sábado, 28 de setembro de 2024

Crítica Netflix - As Três Filhas (2023)

Título
: As Três Filhas ("His Three Daughters", EUA, 2023)
Diretor: Azazel Jacobs
Atores principais: Carrie Coon, Natasha Lyonne, Elizabeth Olsen, Rudy Galvan, Jovan Adepo
Nota: 8,0

Um relato atual e emocionante sobre vínculos famíliares

As Três Filhas é um drama estadunidense de produção independente que, após ser ter sido exibido (e muito bem recebido) no Festival Internacional de Toronto de 2023, teve os direitos de distribuição mundiais comprados pela Netflix.

A história mostra o reencontro de três irmãs bem diferentes: a "controladora" Katie (Carrie Coon), a "espiritual" Christina (Elizabeth Olsen), e a "desajustada" Rachel (Natasha Lyonne), que se reúnem no apartamento desta última para passar os últimos dias com o pai, já em cuidados paliativos devido ao câncer.

A angustiante situação da iminente perda do pai, somado ao aparente descaso de Rachel faz com que as irmãs entrem rapidamente em conflito, principalmente um Katie versus Rachel. Mas com o passar da história, vemos que nem tudo é o que parece.

O trio de atriz principais está muito bem e é um grande atrativo para As Três Filhas. Porém, o roteiro também é muito bom. É particularmente interessante constarmos que mesmo elas sendo irmãs, e que no fundo se amem e se importem umas com as outras, mal têm contato no dia-a-dia, e mal conseguem se relacionar entre elas, mais brigando do que qualquer outra coisa. Um triste retrato do mundo atual, onde vivemos na correria, atolados em nossos próprios problemas, e cada vez mais perdemos a capacidade de demonstrar nossos sentimentos, ou de pensar em alguém fora de sua casa, sejam outros familiares ou amigos.

E o desfecho de As Três Filhas dá uma resposta-alerta bem clara para esta falta universal de amor que vivemos, de modo emocionante, mas sem ser piegas. Para um filme que injustamente foi pouco divulgado dentro da Netflix, mesmo tendo três atrizes conhecidas, esta é uma pérola escondida que não deve ser ignorada. Nota: 8,0.

sábado, 21 de setembro de 2024

Especial: 35 anos do Master System no Brasil (com direito a recorde Mundial!)

Neste mês de Setembro o saudoso videogame de 8-bits da SEGA, o Master System, completou 35 anos de lançamento em terras brasileiras. Para ser mais exato, ele foi lançado no Brasil no dia 04/09/1989 pela empresa Tectoy.

Globalmente, o Master System perdeu o duelo contra o rival NES / Famicom, da Nintendo, fracassando especialmente nos dois maiores mercados de games: Japão e EUA (e ainda assim, nos EUA conseguiu vender o dobro do americano Atari 7800). Porém na Europa as coisas foram diferentes... lá o Master System praticamente dividiu 50 a 50% as vendas com o Nintendinho; a Austrália e a Coréia do Sul foram outros dois locais onde este console da SEGA seria bem popular. Mas o local do planeta onde o Master System mais brilhou foi o Brasil!

Até hoje, as vendas do console do Master System estão em cerca de 18 milhões de cópias, sendo que no Brasil foram mais de 8 milhões! Agora prestem atenção no "até hoje": sim, pois o Master System continua sendo produzido e vendido por aqui! Ainda que desde a versão "Master System 3 Collection 120 jogos" de 2005, o videogame comerciado não aceite mais cartuchos e apenas rode os jogos embutidos na memória do console, Master System é um videogame que está sendo produzido ininterruptamente em um mesmo país há 35 anos, e isso é um recorde mundial, algo sem precedentes no mercado dos games!


Porque o Master System virou um sucesso nacional e os "milagres" da Tectoy

Há um nome para explicar porque o Master System virou mania por aqui e se tornar o mais brasileiro dentre todos os consoles internacionais: Tectoy. Esta empresa nacional de brinquedos eletrônicos, criada apenas dois anos antes de trazer o Master System para cá, não só investiu de maneira agressiva e acertada em marketing como também agregou vários produtos ao console que, para o contexto nacional da época, eram inimagináveis. Se levarmos em conta os desafios técnicos, e também o quanto a SEGA (e as empresas japonesas em geral) eram resistentes a qualquer modificação em seus produtos originais, as realizações da Tectoy foram praticamente "milagres".

