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Imagens da Máquina de Anticítera real, cuja construção ter sido feita por Arquimedes é apenas especulação |
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Meu amigo John Rhys-Davies também está no filme, de volta como Sallah |
Bem vindo ao Cinema Vírgula! Com foco principal em notícias e críticas de Cinema e Filmes, este blog também traz informações de Séries de TV, Quadrinhos, Livros, Jogos de Tabuleiro e Videogames. Em resumo, o melhor da Cultura Pop.
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Imagens da Máquina de Anticítera real, cuja construção ter sido feita por Arquimedes é apenas especulação |
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Meu amigo John Rhys-Davies também está no filme, de volta como Sallah |
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De dentro do Cine Embaixador, onde são exibidos os filmes do Festival |
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O Caminho das Estrelas, e ao lado a placa de 3 dos "homenageados" |
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Foi só o Cinema Vírgula passar em Gramado que eles fizeram questão de me homenagear com um Kikito! :P |
Mas, apesar da oficialização da data, ela é um pouco controversa, assim como os registros dos primeiros anos relacionados ao cinema no Brasil. Vamos à cronologia.
A exibição de cinema no Brasil aconteceu em 8 de Julho de 1896, no Rio de Janeiro, foi realizada pelo belga Henri Paillie e foi restrita para membros da elite carioca, onde ele apresentou oito pequenos filmes sobre cidades europeias.
Em 19 de Junho de 1898 o ítalo-brasileiro Afonso Segreto – primeiro cinegrafista e diretor do país – registrou as primeiras imagens em movimento em território brasileiro. O filme, intitulado "Vista da baia da Guanabara" foi por muito tempo considerado como o primeiro filme gravado no Brasil, e por isso mesmo, a data se tornou o Dia do Cinema.
Entretanto, o tal vídeo nunca teve exibição pública, e hoje se questiona se ele realmente existiu. O vídeo acima "pode" ser o vídeo em questão, mas provavelmente nunca teremos a resposta definitiva. Atualmente se considera que o primeiro vídeo feito no Brasil foi na verdade o "Chegada do Trem em Petrópolis", do também italiano Vittorio Di Maio, filmada no dia 1o de Maio de 1897. Porém há dúvidas se o filme foi de fato filmado no Brasil, embora a maior parte dos especialistas aceitem o fato.
E, para deixar tudo mais confuso, ainda há uma segunda data onde o Dia do Cinema Brasileiro é comemorado, o 5 de Novembro, já que neste dia em 1896 tivemos a primeira exibição pública de cinema do Brasil. Esta data, entretanto, é menos lembrada que o 19 de Junho.
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Afonso Segreto |
E, para encerrar esta viagem ao passado do Cinema nacional, nosso primeiro filme de ficção, ou seja, que não era um simples documentário gravando cenas do cotidiano, foi “Os Estranguladores”, de 1908, dirigido pelo cineasta luso-brasileiro António Leal. O filme - que não possui mais cópias sobreviventes para assistirmos - continha duração de 40 minutos e também é considerado o primeiro sucesso do cinema nacional.
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A antiga fábrica Cury, atualmente. Esta parte da fachada e a chaminé deverão ser poupadas da demolição, já que áreas do prédio foram tombadas como Patrimônio Cultural anos atrás |
Após o choque inicial à comunidade quadrinhística, vieram as primeiras críticas: as HQs da Image tinham ótimos desenhos, porém, fracos roteiros (afinal, seus criadores eram em sua maioria grandes desenhistas, e não tinham experiência em escrever histórias). McFarlane, então, não deixou por menos: após desenhar e escrever as primeiras edições de seu Spawn, resolveu trazer grandes nomes para escrever as edições seguintes. Assim, para a edição 8 veio Alan Moore; para a 9, Neil Gaiman; para a edição 10, Dave Sim; e para a edição 11 fechando o ciclo, Frank Miller.
