segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Porque o filme "A Origem" ("Inception") não é tão bom assim (+ explicação para o final)

Se eu tivesse escrito este post anos atrás, certamente haveria muita comoção (e até alguns xingamentos). Será que vai acontecer o mesmo agora, tanto tempo após o lançamento do filme? Farei este teste. E começo contando uma pequena história..

(Ah, antes de começar a história, é óbvio que só recomendo ler este texto quem já assistiu ao filme, é spoiler do começo ao fim).

O ano era 2010. Eu havia acabado de assistir A Origem nos cinemas com um grupo de amigos, e saíra da sala extremamente feliz e empolgado. Eis que então um deles me perguntou: "o que você achou do filme?". Parei, refleti por alguns segundos, e então respondi: "me pareceu espetacular; porém, tem algo estranho que ainda não absorvi... parece que há um furo grave no roteiro... só depois de assistir o filme novamente que eu poderei responder sua pergunta de verdade".

E mantive esta resposta desde então... Ou melhor, até o final de semana passado, onde enfim assisti A Origem novamente. E infelizmente meus temores estavam corretos. Há sim um furo essencial do roteiro.

Os muitos pequenos erros

Em minha revisita ao A Origem, encontrei um número bem alto de exageros e contradições do roteiro, boa parte deles que não captei pela primeira vez, nos cinemas. Vou citar apenas 4, como ilustração:
  • No primeiro nível de sonho dentro da cabeça de Robert Fischer (Cillian Murphy) - aquele onde há perseguição de carro sob chuva - os "seguranças" da mente de Robert atacam os heróis com metralhadoras, e em pelo menos duas cenas, isto é feito a queima roupa! Quantas balas acertam? Só uma, no filme todo. São os piores atiradores da história do Cinema.
  • Ainda no mesmo sonho, Eames (Tom Hardy) resolve imaginar um lança míssil para revidar os ataques inimigos. O que se materializa em suas mãos e funciona. Se as regras são assim, por que todos os demais não fizeram armas eficientes para eliminar os perseguidores?
  • O bilionário Saito (Ken Watanabe) é o único rival da família Fischer. Então como é possível que Saito participe de todos os sonhos de Robert sem que o sujeito o reconheça?
  • Se Mal (Marion Cotillard) é uma projeção da mente de Cobb (Leonardo DiCaprio), como é possível que ela chegue no Limbo antes de Cobb para fazer Robert Fischer de refém?

A grande falha - os totens NÃO funcionam

Uma das principais bases do filme é o conceito de totem, que inclusive, é o protagonista da cena final que causou tanta polêmica (ver foto-título deste post, acima). O objetivo do totem é "dizer" ao seu possuidor se ele se encontra no mundo real ou dentro de um sonho.

Por exemplo, o totem de Arthur (Joseph Gordon-Levitt) é um dado "viciado" que só ele sabe qual é o resultado que ele sempre dá. Assim, se ele joga o dado algumas vezes, e ele repetidamente dá o mesmo valor, Arthur está no mundo real. Mas se o dado se comporta como um dado "normal", então isto indica que ele está no sonho (a pessoa sonhadora não tem ideia que o dado de Arthur tem um comportamento diferente do esperado).

Até aí tudo bem... mas não é que o principal totem da história, o pião de Cobb (Leonardo DiCaprio) parte de uma premissa errada? Cobb gira seu pião... e segundo ele, caso ele nunca parar de girar, se trata de um sonho. Oras... no universo da pessoa sonhadora (que controla as regras), o normal para ela é o pião rodar e depois cair! Então, em teoria, o peão nunca parar de girar é um cenário absurdo, ilógico!

Ah... mas então, e se for o próprio portador que controla o comportamento do totem? Se for este o caso, ele não serve para distinguir a realidade do sonho, pois o totem vai se comportar da maneira que a mente do portador achar que se encontra. Por exemplo, no caso do Cobb... vamos supor que ele consegue fazer, em sonhos, que seu pião rode indefinidamente. Se ele consegue fazer isto, então é um sonho, claro (é impossível o pião rodar pra sempre no mundo real). Mas se ele está em um sonho e seu cérebro acha que ele está na realidade, então o pião vai cair, conforme seria o comportamento esperado do mundo real.

