdade, o filme também tem. E ele foi gasto na cena inicial, onde vemos um Michael Douglas 20 anos mais jovem. Entendo ser o melhor rejuvenescimento por computador que já vi até hoje. Quase não dá para perceber os retoques digitais. Quase.

Em termos de atuações, Michael Douglas e Paul Rudd (para minha surpresa) estão muito bem. Já Evangeline Lilly também está muito bem... com exceção da cena dramática onde ela chora: não convenceu. Mas não vamos culpá-la, certo? A culpa é do diretor, ao cometer o sacrilégio de colocar pra chorar um rosto que nasceu para encantar sorrindo! :P

Com prós e contras, Homem-Formiga é muito bom em seu começo mas perde a força em seu final. Jogando contra o mesmo, há dois problemas que todo filme recente da Marvel está tendo que enfrentar: 1) a repetição: este é o 12º filme da nova fase da editora, e após usar a mesma fórmula de sempre, já está cansando (a fórmula é tão explícita que até mesmo a trilha incidental utilizada é uma cópia de produções anteriores); 2) o vilão fraco: mais uma vez a Marvel falha em trazer um antagonista interessante e/ou perigoso e desafiador.

Divertido, agitado, Homem-Formiga está acima dos filmes do Hulk, do Thor, do primeiro Capitão América e do terceiro Homem de Ferro. Mas está abaixo dos demais filmes da Marvel. Que a editora continue seu ótimo trabalho de entretenimento nos cinemas, mas que resolva o problema do esgotamento de idéias antes que ele se torne algo prejudicial a ela mesma. Nota: 7,0


PS: há duas cenas pós-créditos; a segunda delas, ao final de tudo, é pequena e pouco acrescenta. É um fraco teaser do futuro Capitão América 3: Guerra Civil.

PS 2: assisti o filme em 3D e ele está bem feito. Várias cenas com planos longos, principalmente no começo do filme. Vale a pena assistir neste formato.

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