quinta-feira, 2 de agosto de 2012

A Trilogia Hobbit, e meus próximos capítulos...


 Por estar dedicando meu tempo livre para assistir os Jogos Olímpicos, estou atualmente ausente dos cinemas. Mesmo assim, devo assistir o novo Batman nos próximos dias (e claro, escrever minha crítica dele aqui). E, irei aproveitar esta minha “pausa” para escrever a crítica de um filme que vi há vários meses mas que acabei não comentando no meu blog: “Os Vingadores”. Sábado eu posto a crítica. Assim vocês já terão algo para ler no final de semana. :)

Hoje, aproveito para comentar uma notícia desta semana, de certa forma surpreendente.



Peter Jackson confirma: teremos 3 filmes para o Hobbit

Diferentemente da grande maioria, torci o nariz para este anúncio. Até que Peter Jackson prove para mim o contrário, não confio nos filmes deste diretor quando ele tem dinheiro sobrando para “dar asas a sua imaginação”.

Explico. O diretor neozelandês fez bastante sucesso com filmes de terror e suspense de baixo orçamento. Até que lhe surgiu a oportunidade de gravar a trilogia do Senhor dos Anéis.
Enfim com bastante dinheiro em maõs, Jackson nos entregou 3 grandes filmes... mas isto porque mesmo com US$ 100 milhões para adaptar cada livro, convenhamos, o valor acaba sendo pequeno dada a enorme quantidade história para contar e de efeitos especiais necessários para cada filme.

Após sua consagração com a trilogia de J.R.R. Tolkien, Peter Jackson conseguiu US$ 200 milhões para fazer King Kong. E foi uma catástrofe. Muitos efeitos especiais sem sentido, e nada de história. Um filme horroroso.

Depois do filme do macacão, o diretor teve US$ 70 milhões para gravar “Um Olhar do Paraíso”. Filme que não assisti, mas que foi fracasso de crítica. E vejam só: a crítica mais comum foi que mais uma vez Peter Jackson ignorou o roteiro e focou apenas nos efeitos especiais.

E chegamos então ao Hobbit. Inicialmente, filme único. Pouco tempo depois, virou dois filmes. Eu já li o livro (é bem bacana!) e posso garantir que há bem menos história dentro dele do que em qualquer um dos três livros do Senhor dos Anéis. Ou seja, se um filme foi suficiente para cada livro da trilogia, então um único filme seria suficiente para “O Hobbit”.

Mas tudo bem, não reclamei. A verdade é que há muita coisa extra-Hobbit para se contar: há “O Silmarillion, e os anexos do Senhor dos Anéis por exemplo. Bom tamanho para 2 filmes.
Porém, ao aumentar a saga para uma trilogia, aí é demais. Espero muito estar errado, e me divertir bastante com 3 grandes novos filmes da Terra Média. Mas não estou muito otimista.


Atualização 03/08: descobri que "Silmarillion" não poderá entrar em nenhum dos 3 filmes, pois seus direitos de exibição pertencem à família Tolkien; aliás, Christopher (filho do escritor) é radicalmente contra adaptar Silmarillion nas telas.

2 comentários:

marcos.moreti disse...

Ivan, pelo que está aqui: http://cinemacomrapadura.com.br/noticias/274617/peter-jackson-e-ian-mckellen-confirmam-o-hobbit-como-uma-trilogia/, a ideia do PJ é aproveitar os detalhes contidos no apêndice do Senhor dos Anéis e não do Silmarillion.
Compartilho do seu medo, pois mesmo no apêndice, não há tanta coisa assim, então não tenho dúvidas quanto à quantidade de extrapolação que será feita... Além disso, o Senhor dos Anéis é uma história muito mais grandiosa e épica que 'o Hobbit', que sim, é um livro divertido e só.
Em todo caso, tenho esperança que PJ tenha feito o Hobbit com toda a dedicação empregada em SdA, mas acho difícil termos 3 filmes com o mesmo nível dos SdA.

Ivan disse...

E ae Moreti. Imagino que vc não tenha tido tempo de ler o "obs" que coloquei no meu post... pelo horário escrevemos quase simultaneamente. :)


Mas é isto mesmo, nada de Silmarillion, e mais motivo pra eu ficar desconfiado. :)

Abs!

Postar um comentário

Crítica Netflix - I Am Mother (2019)

Título :  I Am Mother (idem, Austrália, 2019) Diretor : Grant Sputore Atores principais :  Clara Rugaard, Hilary Swank, Luke Hawker, R...