sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Comentando Star Wars 7 e Jurassic Park 4


O assunto do dia, é claro, é o primeiro teaser oficial de Star Wars 7. Aproveitando o gancho, irei comentar também sobre o primeiro trailer de Jurassic Park 4, que saiu terça-feira, 3 dias atrás. São duas importantes franquias que estão voltando. Vamos a elas?


Teaser de Star Wars - O Despertar da Força


Se você ainda não viu, clique neste link para assistir o teaser oficial de Star Wars 7.

Resumidamente... o trailer impressiona positivamente no design. Bastante fiel a franquia, mas ao mesmo tempo, visualmente mais belo. Além disso, o teaser faz jus à sua definição. Diretamente da wikipedia: "teaser (em inglês "aquele que provoca" (provocante) (...) é uma técnica usada em marketing para (...) aumentar o interesse de um determinado público alvo a respeito de sua mensagem, por intermédio do uso de informações enigmáticas no início da campanha."

E é exatamente isto. Bem curto, as imagens não mostram nada de conclusivo, mas entregam várias imagens bem surpreendentes, que certamente deixaram os fãs com a pulga atrás da orelha. Eis algumas delas:

1) Já de início, se ouve uma voz dizendo: "Houve um despertar (na Força). Você sentiu?". A frase, aparentemente é dirigida para o personagem do ator John Boyega, que aparece logo em seguida, vestido de stormtrooper. Mas como? Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones nos disse que todos estes soldados são clones de Jango Fett, o que não é o caso. E como assim um stormtrooper sentir a Força? Seria ele um Jedi? Ou um Sith?

2) Apresentado como um "representante do lado negro", o personagem da foto acima exibe seu surpreendente sabre de luz. Ela é uma montante, aquela espada longa da Idade Média. Notem que não foi nenhum acidente um sabre de luz deste tipo não aparecer em nenhum dos outros 6 filmes, pois afinal, o design dos Jedis remete aos samurais. Por que o desvirtuamento deste conceito? E seria uma polêmica associação de que a Igreja e os Cruzados fossem "do mal"? (agora sou eu quem estou sendo o teaser hehe)

3) Eles aparecem por poucos segundos. Mas podemos ver uma tropa de stormtroopers e vários Tie-Fighters. A única conclusão possível: o Império persiste. Mas como? Eles não foram derrotados em o Retorno de Jedi? Mas 30 anos depois eles ainda estão por aí. Vamos esperar qual a explicação para isto. Particularmente, espero que siga a linha do "derrotamos o Império, mas eles estão voltando". Porque se mostrarem que mesmo após as mortes de Vader e Palpatine o Império não "caiu", seria um enorme desrespeito ao final da trilogia clássica.

4) É a primeira coisa que vejo com J.J. Abrams na direção que não tem flare (o reflexo da luz contra as lentes) rsrsrs. Será que ele se conteve desta vez? Neste link, uma brincadeira de como será o Star Wars na mão do JJ.

A resposta para todas as perguntas acima? Só em Dezembro de 2015, quando o filme estréia nos cinemas. :)


Trailer de Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros


Se você ainda não viu, clique neste link para assistir o trailer oficial de Jurassic Park 4.

O teaser de Star Wars não me deixou nem empolgado nem desanimado, apenas...  mais curioso. Não posso falar o mesmo do trailer de Jurassic World, que me deixou bastante preocupado.

O início dos rumores sobre Jurassic Park 4 data de 2001, quando o terceiro filme estreava nos cinemas. Ao longo dos anos, Steven Spielberg disse ter algumas ideias para o mesmo - em um tom mais sombrio - e que gostaria muito de dirigi-lo.

Quase 15 anos depois o filme vai mesmo sair... com Spielberg apenas na produção. A direção (e roteiro) ficou ao cargo do desconhecido - e praticamente estreante - Colin Trevorrow.

Vou direto ao ponto: a trama basicamente mostra que há um dinossauro extremamente perigoso à solta... E ele é um dinossauro geneticamente alterado, uma mistura de várias espécies (!?!?). Como assim? Mas que idéia idiota é esta? Jurassic Park 4 mais parece que será um filme B de terror do que qualquer outra coisa.  Decepcionante. Que pelo menos não tenhamos um híbrido com humanos... aí seria uma cópia mal feita de Alien 4.

