quarta-feira, 31 de maio de 2017

Crítica - Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar (2017)

Título: Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar ("Pirates of the Caribbean: Dead Men Tell No Tales", EUA, 2017)
Diretores: Joachim Rønning, Espen Sandberg
Atores principais: Johnny Depp, Javier Bardem, Geoffrey Rush, Brenton Thwaites, Kaya Scodelario, Kevin McNally
Trailerhttps://www.youtube.com/watch?v=H8d1pD49JOk
Nota: 5,0
Este PRECISA ser o último filme desta franquia

A franquia Piratas do Caribe possui uma história curiosa, que começou em 2003 com Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra. Um filme sem muitas pretensões e que por isto mesmo acabou sendo uma diversão de alto nível, que de quebra apresentaria o engraçadíssimo Jack Sparrow de Johnny Deep para o mundo.

Depois vieram mais dois filmes - sendo o último destes ruim - que formavam uma única história e encerraram uma trilogia. Parecia o fim dos piratas nas telonas... mas em 2011 Sparrow e sua turma voltariam em Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas, um filme decente com história fechada, que praticamente ignorava tudo da trilogia inicial e representava um novo começo.

O quinto filme demorou a acontecer, e somado ao fato de que ele estava sob o comando da dupla de diretores noruegueses do bom drama Expedição Kon Tiki (2012), tudo levava a crer que as mudanças em Piratas do Caribe continuariam.

Grave engano. Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar retoma fortemente à mitologia da trilogia inicial, a ponto de que se o espectador ainda não viu os filmes anteriores da série, ficará um pouco perdido diante dos acontecimentos em tela.

A trama é uma cópia mal feita do roteiro do primeiro filme, onde temos um morto-vivo querendo se vingar de Jack Sparrow - o vilão da vez é o Captão Salazar (Javier Bardem); e a presença de uma jovem dupla para fazer par romântico e compartilhar interesses com Jack. Dupla esta fraca na atuação e sem nenhum carisma, de longe a pior da franquia.

Como todo filme da série Piratas do Caribe, temos ação de qualidade, imagens belíssimas e um ritmo frenético. Mas mesmo em suas qualidades, tudo não deixa de ser um "mais do mesmo".

E também, mais dos mesmos problemas que fizeram o terceiro filme da franquia ser ruim: desnecessariamente longas 2h e 30min de duração, cenas de ação inverossímeis feitas em computação gráfica e exageradas em escala, um roteiro complexo cheio de furos e com pouco sentido.

Como se tudo isto não fosse desgraça suficiente, pela primeira vez Jack Sparrow não rouba a cena. Temos um Depp de expressão cansada, talvez até desanimada, que arranca poucos risos do público.

A verdade é que Piratas do Caribe deveria acabar. A qualidade dos filmes está ruim; o protagonista principal parece ter perdido interesse no personagem... e ainda há um motivo ainda maior que tudo isto: Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar se preocupa (em excesso, inclusive) em acabar com todas as pontas soltas da franquia. Aprendemos sobre a origem de Jack Sparrow, vemos o destino final de Barbossa e do barco Black Pearl, e etc. Reitero: não estou exagerando. Neste meu "etc" temos TODAS as pontas soltas resolvidas. Então, para que continuar uma saga que efetivamente acabou?

Mas... será que a franquia irá acabar mesmo? Apesar de Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar provavelmente encerrar como o filme de pior bilheteria da franquia, ele dará algum lucro. Os próprios produtores afirmaram oficialmente há poucas semanas que um sexto filme não está descartado. E na cena pós créditos (sim, ela existe), mais uma vez, como já é tradição, temos uma daquelas cenas "e todos ficaram felizes para sempre... só que não".

Na contramão de tudo isto, tivemos propagandas de TV e trailers (como este do meu link acima) anunciando estarmos diante da "aventura final" dos piratas; e Johnny Depp sofreu acusações de passar todo o período das filmagens bêbado e com dificuldade de memorizar suas falas (o ator vivia em pleno processo de separação de sua ex-esposa Amber Heard), que se for verdade pode dar uma bela "congelada" na carreira do rapaz.

