quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Uma análise de todas as Graphic Novels do Maurício de Sousa até agora - Parte 2 de 3


Continuando o texto anterior, seguem mais 3 edições da coleção Graphic MSP.

4 - Piteco - Ingá
Artista: Shiko (roteiro e desenhos)
Lançamento: Novembro de 2013
Nota (1 a 5): 4
Comentários: Ao associar a história com a pedra pré-histórica Ingá, localizada na Paraíba, Shiko faz a maior alteração dos personagens do Maurício até então. O universo de Piteco - originalmente do hemisfério norte, onde seus cidadãos vivem em cavernas ou casas esculpidas na pedra, enfrentando dinossauros e mamutes - é substituído por uma ambientação nas selvas brasileiras, onde os personagens estão mais próximos dos índios (ok, ainda surgem alguns animais pré-históricos, mas todos brasucas). Piteco é um caçador, e Thuga uma jovem feiticeira, que é raptada por uma tribo rival de olho em seus poderes. É a missão de Piteco para resgatar seu eterno amor não assumido, a história de Ingá.
Não considero tantas mudanças nos personagens como algo ruim. Ao contrário, é gratificante ver uma história de brasileiro sobre brasileiros. Arte e história são boas, e com exceção da luta final - um pouco confusa - o resultado final é um material bem elaborado, superior aos nível dos quadrinhos atuais.

5 - Bidu - Caminhos
Artistas: Eduardo Damasceno e Luis Felipe Garrocho (roteiro e desenhos)
Lançamento: Agosto de 2014
Nota (1 a 5): 3
Comentários: Caminhos é uma dupla história de origem. Aqui conhecemos como Bidu e Franjinha se encontraram, e também, como Bidu conheceu os cachorros Duque, Bugu e Rúfius. Assim como em Laços (ver Parte 1), Caminhos também possui traços delicados e fofinhos e simula os anos 80. Entretanto, a comparação termina aqui, já que esta história - sob ponto de vista dos cachorros - é bem mais simplória. Com poucos diálogos e poucos quadros por página, os maiores momentos de diversão e emoção vem dos "balõezinhos" de fala dos personagens; já que ao invés de palavras, os cachorros se expressam por desenhos. Curiosamente este detalhe dos balões - a única coisa realmente especial em Caminhos - não estava previsto originalmente pelos autores, foi uma sugestão do editor Sidney Gusman.

6 - Astronauta - Singularidade
Artistas: Danilo Beyruth (roteiro e arte) e Cris Peter (cores)
Lançamento: Dezembro de 2014
Nota (1 a 5): 4
Comentários: Na continuação de Astronauta - Magnetar agora temos Astronauta acompanhado de dois tripulantes em uma viagem para estudar um buraco negro: uma psicóloga brasileira e um pesquisador estrangeiro que "impôs" sua participação através de sua agência. Já nas primeiras páginas percebemos que o pesquisador não apenas é mal intencionado, como também conhece detalhes da missão que os brasileiros nem desconfiam. Chichê? Sim, até mais do que a história anterior. Porém aqui o roteiro é mais elaborado, e finalmente temos um desenvolvimento maior não só do Astronauta, mas de todo o ambiente que o cerca. Conhecemos o programa espacial brasileiro, novos personagens e algumas curiosidades bacanas. A arte continua bela e adequada e, assim como no capítulo anterior, há momentos em que elas lembram cenas de filmes.


Amanhã tem a parte final, não percam! Mas antes dela chegar, conforme prometido, segue alguns desenhos de Laços:

Laços: a turminha desenhada por Vitor Cafaggi
Laçõs: e quando é flashback (eles quase bebês). os traços são de Lu Cafaggi

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Uma análise de todas as Graphic Novels do Maurício de Sousa até agora - Parte 1 de 3


Se houve algo que fez bem para Maurício de Sousa e sua criação foi sua associação, em 2007, com a Panini Comics. Depois de duas décadas na Globo publicando as mesmas revistas de sempre em formatinho, eis que sob nova editora Maurício nos presenteou com várias novidades editoriais.

Primeiro surgiu o Clássicos do Cinema - revista bimensal que traz em cada edição uma paródia diferente de algum filme famoso. No ano seguinte, 2008, uma grande surpresa: em branco-e-preto, baseado nos mangás japoneses, foi lançado o Turma da Mônica Jovem, com os personagens já adolescentes. Fomos apresentados a surpresas como o namoro de Mônica e Cebolinha (ou melhor, agora ele se chama "Cebola"), e o fato de que embora Cascão e Magali continuam respectivamente um "sujinho" e uma "faminta", agora ele toma banho, e ela, controla o apetite com uma dieta saudável.

