sábado, 24 de fevereiro de 2018

Dupla Crítica Oscar 2018: Três Anúncios Para um Crime (2017) e Lady Bird: É Hora de Voar (2017)


Os dois vencedores de Melhor Filme do Globo de Ouro 2018 em um só post! Continuam em exibição nos cinemas brasileiros e somados, possuem 12 indicações ao Oscar 2018! Confiram abaixo o que eu achei de cada um deles.


Três Anúncios Para um Crime (2017)
Diretor: Martin McDonagh
Atores principais: Frances McDormand, Woody Harrelson, Sam Rockwell, John Hawkes, Peter Dinklage, Abbie Cornish

Três Anúncios Para um Crime é provavelmente a grande surpresa deste Oscar... ou pelo menos foi surpresa quando suas indicações (sete, no total) foram anunciadas. De lá pra cá, entretanto, o filme tem virado "presença certa" em premiações e vencendo várias delas, como por exemplo o Globo de Ouro por Melhor Filme de Drama.

Na história, Mildred Hayes (Frances McDormand) teve sua filha estuprada e assassinada e, como sete meses depois a polícia local ainda não havia feito nenhum progresso concreto na investigação, ela resolveu cobrá-los publicamente - focando principalmente no delegado responsável Bill Willoughby (Woody Harrelson) - com três anúncios em Outdoores de uma pequena estrada.

A grande qualidade Três Anúncios Para um Crime é seu roteiro. Ótimos diálogos, várias surpresas e reviravoltas, personagens densos e interessantes. Se aproxima muito das melhores obras dos Irmãos Coen, porém com menos humor negro e sarcasmo. E o filme, em geral, também segue o mesmo estilo dos grandes filmes dos Coen, porém até por ser de orçamento bem mais modesto, conta comparativamente com uma fotografia bem mais simples e um elenco bem mais barato.

Mesmo não sendo tão badalados assim, Frances McDormand e Woody Harrelson são ótimos atores e mais uma vez estão excelentes, carregando o filme com folga, graças ao carisma e grande presença de tela de ambos. Sam Rockwell também está muito bem (não a toa o trio citado neste parágrafo foi indicado ao Oscar deste ano), porém gostei de seu personagem ainda mais do que sua atuação: seu policial é muito mau e bom ao mesmo tempo; é difícil encontrarmos personagens assim nos cinemas.

Três Anúncios Para um Crime é um ótimo filme policial, ainda que de ritmo lento. Só não leva nota maior porque não tem uma parte técnica excepcional e porque não gostei de seu encerramento. Ainda assim, filmaço! Nota: 8,0


Lady Bird: É Hora de Voar (2017)
Diretor: Greta Gerwig
Atores principais: Saoirse Ronan, Laurie Metcalf, Tracy Letts, Lucas Hedges, Timothée Chalamet, Beanie Feldstein, Lois Smith, Jordan Rodrigues

Lady Bird é um filme que conta sobre a vida de Christine "Lady Bird" McPherson (Saoirse Ronan) em seu último ano de Ensino Médio em uma escola católica da cidade de Sacramento (EUA).

Apesar de todas suas indicações a prêmios e elogios da crítica especializada (venceu o Globo de Ouro de Melhor Filme de Comédia ou Musical - mas aliás não se enganem, o filme é um Drama), Lady Bird não deixa de ser mais um dentre centenas de filmes já feitos sobre as "primeiras grandes descobertas de um adolescente". Lá vamos nós com o bullying na escola, a rebeldia, as dúvidas sobre a primeira transa, se apaixonar por babacas, e etc. Nada realmente novo: Lady Bird é um filme superestimado.

Ainda assim, Lady Bird traz algumas novidades. Por exemplo, há bastante destaque na relação da protagonista com seus pais; de certa forma o filme também traz um pouco do ponto de vista da mãe (interpretada por Laurie Metcalf, a melhor coisa de Lady Bird) sobre o processo de crescimento da filha. Também vemos um pouco das dificuldades do pai e irmão, dando um aspecto bem mais realista do que o costume para filmes deste gênero.

O filme é chato e lento em seu começo, mas engrena em sua segunda metade, se tornando agradável. Em suma, é uma história interessante, porém salvo algumas novidades, é uma história já explorada a exaustão nos cinemas.

Com estilo indie, em geral Lady Bird é um filme legal... mas nem de longe deveria ter todas estas indicações ao Oscar. Eu só concordo com a indicação de Laurie Metcalf, e nada mais. Até nos pequenos detalhes Lady Bird falha. Por exemplo, o filme se diz passar em 2002, porém seu design de produção não consegue deixar isto claro; o próprio desenvolvimento da protagonista possui uns "buracos" na história que deveriam ser preenchidos para melhor compreensão da mesma. Enfim, um filme pra se passar o tempo quando se está sem nada o que fazer em casa. Nota: 6,0

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Crítica - The Post: A Guerra Secreta (2017)

TítuloThe Post: A Guerra Secreta ("The Post", EUA / Reino Unido, 2017)
Diretor: Steven Spielberg
Atores principais: Meryl Streep, Tom Hanks, Sarah Paulson, Bob Odenkirk, Tracy Letts, Bradley Whitford, Matthew Rhys, Jesse Plemons
Bem dirigido, mas estadunidense demais

Pela primeira vez juntos, três dos maiores nomes de Hollywood: Tom Hanks, Meryl Streep e Steven Spielberg. E o filme que os uniu é The Post: A Guerra Secreta, drama político baseado em fatos reais com 2 indicações ao Oscar: Melhor Filme e Melhor Atriz.