Só nos resta esperar alguns anos pela resposta. De minha parte, meu desejo é bem claro: sim, tem que acabar. O quinto filme definitivamente terminou esta história. Nota: 5,0

domingo, 30 de abril de 2017

Crítica - Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)

Título: Guardiões da Galáxia Vol. 2 ("Guardians of the Galaxy Vol. 2", EUA, 2017)
Diretor:  James Gunn
Atores principaisChris Pratt, Zoe Saldana, Dave Bautista, Bradley Cooper (voz), Michael Rooker, Karen Gillan, Pom Klementieff, Kurt Russell, Elizabeth Debicki
Trailerhttps://www.youtube.com/watch?v=4-i8nTNSQFI
Nota: 8,0
Guardiões continua ótimo. E ainda mais engraçado!

Três anos depois, os Guardiões da Galáxia retornam com mesmo diretor/escritor e elenco. Em termos de trama principal, o filme piora em relação ao anterior; porém seu roteiro compensa ao desenvolver melhor os seus muitos personagens (em especial as irmãs Gamora/Zoe Saldana e Nebula/Karen Gillan, além de Drax/Dave Bautista e Yondu/Michael Rooker) e conseguir a façanha de ser ainda mais engraçado!

Na trama, os Guardiões continuam aprontando as suas como mercenários e ganhando novos inimigos. Em meio as confusões que eles mesmos arranjam, Peter Quill (Chris Pratt) é salvo pelo seu pai Ego (Kurt Russell), a quem ele encontra pela primeira vez. Ego convida então Peter para conhecer seu planeta natal e seu legado.

As duas maiores qualidades presentes no primeiro filme - ótimos efeitos especiais e humor baseado em situações inesperadas - continuam em Guardiões da Galáxia Vol. 2, e talvez ainda melhores! Em contrapartida, ainda que seja citada várias vezes pelos próprios personagens durante o filme, a trilha sonora perdeu um pouco do seu impacto.

Mesmo com uma trama principal um tanto dispersa e confusa, o roteiro de Guardiões da Galáxia Vol. 2 discute com sucesso o assunto família. Surpreendentemente, no meio de tanta ação e piadas, ainda foi possível se emocionar em algumas cenas mais sérias.

Guardiões da Galáxia Vol. 2 também entra no lista dos melhores filmes já feitos pela Marvel - assim como seu antecessor - porém ainda precisa de alguns ajustes para conquistar uma nota ainda maior. Desta vez o ponto fraco do filme foi seu vilão. Chega a ser irônico que uma franquia que baseia seu sucesso no fugir do senso comum (a longa e excelente cena da apresentação inicial dos créditos é um exemplo disto), tenha um vilão com discursos e ações tão previsíveis e idiotas.

Outro ponto que não gostei foi o exagerado número de personagens ou elementos fan service. São literalmente dezenas, em geral reconhecidos apenas pelos leitores de quadrinhos da Marvel, e pelo excesso chegam a atrapalhar as vezes o ritmo do filme.

Facilmente um dos melhores filmes da ação e humor do ano, Guardiões da Galáxia Vol. 2 é diversão garantida para quem gostou do primeiro filme. Apesar das diferenças entre eles, na média são do mesmo nível. Nota: 8,0


PS: desta vez são nada menos que CINCO cenas pós créditos. A cena com o Groot e a cena com a Ayesha (aquela moça de cor dourada) são as duas mais relevantes, pois já dão dicas do que virá nos próximos filmes.

domingo, 16 de abril de 2017

Ghost in the Shell: análise do Filme, do Anime e do Mangá


A franquia japonesa Ghost in the Shell passou a ser mais conhecida pelo público graças ao filme A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell - ainda em cartaz no Brasil - estrelado pela bela e famosa Scarlett Johansson.

Entretanto, o título já havia conquistado certa fama entre os fãs mais hardcore de ficção científica no final da década de 90, graças ao filme-Anime Ghost in the Shell de 1995, que virou cult e levou a fama de ser um dos "maiores inspiradores" do filme Matrix (1999).

Apresentarei neste texto as versões iniciais de Ghost in the Shell do Mangá e Anime (em ambas mídias a franquia já teve continuações, que não comentarei aqui), e finalmente, o filme Hollywoodiano de 2017, comparando as 3 obras.

Todas elas possuem em comum o futuro de 2029, onde se tornou comum os humanos aperfeiçoarem seus corpos usando implantes cibernéticos; seja com membros artificiais melhorados, ou ainda, o cérebro conectado à internet e desfrutando de inúmeros recursos.

