Mais dois filmes que acabaram de estrear na Netflix brasileira e que o Cinema Vírgula apresenta pra vocês. Aprendam mais sobre o universo de ambos os filmes, e confiram o que eu achei.
Diretor: Gina Prince-Bythewood
Atores principais: Charlize Theron, KiKi Layne, Matthias Schoenaerts, Marwan Kenzari, Luca Marinelli, Chiwetel Ejiofor, Harry Melling, Van Veronica Ngo
Apesar de não parecer, The Old Guard é baseado em uma série de quadrinhos de mesmo nome, escrita por Greg Rucka em 2017. Curiosamente, não é a primeira vez que este quadrinista cria um título baseado em humanos com pequenos poderes especiais: em 2013 ele criou o excelente Lazarus, que ao contrário de The Old Guard já foi publicado no Brasil. Então, não há desculpas para não lê-lo.
Porém se em Lazarus há a mistura de sobre-humanos com a Máfia, em The Old Guard estamos bem mais próximos de uma reinvenção do clássico filme Highlander: O Guerreiro Imortal (1986).
Na história, Andy (Charlize Theron) e mais 3 amigos são um grupo de imortais que ao longo da história agem como mercenários lutando pelo que eles acham justo. Porém quando o ex-agente da CIA Copley (Chiwetel Ejiofor) descobre o segredo do grupo, começa a caçá-los para vendê-los como "cobaias" para uma bilionária indústria farmacêutica.
Mesmo sendo um filme de ação, o foco de The Old Guard entretanto são os dramas e histórias vividos por quem é imortal. E a mitologia deste universo é muito bacana, o ponto alto da produção. Por mim, a história deveria contar ainda mais sobre o passado dos protagonistas em detrimento das cenas dos dias de hoje.
The Old Guard também possui vários problemas - e o que mais detestei foi o quanto os vilões são absurdamente caricatos e unidimensionais - além de uma produção bem simplória: cenários, trilha sonora, cenas de ação, tudo bem genérico e burocrático. Portanto, se você quiser ver um filme com ação de realmente tirar o fôlego, recomendo Atômica (2017), da mesma Charlize Theron, que embora não tenha sido feito pela Netflix, também estreou recentemente por lá. Inclusive, a continuação de Atômica já está em desenvolvimento, e desta vez será feito realmente pela Netflix,
Trazendo um filme de ação razoável mas com uma mitologia acima da média, The Old Guard deverá agradar os amantes do gênero, e principalmente, me deu a esperança de que futuramente poderemos ter uma continuação ainda melhor, pois ainda há muito potencial para ser explorado. Nota 6,0.
Diretor: Gaspar Antillo
Trailer (em inglês): https://www.youtube.com/watch?v=0CZXhNcZuEE
Atores principais: Jorge Garcia, Millaray Lobos, Luis Gnecco, Alejandro Goic
Primeiro filme original chileno da Netflix, Ninguém Sabe Que Estou Aqui tem como estrela principal o ator Jorge Garcia, o eterno Hurley do seriado Lost, que embora seja estadunidense e morado a vida toda nos EUA, seu pai é chileno, o que talvez justifique sua escalação nesta produção.
Na história, Jorge Garcia é Memo, que foi um cantor prodígio na infância, e que agora vive de modo bastante recluso com seu tio Braulio, às margens de um lago.
A história mostra o básico do sofrimento que crianças passam ao serem exploradas pelos pais e pelo show business, e que no caso de Memo, o traumatizou profundamente, de maneira a ele querer evitar qualquer contato humano. O porquê deste comportamento do protagonista acaba se tornando, então, o mistério do filme. E alternando cenas atuais com flashbacks, aos poucos este quebra-cabeça nos é revelado.
A história de Ninguém Sabe Que Estou Aqui é boa, entretém, mas não é bem executada. Os personagens são mal desenvolvidos, e o comportamento de alguns deles não me parece muito crível em alguns momentos. Há uma grande revelação no final do filme, seu ponto mais alto, porém ela também não é bem trabalhada... o espectador não chega a ficar curioso por ela, pois de certa forma nem desconfia que ela exista.
Melancólica, a história Ninguém Sabe Que Estou Aqui é mal conduzida mas ainda assim emociona em alguns momentos e traz algumas cenas bem bonitas. No conjunto geral, portanto, é um filme de médio a bom, que pode ser assistido sem arrependimentos. Nota: 6,0.
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