Vou mais além. Voltando para a premissa de que as regras do totem são definidas por quem sonha (ou pelo arquiteto), como ele vai saber que você tem um totem dentro do bolso, oras bolas?! Leitura da mente? Seria mais lógico sua versão no mundo real ter qualquer coisa no bolso - e não contar pra ninguém - e então, se o bolso estiver vazio... voilá... você está num sonho!

O final - o pião caiu ou não?

Existem três explicações plausíveis para o final. São elas:
  1. Tudo o que nos foi apresentado como "mundo real" é mesmo a realidade e Cobb termina o filme nela
  2. Tudo é um sonho de Cobb, e ele termina preso dentro dos seus sonhos
  3. O filme começa no "mudo real" mas Cobb não consegue voltar do Limbo, terminando o filme dentro do mesmo
A opção 3 é apenas uma variação da 2. Portanto, ficando apenas entre as duas primeiras opções, qual é a correta?

A resposta: qualquer uma delas é possível. O diretor Christopher Nolan deixou o filme dúbio de propósito. Um golpe baixo, aliás, para o filme ser debatido a exaustão e, consequentemente, ter promoção gratuita.

Exemplos de "provas" do final 1 (Cobb termina no mundo real):
  • Mal (Marion Cotillard) nunca aparece no mundo real
  • Miles (Michael Caine) nunca aparece nos sonhos
  • Cobb (Leonardo DiCaprio) sempre está de aliança nos sonhos, e sempre sem ela no mundo real
Exemplos de "provas" do final 2 (Cobb continua em um sonho):
  • O "mundo real" possui conceitos típicos de fantasia (sonho), como por exemplo, ficar fisicamente "travado" espremido entre dois prédios, ser perseguido por todo o planeta por uma organização desconhecida
  • A facilidade com que Cobb retorna para os EUA, ou a facilidade com que a inexperiente Ariadne (Ellen Page) aceita o trabalho e magicamente resolve todos os problemas de Cobb
  • O próprio mundo real ser filmado "como se fosse um sonho", com cortes abruptos, descontínuos... como se fosse levado de um sonho a outro.
Quer "provas" de que Nolan deixou o filme com duplo sentido de propósito? Dou duas. A primeira, se refere aos filhos de Cobb. Assistindo o filme, a impressão que se tem é que seus filhos "no sonho" e "no mundo real" são exatamente iguais. Não trocaram de roupa nem envelheceram em 3 anos! Porém, só comparando as imagens na sua casa (o que fiz - ver imagem abaixo), percebe-se que os filhos de fato envelheceram (são atores diferentes, inclusive), e a roupa é levemente diferente (veja a manga branca do vestido, por exemplo). Gerar esta confusão não foi acidente.


E a segunda é que Nolan sempre se recusou a explicar o final. Em uma rara entrevista que ele fala sobre o assunto (pode-se ler aqui, em inglês), ele sempre fica em cima do muro. Até chega a levemente pender para a hipótese de terminar no mundo real... para em seguida, alertar: "lembre-se que Cobb não é um narrador confiável".

O veredito

O final ser ambíguo não é, efetivamente, um problema para o filme. O que importa, é a trajetória de Cobb, e esta se encerra. Afinal, Cobb abandona o pião e vai de encontro aos filhos. Ou seja: não importa se ele está no mundo real ou não. O que importa para ele é enfim ser feliz com sua família.

Portanto, o final polêmico não diminui a nota de A Origem. Mas todos os erros de roteiro que citei acima, sim. Por isto, em uma 2ª passagem pelo filme, enfim dou uma nota para ele: 7,0. A obra-prima de Christopher Nolan, a meu ver, ainda é O Grande Truque ("The Prestige", 2006), que certamente figura na minha lista dos 10 melhores filmes de Hollywood feitos neste século XXI.