A protagonista de Ghost in the Shell é Motoko Kusanagi, a líder de campo da "Seção 9", um grupo policial especializado no combate ao terrorismo e crimes cibernéticos. Motoko se auto-intitula "a Major" e possui apenas o cérebro humano, com o restante do seu corpo totalmente artificial (embora em sua maior parte orgânico), o que lhe dá agilidade e força além do comum.


Mangá - O começo

Se Ghost in the Shell chamou atenção mundialmente através do Anime de 1995, sua história começou nos mangás, em uma série escrita e desenhada por Masamune Shirow, publicada entre 1989 e 1990. Publicada recentemente no Brasil pela editora JBC, a revista traz várias histórias curtas, com bastante ação e trazendo como foco principal terroristas e espionagem internacional.

Embora um material interessante, não é uma leitura tão fácil: Shirow imaginou um mundo futurista bem crível (é impressionante o quanto ele acertou, mesmo escrevendo 20 anos atrás) e bem detalhado. É uma leitura pesada, repleta de informações sobre o universo criado. Os personagens - inclusive a protagonista - são pouco explorados. Além disto, a trama é um pouco datada, lembrando o clima da guerra fria, um tema que já ficou um pouco distante da nossa realidade.

Aqui temos uma Motoko empolgada, cheia de vida, que gosta do seu trabalho, e que arruma até tempo para lazer (os quais passa sempre com outras mulheres); é uma personagem bem diferente do que veremos nas adaptações a seguir.


Anime - A fama

Ao assistir recentemente a animação que deu fama internacional à franquia (e que no Brasil foi traduzido para O Fantasma do Futuro), minha primeira constatação - para minha surpresa - é que Matrix se inspirou muito pouco na mesma. Em comum há as "letrinhas verde" digitais correndo na tela e o visual de alguns robôs e aparelhos (como o de conectar o cérebro das pessoas com um plug na parte inferior do crânio). Mas as histórias de Ghost in the Shell e Matrix são completamente diferentes.

Na história deste filme japonês de 1995, dirigido por Mamoru Oshiie e co-roteirizado pelo escritor do Mangá, temos na verdade algumas das histórias escritas em 1989 unificadas em uma única trama, dando bastante destaque ao hacker "Mestre dos Fantoches" como vilão principal.

A Motoko do Anime já é uma pessoa bem mais séria, de poucas palavras, que quase não expressa emoções. É alguém extremamente solitária, mas ainda assim não transparece ser infeliz, apenas conformada com a vida que possui.

Dentre todas as versões e adaptações de Ghost in the Shell, este Anime é de longe a melhor (e também conta com uma trilha sonora excelente), e leva deste blog uma nota 7,5.


Filme - A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell (2017)

Finalmente, a criticada adaptação Hollywoodiana da obra. O filme dirigido por Rupert Sanders (que antes deste só foi diretor do mediano Branca de Neve e o Caçador, de 2012) copia várias sequencias da animação de 95. Entretanto, mesmo com muitas cenas idênticas, o contexto das mesmas é bem diferente, e a história aqui apresentada pouco tem em comum com as histórias do Mangá e do Anime.

Se nas versões japonesas o maior destaque da história é para a ação e o universo criado, em A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell a Motoko da Scarlett Johansson leva todo o foco da trama. Estamos diante de uma história que conta a origem da protagonista, que por sua vez, é uma personagem sem nenhuma expressão facial mas que, quando fala, não se importa em revelar que é uma pessoa bem triste.

É difícil se conectar com uma personagem assim tão melancólica e "robótica". Aliás, nenhum dos personagens do filme possui o mínimo de carisma. A grande qualidade de Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell é mesmo seu visual, seja pela qualidade e cores de suas imagens; ou ainda, pelo universo futurista imaginado pela franquia (ainda que aqui esteja um pouco deturpado).

Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell não possui tanta ação quanto seu trailer indicava e mais parece uma história de um Robocop em depressão do que qualquer outra coisa. Apesar de ser outra "ocidentalização" ruim de um Mangá/Anime, o que resta do material original nesta adaptação é suficiente para que o filme seja pelo menos uma experiência interessante. Nota: 6,0

domingo, 26 de março de 2017

Crítica - Fragmentado (2016)

Título: Fragmentado ("Split", EUA, 2016)
Diretor: M. Night Shyamalan
Atores principais: James McAvoy, Anya Taylor-Joy, Haley Lu Richardson, Betty Buckley
Trailerhttps://www.youtube.com/watch?v=vslbpge5r7M
Nota: 7,0
Bom na tensão, mas não no mistério

Pouco mais de um ano após seu "retorno" aos bons olhos do público com A Visita, o diretor / escritor M. Night Shyamalan retorna com um novo suspense. Nesta história, 3 garotas adolescentes são sequestradas e mantidas em cativeiro por Kevin (James McAvoy), uma indivíduo que sofre do Transtorno Dissociativo de Identidade, possuindo 23 personalidades.

O que mais surpreende em Fragmentado é que ao contrário dos clássicos deste diretor, aqui não temos nenhuma "grande reviravolta", nenhum "grande segredo" revelado no final. Pelo contrário, o roteiro antecipa a conclusão várias vezes, repetindo para o espectador sobre como será o desfecho.

Com isto, Fragmentado perde bastante no mistério... ainda assim, graças a um ótimo trabalho de direção e fotografia o filme é muito bom ao criar um forte clima de tensão. Ok: sabemos como o filme vai acabar... mas o que irá acontecer com as meninas até lá? As 3 sobreviverão até o ato final? Fragmentado esconde esta resposta muito bem. Shyamalan pode até ter desaprendido a escrever roteiros, mas para criar um clima de suspense, ele sempre foi ótimo.

James McAvoy chega a interpretar 8 das 23 personalidades e faz um trabalho muito bom, sem dúvida outro ponto alto do filme. Ainda assim, não vejo como uma atuação realmente espetacular, fora de série. Por exemplo, não fiquei convencido com sua personalidade "criança" nem com a personalidade "mulher". Entretanto as demais personas estão muito boas e convincentes.

Fragmentado me manteve bastante entretido e tenso durante o tempo todo, porém o final não me agradou: ele exigiu uma "suspensão de descrença" maior do que eu estava disposto a aceitar. Ainda assim, isto não prejudica a experiência de assisti-lo.

Curiosamente, a cena que mais me empolgou foi a cena pós-créditos (na verdade, ela aparece imediatamente após o cartaz de "o filme acabou") que referencia um dos maiores sucessos de Shyamalan. O diretor indiano vem aos poucos retomando sua velha forma e entregando filmes melhores. Ainda assim, se o ápice de Fragmentado é uma cena que referencia um clássico do passado, a conclusão é que seu trabalho presente ainda não é bom o suficiente para dizer que M. Night voltou a fazer um grande filme. Nota: 7,0


Atualizações em 30/04/2017
1) Entendo que exagerei nas críticas ao filme, portanto, aumentei sua nota e reescrevi o parágrafo final.
2) E quanto a tal "cena pós-créditos", quatro dias atrás tivemos o anúncio que todos esperavam. Para quem já assistiu o filme, leia aqui.

sábado, 4 de março de 2017

Crítica - Logan (2017)

Título: Logan ("Logan", EUA, 2017)
Diretor: James Mangold
Atores principais: Hugh Jackman, Patrick Stewart, Dafne Keen, Boyd Holbrook, Stephen Merchant
Trailerhttps://www.youtube.com/watch?v=KPND6SgkN7Q
Nota: 8,0
Velhinhos trazem algo novo para filmes de super-herói

Mesmo sem levar o nome do herói no título do filme, Logan é provavelmente o filme que mais deverá agradar os fãs do irritado Wolverine. É verdade que aqui o carismático mutante já se encontra mais controlado e amadurecido. Porém, pela primeira vez desde sua aparição nos cinemas no ano 2000, ao entrar ação o personagem enfim usa suas garras de Adamantium para rasgar e matar de maneira bem violenta inimigos de carne e osso. Ponto positivo para os produtores da Fox, que repetiram a coragem que tiveram em Deadpool (2016) de fazer filme de super-herói para público adulto (Logan tem classificação etária mínima de 18 anos nos EUA e 16 anos no Brasil).

Mas não é na violência que Logan se destaca dos demais filmes do gênero. Já vimos filmes com super-herói perdendo poderes. Ou ainda, filmes onde o herói está cinquentão e reclamando "que está ficando velho". Porém pela primeira vez vemos em um título importante de Hollywood super-heróis REALMENTE velhos. Um Wolverine (Hugh Jackman) cansado e doente, e um Charles Xavier (Patrick Stewart) com 90 anos e sofrendo com sintomas similares ao Alzheimer.