Depois de outros vários lançamentos interessantes, a "cereja do bolo" viria somente em 2012, com a coleção Graphic MSP. Citando a Wikipedia: "Graphic MSP é um projeto da Mauricio de Sousa Produções que consiste em histórias dos personagens do estúdio feitas por artistas brasileiros consagrados e com estilos diferentes do padrão das revistas mensais. O nome vem do termo "Graphic Novel" ou Romance gráfico.".

São edições em formato tamanho revista, papel de qualidade e, principalmente, material de alta qualidade! Este texto irá apresentar a vocês todas as nove edições da Graphic MSP até agora. Serão três edições em cada uma das três partes. As notas vão de 1 a 5 (sem ter notas quebradas, como por exemplo 2,5). Vamos a elas?

1 - Astronauta - Magnetar
Artistas: Danilo Beyruth (roteiro e arte) e Cris Peter (cores)
Lançamento: Outubro de 2012
Nota (1 a 5): 3
Comentários: Na estréia do selo Graphic MSP, o maior destaque fica para a muito bem sucedida adaptação do Astronauta "para crianças" do Maurício para um Astronauta "adulto do mundo real". Até mesmo a nave e o uniforme "redondos" foram transformados em algo com design eficiente e crível. A arte é competente, bem apropriada para uma ficção espacial. Já o roteiro, simples e sem falhas, peca na originalidade. Não deixa de uma história de um "náufrago" perdido e sozinho que precisa lutar contra si mesmo para não enlouquecer; tema este já abordado em diversas obras do gênero.

2 - Turma da Mônica - Laços
Artistas: Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi (roteiro e desenhos)
Lançamento: Junho de 2013
Nota (1 a 5): 5
Comentários: Esta obra dos irmãos Cafaggi é tão boa, tão maravilhosa, que terei dificuldades em descrevê-la. Na história, Floquinho desaparece e então Cebolinha, Mônica, Cascão e Magali saem a procura do mascote. Laços fala sobre... laços de amizade. A amizade de Cebolinha com seu cachorro, e a amizade fortíssima do quarteto mais famoso do Maurício. Tudo com extrema delicadeza, sensibilidade e beleza. Laços possui uma ambientação dos filmes infantis de aventura dos anos 80, o que torna a obra ainda mais emocionante para mim, que passei a infância nesses anos. Os desenhos competentes e espetacularmente fofos dos Cafaggi vocês poderão ver na minha "Parte 2". O suspense é proposital para vocês não tirarem esta obra da cabeça!

3 - Chico Bento - Pavor Espaciar
Artista: Gustavo Duarte (roteiro e desenhos)
Lançamento: Agosto de 2013
Nota (1 a 5): 2
Comentários: Gustavo Duarte possui um desenho bem característico: limpo, econômico, caricato, lembrando um pouco desenhos animados "modernos" como Johnny Bravo ou Laboratório de Dexter. Suas páginas possuem poucos quadros (há várias páginas com um único quadro, grande, ocupando todo o papel) e uma ausência quase completa de diálogos. Todas estas características se repetem em Pavor Espaciar, o que torna a obra extremamente rápida para ler. A história é divertida e recheada de referências da cultura Pop, mas é simples demais. E o pior de tudo é que embora seja protagonizada por Chico Bento, Zé Lelé e o porco Torresmo, o que temos é um conto genérico sobre abdução alienígena (pasmem!). Se trocássemos o trio citado por quaisquer outros personagens (ou pessoas), a história seria a mesma. Legalzinha, de Chico Bento o Pavor Espaciar não tem praticamente nada.


E amanhã tem a parte 2. Não percam!

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Dupla-Crítica: Quarteto Fantástico (2015) e Corrente do Mal (2014)



Dois filmes que estrearam nos cinemas este ano, mas que já não estão em cartaz. Um, um filme de terror; o outro, um filme de super-heróis que muitos acham um terror. Vamos a eles!