22 comentários:

Anônimo disse...

Olá, li em uma crítica que o pião é o totem da Mal e que o real totem do Cobb é um anel. Você pode notar no filme que quando ele está no mundo real ele não está usando um anel e quando ele está sonhando ele sempre está com aquele anel. O que monstra que de fato no final ele voltou do Limbo.

Ivan disse...

Sim, estas informações também estão no meu texto acima. :)

Anônimo disse...

"as vezes o individuo está louco na droga.."

paulo disse...

dos 4 erros q vc citou em sua critica apenas o ultimo é aceitavel e até certo ponto.
no primeiro erro apontado, mesmo no mundo real existe sim a possibilidade matematica de alguem disparar 10000 tiros a queima roupa errar todos, da mesma maneira que existe a possibilidade matematica de vc jogar uma moeda pro alto e ela cair em pé,ela é minima mas ela existe portante é plausivel
o fato do cara imaginar um lança granadas e os outros não imaginarem armas mais efetivas depende da criatividade e do contato previo que o individuo teve com essas armas ou afins, lembrando que "teoricamente" eles poderiam ter super poderes no mundo dos sonhos mas isso acabaria fazendo com que o Robert Fischer descobrisse que era um sonho certo? então o segundo erro ao meu ver tbm não pode ser considerado um erro
e quanto ao terceiro erro, na "primeira camada" dos sonhos estão todos encapuzados então o fischer não o viu e não sabia que aquilo era um sonho, ja nas outras camadas ele sabia que era um sonho então seria normal vc ter personagens que vc conhece num sonho o que na verdade torna a coisa mais real ainda pq no mundo real (fora do universo cinematografico) vc só consegue sonhar com pessoas que vc ja viu na vida vc é incapaz de criar rostos, cores e sons, então o terceiro erro tbm não é um erro

Anônimo disse...

Acho que o único erro é a idéia de que dentro de um sonho eles conseguirem usar aquele aparelho que faz entrar nos sonhos... ora! o aparelho simplesmente não funcionaria porque é imaginário! seria a mesma coisa que tomar um remédio dentro do sonho e este fazer efeito (não me venha com efeito placebo, por favor).

cHiAki disse...

Nenhum dos seus erros é plausível, os 3 primeiros já foram esclarecidos, o 4, no caso o da mol ter chegado antes e ter pego o fisher e porquê eles estavam na 4 camada, no sonho do cobb, por açgum motivo nolan quis deixar claro que eles foram para o limbo e que fisher morreu o que não poderia ser possivel (morrer com um tiro mesmo no coração leva um tempo). Você se equivoca muito mais ao dizer que o sonhador não poderia criar ou advinhar o totem do sonhando, simplesmente porque ele não faz isso, os sonhandos INVADEM o mundo de um sonhador e já levam consigo seu totem, no mundo dos sonhos (a menos que o sonhador conheça e aplique todas) as leis da física não se aplicam ou seja o peão não para de girar simplesmente porquê não há nada que o faça parar. Cobb saberia se ele estivesse em um sonho pois ele é um profissional, portanto bastaria se perguntar... "Como cheguei aqui". Bjs.

Ivan disse...

Aproveitando para responder os últimos comentários de uma vez só. Dos 4 "pequenos erros" que apontei, aceito a explicação do "Unknown" em 9 de outubro para o 3o "erro". Os demais eu mantenho, nada do que foi escrito mudou meu ponto de vista.

Há outras pequenas falhas (ou exageros) ao longo do filme que não comentei. Uma delas, relevante, se refere ao caso de quando a van tomba, no nível seguinte (o hotel) todos flutuam. Mas no nível posterior (neve), não. Isso não faz sentido. Notem que se o efeito de queda funcionasse apenas em 1 nível, ele não seria eficiente para despertar a pessoa do sono, conforme o filme ensina em seu começo.