Na história, estamos em 1971, quando até então, oficialmente o Governo dos EUA afirmava que agia na Guerra do Vietnã apenas indiretamente. É então que o jornal The New York Times começa a publicar trechos de um documento vazado do Pentágono (os "Pentagon Papers" ou "McNamara Papers") que provava não somente a ação ativa dos EUA na guerra, como também, provava que eles estavam perdendo a guerra e havia toda uma organização para esconder estes fatos do público. Após o Times ser proibido pela justiça de publicar mais do material, Katharine Graham (Streep) - a dona do jornal The Washington Post - e seu editor chefe Ben Bradlee (Hanks) precisam tomar a decisão de eles mesmos passarem a publicar as denúncias, ou apenas aguardar passivamente o desfecho da proibição imposta pela lei.

Steven Spielberg consegue fazer de The Post: A Guerra Secreta um filme dinâmico e interessante para qualquer público. Um filme que praticamente se passa dentro da redação de um jornal, e ainda assim não é enfadonho devido ao ritmo acelerado "de urgência" dos diálogos e personagens, de tomadas de câmeras em estilos variados, ou ainda, da competente trilha sonora.

Ainda assim, apesar da boa direção, The Post: A Guerra Secreta falha ao ser pouco informativo e pouco relevante para o público fora dos EUA.

Com uma grande quantidade de personagens da trama, pouco sabemos de cada um deles, e o filme em nenhum momento se esforça em explicar qual a relação hierárquica entre os mesmos. A sensação que dá assistindo ao The Post é que perdemos o primeiro ato da história, onde os personagens teriam sido apresentados.

Além disto, o filme falha em passar para o espectador a importância de sua realização. Por que esta história foi tão importante para ganhar um filme Hollywoodiano com tantos nomes famosos? Por que o vazamento destas notícias foram tão bombásticos? Ou ainda, por que o jornal que é o protagonista do filme foi o Washington Post, e não o The New York Times, este sim o pioneiro na divulgação dos documentos vazados e quem enfrentou o processo mais grave na justiça? Simplesmente não consigo responder nenhuma destas respostas.

The Post: A Guerra Secreta é um filme com bom elenco, interessante para quem gosta de história, política e jornalismo, mas ainda assim, que falha no provar seu propósito de existência. E que também, mesmo não sendo nenhuma grande aberração as suas duas indicações ao Oscar, para mim  nenhuma delas foi merecida. Nota: 6,0.

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Dupla Crítica Oscar 2018: O Destino de uma Nação (2017) e Com Amor, Van Gogh (2017)


Mais duas ótimas produções com indicações para o Oscar 2018, e que chegaram ao Brasil em Janeiro. Confiram!


O Destino de uma Nação (2017)
Diretor: Joe Wright
Atores principais: Gary Oldman, Ben Mendelsohn, Kristin Scott Thomas, Lily James, Stephen Dillane, e Ronald Pickup

O Destino de uma Nação recebeu 6 indicações ao Oscar, dentre elas a de Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Maquiagem e Melhor Fotografia.

O filme conta o dia a dia do político britânico Winston Churchill em um período bem curto: desde sua posse como Primeiro Ministro até a Operação Dínamo (que curiosamente é retratada em detalhes por um filme "concorrente" no Oscar: Dunkirk).

Mais do que qualquer coisa, O Destino de uma Nação é um filme sobre Política; um filme de diálogos, que apesar de ser em plena 2ª Guerra Mundial não tem nenhuma cena de ação. Ainda assim, seu ritmo é bem dinâmico e agradável graças a seu protagonista.

Gary Oldman está excelente como Churchill. Os trejeitos e voz do falecido dirigente são muito bem imitados. A maquiagem - que torna o ator bem gordo - é irrepreensível. Se Oldman vencer o Oscar por esta sua atuação não seria injusto; e me deixaria feliz. Dito isto entretanto, mesmo com grande atuação e maquiagem eu não consegui "ver" Winston Churchill no filme... apesar de tanto trabalho, ator e personagem possuem rostos demasiadamente diferentes para convencerem meus olhos.

E sobre as outras indicações ao Oscar que ainda não comentei, a Fotografia é muito boa. E embora ela seja melhor nos ambientes internos, o filme traz de diferente justamente algumas cenas externas bem bacanas, onde a câmera vai descendo do céu até o chão para nos dar uma melhor visão do "todo" de cada cena. Já quanto a indicação de Melhor Filme... não... O Destino de uma Nação não tem força para isto.

Para quem gosta de História e Política, O Destino de uma Nação é diversão certa. Ainda que falte ao filme qualquer momento marcante - nem mesmo os discursos famosos de Churchill impressionam - toda a história contada tem passagens curiosas e interessantes, que prendem a atenção do espectador do começo ao fim. Nota: 7,0.


Com Amor, Van Gogh (2017)
Diretores: Dorota Kobiela, Hugh Welchman
Atores principais: Douglas Booth, Robert Gulaczyk, Jerome Flynn, Saoirse Ronan, Helen McCrory, Chris O'Dowd, Eleanor Tomlinson

Com Amor, Van Gogh recebeu apenas uma indicação ao Oscar, a de Melhor Animação, o que considero pouco dado sua qualidade e grandeza de produção.

Considerado o primeiro filme composto 100% de pinturas, depois de apenas 14 dias de filmagens com atores reais um time composto por 125 artistas produziu em 6 anos as 65.000 pinturas a óleo que formam as aproximadas 1h30min de projeção.

A história se passa cerca de 1 ano após a morte de Van Gogh e mostra Armand Roulin (Douglas Booth) recebendo de seu pai carteiro a missão de levar a Theo van Gogh (o irmão do pintor) uma carta de Vincent ainda não entregue. Durante a sua jornada, Armand acaba se interessando pelas estranhas circunstâncias da morte de Van Gogh, e o filme acaba se tornando principalmente uma investigação policial amadora.