Sim. Por mais chocante que possa parecer, até os heróis sofrem com os males da velhice. Na trama de Logan, a dupla não "luta contra o crime" há muito tempo; eles não estão salvando o mundo... aliás, não querem nem conseguem mais fazer isto. Aqui a história é basicamente um road movie onde Wolverine e Charles Xavier tentam levar a misteriosa menina Laura (Dafne Keen) até o Canadá, de onde estará segura de seus captores.

Logan não prima pelas cenas de ação (mesmo assim existem várias, e elas não deixam a desejar), e muito menos pelos efeitos especiais (bem modestos desta vez). Além do roteiro, a força do filme está nos seus dois astros Hugh Jackman e Patrick Stewart, que estão ótimos como sempre. Logan é um filme que principalmente discute amizade, envelhecimento, morte, e a jornada humana pela redenção. Tudo isto de uma forma bela e convincente.

Levando em conta os 10 filmes de mutantes já feitos para os cinemas (os 3 X-Men originais, os 3 X-Men pós-reboot, os 3 Wolverine e mais Deadpool), em termos de qualidade Logan fica no pior dos casos com um 3o lugar (empatado com Deadpool), só perdendo para X-Men 2 (2003) e X-Men: Primeira Classe (2011). Uma despedida surpreendentemente digna para um personagem tão bacana. Nota: 8,0


PS: em termos de continuidade dentro do universo dos X-Men dos cinemas, Logan funciona de maneira independente, praticamente não respeitando continuidade nenhuma. Mesmo assim, para total compreensão deste filme é importante conhecer seus personagens principais previamente.

PS 2: não, não há cenas extras pós-créditos ;)

domingo, 26 de fevereiro de 2017

Aquecimento para o Oscar 2017


Pela primeira vez desde que iniciei este blog não irei postar meus palpites para os vencedores do Oscar nas principais categorias do evento. O motivo é que por questões pessoais não consegui assistir todos os principais indicados antes da cerimônia, ficando então injusto opinar.

Mas o fato não impede de que o Cinema Vírgula traga uma cobertura mínima do evento de hoje a noite.

Abaixo segue a lista dos filmes deste com 3 ou mais indicações. Clique nos títulos em negrito para ver a crítica dos mesmos:

14 indicações: La La Land
8 indicações: A Chegada, Moonlight
6 indicações: Até o Último Homem, Lion, Manchester à Beira-Mar
4 indicações: Um Limite Entre Nós, A Qualquer Custo
3 indicações: Estrelas Além do Tempo, Jackie


Quem será o grande vencedor

La La Land: Cantando Estações deverá ser o maior vencedor de estatuetas hoje, além de levar o prêmio máximo de Oscar de Melhor Filme.

Se minha previsão se confirmar, lamentarei bastante. Sim, La La Land é tecnicamente maravilhoso (principalmente em se tratando de figurino, design de produção e fotografia); mas como musical é apenas mediano e como romance é apenas bom. Muito pouco para quem vai ganhar o título de "melhor filme do ano".

Isto sem contar que mais uma vez teríamos a Academia privilegiando uma obra que homenageia ela mesma, ou melhor, a história do Cinema. Em uma época de "pós-verdade" onde racismo e xenofobia se espalham pelo planeta, se La La Land vencer mais uma vez os figurões de Hollywood mostrariam que continuam alienados do mundo "real".

Aliás, esta é a safra de filmes indicados mais fraca que vejo em anos. Dos que vi até agora A Chegada é muito superior a todos os demais (que chegam no máximo a nota 7). Porém ainda demorarão vários anos para que a Academia prestigie um filme de ficção científica do jeito que ele merece.


Não percam, é hoje, domingo de carnaval, as 22h!

A cerimônia do Oscar 2017 é hoje, domingo dia 26/02, e somente será transmitida ao vivo pelo canal TNT, a partir das 21h com a chegada dos famosos no tapete vermelho. Na TV aberta a Globo passará os melhores momentos no dia seguinte, as 15h. E sem gafes da Gloria Pires deste vez :P

sábado, 25 de fevereiro de 2017

Dupla-Crítica: Lion: Uma Jornada Para Casa (2016) e Jackie (2016)

A menos de uma semana da cerimônia do Oscar 2017, segue a crítica de mais duas produções multi-indicadas: Lion: Uma Jornada Para Casa (com 6 indicações) e Jackie (com 3 indicações). Vamos a elas!