E é aqui que começa nossa história de tretas. Em algum momento entre junho e julho de 1996, Dave Sim e Todd McFarlane se desentenderam e a partir de então Sim não deixou Spawn #10 ser mais republicado. Isto significa que se seu país não teve a sorte de lançar Spawn #10 antes da briga (e isso foi privilégio de muitos poucos países, como por exemplo Espanha e Austrália), a obra ficou inédita.
E o Brasil foi um dos muitos países que sofreu esta proibição, já que seguindo a ordem de publicação da Editora Abril, a edição 10 somente seria publicada aqui em Novembro de 1996. Portanto, nós brasileiros, como todos a grande maioria dos leitores do mundo, ficamos privados de ler esta história de Spawn.
A história contida em Spawn #10 é um crossover, onde Spawn e Cerebus (criação de Dave Sim) se encontram no Inferno e lá encontram diversos Super-heróis de quadrinhos aprisionados, em uma metáfora / crítica das editoras tendo os direitos dos personagens, ao invés dos seus criadores. Uma imagem que ficou bastante famosa desta trama é a que aparece acima, no título deste artigo, onde vemos os braços de personagens famosos da Marvel e DC clamando por ajuda. Pode-se perceber claramente as referencias a Batman, Super-Homem, Homem-Aranha, Hulk, etc. (E ironicamente, no mundo real, meses depois a edição deixaria de ser publicada devido justamente a disputa de direitos autorais...). Portanto os demais países tiveram que pular a edição 10, renumerando como número 10 a edição 11 original, como se vê na imagem abaixo.
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Em ordem: a edição 10 original, a edição 10 publicada no Brasil (que na verdade é a edição 11 original), e a edição 10 "remasterizada" que deverá ser publicada por aqui |
Porém, tudo mudou em 2009, quando Todd e Dave entraram em um acordo para que a história de Spawn #10 voltasse a ser republicada. Ambos poderiam voltar a publicar a história do jeito que quisessem, e lucrar do jeito que pudessem com isso.
Desta forma, McFarlane começou a incorporar a edição #10 em encadernados da coleção "Spawn Origins", série que republica todas as edições de Spawn em formato de luxo (curiosidade: as edições de Spawn Origins publicadas antes deste acordo também não incluem a edição 10); já Dave Sim, no comecinho de 2021, publicou em preto-e-branco sua própria versão "remasterizada e expandida" da obra, e é esta a versão que será lançada no Brasil.
Ou melhor, que PODE ser lançada no Brasil, já que ela está sendo vendida através de um projeto no Catarse e ainda não está garantida. Na verdade na verdade, o projeto do Catarse é para trazer um encadernado de Cerebus, sendo que o Spawn #10 vem "de brinde". Faltando um mês para o encerramento do projeto, ele ainda não atingiu o financiamento. Se você estiver interessado em Spawn #10, o link no Catarse está aqui.
E aí. Você sabia da "saga" de Spawn 10? Escreva nos comentários!
Atualização de 17/06/2023: a campanha do Catarse citado pela matéria acima NÃO foi bem sucedida, porém, seus idealizadores criaram nova campanha, desta vez exclusiva para lançar Spawn 10. Quem quiser participar do novo esforço para trazer esta obra para o Brasil, clique aqui para entrar na nova página do Catarse. Esta nova campanha vai até 11/08/2023.
Atualização de 29/02/2024: e a segunda campanha do Catarse citado no parágrafo anterior... também falhou. Porém, a Panini Comics resolveu republicar no Brasil, em encadernados, o Spawn desde seu início, com o título de Spawn: Origens. E já está confirmadíssimo, para a segunda quinzena de Mai/2024 a publicação de Spawn: Origens Vol. 02, que contemplará as edições de 08 a 13, e que sim, pela primeira vez, trará Spawn 10 para terras brasileiras. Demorou, mas enfim a novela acabou, e com final feliz.
Tom King é um dos principais escritores de quadrinhos da DC Comics da última década. E na minha opinião, bastante irregular... já que entre...