Maravilhoso visualmente, o filme é composto em sua maioria por pinturas que simulam o estilo de Van Gogh, com as famosas pinceladas grossas e cores fortes. Apenas quando temos flashbacks as pinturas mudam, indo para um estilo bem mais tradicional e em preto e branco. Muito bacana que além de vermos as obras do pintor em tela, também vemos seus "pensamentos", já que vários trechos de cartas suas são comentados.

Contando com um elenco famoso e talentoso para dar suporte, Com Amor, Van Gogh conta uma história que precisa ser vista por qualquer amante de pintura e/ou curioso pela obra e vida de Vincent. Ao mesmo tempo em que o espectador se deslumbra com o estilo de Van Gogh na tela, sua história é  bem interessante, porém bastante melancólica e triste. Dói ver um gênio ser mal tratado, viver deprimido, e pior: morrer de maneira tão inesperada e até "tola".

Retratado de maneira bem plausível historicamente (todos os personagens são pessoas reais que conviveram com o pintor em vida), Com Amor, Van Gogh é facilmente um dos melhores filmes da safra de 2017 e uma homenagem maravilhosa e digna ao genial Vincent Van Gogh. Nota: 8,0.

PS: abaixo exemplos da transformação da filmagem "real" em pinturas.


domingo, 4 de fevereiro de 2018

Crítica - A Forma da Água (2017)

TítuloA Forma da Água ("The Shape of Water", EUA, 2017)
Diretor: Guillermo del Toro
Atores principais: Sally Hawkins, Michael Shannon, Octavia Spencer, Doug Jones, Richard Jenkins, Michael Stuhlbarg
Belo e emocionante, ainda que me incomode na forma

Chegamos a aquele momento do ano em que os "filmes do Oscar" chegam apressadamente às telas dos cinemas brasileiros. Nesta crítica falo sobre A Forma da Água, o grande nome desta edição do Oscar com suas 13 indicações, dentre elas a de Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Diretor, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Atriz Coadjuvante.

Na história, que se passa nos EUA da Guerra Fria da década de 60, conhecemos Elisa (Sally Hawkins), uma mulher solitária que trabalha como funcionária de limpeza em um laboratório militar. Lá ela acaba descobrindo um estranho ser aquático humanóide (Doug Jones), de quem se torna amiga e planeja libertá-lo.

Optei por não escrever muito sobre A Forma da Água para não dar muitos spoilers. Então vamos direto ao principal: o filme é belíssimo (tanto visualmente quanto em termos de história), e conta com passagens bem emocionantes.

Além disto, A Forma da Água consegue fazer sua crítica política-social sem ser panfletário ou dar sermão. Vemos em seu universo o racismo, o machismo, a homofobia... os vilões são aquelas pessoas que são más em nome "de Deus e da família". Um contexto bastante anos 60 aliás... até você lembrar que em 2018 temos Trump como presidente dos EUA e Bolsonaro liderando a intenção de votos no Brasil.

E por falar em "anos 60" é a partir dele que começam as decisões do diretor Guillermo del Toro que me desagradaram.

Ao mesmo tempo que o filme tem um discurso atual, ele parece viver no passado. O mundo de A Forma da Água parece maniqueísta e ingênuo demais. Há um número considerável de fatos que me soam bastante implausíveis. Por exemplo: como um laboratório de segurança máxima não tem absolutamente nenhum controle que impeça Elisa de visitar a criatura quando quer? Por que a criatura é magicamente dócil com qualquer civil, mesmo que desconhecido? E ainda menos plausível foi ver Elisa vivendo uma paixão com o "monstro". Entenderia perfeitamente ela quisesse defendê-lo a qualquer custo; ou que o amasse como grande amigo, como alguém "similar". Mas este tipo de amor romântico... não. Rápido demais, fácil demais.

Outro ponto que me desagradou em A Forma da Água foi que o diretor se preocupou bastante em homenagear o cinema antigo, fazendo a protagonista morar em cima de um cinema e ser fã de musicais e sapateados; ou ainda, trazendo uma trilha sonora pesada, repleta de musicas instrumentais ou cantadas do cinema da época.

Também me incomodou a protagonista ser muda. Isto não faz nenhuma diferença para a história. Uma pessoa não pode ser solitária e excluída sem ter limitações físicas? Oras... Elisa é muda para que Sally Hawkins aumente suas chances de ganhar o Oscar. Assim como todas estas "homenagens ao passado" foram escolhidas propositalmente para agradar os jurados da Academia. Esta fórmula sempre se mostrou muito bem sucedida. E já está rendendo frutos, mais do que merecia. 13 indicações são um exagero... Por exemplo, temos de fato atuações muito boas. Mas são dignas de indicações? Para mim, nenhuma das três são merecidas.

A Forma da Água é um filme muito bonito, excelente tecnicamente, e certamente merece muitos elogios. Ao mesmo tempo, sua bela história poderia ser muito mais memorável (e em um ritmo mais adequado à nova geração) se o diretor deixasse de se preocupar tanto em levar o maior número possível de estatuetas pra casa. Nota: 7,0

domingo, 21 de janeiro de 2018

Crítica - Viva - A Vida é Uma Festa (2017)

Título: Viva: A Vida é uma Festa ("Coco", EUA, 2017)
Diretores: Lee Unkrich, Adrian Molina
Atores principais (vozes): Anthony Gonzalez, Gael García Bernal, Benjamin Bratt, Alanna Ubach, Renée Victor, Edward James Olmos
Pegue seus lenços e se encante com a cultura mexicana

Viva: A Vida é uma Festa é a mais nova animação da Pixar, sucesso de crítica e público no exterior. Na história, que tem como base a celebração mexicana do Dia dos Mortos, conhecemos Miguel Rivera, um garoto de 12 anos cujo maior sonho é ser um grande cantor, como seu grande ídolo Ernesto de la Cruz. Mas sua vida não é fácil já que esta idéia é fortemente proibida por sua família, que odeia música. Transportado acidentalmente ao mundo dos mortos, Miguel procura uma maneira de voltar para o mundo dos vivos ao mesmo tempo realizando o seu sonho de ser músico.

