quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Dupla Crítica Filmes Netflix: Your Name (2016) e Shiki Oriori - O Sabor da Juventude (2018)


Dois longa-metragens de animação japonesa (anime) que chegaram ao Brasil via Netflix neste ano de 2018. São histórias otimistas, sobre amor (e muitas vezes, amor fraternal). Tudo o que você precisa assistir para "desligar" um pouco do clima de ódio e pessimismo que preenche o país.

Ah, e os dois filmes possuem uma polêmica ligação entre eles. Quer saber qual é? Somente lendo as críticas abaixo!


Your Name (2016)
Diretor: Makoto Shinkai
Atores principais (vozes): Ryûnosuke Kamiki, Mone Kamishiraishi, Ryô Narita

Sucesso de crítica, e principalmente de bilheteria (o filme se tornou o anime de maior arrecadação em todos os tempos), Your Name praticamente não chegou aos cinemas brasileiros, já que foram apenas 32 salas com exibição única, em Outubro de 2017. Uma vergonha.

Disponível na Netflix desde o começo deste ano, Your Name entra fácil no meu Top 5 de 2018 até agora.

Baseado em um mangá de mesmo nome (e já publicado no Brasil pela editora JBC), a história é sobre dois adolescentes: a garota Mitsuha, que vive no campo e deseja morar numa cidade grande; e o garoto Taki, que mora em Tóquio mas também vive entediado. Um dia, inexplicavelmente, eles acordam com os corpos trocados e assim o ficam por várias horas. Com a frequência deste estranho fenômeno aumentando com o passar do tempo, eles acabam se comunicando através de mensagens de cadernos, e ficando mais próximos um do outro.

Apesar do enredo parecer clichê, ele foge bastante do senso comum, e traz uma "surpresa" no final que é simplesmente sensacional. Não posso falar mais nada para não estragar... mas acreditem, Your Name é belo, comovente, um filmaço! Não acredita em mim? Acredite então no IMDb: lá o filme se encontra no Top 100 de todos os tempos. Nota: 8,0.


Shiki Oriori - O Sabor da Juventude (2018)
Diretores: Haoling Li, Yoshitaka Takeuch, Xiaoxing Yi
Atores principais (vozes): George Ackles, Taito Ban, Dorothy Elias-Fahn

Shiki Oriori - O Sabor da Juventude é uma produção original Netflix promovida com um "dos mesmos criadores que Your Name". Mas para mim isto é uma espécie de propaganda enganosa: os roteiristas não são os mesmos, os diretores não são os mesmos, os atores não são os mesmos. O que estes dois filmes têm então em comum? Apenas que foram produzidos pelo mesmo estúdio de animação, o estúdio japonês CoMix Wave Films.

E de fato, colocando Shiki Oriori - O Sabor da Juventude e o Your Name lado a lado, apenas o visual é bastante parecido; o resto nem se compara. Your Name é bem mais ousado e grandioso.

Mas isto não quer dizer Shiki Oriori é um filme ruim, pelo contrário. Composto por 3 histórias curtas e independentes entre si (cada uma com cerca de 30 min de duração), onde o tema comum seria um "jovens recém adultos se lembrando de momentos da infância", a produção traz histórias bem cotidianas, porém belas e comoventes em sua simplicidade.

O primeiro conto, intitulado "O macarrão de arroz", mostra um universitário lembrando saudosamente de momentos de seu passado relacionados a um prato de bifum.

O segundo conto se chama "Nosso pequeno desfile de moda", e conta a história de duas irmãs órfãs, onde a primogênita sustenta a dupla e é uma modelo de moda que apesar de ser jovem, já está ficando "velha" para a profissão.

Finalmente, a terceira e última história se chama "Amor em Xangai", sobre um arquiteto recém formado que descobre algo inédito sobre seu antigo amor de infância. Dos três contos, esse é o mais fraco e previsível.

Ah, e Shiki Oriori - O Sabor da Juventude possui cenas após os créditos. Não deixe de assistí-las. Nota: 6,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crítica - Indiana Jones e a Relíquia do Destino (2023)

Título : Indiana Jones e a Relíquia do Destino ("Indiana Jones and the Dial of Destiny", EUA, 2023) Diretor : James Mangold Atores...