Lion: Uma Jornada Para Casa (2016)
Diretor: Garth Davis
Atores principaisDev Patel, Sunny Pawar, Nicole Kidman, Rooney Mara, David Wenham, Abhishek Bharate, Priyanka Bose

Baseado em fatos reais, Lion conta a história do garoto indiano Saroo, que com 5 anos se perdeu da família em uma estação de trem. Adotado posteriormente por um casal australiano, 25 anos após seu incidente ele tenta reencontrar sua família.

O filme é dividido em dois grandes atos, o primeiro com Saroo criança, interpretado por Sunny Pawar, e o segundo com Saroo adulto interpretado por Dev Patel. Lion conta com belíssimas fotografias e trilha sonora, um final bastante emocionante, mas ainda assim não empolga. O motivo? O filme é muito longo e muito lento.

Uma história que poderia ser contada em alguns minutos acaba sendo transformada em um filme de duas horas graças a inclusão de flashbacks desnecessários, cenas repetidas, cenas de paisagens, e personagens que não acrescentam à trama (como a de Rooney Mara). Ainda que eu aprove bastante que a bela história de Saroo seja conhecida pelo mundo todo, ela não tem material suficiente para virar um filme. Nota: 5,0


Jackie (2016)
Diretor: Pablo Larraín
Atores principais: Natalie Portman, Peter Sarsgaard, Greta Gerwig, Billy Crudup, John Hurt 

A imagem que tenho de Jacqueline Kennedy é de uma mulher forte, que perdeu dois filhos no nascimento e que estava ao lado de seu marido JFK quando o mesmo foi assassinado, de onde ela tentara levá-lo com vida ao hospital mesmo tendo sangue e até pedaços do cérebro do mesmo respingados em seu corpo.

Ao mesmo tempo, também vejo "Jackie" como a rica mimada e fútil que passou seu tempo como primeira dama dos EUA dando festas na Casa Branca e que fez questão de transformar o funeral de seu marido-presidente em um gigantesco evento midiático.

E o filme Jackie mostra exatamente estes dois lados da ex senhora Kennedy, sem ter a intenção de julgar que foi a "verdadeira" Jackie, ainda que justifique que parte das ações dela eram na verdade sua busca pela sobrevivência no mundo do marido.

A história contada pelo filme é bem interessante, trazendo o tão exaustivamente assunto da morte de John Kennedy sob uma perspectiva rara de bastidores e levemente feminina. Ainda assim, o roteiro tem sua ressalva: o quanto dele é "real"? Afinal, o filme é levemente baseado em uma entrevista dada por Jackie semanas após ficar viúva - fonte por si só parcial. E o restante da história, certamente teve mais preocupação narrativa do que em ser verídica.

Natalie Portman mais uma vez entrega uma ótima atuação. O maior destaque entretanto é a imitação quase perfeita que a atriz faz da voz e sotaque de Jackie. Realmente impressionante! Outro ponto curioso envolvendo atores é que Jackie é o último filme de John Hurt, falecido em Janeiro deste ano.

Jackie entrega uma história interessante e diferente, mas sem nenhum grande momento. Além disto, peca pelo ritmo lento e pela trilha sonora pesada e melodramática. Ainda assim, deve agradar bem os amantes de política e História. Nota: 6,0

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Crítica - Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016)

Título: Moonlight: Sob a Luz do Luar ("Moonlight", EUA, 2016)
Diretor: Barry Jenkins
Atores principais: Mahershala Ali, Alex R. Hibbert, Janelle Monáe, Naomie Harris, Ashton Sanders
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=cYFIBxizOW0
Nota: 7,0
Filme traz história forte e comovente, mas falha na conclusão

Existem vários filmes que se propõem a acompanhar a vida de uma pessoa por décadas, onde vemos verdadeiramente seu crescimento e temos um melhor entendimento do porquê este alguém tomou determinados rumos em sua vida. Filmes assim, quando bem escritos, costumam ser acima da média, e é felizmente o caso de Moonlight: Sob a Luz do Luar.