Quarteto Fantástico - "Fantastic Four" (2015)

Diretor: Josh Trank
Trailerhttps://www.youtube.com/watch?v=d-UYFoPq4_Q
Atores principais: Miles Teller, Kate Mara, Michael B. Jordan, Jamie Bell, Toby Kebbell, Reg E. Cathey
Nota: 5,0

"Bem ruim, mas ainda assim, menos pior do que falam"

Com diversos problemas em sua produção, o resultado não poderia ser diferente. A nova encarnação do Quarteto Fantástico foi um fracasso de crítica e público. Para os mais críticos, um dos piores filmes de super-herói de todos os tempos; para os mais elogiosos, os dois primeiros atos seguem o estilo de ficção científica e são bons. Concordo apenas parcialmente com ambas vertentes.

Isto porque mesmo em seus dois primeiros terços Quarteto Fantástico também é fraco. Sim, ele até puxa para o lado científico mas de maneira muito desconexa. Tirando o personagem Reed Richards (interpretado de maneira muito boa pelo ótimo Miles Teller), nenhum outro personagem é apresentado e desenvolvido de maneira decente. Da forma com que são colocados, todos os demais personagens são adolescentes arrogantes e mal-humorados desprovidos de qualquer carisma. Não deixa de ser um ato admirável (no mau sentido) em 1h de filme o diretor conseguir desenvolver (e mais ou menos) apenas um de seus vários personagens.

Por outro lado, o filme não deixa de ser mais um repetitivo e razoável filme de origens. Somando todos os prós e contras, ele não é inferior aos dois filmes do próprio Quarteto Fantástico na década passada e chega a ser melhor que filmes como Demolidor (2003), Mulher Gato (2004) e Elektra (2005).

Sobre a briga do diretor Josh Trank com os produtores da Fox, agora opino que ambos estão errados. O segundo por não disponibilizar para esta produção tempo e dinheiro para que ela tivesse história e efeitos especiais decentes (os efeitos não são tão ruins, porém a visualização dos poderes do "homem-elástico" é constrangedora). Já Trank, que diz não ter culpa no resultado final criticando principalmente o último ato, perde sua razão quando vemos que o começo também é ruim e que em sua ideia original o Quarteto sequer se torna um grupo em qualquer momento da história. Quarteto Fantástico entra pra posteridade como exemplo de como não se produzir um filme. Ao mesmo tempo, que há coisas bem piores que ele, há. Nota: 5,0


Corrente do Mal - "It Follows" (2014)

Diretor: David Robert Mitchell
Atores principais: Maika Monroe, Keir Gilchrist, Olivia Luccardi
Nota: 7,0

"Filme emula com sucesso os bons filmes de terror dos anos 80"

Corrente do Mal é uma verdadeira imersão aos (bons) filmes dos anos 80. Não apenas pela ambientação (a história se passa nesta época), mas também pela sua temática (adolescentes são "punidos" por fazer sexo) e pelo vilão (que não é exatamente um "fantasma" (tipo de terror em moda atualmente), e sim um perseguidor "quase" de carne e osso que consequentemente está sujeito as regras normais da física que conhecemos.

Curiosamente, o ponto fraco de Corrente do Mal é sua história, mais especificamente na sua própria mitologia e no seu desfecho. Apesar de tudo, a história é desenvolvida de uma maneira bem bacana: ela abre espaço para discussões morais e ainda foge de alguns clichês quando faz que seus personagens não sejam "tão burros" (eles conversam entre si sobre o que está acontecendo, e tentam montar planos).

Aliás, o filme é bem dirigido: a fotografia é muito bonita, o constante clima de tensão é bem construído (que espectador não fica nervosamente caçando pela "coisa" nos planos abertos, para ver se a encontra?), e até algumas atuações são boas, principalmente da protagonista principal, a bela e jovem Maika Monroe.

Para quem curte terror e suspense, e já está um pouco cansado da fórmula atual dos cinemas, Corrente do Mal é uma boa pedida para ver como eram os bons filmes dos anos 80. Nota: 7,0

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Crítica - Perdido em Marte (2015)

Título: Perdido em Marte ("The Martian", EUA, 2015)
Diretor:  Ridley Scott
Atores principaisMatt Damon, Jessica Chastain, Kristen Wiig, Jeff Daniels, Michael Peña, Sean Bean, Chiwetel Ejiofor
Trailerhttps://www.youtube.com/watch?v=QVX5DSzRn14
Nota: 8,0
Um belo filme, e uma ode a inteligência humana

Já fazia um bom tempo... mas enfim o diretor Ridley Scott voltou a acertar a mão! Baseado no livro de mesmo nome do escritor Andy Weir, Perdido em Marte é um filme muito bonito visualmente, equilibrado emocionalmente, uma boa ficção científica e uma verdadeira celebração da engenhosidade e inteligência humana.