Antes de prosseguir com a crítica, apenas passarei a me referir a este filme como Coco, seu nome original. Isto pois a tradução dada para o título deste filme no Brasil chega a ser inadequada e estúpida em vários níveis.

Coco é uma obra muito bem feita, que com certeza agradará qualquer tipo de público, e que só não leva nota maior pois não trazer nada realmente acima da média. É como aquele arroz com feijão muito bem feito.

A história é simples, um pouco clichê, e com algumas reviravoltas que não me surpreenderam. Ainda assim, é bastante interessante, dinâmica, universal, e principalmente... emocionante. Preparem seus lenços: a última vez que me emocionei tanto com um filme da Pixar foi com Toy Story 3, do longínquo ano de 2010.

A animação não traz nenhuma grande surpresa ou evolução técnica, porém, por si só, o design incomum e multi-colorido do Dia dos Mortos mexicano é uma atração a parte. Belíssimo! Sempre adorei a maneira com que os esqueletos são retratados nesta festa do México: são bastante expressivos, diversificados, e mais encantam do que assustam. A trilha sonora também não traz nenhum futuro hit de sucesso, mas são músicas bastante agradáveis, dançantes, e respeitam a cultura latina.

Aliás, respeito é uma palavra chave em Coco. Se Hollywood está acostumada a "converter, distorcer e estragar" a representação de culturas estrangeiras em seus filmes, aqui isto não acontece. A produção de Coco fez várias viagens ao México para garantir a fidelidade visual e conceitual do filme. Mais ainda, Coco é o primeiro filme da história com orçamento acima de US$ 100 milhões a contar com um elenco 100% latino.

Coco é um filme para agradar olhos, ouvidos e mente de espectadores de todas as idades. Continuando com seus altos e baixos, depois do fraco Carros 3, a Pixar volta a trazer uma animação muito bacana. Nota: 7,0.


PS 1: a tradição diz que todo filme da Pixar é precedido de um pequeno curta antes da atração principal. E Coco não foi diferente... ou quase. Nos primeiros países em que foi exibido (como EUA e México), o filme contava com o curta Olaf: Em Uma Nova Aventura Congelante de Frozen. Porém, como este desenho tinha 21 minutos de duração, causou reclamações generalizadas devido sua longa duração. Desta maneira, a nova aventura de Olaf parou de ser exibidas nos cinemas do mundo todo.

PS 2: e por falar em curtas, neste link aqui você pode assistir um curta do cachorro Dante, de Coco. Ainda que boa parte do curta esteja presente no trailer que saiu no Brasil, é bacana assistir.

PS 3: se alguém quiser conhecer mais as referências culturais que Coco traz, recomendo este artigo da minha amiga Melissa, que mora no México e adorou o filme. E tem este link também, com ainda mais curiosidades e muitas fotografias!

segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Retrospectiva Cinema em 2017: Os melhores, os piores, e a lista de filmes assistidos


Bem vindos a 2018!!! E como sempre, o Cinema Vírgula começa o ano relembrando os destaques do ano anterior.

Foi um ano em que vários blockbusters bastante esperados decepcionaram, mas ainda assim, tivemos alguns bons filmes de super-heróis se reinventando, como Logan e Homem-Aranha. Segue abaixo minhas listas com os 10 melhores filmes de 2017, os 10 piores, os 5 posts de 2017 mais lidos no Cinema Vírgula e finalmente, a lista de todos os filmes que assisti no ano passado (com indicações dos melhores).

Top 10: Melhores filmes nos cinemas brasileiros em 2017 (em ordem alfabética)
Atômica não conseguiu entrar nos 10 melhores, mesmo assim faço questão de citar aqui seu maravilhoso plano-sequência de 8 minutos, de luta em uma apertada escadaria. Espetacular, de ser aplaudido de pé!

Top 10: Piores filmes nos cinemas brasileiros em 2017 (em ordem alfabética)

2017 nos "presenteou" com um número alto de filmes decepcionantes. Por isto mesmo para este ano aumentei a lista de Top 5 para Top 10. E deles, só me animei para escrever a crítica de dois.
  • Alien: Covenant (2017)
  • Assassin's Creed (2016)
  • O Círculo (2017)
  • LEGO Batman: O Filme (2017)
  • Kong: A Ilha da Caveira (2017)
  • Meu Malvado Favorito 3 (2017)
  • Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar (2017)
  • A Torre Negra (2017)
  • Valerian e a Cidade dos Mil Planetas (2017)
  • Wilson (2017)
Top 5: Artigos de 2017 mais lidos no Cinema Vírgula
  1. Crítica - Star Wars: Os Últimos Jedi (2017)
  2. Crítica - Mulher-Maravilha (2017)
  3. Crítica - Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)
  4. Crítica - It: A Coisa (2017)
  5. Dupla-Crítica Netflix: War Machine (2017) e Shimmer Lake (2017)

Todos os filmes que assisti em 2017 (com indicações dos melhores)

E finalmente, a lista de todos os filmes que assisti em 2017; novos ou antigos, sendo a primeira vez que os vi ou não. Minha meta de assistir pelo menos 104 filmes no ano (o que significa uma média de 2 filmes por semana) não foi cumprida. E na verdade este foi o ano que menos assisti filmes desde a criação do Cinema Vírgula. Uma explicação é que meu tempo para ir nos cinemas efetivamente diminuiu; mas talvez o maior problema se chama Netflix. Passei a ser assinante este ano e com isto... haja seriados pra assistir! Isto também refletiu no blog, onde produções desta empresa de streaming apareceram no site aqui, aqui e aqui (para filmes) e também renderam três posts sobre seriados: aqui, aqui e aqui.

