quinta-feira, 10 de março de 2016

Os 10 filmes que mais espero para 2016 (e +5 de bônus)


Seguindo outra tradição do Cinema Vírgula, agora que "os filmes do Oscar" já estrearam todos, posso fazer minha lista dos 10 filmes "restantes" que mais espero ainda para este ano. A maioria dos meus diretores preferidos não estão lançando filmes em 2016... então a lista está repleta de blockbusters. Mas isto não quer dizer que a lista não é boa! Confiram, os primeiros filmes já estreiam em Março!!


Batman Vs Superman: A Origem da Justiça ("Batman v Superman: Dawn of Justice")

Estréia: 24 de Março
Comentários: este é meu filme de super-herói mais aguardado do ano. Não só por ter dois de meus personagens preferidos (Batman e Superman), mas por tudo que ele representa para a DC Comics dentro da indústria do cinema: um fracasso aqui e todo seu plano cinematográfico pode ir por água abaixo. O filme também terá bastante espaço para a Mulher Maravilha e está repleto de pontas de outros super-heróis, já que ele também serve de base para o futuro filme da Liga da Justiça. A Warner exagerou nos trailers e já revelou praticamente tudo da trama... uma droga isto. De qualquer forma, é esperar para ver se todos os pedaços juntos formam ou não um grande resultado.




Ave, César! ("Hail, Caesar!")

Estréia:14 de abril
Comentários: sou bastante fã dos Irmãos Coen. Seus filmes de drama (recheados de humor negro e sarcasmo) são excepcionais. Porém, quando fazem comédias o resultado não tem sido tão bom... Não me empolgo com uma comédia deles desde E Aí, Meu Irmão, Cadê Você, de 2000. Será que agora vai? O filme está repleto de estrelas (George Clooney, Scarlett Johansson, Channing Tatum, Tilda Swinton, Joseph Fiennes, Frances McDormand e Josh Brolin dentre outros) e ao contrário do que a imagem acima pode induzir, não, não se trata de um filme do mundo Romano, e sim, de atores de Hollywood na década de 50.




Mogli - O Menino Lobo ("The Jungle Book")

Estréia: 14 de Abril
Comentários: a Disney promete uma revolução em termos de efeitos especiais, e é nisto que reside meu interesse no filme. Aqui temos a história de Mogli, novamente, mas em live-action. Apenas  o menino é um personagem de carne e osso; todos os demais (os animais), são feitos por computação gráfica. Tanto CGI assim pode resultar em uma tragédia ou em um espetáculo. Estou aguardando pela segunda opção.




Capitão América: Guerra Civil ("Captain America: Civil War")

Estréia: 28 de Abril
Comentários: uma espécie de "Vingadores 2,5", este filme promete a maior reunião de super-heróis da Marvel Comics até agora. O desafio é justamente colocar tanta gente junto de maneira orgânica e coesa. Diferentemente dos demais filmes da Marvel Studios, este Capitão América: Guerra Civil terá um tom menos humorístico e apresentará pela primeira vez o Homem-Aranha em seu universo. Empolgante!




Warcraft - O Primeiro Encontro de Dois Mundos ("Warcraft")

Estréia: 9 de Junho
Comentários: os quadrinhos já encontraram seu lugar ao Sol nos cinemas, e formam uma indústria bilionária; já os videogames, ainda não. Até surgiram algumas adaptações razoáveis, porém nenhuma realmente boa e convincente. Warcraft tem a chance de mudar isto. Aumentando as chances do filme ser bom, o diretor é Duncan Jones (filho do músico David Bowie), um jovem que já dirigiu as ótimas ficções científicas Lunar (2009) e Contra o Tempo (2011). Por outro lado, o filme pode fracassar por ser grandioso demais. Repleto de seres fantásticos e batalhas épicas - ao estilo Senhor dos Anéis - será que os seus US$ 100 milhões de orçamento serão suficientes para efeitos visuais bons e críveis? Descobriremos em Junho.




Procurando Dory ("Finding Dory")

Estréia: 30 de Junho
Comentários: este é o filme de 2016 da Pixar, continuação de um dos seus maiores sucessos de público e crítica, Procurando Nemo (2003). Após as recentes derrapadas do estúdio, não estou tão confiante na produção, que tem boas chances de ser uma simples cópia do filme anterior. Mesmo assim, a Pixar ainda chama a minha atenção o suficiente para colocá-la no meu Top 10 de expectativas do ano.