Contando praticamente apenas com personagens negros, e com cenários na periferia de Miami, talvez o mais bacana em Moonlight é que se trata de uma jornada de auto-conhecimento que independe de cor, gênero, local e época.

Na história acompanhamos a vida do "pequeno" Chiron em três atos: o primeiro como criança, o segundo como adolescente, e o terceiro como adulto. Chiron é uma criança franzina, tímida, e que sofre bullying frequentemente dos garotos da escola, principalmente porque sua mãe Paula (Naomie Harris) é uma prostituta. Sem pai e sem atenção da mãe, Chiron acaba sendo "adotado" pelo traficante Juan (Mahershala Ali), que verdadeiramente quer ajudá-lo.

Moonlight tem ótima qualidade técnica, com boa fotografia, edição e trilha sonora. Não a toa, o filme levou indicação ao Oscar nestas três categorias. A direção também é muito boa, conseguindo com bastante sensibilidade transpor da tela para o espectador os sentimentos dos personagens.

Os dois primeiros arcos de Moonlight são muito bons, é fácil se comover com os dramas de Chiron e assistir com bastante interesse os dilemas morais das pessoas que o cercam. Solidão e violência levam o garoto à uma fase adulta com vários problemas... e é aí que o filme decepciona.

Em seu ato final, o mais curto de todos, Moonlight se limita a mostrar uma história de romance. Por quase toda sua duração, o filme abrange vários aspectos da vida de Chiron para posteriormente descartar todos estes temas e focar apenas em sua paixão de adolescente.

Apesar do desfecho abrupto e - para mim - bem incompleto, Moonlight: Sob a Luz do Luar ainda vale bastante a pena ser assistido por ser um drama diferente e tocante. Nota: 7,0

domingo, 12 de fevereiro de 2017

Crítica - Até o Último Homem (2016)

Título: Até o Último Homem ("Hacksaw Ridge", Austrália / EUA, 2016)
Diretor: Mel Gibson
Atores principais: Andrew Garfield, Sam Worthington, Luke Bracey, Vince Vaughn, Hugo Weaving, Teresa Palmer
Trailerhttps://www.youtube.com/watch?v=gSBAzgT7Z6I
Nota: 8,0
Uma grata novidade no universo da 2ª Guerra

Dez anos após seu último projeto na direção - Apocalypto (2006) - o polêmico Mel Gibson retorna com Até o Último Homem. Gibson, que tem a fama de "cultuar" a violência, desta vez conta a história real de um pacifista que se recusava a pegar em armas. Que irônico e curioso!

No filme conhecemos a história de Desmond T. Doss (Andrew Garfield), um estadunidense que serviu as tropas dos EUA na 2ª Guerra Mundial em 1945, na Batalha de Okinawa. Devido a alguns incidentes ao longo de sua vida - e também por ser Cristão - Desmond era radicalmente anti-armas (se recusava a encostar em uma); mas ainda assim queria servir seu país na guerra como médico.

Dividido em duas grandes partes: o antes da guerra (onde vemos a infância de Desmond e seu treinamento no exército), e a batalha em si (bastante violenta), Até o Último Homem certamente se diferencia dos outros milhares de filmes de guerra devido seu herói inusitado. Ainda que a atuação de Andrew Garfield não seja extraordinária, o (não tão) jovem ator se mostra bastante talentoso e competente, e além disto está muito bem acompanhado por diversos outros bons atores.

Tecnicamente o filme traz uma boa fotografia, efeitos sonoros realistas, e cenas de batalha bastante variadas e bem coreografadas. Ponto positivo para Mel, que faz por merecer sua 2ª indicação ao Oscar na direção.

Com uma história tocante e interessante, Até o Último Homem é um dos melhores filmes deste Oscar 2017, ainda que possua alguns defeitos básicos: a trilha sonora é excessiva e bastante melodramática. Algum exagero também pode ser colocado em algumas ações do carismático Doss.

Eu, que já estou bastante cansado de assistir filmes da 2ª Guerra, encontrar em Até o Último Homem uma história bem interessante de seu começo ao fim é uma constatação do quanto este filme consegue ter sua dose de inovação e universalidade. Nota: 8,0

Crítica Netflix - I Am Mother (2019)

Título :  I Am Mother (idem, Austrália, 2019) Diretor : Grant Sputore Atores principais :  Clara Rugaard, Hilary Swank, Luke Hawker, R...