No total, assisti 73 produções. Como sempre, os filmes em laranja negrito e com um (*) são aqueles a que dou uma nota de no mínimo 8,0 e portanto, recomendo fortemente. Vamos a lista!

  • Alien: Covenant ("Alien: Covenant", Austrália / Canadá / EUA / Nova Zelândia / Reino Unido, 2017)
  • Animais Noturnos ("Nocturnal Animals", EUA, 2016)
  • Assassin's Creed ("Assassin's Creed", Canadá / EUA / França / Hong Kong / Malta / Reino Unido / Taiwan, 2016)
  • Assassinato no Expresso do Oriente ("Murder on the Orient Express", EUA / Malta, 2017)
  • Até o Último Homem ("Hacksaw Ridge", Austrália / EUA, 2016)   (*)
  • Atômica ("Atomic Blonde", Alemanha / EUA / Suécia, 2017)
  • Beleza Oculta ("Collateral Beauty", EUA, 2016)
  • Bingo: O Rei das Manhãs (idem, Brasil, 2017)
  • Blade Runner 2049 (idem, Canadá / EUA / Reino Unido, 2017)
  • Borg vs McEnroe ("Borg McEnroe", Dinamarca / Finlândia / Suécia, 2017)
  • As Branquelas ("White Chicks", EUA, 2004)
  • Em Busca da Justiça ("Jane Got a Gun", EUA, 2015)
  • Carros 3 ("Cars 3", EUA, 2017)
  • O Círculo ("The Circle", Emirados Árabes / EUA, 2017)
  • Conan, o Bárbaro ("Conan the Barbarian", EUA, 1982)
  • Corra! ("Get Out", EUA, 2017)
  • Dunkirk ("Dunkirk", EUA / França / Países Baixos / Reino Unido, 2017)
  • Escola de Rock ("The School of Rock", Alemanha / EUA, 2003)
  • Esses Homens Maravilhosos E Suas Máquinas Voadoras ("Those Magnificent Men in their Flying Machines", Reino Unido, 1965)
  • O Fantasma do Futuro ("Kôkaku Kidôtai", Japão / Reino Unido, 1995)
  • Os Fantasmas se Divertem ("Beetlejuice", EUA, 1988)
  • Fome de Poder ("The Founder", EUA, 2016)
  • Fragmentado ("Split", EUA, 2016)
  • Guardiões da Galáxia Vol. 2 ("Guardians of the Galaxy Vol. 2", EUA, 2017)   (*)
  • Homem-Aranha: De Volta ao Lar ("Spider-Man: Homecoming", EUA, 2017)   (*)
  • Inimigo Meu ("Enemy Mine", Alemanha Ocidental / EUA, 1985)
  • It: A Coisa ("It", EUA, 2017)
  • Jackie ("Jackie", Chile / EUA / França / Hong Kong, 2016)
  • Já Não Me Sinto Em Casa Nesse Mundo ("I Don't Feel at Home in This World Anymore", EUA, 2017)
  • Jerry Before Seinfeld (idem, EUA, 2017)
  • Jim & Andy: The Great Beyond (idem, Canadá / EUA, 2017)
  • Jovens, Loucos e Rebeldes ("Dazed and Confused", EUA, 1993)
  • Kong: A Ilha da Caveira ("Kong: Skull Island", Austrália / Canadá / China / EUA, 2017)
  • La La Land: Cantando Estações ("La La Land", EUA, 2016)
  • LEGO Batman: O Filme ("The LEGO Batman Movie", Dinamarca / EUA, 2017)
  • Liga da Justiça ("Justice League", EUA, 2017)
  • Um Limite Entre Nós ("Fences", EUA, 2016)
  • Lion: Uma Jornada Para Casa ("Lion", Australia / EUA / Reino Unido, 2016)
  • Logan ("Logan", EUA, 2017)   (*)
  • Mãe! ("Mother!", EUA, 2017)
  • Manchester à Beira-Mar ("Manchester by the Sea", EUA, 2016)
  • Máquina Quase Mortífera ("Loaded Weapon 1", EUA, 1993)
  • Meu Malvado Favorito 3 ("Despicable Me 3", EUA, 2017)
  • Moana: Um Mar de Aventuras ("Moana", EUA, 2016)
  • Monty Python em Busca do Cálice Sagrado ("Monty Python and the Holy Grail", Reino Unido, 1975)   (*)
  • Moonlight: Sob a Luz do Luar ("Moonlight", EUA, 2016)
  • Mulher-Maravilha ("Wonder Woman", China / EUA / Hong Kong, 2017)
  • Nise: O Coração da Loucura (idem, Brasil, 2015)   (*)
  • Okja ("Okja", Coréia do Sul / EUA, 2017)
  • Onde Está Segunda? ("What Happened to Monday", Bélgica / EUA / França / Reino Unido, 2017)
  • O que Fazemos nas Sombras ("What We Do in the Shadows", EUA / Nova Zelândia, 2014)   (*)
  • Pi (idem, EUA, 1998)
  • Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar ("Pirates of the Caribbean: Dead Men Tell No Tales", EUA, 2017)
  • O Predestinado ("Predestination", Austrália, 2014)
  • Em Ritmo de Fuga ("Baby Driver", EUA / Reino Unido, 2017)   (*)
  • Rota de Fuga ("Escape Plan", EUA, 2013)
  • Sete Minutos Depois da Meia-Noite ("A Monster Calls", Espanha / EUA / Reino Unido, 2016)   (*)
  • Shimmer Lake ("Shimmer Lake", Canadá / EUA, 2017)
  • Silêncio ("Silence", EUA / México / Taiwan, 2016)
  • Star Wars: Os Últimos Jedi ("Star Wars: The Last Jedi", EUA, 2017)
  • A Qualquer Custo ("Hell or High Water", EUA, 2016)
  • Terra Selvagem ("Wind River", Canadá / EUA / Reino Unido, 2017)
  • Thor: Ragnarok ("Thor: Ragnarok", EUA, 2017)   (*)
  • A Torre Negra ("The Dark Tower", EUA, 2017)
  • Último Tango em Paris ("Ultimo Tango a Parigi", França / Itália, 1972)
  • Valerian e a Cidade dos Mil Planetas ("Valerian and the City of a Thousand Planets", Alemanha / Bélgica / Canadá / China / Emirados Árabes / EUA / França / Reino Unido, 2017)
  • Velozes & Furiosos 5: Operação Rio ("Fast Five", EUA, 2011)
  • Vida ("Life", EUA, 2017)
  • A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell ("Ghost in the Shell", Canadá / China / EUA / Índia / Reino Unido / Nova Zelândia, 2017)
  • Walt Antes de Mickey ("Walt Before Mickey", EUA, 2015)
  • War Machine ("War Machine", EUA, 2017)
  • Wilson ("Wilson", EUA, 2017)
  • Z: A Cidade Perdida ("The Lost City of Z", EUA, 2016)
Bom filmes para todos vocês em 2018! E acompanhem ainda mais o Cinema Vírgula! :P