Na trama, seis astronautas estão em Marte quando são obrigados a deixar o planeta as pressas devido uma súbita tempestade. E no meio desta correria, o astronauta Mark (Matt Damon) é aparentemente morto por um destroço, sendo então abandonado no planeta por seus companheiros, já que não havia tempo para comprovar sua morte ou não antes da decolagem de emergência. Mas eis que... Mark sobreviveu, e sem perspectivas de resgate em anos, começa a se preocupar em como sobreviver até lá, sendo que ele possui suprimentos apenas para alguns meses.

E então que o filme se divide em duas frentes: uma com Mark tentando sobreviver, e outro com a Nasa tentando resgatá-lo. É como se fosse uma mistura de Apolo 13 (1995) com Náufrago (2010), com uma grande diferença: o tom.

Em Perdido em Marte os personagens dificilmente perdem a calma, tudo é menos dramático, mais contemplativo. E ao mesmo tempo... mais divertido. Com a desculpa de estar sendo filmado para o público da Terra, Mark passa seu tempo conversando com a câmera de maneira animada, fazendo piadas e gracinhas com bastante frequência. Aliás, as cenas com Matt Damon (que ocupam cerca de 1/4 do filme), as vezes chegam a lembrar aulas do Mundo de Beakman. Sem o Lester, claro.

Obviamente, nem tudo são flores. Como sempre há também as crises (sejam por intempéries naturais ou erros humanos) que Nasa e Mark precisam resolver ao longo do filme. Mesmo assim, tudo é mostrado com bem menos drama que em Apolo 13: tudo é mais light.

Mas principalmente, Perdido em Marte é bastante otimista, o que não deixa de ser surpreendente em se tratando de Ridley Scott. É um deslumbre ver a humanidade no espaço, cercada de tanta ciência e competência. As vezes o otimismo é tanto que chega a exagerar (como por exemplo a China abrir mão de um segredo espacial para altruisticamente resgatar o americano).

Com cenas espaciais belíssimas, recheado de bons atores e atrizes (Matt Damon, Jessica Chastain, Jeff Daniels, e Chiwetel Ejiofor são os maiores destaques), trilha sonora discreta mas competente, enquanto assistimos uma ode a nossa capacidade presenciamos algo que agrada bastante os olhos, ouvidos e mente.

Bem preciso cientificamente falando (embora com algum alguns exageros), como "ficção científica de resgate" Perdido em Marte não é "o" melhor filme que já vi, mas chega perto. Certamente agradará bastante os fãs do gênero e também agradará o público em geral. Mas o que vou guardar deste filme é justamente a esperança... o olhar para nossas qualidades, o olhar para nosso futuro. Eu recentemente fiz outro apelo ao otimismo na minha crítica de Tomorrowland. Precisamos elevar nosso espírito. E se isto for feito com filmes tão bem executados quanto este, melhor ainda! Nota: 8,0

PS: ao ser filmado com vários planos com ampla profundidade, Perdido em Marte se torna uma ótima pedida para ser assistido em 3D. Mas cuidado! Vá apenas em cinemas que saibam projetar em 3D (filmes neste formato são naturalmente mais escuros, então precisam ser compensados com mais luz), o que infelizmente não é o caso do Cineflix Galleria Campinas, onde assisti. :(

PS2: e o filme "continua"... No canal "ARES:live" do you tube ainda podemos ver mais 5 curtos vídeos sobre Perdido em Marte. Bem bacana. Dentre eles, temos um vídeo onde vemos os astronautas em Marte antes do acidente, e outro com Neil deGrasse Tyson falando sobre a fictícia missão Ares como se fosse verdadeira, em seu programa Cosmos. A única desvantagem destes vídeos? Estão em inglês, sem legendas.

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

O que vem por aí em Outubro


Outubro de 2015 será um mês bastante interessante para os fãs de cinema. Para começar, da minha lista dos "10 filmes que mais espero para este ano" nada menos que 4 dos 10 filmes estreiam neste mês!

