quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Retrospectiva Cinema Vírgula de 2013


Olá prezados leitores. Mais um ano que se encerra, mais um ano que se inicia.

Em 2013 assisti 44 filmes que passaram pelos cinemas brasileiros, sendo que cobri neste blog com críticas a maioria deles. Baseado nestes 44 filmes, vamos analisar o que houve de pior e melhor ao longo do ano.

Entendo que 2013 não foi um ano muito bom... vi poucos filmes que realmente me empolgaram. De qualquer forma, tivemos vários “enfins” interessantes, como por exemplo: enfim um filme de F1 decente (Rush:No Limite da Emoção), enfim um retorno decente dos irmãos Wachowski (A Viagem), enfim um bom filme do Superman (O Homem de Aço). E, principalmente: enfim o grande público reconheceu a genialidade do diretor Alfonso Cuarón com seu excepcional filme Gravidade.

Eis a lista dos 5 melhores filmes de 2013, em ordem alfabética:


Acho que 2013 não foi um bom ano para os Blockbusters. Não em termos de dinheiro, claro... falo da falta de qualidade. As franquias de sucesso foram muito bem nas bilheterias, impulsionadas também pela grana extra do 3D. Um bom exemplo disto foi o segundo Hobbit... um filme apenas razoável que já passou de US$ 500 milhões arrecadados.

Outra coisa curiosa é que os cinemas continuam investindo pesado nos filmes de super-herói, que infelizmente já não empolgam mais como antes. Em 2013 apenas O Homem de Aço me surpreendeu positivamente.

Eis a lista dos 5 piores filmes de 2013, em ordem alfabética:

* Kick-Ass 2

Finalmente, nem sempre dá para se assistir tudo o que você quer assistir, e em 2013 isto não foi diferente. Abaixo segue a lista dos 5 filmes (bastante elogiados) que perdi e pretendo ver assim que possível. Notem que em sua maioria são filmes pendendo para o lado cult:

* Azul é a Cor Mais Quente (França) -  Vencedor da Palma de Ouro 2013
* Elena (Brasil)
* Um Estranho no Lago (França)
* Inside Llewyn Davis (EUA) – dos irmãos Coen
* Invocação do Mal (EUA) – filme de terror entre os mais bem avaliados do ano


É isto aí. Melhores filmes para todos nós em 2014! Grande abraço e continuem prestigiando o melhor blog do mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crítica Netflix - I Am Mother (2019)

Título :  I Am Mother (idem, Austrália, 2019) Diretor : Grant Sputore Atores principais :  Clara Rugaard, Hilary Swank, Luke Hawker, R...