Há um vídeo no youtube (apenas em inglês), mostrando 37 "erros" do filme. Não concordo com a maioria deles, pois alguns nem são erros, mas enfim... nele vocês encontrarão mais falhas além das que descrevi: https://www.youtube.com/watch?v=nKI432lCZaU

E na verdade, mais importante para mim não são estes "pequenos erros" (já que errinhos acontecem em todo filme) e sim a grande falha de que os totens não funcionam. Até agora, não fui convencido do contrário.

Para finalizar, apesar de minhas críticas, adoro "A Origem". Me diverti muito com ele e acho MARAVILHOSO que surjam filmes de ficção científica como esse, que desafiem nosso cérebro. Meu ponto é apenas que, dado seus erros, ele não é tão sensacional assim, nem o melhor filme do Nolan. que repito, ainda é o ESPETACULAR "O Grande Truque".

Abraços a todos, que todos tenhamos um ótimo 2016!

Anônimo disse...

A questão da física do totem não pode ser considerada um erro pelo seguinte motivo: se você está no sonho, girar o pião e desejar que ele girr indefinidamente, ele irá girar; se você desejar que ele pare, ele irá parar, isto pois é um sonho e você dita as regras. Se você está acordado, girar o pião e desejar que ele girr indefinidamente, ele não te obedecerá, pois segue as regras do mundo real. O fato de seu desejo ser contrariado é que te convence de que não está no controle e está, de fato, acordado.
A questão do Saiko ser um conhecido também não pode ser considerado um erro por dois motivos: é normal sonhar com figuras conhecidas, pois em nossos sonhos sempre incluímos elementos do nosso dia a dia, nossas preocupações, etc,e durante o sonho geralmente não percebemos o absurdo de sonhar com o seu rival nos negócios, por exemplo. Você poderia ver um programa de TV antes de dormir, sonhar que estava conversando com a apresentadora e só perceberá a estranheza ao acordar. Por mais que o Fischer esteja consciente se tratar de um sonho, ainda sim não perceber a estranheza é normal, ainda mais pelo pal comendo solto. O segundo motivo já foi dito, o Saito não tem contato visual com Fischer a ponto dele perceber sua fisionomia, ou ao menos estranhar sua presença.

KLAUDIORSS disse...

BONS COMENTÁRIOS. BONS MESMO

Erick Johny disse...

Simples a parte do totem, ele funciona pois ele so pararia se alguem botasse a mao nele e o fizesse cair, no sonho ele sempre rodaria, e nao tem como dizer q ele esperaria ou queria que o totem continuasse ou parasse de girar, ja que ele nao tinha certeza se era realidade ou sonho, ou seja se ele estivesse em um sonho pegasse o peão e o fizesse rodar, o peão nao pararia pelas leis da fisica, apenas por intervencao de alguem, mas ficaria claro que parou por intervencao de alguem, e ele rodaria denovo ate ter a resposta, eo sonhador ou arquiteto jamais fazeria o totem de outra pessoa sendo que nao sabe como é e nem o peso ideal ja que nunca tocou. Bom é isso que eu penso sobre a parte do fotem, sobre a parte dos "erros" vou dizer o que acho.

1- como assim dao milhares de tiros a queima roupa, apenas um tiro é acertado e vc acha isso estranho, cara vc realmente ja viu um filme de Hollywood? Faço uma lista de filmes de terror, ação, suspence e etc que tem milhares de tiros e nenhum pega isso ja e cliche de filmes para dar mais emocao e nao um erro, se fosse levar aqueles tiros a serio todos morreriam e o trem teria esmagado o cobb no carro pronto cabo o filme.


2- ele imagino um lanca misseis e apareceu certo? Blz essa parte eu achei estranho os outros nao imaginarem uma arma melhor tbm, mas assim como o totem eles nao saberiam como e feita aquela arma e nao poderiam criar assim como os totems, mas blz essa eu deixo como erro.