Os 4 filmes (veja a foto dos mesmos acima) são: Perdido em Marte (ficção científica com o diretor Ridley Scott), A Travessia (que promete ser o "pesadelo" de todos que sofrem de vertigem), A Colina Escarlate (terror do diretor Guillermo del Toro) e Sr. Holmes (Ian McKellen como o famoso detetive).

E ainda teremos em Outubro mais filmes dignos de nota. Vou citar 2: os novos trabalhos dos famosos diretores Steven Spielberg (Ponte dos Espiões - com Tom Hanks no papel principal e os Irmãos Cohen no roteiro!) e M. Night Shyamalan (A Visita - filme de terror de baixo orçamento que vem agradando o público).

Vejam como ficou o calendário de estréias:
Dia 8: A Travessia
Dia 15: A Colina Escarlate, Sr. Holmes
Dia 22: Ponte dos Espiões
Dia 15 26/11: A Visita

E aqui no Cinema Vírgula as coisas não serão menos movimentadas. Em Outubro publicarei pelo menos 7 novas críticas de filmes, pelo menos de 4 dos 6 filmes acima. Não percam!


Atualizado em 18/11: "Sr Holmes ainda não estreou no Brasil, sem previsão para tal. Já A Visita, teve a estréia confirmada pela distribuidora para 26/11. Meu calendário acima já reflete esta mudança.

domingo, 27 de setembro de 2015

Crítica - Ex-Machina: Instinto Artificial (2015)

Título: Ex-Machina: Instinto Artificial ("Ex-Machina", EUA / Reino Unido, 2015)
Diretor: Alex Garland
Atores principais: Domhnall Gleeson, Oscar Isaac, Alicia Vikander
Trailerhttps://www.youtube.com/watch?v=HtBuBJxDlU8
Nota: 8,0
Ficção Científica entrega reflexões, bom suspense e ótimas atuações

Mesmo que o número de filmes produzidos por ano aumente, a tendência atual é que o número de filmes exibidos nos cinemas diminua. Isto porque ao povoar múltiplas salas repetindo a exibição do mesmo blockbuster, os filmes independentes perdem cada vez mais espaço, gerando vítimas. É o triste caso deste virtuoso Ex-Machina: Instinto Artificial, que não conseguiu chegar aos cinemas, indo direto para DVD (ele chegará às lojas em Outubro mas já pode ser comprado e assistido no Brasil via streamings como o YouTube).

Na história, Caleb (Domhnall Gleeson) é um programador e foi sorteado para passar uns dias na casa de seu empregador - e gênio da informática - Nathan (Oscar Isaac). Lá ele é convidado a avaliar se o avançado androide construído em segredo por Nathan - Ava (Alicia Vikander) - consegue ser o primeiro ser artificial a passar pelo Teste de Turing (ou seja, se mostrar indistinguível de um ser humano).

O filme vai além da ciência ao colocar o elemento "opressão" em jogo. Devido a questões de confidencialidade, Caleb é sujeito a condições absurdas de confinamento. Não que Nathan maltrate seu convidado, mas ele exerce uma pressão psicológica imensa sobre o programador. E a questão não se suaviza com o tratamento dado a Ava: ela é tratada como uma máquina descartável o tempo todo pelo seu criador. E a medida que Caleb vai se convencendo que Ava tem "sentimentos", os debates morais e científicos vão crescendo de maneira natural e brilhante.

Ex-Machina marca a estréia do britânico Alex Garland com diretor, ele que já tem carreira bem sucedida como escritor de filmes também de ficção científica, como Extermínio (2002) e Sunshine - Alerta Solar (2007). E é uma estréia muito boa. Garland vai bem na direção e no roteiro.

Como direção, Alex traz para seu filme enquadramentos pertinentes - fechados, que aumentam a sensação de enclausuramento dos personagens - e uma fotografia muito boa com efeitos especiais bem críveis em se tratando de um filme de baixo orçamento. Mas se Ex-Machina vai bem na imagem, não se pode dizer o mesmo do seu som. Certamente o grande defeito do filme é sua trilha sonora. Aqui Garland mostra uma mão pesada, e a trilha ambiente é barulhenta, incômoda, alta, ocupando praticamente todos os minutos do filme. É como se o som tentasse representar um "torpor" do personagem principal; situação esta que não faz sentido com o que se apresenta na tela.

E se o roteiro é bem feito, há o alerta de que os diálogos são irregulares. Há bons e maus momentos; os piores acontecem justamente nos momentos das citações científicas. De qualquer forma, é através das imagens e das ações e reações dos personagens que conseguimos ver toda a qualidade filosófica por trás de Ex-Machina.