sábado, 30 de dezembro de 2017

3 séries estreantes da Netflix que recomendo


Como último post deste ano aqui no Cinema Vírgula, seguem 3 séries que estrearam na Netflix em 2017 e que gostei bastante. São 3 títulos que me surpreenderam positivamente, e então levam minha recomendação. Tem para todos os gostos: ficção científica, comédia e terror. E o melhor de tudo, TODAS elas já foram renovadas para uma 2a temporada!

Sem mais delongas, vamos a uma breve descrição de cada uma delas.


Marte (2016)
Primeira Temporada: 6 episódios de 46 min

Produzida pela National Geographic, Marte é metade ficção e metade documentário. Há uma dramatização, sendo contada no futuro, onde vemos os primeiros humanos chegando no Planeta Vermelho para colonizá-lo. E ao mesmo tempo, nos tempos atuais, cientistas e personalidades relacionadas com o assunto (como por exemplo Elon Musk, Neil deGrasse Tyson, Peter Diamandis, etc) nos contam o que já foi feito até agora, e quais serão os grandes desafios para chegarmos em Marte e vivermos por lá.

As cenas de ficção e documentário se intercalam de maneira bem interessante: temos uma cena da ficção com atores, mostrando algum acontecimento em Marte do futuro (entre 2033 e 2037), e em seguida as pessoas reais de hoje (2016) especulam exatamente sobre o tema que foi mostrado.

Eu sempre soube que viajar para Marte seria difícil, mas não imaginava que era tão difícil assim. Para quem gosta de viagens no espaço, astronomia, ou simplesmente quer ficar um expert no assunto "colonização de Marte", este seriado Marte é obrigatório!

A segunda temporada de Marte está confirmada para 2018 (pelo menos na Nat Geo dos EUA) com mais 6 novos episódios.



Santa Clarita Diet (2017)
Primeira Temporada: 10 episódios de 28 min

Confesso que Santa Clarita Diet é uma das maiores surpresas positivas que tive em 2017. O que em um primeiro momento parece ser mais uma comédia pastelão, acaba sendo na verdade uma história bem criativa e inovadora.

Na trama, acompanhamos o dia a dia da família Hammond. Joel (Timothy Olyphant) e Sheila (Drew Barrymore) são um casal de corretores de imóveis que vivem em relativa felicidade e tranquilidade. Até que um dia Sheila começa a vomitar, vomitar, até... morrer! Ou quase. Pois ela se tornou uma espécie de zumbi. Externamente ela é exatamente igual a uma pessoa viva. Mas por dentro... seu coração não bate, ela não sente mais dor, e... passa a só conseguir se alimentar de carne humana. Não é nada fácil saber que de uma hora para outra você precisa começar a matar pessoas - melhor que não sejam inocentes, aliás - e esconder tudo para não ser preso. São as enormes trapalhadas do casal para resolver estes problemas que dão o humor à série.

Santa Clarita Diet não é para qualquer público. O humor negro, e muito politicamente incorreto pode desagradar, isto sem falar das cenas com pedaços de corpo humano. Embora sejam feitas de maneira leve e humorada, ainda assim podem chocar alguns.

Mas eu me diverti muito com Santa Clarita Diet. A história traz uma surpresa atrás da outra, e tira bastante sarro - com sucesso - dos contos de terror e zumbis. Além disto o quarteto de atores principais (Timothy Olyphant, Drew Barrymore, Liv Hewson e Skyler Gisondo) estão todos excelentes. Timothy Olyphant aliás, é engraçadíssimo!

Santa Clarita Diet voltará em 2018 com mais 10 novos episódios.



Castlevania (2017)
Primeira Temporada: 4 episódios de 23 min

Baseado na história do jogo Castlevania III: Dracula's Curse (do saudoso console NES) a trama deste Castlevania se passa em 1475 e mostra um Drácula repleto de poderes mágicos disposto a exterminar a humanidade após os habitantes de Wallachia (Romênia) queimarem sua esposa humana por bruxaria (aliás, ela não era bruxa, e sim cientista). Eventos diversos acabam levando o matador de monstros Trevor Belmont a ajudar na defesa da cidade de Gresit - uma cidade vizinha - contra os ataques dos monstros e demônios aliados do famoso vampirão.