3- robert nao reconhece saito pq ele e apenas um dono da empresa nao vai reconhecer um rival talvez os dois nunca se viram, talvez a empresa do saito so seja uma rival, mas ainda nem fizeram contato entre elas, a empresa do robert em questao e uma super potencia e deveria ter no minimo milhares de rivais com mlhares de empresarios, robert jamais reconheceria um deles em um sonho louco cheio de tiro kkk


4- mal é o subconsciente do cobb, o subconsciente dele esta em todo lugar horas kk e se é o subconsciente ele mesmo diz q nao controla entao ele nao precisa chegar no limbo pro subconsciente chegar tbm

Ivan disse...

Olá! Como disse em outros comentários, concordo que o item 3 não é um erro. Afinal, é normal você encontrar pessoas conhecidas no seu sonho, e portanto, não fazer nenhum escandalo sobre isto. Quanto aos demais itens, mantenho que são erros, não fui convencido do contrário. Finalmente, quanto ao item 1, o fato de outros filmes estarem errados não corrige este. :) Abraços

Ivan disse...

Como este post continua sendo bastante lido, repito aqui o que escrevi em um comentário mais acima: há vários outros erros de Inception sendo mostrados neste vídeo https://www.youtube.com/watch?v=nKI432lCZaU
;)

Unknown disse...

Uma das coisas que não entendi é que Cobb disse que ele e sua esposa envelheceram no Limbo, mas na linha do trem (quando eles se mataram para voltar a realidade) eles estavam novos . Além disso, vc passa muito tempo no limbo e, consequentemente, passa um bom tempo dormindo na vida real, então vc deveria envelhecer, pelo menos um pouco, na vida real!

Unknown disse...

E outra coisa: se existe uma forma de voltar do limbo (que é se matando, como eles fizeram quando deitaram na linha do trem) pq eles n fizeram isso antes? Pq envelheceram lá?

Unknown disse...

Outra dúvida: foi dito que o limbo é um vazio, então pq o limbo do empresário japonês era o limbo já construído do Cobb?

Unknown disse...

E um fato que pra mim prova que o Cobb estava na realidade na cena final é que vc nunca sabe como chegou ao local no sonho, e o Cobb sabe como ele chegou na cena final(casa dele) - o pai dele buscou ele no aeroporto!

Ivan disse...

Olá Nathalia, obrigado pelos comentários. :) Vou tentar responder cada uma de suas 4 dúvidas tudo neste post aqui.

1) ambas as coisas podem sim serem falhas, mas vou explicar pra vc porque eu acho que não. Quando vc fica muito tempo no limbo, voce "envelhece" pq isto é uma representação não só do enorme tempo q vc ficou lá, mas como também vc perdeu sua sanidade. Então, ao conseguira a façanha que é voltar do limbo, sua sanidade volta, então vc fica "jovem" de novo. E a cada nível dentro dos sonhos o tempo passa muito, muito, muito mais devagar que o anterior. Portanto, pelo filme, você pode passar décadas no limbo e passar apenas dias na vida real.

2) Pelo que me lembro, é porque eles estavam curtindo o tempo deles juntos lá. O limbo só virou um problema quando a esposa ficou paranoica e consequentemente eles começaram a brigar o tempo todo.

3) Pelo que entendo o limbo é único para todos e era sim um grande vazio em seu início. Mas uma vez que você vai para lá, pode criar o que quiser. E não me ficou claro que o pedaço do limbo em que o japonês se encontrava tinha sido criado pela cabeça do Cobb. Me parece ser da própria cabeça do Saito.

4) Como disse anteriormente, esta é uma "evidência" de que Cobb terminou na realidade. E é esta também a interpretação que eu fiz para o filme. MAS, como disse no meu artigo, Nolan também colocou propositalmente no filme evidências pró-sonho. Então, até que o Nolan se pronuncie, só poderemos ficar com o que "achamos", nunca a verdade final rs.

Abraços!

Rafael Corrêa disse...