E há mais pontos de preocupação: não só os efeitos especiais aparentam não terem evoluído em relação ao filme anterior, como todas as cenas do "parque" (o portão, o tanque copiando o Sea World) ficaram bastante artificiais. Além disto, admito que Chris Pratt convence como "cara sério" no trailer. Mas será que no filme ele vai conseguir se manter esta credibilidade dramática, mesmo sendo o  Peter Quill em Guardiões da Galáxia? Não sei.

Resumindo: não gostei nada do que vi. Alias, minto, o trailer tem uma coisa boa: a ultra belíssima Bryce Dallas Howard, que volta em seu primeiro filme após sua segunda gravidez.

Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros estréia nos cinemas em Junho de 2015.



PS: quem ainda não viu, hoje também foi a data em que faleceu Roberto Bolaños. Ele foi sim, dentro da simplicidade e sensibilidade de seus roteiros, um gênio. Não poderia deixar de homenageá-lo em meu blog. Obrigado por tudo!

7 comentários:

Ivan disse...

Comentando sobre meu próprio texto, em relação a pergunta 1 em Star Wars.

Há vários comentários na net questionando se a roupa usada pelo Boyega é realmente de um stormtrooper. Eu mantenho a opinião de que "é sim".

Por outro lado, sobre aquela voz do "despertar", notem que eu escrevi "aparentemente direcionado" a ele. Pois meu palpite é que no filme, o susto que Boyega toma nada tem a ver com esta voz, ou com a Força... é algo completamente diferente, e banal. Tudo não passou de uma montagem no trailer para nos enganar. Daqui um ano, veremos a resposta. ;)

Giuliano disse...

Sobre o trailer do Star Wars, na ordem pelo número:

1- Hans Solo e Luke se disfarçam de stormtroopers no episódio IV dentro da Estrela da Morte, além disso, não fica claro na história da trilogia se depois das guerras clônicas e da consolidação do império se eles ainda são clones.

2- Acho que é um upgrade de design apenas, mais associado aos filmes mais recentes de LOTR e GoT, J.J. Abrams respeita bem a tradição sci-fi então também deve ter algum significado do tipo "outra linhagem de Jedis" mais antigos e isolados da antiga república, comum nos livros que seguem após a trilogia original.

3- Nos livros do Timothy Zahn, especificamente a Trilogia do Almirante Thrawn, o império cai mas não de uma vez, as tropas e os grandes almirantes que não estavam na batalha persistem com suas frotas como renegados, combatendo a nova república e tentando retomar o poder em Coruscant.

4- Sou a favor do Flare!

Ivan disse...

Sobre o item 1, claro, não dá pra esquecer os dois como Stormtroopers no episódio IV. :) Além disto, na trilogia clássica, como os stormtroopers são reais, e não animação por computador, nem todos tem exatamente o mesmo tamanho hehehe. Mas isto não prova nada... pode ser apenas limitação técnica da época. Enfim, se não estou enganado, em nenhum filme fala que eles deixaram de ser os clones. Então, fica a dúvida mesmo.

Sobre o item 3. Eu conheço um bocado do universo expandido de Star Wars, porém basicamente apenas na parte dos quadrinhos, nunca li os livros. Mas também lá o império cai "progressivamente". E é isto, no fundo, o que eu espero que aconteça, porque seria mais plausível. MAS o JJ já falou que não vai seguir o universo expandido... Além disto, as cenas com os Stormtroopers e com os Tie-Fighters, dão a sensação que eles estão "em vantagem". Tive a sensação de que o Império está mais forte do que "deveria"... É esta sensação que quis passar.

Finalmente, item 4: piadas a parte com o JJ, não sou a favor nem contra o flare. Eles não atrapalham a experiência com o filme, e é isto que importa. Mas que zoar esta fama dele (fama justificada, aliás) é engraçado, isto é kkk.

Giuliano disse...

Mas achou que ele não vai colocar mais Lens Flare: http://youtu.be/LWNGMTcD_jY

Unknown disse...

Tem mais um pontinho positivo no trailer de Jurassic World: os acordes meio q cortados e sugeridos do tema composto por John Williams

Ivan disse...

É verdade. Foi o momento do trailer em que pensei: "ahh, os bons tempos"...

Ivan disse...

E pra que zoar só o JJ, quando se pode zoar o George Lucas??

https://www.youtube.com/watch?v=v93Jh6JNBng&feature=youtu.be

Postar um comentário

Crítica Netflix - I Am Mother (2019)

Título :  I Am Mother (idem, Austrália, 2019) Diretor : Grant Sputore Atores principais :  Clara Rugaard, Hilary Swank, Luke Hawker, R...