quarta-feira, 3 de julho de 2013

Reflexões sobre Game of Thrones - A 3a temporada... e os planos para o final da série


Olá pessoal! Uma pausa nos filmes... vamos falar de TV. A 3ª temporada de Game of Thrones já acabou há algumas semanas... mas ainda é tempo de fazer algumas considerações sobre ela.

(obs: meu texto abaixo possui spoilers muito muito leves da 2ª e 3ª temporadas, acho que dá para se ler sem risco, mas fica o aviso)

A 3a temporada se encerrou e mais uma vez foi excelente. Game of Thrones é certamente um dos melhores seriados da atualidade!

Tywin Lannister
Para mim o grande destaque deste ano foi a atuação do inglês Charles Dance como Tywin Lannister. Claro, ele está presente desde o começo da série, mas só agora ganhou mais minutos na tela. E os méritos não são só do ator... o escritor George R. R. Martin também tem muitos méritos ao criar um dos “vilões” mais interessantes dos últimos tempos. Já nasceram clássicos os sensacionais “duelos verbais” entre Tywin e seu filho anão Tyrion nesta temporada. Mesmo sendo Tywin sendo claramente a pessoa “eticamente errada” da discussão, e Tyrion uma pessoa bem inteligente, nada disto impede que seu filho perca sempre o debate... e de lavada!

A 1ª temporada adaptou o primeiro livro da série As Crônicas de Gelo e Fogo; a segunda temporada adaptou o 2º livro. E agora, pela primeira vez, um livro foi quebrado em duas temporadas: para o 3º livro da série, A Tormenta de Espadas, teremos sua adaptação equivalente para a 3ª e 4ª temporadas do seriado na TV.

Em minha opinião, o processo de adaptação dos livros feito pela HBO é muito bom. O seriado é bastante fiel ao texto de George R. R. Martin. Mesmo assim, as duas primeiras temporadas acabaram “ignorando” vários detalhes da trama, e isto por dois motivos: primeiro porque realmente há história demais pra ser mostrada... os livros são extensos e bem detalhados. E segundo, que para “balancear” em tempo de aparição os distintos núcleos de atores dentro da série, algumas passagens foram “inventadas/estendidas”... como o caso das cenas com a Daenerys Targaryen.

Era de se esperar que agora, com 2 anos por livro, o primeiro problema seria resolvido... e de fato, o problema diminuiu. Porém, o segundo problema aumentou, o que é uma pena. Agora tivemos mais coisas “inventadas”. Por exemplo, as diversas cenas de tortura do Theon Greyjoy não existem nos livros... lá só é citado que Theon foi torturado e ponto final.

Tudo pelo visual

A cicatriz. E ao fundo, a bela Lena Headey <3<3
Uma das maiores distorções da adaptação da HBO é, digamos assim, a parte visual. A fotografia, cenário, figurino do seriado... tudo é de primeira linha. E é bom até demais... cenários que seriam bem mais decadentes nos livros, aparecem de forma bem mais "arrumada" na TV. Além disto, os produtores de Game of Thrones fazem questão de “embelezar” o seriado com várias mulheres nuas e vários homens sem camisa. Isto até tem nos livros, mas não na frequência do seriado.

Como curiosidade, outro “embelezamento”... no 2ª livro, Tyrion perde o nariz! Mas na TV, ele apenas ganha uma estilosa cicatriz no rosto.

Concluindo... (e os planos para o final da série)

Com (muitas) virtudes e (poucos) defeitos, após 3 anos meu interesse na série continua aumentando. Agora  se inicia meu angustiante processo de esperar por quase 10 meses para ver a próxima temporada.

A série As Crônicas de Gelo e Fogo será finalizada em 7 livros, tendo sido 5 os livros publicados até então. O livro 5 foi publicado em 2011 e a previsão para o livro 6 é que ele saia em 2014.

Uma preocupação, portanto, para o pessoal da TV é que se o seriado alcançar os livros, ele teria que ser interrompido até que o livro seguinte saísse. Mas no ritmo atual, não parece haver risco disto ser um problema até o livro 6. Mas para o livro 7 (sairia quando? Em 2018?), é algo a se preocupar... Porém para o livro 7 há um outro risco bem mais mórbido. George R. R. Martin, com seus atuais 64 anos pode muito bem passar desta para a melhor antes de escrever o livro final. Mas não se preocupem, ele já resolveu este problema.

O escritor estadunidense tomou a decisão de exigir de seus herdeiros que jamais deixassem alguém continuar a história escrevendo os livros em seu lugar. Mas ao mesmo tempo, não deixará seus fãs órfãos: Martin contou aos produtores da série Game of Thrones – em linhas gerais – o final para cada personagem. Desta maneira, com a benção do próprio autor, mesmo se ele não conseguir concluir os livros o seriado da TV terá sim um final "oficial" de qualquer maneira.

Dificilmente vamos ver estes cinco numa mesma cena...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crítica - Indiana Jones e a Relíquia do Destino (2023)

Título : Indiana Jones e a Relíquia do Destino ("Indiana Jones and the Dial of Destiny", EUA, 2023) Diretor : James Mangold Atores...