Sobre os erros, o Fischer não vê o Saito por boa parte do filme, porque ou ele está encapuzado, ou o Saito está com máscara. Sempre que eles vão para algum lugar, eles vão em carros diferentes.
Sobre os totens, Nolan nos engana direitinho. Recebemos uma explicação sobre os totens, que é a base para o invasor não se perder entre a realidade e o sonho. Não sabemos se os totens funcionam, pois nós só recebemos as explicações, mas de fato, só temos a oportunidade de ver um em funcionamento duas vezes. Quando Cobb em determinado momento do filme, entra em estado de paranoia e o usa no banheiro e a outra quando Cobb o usa no fim do filme. . Repare que ele o usa por poucos segundos, então não podemos saber se aqueles segundos correspondem a verdadeira natureza física do pião. Portanto, não dá para dizer que o totem funciona, a não ser pelo relato de Cobb e Arthur. Portanto, vou presumir que ele funcione porque Arthur tem mais confiança e ele ensina a Ariadne a usá-lo e ela aprende. Lembre-se que o sonhador-máster, controla algumas regras, mas as outras são determinadas pelos parceiros de Cobb, Yusef, Arthur, Eames e que a física é determinada pelo arquiteto, que no caso é Ariadne, Fischer só completa com o que já conhece do mundo real. dentro do sonho tudo pode acontecer, porque não existe física e sim o entendimento da física.
Sobre Eames, ele é parceiro de Cobb, portanto é perfeitamente possível que ele tenha condições de criar objetos no filme, já que tem experiência em infiltrações. De verdade, essa questão sobre os tiros é tão primária, porque todo filme que tem tiro, deverá ser criticado por você pois todos eles são assim.

Pierre Curi disse...

Gostei da ideia do tot ficar no bolso, faz todo o sentido. Mas vamos a três observações:

Depois de viver 50 anos no limbo e voltarem com a morte do trem, mal e Cobb voltam para uma vida real mas ela percebe que está num sonho é se mata, inclusive, prejudica a vida do Dcaprio para ele se matar. Ai está, ele fez uma inserção de ideia de realidade dentro da própria mente, ficando em coma. A Mal passa o filme inteiro voltando para ferrar com a vida do Cobb para acordar o marido, que está em coma. Ela não é uma projeção e isso quase ninguém percebe.

2- o pião é da Mal e o totem nunca funciona com outra pessoa, por isso no final ele fica rodando e corta. O Nolan disse que o final é dúbio mas a realidade é do Cobb, é o que ele quer viver. Tanto que não existe chute quando eles saem do Rio com a vam afundando, o próprio Cobb não entende que está no aeroporto e olha perdido.
O outro ponto falei, que era sobre o final mas por não acontecer o chute é, pela facilidade de ela entrar nos Eua, sem mimimi, sonho. Mas para o Cobb a realidade, a verdade, é ficar perto dos filhos.

Ivan disse...

Olá Pierre, tudo bem?

Sobre sua primeira observação: entendi que você está afirmando que Cobb não está mesmo no mundo real e a Mal, que está, fica entrando na mente dele para trazê-lo de volta. É isto mesmo? Se sim, como você concluiu isto?

Quanto a terceira observação, é isto mesmo! É por isto que Inception tem um final. O final não é se Cobb está ou não no mundo real, e sim, que seja aonde ele estiver, ele decidiu ficar perto dos filhos, encerrando assim a sua "saga". ;)

Abraços!

Nilton Medeiros disse...

Não sei qual versão vcs Assistiram, mas a q eu assisti o pião no final do filme começou a cair antes de escurecer a cena. Estória parecida com o livro brasileiro Omega-Alfa, excelente ficção-científica! 2013.

http://www.sistrom.com.br/omega_alfa/ebook/Omega%20-%20Alfa%20-%20Nilton%20Goncalves%20Medeiros.pdf

http://www.sistrom.com.br/omega_alfa/ebook/Omega%20-%20Alfa%20-%20Nilton%20Goncalves%20Medeiros.epub

Anônimo disse...

Outro furo; se passam 10 anos no terceiro sonho e eles parecem que não ficam esse tempo todo...

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