Com uma ambientação de terror bem construída, a animação de Castlevania tem traços que remetem bastante aos animes de ação/terror modernos e trazem boas cenas de ação. A trama é bem construída e interessante, e é roteirizada por um dos meus escritores de HQs preferidos da atualidade, o britânico Warren Ellis.

Como único "defeito" até agora, a curta primeira temporada desta ótima animação basicamente só serve para introduzir os personagens principais. Certamente, ainda há muito o que ser contado em Castlevania, e a segunda temporada está prevista para voltar em 2018 com mais 8 novos episódios.

domingo, 24 de dezembro de 2017

Dupla Crítica: Carros 3 (2017) e Terra Selvagem (2017)


O ano está acabando, mas ainda dá tempo de postar mais algumas críticas de filmes que estrearam no Brasil há alguns meses atrás: um é o único lançamento da Pixar por aqui em 2017 (já que o bastante elogiado Viva - A Vida é Uma Festa, que já estreou em diversos países, só chega pra nós em Janeiro de 2018); e o outro é um drama bastante elogiado pela crítica mas que foi praticamente ignorado pelo público. Vamos a eles!


Carros 3 (2017)
Diretor: Brian Fee
Atores principais (vozes): Owen Wilson, Cristela Alonzo, Chris Cooper, Nathan Fillion

Após a fraca continuação de 2011, com Carros 2, a Disney não quis largar o osso e lançou mais uma continuação desta franquia. A boa notícia é que ao invés da história sem sentido do filme anterior, aqui pelo menos voltamos a ter uma história a ser contada. A má notícia é que a mesma poderia ser contada com metade do tempo de projeção. Há muita enrolação em Carros 3.

Na história da vez, o carro Relâmpago McQueen começa a ficar velho e perder corridas, sendo superado pelo novato Jackson Storm. Não querendo se aposentar, McQueen tenta voltar a ser o número um através de novas maneiras de treinamento.

Carros 3 foca bastante no tema "envelhecer", e mostra de maneira bonita a jornada de Relâmpago para aceitar isto. Entretanto o dilema principal fica perdido em meio de várias cenas sem sentido - como uma "luta/corrida de carros na lama" - além de vários clichês sobre treinamento. O filme também faz várias referências aos primórdios das corridas de carros nos EUA, como por exemplo, a corrida noturna e a corrida na praia. Porém não somos informados de que estamos diante de homenagens a eventos do passado. Imagino que um estadunidense médio consiga perceber as referências, mas nós brasileiros não conseguimos. Desta maneira, Carros 3 é o filme menos universal da Pixar.

Contando com um trailer bem "tenso" (com Relâmpago McQueen se acidentando gravemente), chega a ser até irônico ver um que um filme que se promoveu usando imagens "preocupantes" tenha um final tão absurdamente feliz onde tudo dá absurdamente certo. Mas não confunda felicidade com humor. O filme praticamente não tem piadas, o que é surpreendente para um desenho que também tem que agradar o público infantil.

Comparando com o filme anterior, Carros 3 tem uma história principal melhor e mais digna, porém é um filme pior executado. Na média, eles empatam. Nota: 5,0.


Terra Selvagem (2017)
Diretor: Taylor Sheridan
Atores principais: Jeremy Renner, Elizabeth Olsen, Graham Greene, Julia Jones

Depois de roteirizar os bem sucedidos Sicario: Terra de Ninguém (2015) e A Qualquer Custo (2016), Taylor Sheridan roteiriza e agora também dirige outro contemplativo thriller policial.

A história, baseada em fatos reais, mostra a investigação da agente do FBI Jane (Elizabeth Olsen), ajudada pelo caçador Cory (Jeremy Renner), sobre o assassinato de uma jovem indígena na árida e gelada Wyoming.

Assim como nos outros dois filmes citados acima, a história foca bastante no sentimento de seus protagonistas, traz algumas surpresas chocantes, e tem um tom bem melancólico, pessimista. Apesar de não contarmos com boas atuações, o drama dos personagens comove e chama a atenção do espectador.

Wind River - nome original do filme em inglês - é também o nome da reserva indígena onde a história se passa. E é muito triste constatar que a história mostrada é algo comum na vida real. Porém, ao mostrar muito pouco do mundo indígena na trama, entendo que a denúncia que Terra Selvagem quer fazer perde infelizmente um pouco de sua força.

Contando com uma fotografia muito boa, que nos faz sentir o gelado isolamento das terras do norte dos EUA, Terra Selvagem é um dos melhores filmes policiais do ano, ainda que não deva agradar todos os tipos de público devido a falta de ação e o ritmo lento. Nota: 7,0.

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Crítica - Star Wars: Os Últimos Jedi (2017)

TítuloStar Wars: Os Últimos Jedi ("Star Wars: The Last Jedi", EUA, 2017)
Diretor: Rian Johnson
Atores principaisDaisy Ridley, Adam Driver, Mark Hamill, Carrie Fisher, John Boyega, Oscar Isaac, Andy Serkis, Domhnall Gleeson
Saga enfim avança para lugares inexplorados

Mesmo tendo sido sucesso de crítica, uma reclamação comum sobre o filme anterior - Star Wars: O Despertar da Força - era que o mesmo não trazia nada de novo à trama; ele era basicamente um reboot do filme inicial Star Wars - Uma Nova Esperança (1977). A ótima notícia é que em seu novo capítulo a saga recebe uma história totalmente nova, sem seguir a estrutura dos 7 filmes anteriores, e finalmente traz rumos inéditos à franquia. Em contrapartida, Star Wars: Os Últimos Jedi é inferior ao filme de dois anos atrás.

