quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Crítica - Thor: Amor e Trovão (2022)

Título: Thor: Amor e Trovão ("Thor: Love and Thunder", Austrália / EUA, 2022)
Diretor: Taika Waititi
Atores principais: Chris Hemsworth, Natalie Portman, Christian Bale, Tessa Thompson, Taika Waititi
Nota: 5,0

Taika Waititi perde a mão neste filme desnecessário

Os dois primeiros filmes de Thor nos cinemas foram fracos, porém pelo menos tinham como qualidade a apresentação da mitologia Nórdica e o deslumbre visual do mundo de Asgard. Já para o terceiro filme, chegou o diretor Taika Waititi, que mudou a franquia completamente de tom, transformando-a em uma hilária comédia, o que pra mim funcionou muito bem. Porém neste quarto filme, novamente com Taika na direção, simplesmente não temos nenhuma destas qualidades. A mitologia nórdica é praticamente ignorada (já também lembrando que a bela Asgard foi destruída no filme anterior), e se o filme é novamente uma comédia, desta vez é sem graça: as piadas são exageradas e não fazem parte da trama, simplesmente são jogadas na tela... uma sucessão infinita de gags e memes aleatórios.

Na história da vez, surge o vilão Gorr (Christian Bale), em sua missão vingativa contra todos os deuses do Universo. Ao resolver atacar Nova Asgard, que fica no planeta Terra, o vilão chama a atenção de Thor (Chris Hemsworth), que corre para defender os humanos e lá, coincidentemente, reencontra seu amor Jane Foster (Natalie Portman) em seu próprio drama pessoal. A dupla acaba frustrando os planos de Gorr apenas parcialmente, e se une com Valquíria (Tessa Thompson) e Korg (Taika Waititi) para caçar e derrotar Gorr pelo universo.

Thor: Amor e Trovão obviamente conta com uma grande produção, com bons efeitos visuais, boa música, e até tem alguns poucos bons momentos... algumas piadas engraçadas, e algumas cenas emocionantes de romance entre Thor e Jane... mas mesmo o clima entre os dois é estragado por outras cenas piegas ou de piadas muito ruins, além de ser pouco desenvolvido, tudo fica muito raso.

Raso, aliás, é a palavra de ordem em Thor: Amor e Trovão. Existem cenas de drama, e o filme até teria alguma história para contar... mas o roteiro resolve não se aprofundar em nada, simplesmente resolve jogar piadas para o espectador o tempo todo, sem critério nenhum. 

Thor: Amor e Trovão é uma produção tão desnecessária que ela simplesmente não acrescenta em nada a narrativa contada nos filmes do MCU. Pior, ela regride, pois desfaz eventos sofridos por Thor: depois de tantas aventuras, o protagonista já havia abandonado seu uniforme clássico e perdido o Mjolnir, e agora volta com os dois simplesmente "porque sim".

Ah, e assim como vários diretores queridinhos do mundo pop atual, Taika Waititi também tem sua horda de fãs. E os mesmos defendem o diretor neozelandês, alegando que seu ídolo só poderia ter feito um filme tão fraco porque "certamente sofreu restrições criativas do estúdio". Pois bem, mesmo que isto tenha acontecido, eu lembro a todos vocês que o personagem de Korg é interpretado justamente por Taika. E ele é a coisa mais chata, repetitiva e sem propósito em Thor: Amor e Trovão. Lamento, mas não há intervenção de estúdio que justifique isso, apenas ego e perda do senso de humor. Nota: 5,0


PS: seguindo a tradição dos filmes de heróis da Marvel, há duas cenas pós-créditos.

PS2: a filha do vilão Gorr é interpretada pela filha na vida real de Chris Hemsworth, India Rose, de 10 anos. E os filhos gêmeos de Chris, Sasha e Tristan (de 8 anos) também fazem ponta no filme, em uma breve cena do Thor criança, e como parte do enorme grupo das crianças Asgardianas.

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