quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Os 5 melhores dos últimos 5



Fim de semana chegando, eis um post com indicações de filmes para vocês se divertirem em casa.

Abaixo segue minha lista dos 5 melhores filmes que assisti NO CINEMA (sim, só cinema, o que significa predominância hollywoodiana) nos últimos 5 anos (sem contar o ano corrente, 2012).

2011
* Cisne Negro - ("Black Swan")
* O Discurso do Rei - ("The King's Speech")
* Melancolia - ("Melancholia") (*)
* X-Men: Primeira Classe - ("X-Men: First Class")
* O Segredo dos Teus Olhos - ("El secreto de sus ojos")

2010
* Toy Story 3 - ("Toy Story 3") (*)
* Guerra ao Terror - ("The Hurt Locker")
* A Ilha do Medo - ("Shutter Island")
* O Livro de Eli - ("The Book of Eli")
* Lunar - ("Moon")

2009
* Bastardos Inglórios - ("Inglourious Basterds")
* O Lutador - ("The Wrestler")
* Quem Quer Ser Um Milionário? - ("Slumdog Millionaire")
* Se beber, Não case - ("The Hangover")
* Watchmen - O Filme - ("Watchmen")

2008
* Onde os Fracos Não Têm Vez - (No Country for Old Men") (*)
* Wall-E - ("Wall-E") (*)
* Batman - O Cavaleiro das Trevas - ("The Dark Knight")
* Ensaio sobre a cegueira - ("Blindness")
* Eu Sou a Lenda - ("I Am Legend")

2007
* Cartas de Iwo Jima - ("Letters from Iwo Jima") (*)
* Lady Vingança - ("Chinjeolhan geumjassi")
* Tropa de Elite - ("Tropa de Elite")
* Pecados Íntimos - ("Little Children")
* O Segredo de Beethoven - ("Copying Beethoven")

Considerações:

1) Os filmes sublinhados e com asterisco são os que considero serem os 5 melhores dentre os 25 filmes listados. São três dramas não muito convencionais e duas animações (para minha própria surpresa! ah, esta Pixar, viu?)

2) 2008 não foi lá um ano tão bom, por isto mesmo, tanto "Batman 2" quanto o "Eu Sou a Lenda", que de mim levam a alcunha: "filme excelente, mas com um final horroroso" conseguiram mesmo assim entrar no Top 5.

3) Breve apresentação dos 5 filmes que destaquei:

Cartas de Iwo Jima: faz parte de um ambicioso e interessante projeto do diretor Clint Eastwood. "Iwo Jima" (nome de uma batalha travada entre os EUA e Japão durante a 2a guerra mundial) teve sua história contada nos cinemas por dois filmes lançados quase simultaneamente: o fraco "A Conquista da Honra" (a batalha sobre o ponto de vista dos EUA) e o excelente "Cartas de Iwo Jima" (a batalha sobre o ponto de vista do Japão). Ainda que seja interessante assistir os dois filmes para vê-los se entrelaçando, "Cartas de Iwo Jima" funciona isoladamente, tem um grande história, e é um dos melhores filmes que Eastwood já fez.

Wall-E: a história do pequeno robozinho cujo nome dá título ao filme deve não ser "o" melhor filme da Pixar. Mas se considerarmos apenas sua primeira terça parte (o filme tem 98 min de duração), onde quase não há diálogos e Wall-E é praticamente o único personagem, afirmo sem hesitar que são os melhores 35 minutos já produzidos pela Pixar até hoje. Acompanhamos drama, humor, romance, tudo isto de um robô que sequer possui rosto! (ele só tem olhos); comparável às melhores cenas produzidas por Charlie Chaplin! Infelizmente, o restante do filme não tem o mesmo nível, se tornando infantil mas ainda assim bastante aceitável.

Onde os Fracos Não Têm Vez: filme policial/faroeste/suspense dos irmãos Coen, mostra o duelo de sobrevivência de uma pessoa "comum" contra um assassino profissional, utilizando tomadas de câmera que te colocam "dentro" do filme como eu nunca tinha visto. Um bom número de cenas surpreendentes e a espetacular fotografia são mais dois grandiosos bônus. Alerta vermelho para o público feminino: até hoje 100% das mulheres que sei que assistiram este filme o odiaram.

Toy Story 3: sozinho, uma excelente e divertidíssima história de aventura. Mas para quem cresceu assistindo os dois filmes anteriores desta trilogia nos cinemas, sua conclusão é de grande sensibilidade, e extremamente comovente. E claro, outro show de evolução na computação gráfica.

Melancolia: escrito e dirigido pelo sempre polêmico Lars von Trier, é de longe o filme menos tradicional dos cinco que detalhei. Sinal vermelho para quem não gosta de filmes "cult". Bastante lento e extremamente depressivo (o nome do filme é, portanto, bem apropriado), nos transmite de maneira brilhante as angústias (e o inter-relacionamento) de duas irmãs (as atrizes Kirsten Dunst e Charlotte Gainsbourg). Funciona como dois filmes em um, com cada metade da história apresentada sob o ponto de vista de cada uma delas. Somado à tudo isto, uma fotografia espetacular.


O que acharam da lista? Quais destes 25 vocês já assistiram? Comentem!

2 comentários:

Unknown disse...

Bom, eu não assisti todos da lista, e muitos dos que assisti não foi no cinema...
Mas poxa, que memória em, lembrar de filmes que assistiu no cinema há 5 anos atrás!! :O
Filmes que acho que foram bem marcantes e que não estão na sua lista: Piratas do Caribe 3, Madagascar 2, Monstros x Alienígenas, Transformers 1 e 2...
Bem difícil mesmo lembrar Oo'
Mas dos que estão na sua lista e eu assisti, concordo que foram muito bons :D

Ivan disse...

Na verdade, o segredo da minha excelente memória se chama "computador", já que desde 2003 eu guardo em um arquivo a lista dos filmes que vejo no cinema. ;)

E caso vc se interesse em assistir algum filme da minha lista, mas quiser saber mais detalhes antes, é só me perguntar. Abraços! :)

Postar um comentário

Crítica Netflix - I Am Mother (2019)

Título :  I Am Mother (idem, Austrália, 2019) Diretor : Grant Sputore Atores principais :  Clara Rugaard, Hilary Swank, Luke Hawker, R...