As atuações do trio principal são muito boas, e aumentam a qualidade do filme. Como curiosidade, em alguns momentos achei a jovem atriz sueca Alicia Vikander extremamente parecida com as irmãs Mara (Rooney e Kate). Até achei que podiam ser parentes; mas não, sequer são do mesmo país (risos).

Ex-Machina: Instinto Artificial é um filme lento, tenso, psicológico, e que assim como toda boa ficção científica nos faz refletir. Como sua nota final, eu lhe daria um 7,5. Mas nesta tendência minha de não dar mais notas quebradas, como prêmio pela sua originalidade, a nota será aumentada para 8.0.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Crítica - Que Horas Ela Volta? (2015)

Título: Que Horas Ela Volta? ("Que Horas Ela Volta?", Brasil, 2015)
Diretor: Anna Muylaert
Atores principais: Regina Casé, Michel Joelsas, Camila Márdila, Karine Teles, Lourenço Mutarelli
Trailerhttps://www.youtube.com/watch?v=Dffs46VCJ_g
Nota: 8,0
Brilhante, ao expor diversos dramas sem ser piegas e com poucos clichês

Que Horas Ela Volta? estreou nos cinemas há um mês. Em muitos lugares, até saiu de cartaz. Mas... voltou! O novo filme da diretora e roteirista Anna Muylaert (Durval Discos, Castelo Rá-Tim-Bum, O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias) teve uma justíssima sobrevida graças ao boca-a-boca positivo do público, e também ao destaque dado pela mídia nacional, que mostra notícias sobre a boa recepção do filme no exterior, as quais se incluem os festivais de Berlim e Sundance onde recebeu prêmios importantes.

Na história, Val (Regina Casé) deixa sua casa e sua filha pequena Jéssica (Camila Márdila) em Pernambuco e parte para São Paulo em busca de emprego. Trabalhando há mais de 10 anos como babá e empregada doméstica para os patrões Bárbara (Karine Teles) e Carlos (Lourenço Mutarelli), Val não vê a filha desde então. Então, um fato muda tudo: Jéssica vem a São Paulo para prestar vestibular e morar com a mãe. O fato de Val morar em um quartinho na mansão dos patrões é o estopim para vários conflitos posteriores.

Ao contrário do que a sinopse acima induz, Que Horas Ela Volta? não trata apenas das questões de diferenças de classes, da hipocrisia dos ricos e da complicada relação empregado-patrão. Graças a um roteiro brilhante de Muylaert (no qual trabalhou por vários anos), o filme também aborda famílias disfuncionais, diferenças entre gerações, traição, ascensão social, regionalismo... há até espaço para umas cutucadas no atual custo de vida brasileiro.

Todos estes assuntos são colocados sem sentimentalismo e quase sem clichês. O "quase" precisa ser empregado devido aos personagens dos patrões: caricatos; mas que ainda assim, não comprometem o filme.

Que Horas Ela Volta? usa muitos planos fechados, ambientes internos, mas sem o uso de closes. Desta maneira temos uma estudada cumplicidade sobre tudo o que acontece: conseguimos observar ao mesmo tempo não apenas o comportamento de Val e sua filha, como também de todos os integrantes da casa, até os outros empregados. O pouco uso de trilha sonora também contribui com a sensação de realismo trazida pelo filme.

Regina Casé - que dividiu com Camila Márdila o prêmio de melhor atriz dramática em Sundance - de fato está muito bem. Porém, não é uma atuação espetacular. De qualquer forma, seu trabalho é admirável: conhecida nacionalmente pelo esteriótipo de "comediante nordestina" ela foge desta sua antiga persona com maestria e carisma. Aliás, por falar em comédia, Que Horas Ela Volta? tem suas (muito boas) pitadas de humor, mas não se enganem, este é um filme povoado basicamente de dramas.

Em tempos onde o brasileiro sofre de má-estima devido as péssimas notícias sócio-econômicas que infestam os noticiários, ver um filme 100% nacional tão bem escrito é um alento. O Brasil continua produzindo pessoas e materiais inspiradores. Vamos acreditar mais em nós mesmos! Nota: 8,0

PSQue Horas Ela Volta? já nasceu favorito a ser nosso filme candidato para o Oscar 2016. E eu diria que é um dos filmes com maiores chances de vitória em anos! Vai levar? Aí, admito, será difícil. Não por que lhe falta qualidade. Mas por que julgo que o tema escolhido já está um pouco desgastado entre a Academia. Espero estar errado!