Na história deste Episódio VIII temos uma continuação direta dos eventos do filme anterior. Enquanto Rey (Daisy Ridley) tenta convencer o recluso Luke Skywalker (Mark Hamill) a entrar na guerra ajudando a Resistência, ao mesmo tempo a Primeira Ordem dos vilões Kylo Ren (Adam Driver) e Snoke (Andy Serkis) descobriu a localização da base dos heróis e se prepara para realizar o ataque final.

Sendo um filme bastante irregular, a única maneira que encontrei para analisar Star Wars: Os Últimos Jedi foi separando seus prós e contras.

Em primeiro lugar, Star Wars: Os Últimos Jedi é um bom filme, e certamente irá agradar a maioria do público, independente da idade, e não importando se são fanáticos pela saga ou espectadores casuais.

Como destaque, Star Wars: Os Últimos Jedi traz as melhores imagens de toda a franquia; principalmente as batalhas espaciais são visualmente espetaculares. E não me refiro apenas em termos de ação, mas também do enquadramento, da "paisagem"... qualquer segundo destas cenas poderia ser "congelado" e virar um poster sensacional.

Outra grande ponto positivo é que o roteiro traz uma estrutura inédita, e uma trama com várias reviravoltas e surpresas. A mitologia sobre a "religião" Jedi é expandida e traz até algumas explicações, para a alegria dos fãs. Há também um bacana contraponto entre "jovens" e "velhos". Para uma franquia dita como sem profundidade, o roteiro é bem maduro em temas.

Em termos de desenvolvimento de personagens, o que nos é apresentado sobre os "portadores da Força" Luke, Kylo Ren e Rey é o ponto mais alto de Star Wars: Os Últimos Jedi. É bacana ver que os três possuem seus defeitos, seus conflitos, e continuam em busca da evolução. E mais ainda, é muito interessante como os três se interagem entre eles.

Por outro lado, além do trio citado no parágrafo anterior, apenas Poe Dameron (Oscar Isaac) ganha um desenvolvimento decente. Contando com um número exagerado de personagens e aparições especiais, todos os outros personagens não aprendem nada, nem contribuem com qualquer coisa da trama.

O pior do roteiro é a trama paralela envolvendo Finn (John Boyega). Nela é inserida o personagem DJ (interpretado por Benicio Del Toro, cuja única explicação de estar no filme é ser "amigão" do diretor ou de algum produtor), a personagem Rose (interpretada por Kelly Marie Tran, apenas para ter um asiático no filme), e traz também em pequenas aparições Maz Kanata (Lupita Nyong'o) e a Capitã Phasma (Gwendoline Christie). Depois desta dupla de boas atrizes ser praticamente ignoradas no filme anterior, com este mesmo tratamento dado à elas aqui, agora fica claro que elas foram contratadas apenas para emprestar o nome à franquia e mais nada. Ah, e além de ser inútil, a trama paralela conduzida por Finn exagera no CGI, e me lembrou instantaneamente dos piores momentos do Star Wars: Episódio I (1999).

Outro ponto frustrante são as piadinhas fora de hora e os "animaizinhos fofinhos pra vender bonequinhos". George Lucas já cometeu este erro em Star Wars: Episódio I mas a dona Disney nem se incomodou em repetir o que já foi bastante criticado no passado. Oras, o que vale é vender milhões de brinquedos dos Porgs, e não a qualidade do filme.

E se Star Wars: Os Últimos Jedi merece muitos elogios por esquecer do passado e pensar em uma nova história futura, os acontecimentos deste filme acabam por tornar "obrigatórias" as respostas para algumas perguntas. Afinal, quem é Snoke e porque não ouvimos falar dele nas duas trilogias anteriores? Ou ainda, como a Resistência pode estar ainda mais fraca neste ponto da história (após derrotar Vader e o Imperador) do que era quando ambos eram vivos? Tudo indica que estas respostas, infelizmente, nunca virão.

Além das perguntas não respondidas, há uma que foi respondida de maneira inconsistente. Me desculpem, mas a revelação sobre quem são os pais da Rey seria uma ótima sacada SE não entrasse em contradição com várias "dicas" sobre o assunto no filme anterior. E o pior, o diretor Rian Johnson (que também foi o roteirista do filme) declarou nesta semana que esta resposta pode "mudar" no futuro... o que pra mim estragaria ainda mais a história.

Finalmente, Star Wars: Os Últimos Jedi também tem problemas sérios de ritmo, principalmente por exibir dois finais para a história apresentada.

Somando prós e contras Star Wars: Os Últimos Jedi tem qualidades suficientes para entreter e agradar a maioria do público. Se por um lado traz um roteiro mais corajoso e maduro, por outro perde em emoção e apresenta um número considerável de falhas. Nota: 6,0.


PS: o que menos gostei do filme foi a cena final, em que simplesmente é dito na cara dura para nós, espectadores, que a história de Star Wars nunca vai terminar. Ou seja, a quantidade de filmes para a franquia é potencialmente infinita.

PS2: entre as pessoas que não gostaram do filme, uma das maiores críticas se referem ao comportamento do Luke. Na minha opinião, o Luke de Star Wars 8 tem um comportamento crível, e sua jornada (de ser uma pessoa "quebrada" mesmo quando todos esperavam que ele fosse um mestre fodão perfeito) é bastante corajosa e interessante. Não tenho nada a reclamar deste Luke DESDE QUE ele continue a orientar a Rey no próximo filme. Mas mesmo se isto acontecer, também não seria nenhuma tragédia, apenas teríamos mais um pequeno furo de roteiro.

Crítica - Indiana Jones e a Relíquia do Destino (2023)

Título : Indiana Jones e a Relíquia do Destino ("Indiana Jones and the Dial of Destiny", EUA, 2023) Diretor : James Mangold Atores...