Star Trek: Sem Fronteiras ("Star Trek Beyond")

Estréia: 21 de Julho
Comentários: Star Trek é uma de minhas franquias favoritas, e mesmo após trazer dois ótimos filmes para o cinema recentemente, a tal Jornada nas Estrelas volta repleto de incertezas e responsabilidades: trata-se da comemoração dos 50 anos da franquia e pela primeira vez pós reboot o filme não tem J.J. Abrams na direção (ele foi para Star Wars). Também pela primeira vez teremos uma história realmente inédita, que não é baseada em filmes anteriores. Ou seja, muita coisa nova em um filme que é essencial para a continuação da franquia. Ainda não há muitas informações sobre a trama, exceto que o ótimo Idris Elba será o vilão da vez.




Esquadrão Suicida ("Suicide Squad")

Estréia: 4 de Agosto
Comentários: além dos filmes "principais" de super-herói, a indústria do cinema descobriu que filmes "zoeiros" de personagens coadjuvantes também são altamente lucrativos, como por exemplo Guardiões das Galáxias e Deadpool. Esta é a tentativa da DC Comics de também abocanhar parte deste novo filão. O filme aposta em grandes nomes, como Margot Robbie, Will Smith, Jared Leto e Viola Davis. Por falar em Leto, ele será a nova versão do Coringa, sucedendo o falecido Heath Ledger. Estariam personagem e ator a altura do desafio? Pelo menos em termos de loucura, é provável: adepto da metodologia de "se tornar" o personagem enquanto atua, nos bastidores Jared presenteou Margot Robbie com um rato e uma carta de amor; durante um período em que ele não estava nas gravações, Leto enviou ao estúdio uma carcaça de um porco como presente ao elenco.




Sully ("Sully")

Estréia: 01 de Dezembro
Comentários: Clint Eastwood já dirigiu ótimos filmes, mas em suas últimas tentativas não foi tão genial. Desta vez, entretanto, ele tem um reforço de peso: dirige pela primeira vez o grande Tom Hanks. A história é sobre o piloto que em 2009 salvou a vida de 155 pessoas ao aterrissar emergencialmente seu avião no Rio Hudson. O filme deverá ira além da aterrissagem heroica, e também mostrar o que aconteceu após o evento, onde o piloto foi alvo de investigações que ameaçaram sua carreira.




Star Wars - Rogue One ("Rogue One: A Star Wars Story")

Estréia: 15 de Dezembro
Comentários: é o primeiro derivado de Star Wars, em um filme sobre a tentativa de roubo dos planos da Estrela da Morte. Ou seja, ele se passa antes do Episódio IV. Depois de reimaginar a história do Episódio IV em seu Episódio VII, está na hora da Disney provar que consegue fazer algo realmente inédito em termos de Star Wars. Será que consegue? Os boatos dão conta de que Darth Vader estará de volta as telonas, o que tornaria tudo mais empolgante.



Bônus: +5 filmes que "quase" entraram na minha lista. Saiba porquê

Zootopia ("Zootopia") - Estréia 17/03 - essa animação da Disney repleta de animais antropomorfizados me pareceu bem engraçada, certamente vou assistir. Ainda assim, como já coloquei a Dory na lista, optei por deixar esta animação de fora.

Rua Cloverfield, 10 ("10 Cloverfield Lane") - Estréia: 07/04 - Uma "continuação" do ótimo Cloverfield (2008). Bem, na realidade, não é bem uma continuação pois o filme é sobre os mesmos eventos da história original, agora sob o ponto de vista de uma estranha família. O trailer é bem assustador. Por que o filme não está na lista acima? Porque ele é um grande mistério, pouco se sabe sobre o mesmo, então é difícil dizer se ele será bom ou não.

X-Men: Apocalipse ("X-Men - Apocalypse") - Estréia: 19/05 - Fiquei tão decepcionado com X-Men: Dias de um Futuro Esquecido que estou mais cético em relação a este filme. Mas a Fox investe pesado no mesmo, veremos o que vai acontecer.

Silence - Novo filme de Martin Scorcese, sobre dois jesuítas católicos que desembarcaram no Japão do Séc XVII para tentar catequizá-los. Como não é garantido que ele fará sua estréia em 2016, fica fora da lista.

The House That Jack Built - outro filme do dinamarquês Lars von Trier, e que pra variar deve gerar polêmica: a história de um serial killer sob o ponto de vista do mesmo. Assim como Silence, não é garantido que ele saia em 2016, ficando também fora da lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crítica Netflix - I Am Mother (2019)

Título :  I Am Mother (idem, Austrália, 2019) Diretor : Grant Sputore Atores principais :  Clara Rugaard, Hilary Swank, Luke Hawker, R...