PS 2: Este é meu post 200 no blog. Fico feliz que este marco tenha acontecido com um filme tão bacana!

domingo, 6 de setembro de 2015

Crítica - Expresso do Amanhã (2013)

Título: Expresso do Amanhã ("Snowpiercer", Coréia do Sul / EUA / França / República Checa, 2013)
Diretor: Joon-ho Bong
Atores principais: Chris Evans, Kang-ho Song, John Hurt, Tilda Swinton, Jamie Bell, Octavia Spencer, Ah-sung Ko
Trailerhttps://www.youtube.com/watch?v=okeVv_MQLTk
Nota: 5,0
Imprevisibilidade é a grande qualidade desta ficção pós-apocalíptica

Não deixa de ser estranho que a distribuidora PlayArte tenha colocado Expresso do Amanhã nos cinemas brasileiros somente agora, já que o filme é de 2013 e estreou na maior parte dos cantos do mundo ainda no primeiro semestre de 2014.

O filme é dirigido pelo sul-coreano Joon-ho Bong, que vem ganhando ao longo dos anos público e fama no ocidente, graças a trabalhos como O Hospedeiro (2006) e Mother - A Busca Pela Verdade (2009). Este, entretanto, é seu primeiro trabalho nos EUA e já nasceu repleto de estrelas hollywoodianas. Completam o elenco os também coreanos Kang-ho Song e Ah-sung Ko, que trabalharam com Joon Ho anteriormente.

Baseado na graphic novel francesa Le Transperceneige, a história de Expresso do Amanhã mostra que para acabar com o aquecimento global a humanidade lançou na atmosfera o composto CW7... que funcionou bem demais, congelando todo o planeta e praticamente extinguindo todas as formas de vida. Os poucos humanos sobreviventes estão confinados dentro de um trem em movimento, projetado para durar "para sempre". Vivendo há 18 anos nos "últimos vagões", em um ambiente de grande confinamento e pobreza, Curtis (Chris Evans) é o líder de uma revolta que objetiva levar seu povo até "o primeiro vagão", e controlar o trem trazendo igualdade a todos.

A verdade é que para assistir Expresso do Amanhã o espectador precisa ter uma enorme suspensão de descrença. Mesmo vendido como ficção científica, o universo montado dentro do trem é repleto de absurdos e furos de roteiro. Claro, todo esta fraca ambientação foi criada apenas para ser usada como metáfora para os conflitos sociais atuais: a separação entre pobres e ricos, a diferença enorme de qualidade de vida entre eles. No aspecto da crítica social, Expresso do Amanhã funciona bem; seja pelo debate filosófico ao final do filme, ou pela denúncia ao colocar atores negros apenas entre os pobres.

É uma pena ver, entretanto, que os problemas com o roteiro vão além do inverossímil universo criado em Expresso do Amanhã. Exageros surgem também nos pequenos detalhes, como por exemplo, no início do filme, onde vemos uma mulher atingida na nuca por um sapato arremessado sangrar devido a este fraco golpe... e na testa!

A fotografia do filme é bonita, e o design de produção, principalmente no que se refere a construção dos vagões - cada um deles possui um visual / função bem distinta - também tem destaque positivo. Entretanto, novamente as falhas aparecem. Por exemplo, ao percorrer pelo trem temos até vagões discoteca, mas não temos vagões dormitórios. Aonde estas centenas de pessoas dormem?

Curiosamente, todas esta falhas e absurdos acabam tendo um lado bastante positivo: a imprevisibilidade. Esta, talvez, a maior qualidade de Expresso do Amanhã. A cada vagão explorado, não temos a menor idéia do que vamos encontrar pela frente. Há muita surpresa e bizarrice. Em um cinema atualmente tão repetitivo, é agradável e raro ser surpreendido.

Aliás, ainda sobre estas "falhas" na história, o longo diálogo explicativo da parte final - que lembra bastante aquela conversa que Neo tem com o Arquiteto em Matrix Reloaded - consegue, de fato, explicar algumas coisas que outrora não faziam sentido. Mas também não só deixa de explicar muito, como também gera novos furos, como por exemplo, uma insinuação sobre o passado do personagem de Tilda Swinton que só funcionaria se ela tivesse menos de 25 anos, o que não acontece.

Fraco como ficção científica, mas razoável como drama e filme com bastante ação, Expresso do Amanhã somando todos seus prós e contras se torna um filme aceitável e com cenas visualmente marcantes. Nota: 5,0

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Crítica - Ted 2

Título: Ted 2 ("Ted 2", EUA, 2015)
Diretor: Seth MacFarlane
Atores principais: Mark Wahlberg, Seth MacFarlane (vozes), Amanda Seyfried, Jessica Barth, Giovanni Ribisi, Morgan Freeman
Trailerhttps://www.youtube.com/watch?v=znssIpxQVa4
Nota: 6,0
Superior ao anterior, Ted melhora no formato mas não no conteúdo

Três anos atrás, as aventuras do ursinho Ted foram um surpreendente sucesso de bilheteria, ultrapassando a marca de US$ 500 milhões de arrecadação. Eu, entretanto, não partilhei desta empolgação. Em seu retorno, e agora com mais bagagem como diretor, Seth MacFarlane aprendeu com algumas deficiências do filme anterior e trouxe para Ted 2 um formato muito mais próximo do seriado que o consagrou, o Family Guy: o uso constante de cenas curtas non-sense, trazendo muito mais humor ao filme.

Saem portanto os enfadonhos romances de John (Mark Wahlberg) e entram ainda mais piadas aleatórias, melhorando o resultado final da produção. Se, entretanto, em Ted 2 temos mais humor e mais piadas, o conteúdo das mesmas não mudou em relação ao filme anterior: muitas piadas sobre sexo (e pênis), apologia a maconha, críticas a celebridades, e muitas... muitas referências a cultura pop atual e dos anos 80.

Na história desta continuação, Ted (Seth MacFarlane) está casado com Tami-Lynn (Jessica Barth), porém em plena crise conjugal. Para salvar o casamento, resolvem adotar uma criança. Mas... Ted não pode ser pai pois não é considerado um ser humano pela lei. É então que junto com seu amigo de sempre John eles contratam a advogada novata Samantha (Amanda Seyfried) para ajudá-los na justiça. O roteiro é bem fraco, sequer faz sentido. Apenas serve de ligação entre as esquetes cômicas.

É claro que Mark Wahlberg e Amanda Seyfried vão se tornar o par romântico do filme. Mas felizmente, o enfoque a este namoro é muito pequeno. Desta vez as atenções estão muito mais no ursinho, o que é uma notícia positiva. E por falar em Mark Wahlberg, em vários momentos ele me passou a sensação de estar entediado com o filme. Ainda bem que o mesmo não acontece com os demais atores, que levam a atuação a sério e vão bem.

Me diverti bem mais com Ted 2, comparando com o filme inicial. O aumento das piadas - e muitas delas são realmente bem engraçadas - dão mais dinamismo e velocidade ao filme. Por outro lado, também há outras piadas muito ruins, de puro mal gosto. Uma coisa que talvez MacFarlane ainda não tenha se apercebido é que algumas piadas que funcionam em um desenho adulto tem efeito contrário quando feitas por atores de carne e osso.

Outro ponto curioso da trama é que seu desfecho se passa dentro da Comic Con de Nova York. Se por um lado isto proporciona uma cena de luta generalizada bizarra e bastante engraçada, por outro, também traz algumas das piores piadas do filme, com o personagem do ator Patrick Warburton batendo e abusando de nerds. Aliás, a Comic Con multiplica as referências a cultura pop. O fato do mesmo Warburton fazer cosplay do herói The Tick (sendo que ele mesmo foi o interprete do personagem em uma série de TV de 2001) é um detalhe bem bacana.

Engraçado, mas longe de ser uma grande comédia, Ted 2 é superior ao seu antecessor, porém MacFarlane ainda não conseguiu em qualquer um dos seus filmes live-action chegar perto da mesma graça que ele alcança com seu Family Guy. E ironicamente, mesmo sendo este filme melhor, Ted 2 caminha para não arrecadar nem metade do que o primeiro filme arrecadou. Seria reflexo de que o humor de MacFarlane já não ser algo novo nos cinemas? Nota: 6,0

Crítica - Indiana Jones e a Relíquia do Destino (2023)

Título : Indiana Jones e a Relíquia do Destino ("Indiana Jones and the Dial of Destiny", EUA, 2023) Diretor : James Mangold Atores...