A propaganda do Phantasy Star em Português, de duas páginas, que se espalhou por diversas revistas cotidianas do país

Sua primeira façanha técnica foi em 1991 traduzir o extenso Phantasy Star para o português. A novidade era tão grande que a Tectoy também teve que explicar para o público nacional o que era um jogo de Role Playing Game. O passo seguinte foi, além de traduzir jogos, também modificar completamente seus gráficos e história, adaptando-os para personagens nacionais. Daí sugiram por exemplo jogos como Mônica no Castelo do Dragão (1991) e Geraldinho (1994) - respectivamente modificações de Wonder Boy in Monster Land e Teddy Boy - dentre outros.

Duas fotos do Phantasy Star em Português; e em seguida, Mônica no Castelo do Dragão e Geraldinho

Para aumentar o catalogo de jogos disponíveis para o Master System, a Tectoy começou também a trazer jogos convertidos do portátil Game Gear. Foram mais de 10 jogos trazidos nesse formato, dentre eles os excelentes Dynamite Headdy (1995) e Legend of Illusion starring Mickey Mouse (1998).

Mas a Tectoy não parava! Ela também começou a fazer jogos originais, com desenvolvedores nacionais, e baseados principalmente em programas infantis. Por exemplo, tivemos o lançamento de Férias Frustradas do Pica-Pau (1996) e Castelo Rá-Tim-Bum (1997) dentre outros.

Dynamite Headdy, Legend of Illusion, Férias Frustradas do Pica-Pau e Castelo Rá-Tim-Bum

E para finalizar os "milagres" da Tectoy, encerro com dois jogos de franquias internacionais que acabaram virando exclusividades do Master System nacional e eram também uma resposta direta ao Nintendinho:

Battlemaniacs (1994) é um jogo que foi inicialmente desenvolvido pela Virgin para ser lançado na Europa como conversão do jogo Battletoads in Battlemaniacs do SNES, mas que foi cancelado, e mesmo não estando 100% finalizado, como era jogável a Tectoy comprou seus direitos e lançou o jogo mesmo assim; o mega surpreendente Street Fighter II’ (1997), outro jogo feito pelos brasileiros da Tectoy, resultado de 7 meses de desenvolvimento. Ainda que sua jogabilidade deixe um bocado a desejar, Street Fighter II’ foi uma verdadeira façanha técnica para um console de 8-Bits, e o jogo se tornou o único do Master System a ter 8 Megabits de tamanho (todos os demais tinham no máximo até 4 Mb).

Acima: Battlemaniacs; embaixo: Street Fighter II’ 


Curiosidade: entenda porque este videogame se chama Master System

No Japão, o console foi lançado em 1985 como Sega Mark III, sendo ele a 2ª evolução do SG-1000, de 1983. Quando a SEGA resolveu lançar seu videogame para o mercado estadunidense, a idéia foi promover uma mudança completa: para melhor conquistar o mercado americano, os japoneses estavam dispostos a mudar tanto o nome quanto o visual de seu produto.

O SEGA Mark III, de 1985

Em termos de visual, o videogame ganhou um aspecto "futurista", e o nome escolhido, dentre algumas opções, foi "Master System". Os motivos apresentados foram: soava parecido com a alteração que sua rival Nintendo fez para seu videogame (que mudou o nome de Famicom para Nintendo Entertainment System - NES); além disso, "Master" ("Mestre"), era uma referência à natureza competitiva tanto da indústria de videogames quanto das artes marciais, onde só pode haver um "Mestre".

O plano inicial era fazer jus a alcunha de "Sistema Mestre" e vender um produto completo, único, superior. Portanto, ao comprar o SEGA Master System nos EUA em seu lançamento (1986) você comprava um conjunto inicial que continha o console denominado "Power Base" + 2 controles + a pistola "Light gun" e mais um cartucho com dois jogos: Hang-On e Safari Hunt.

Só que no final das contas, eles também acabaram lançando lá a versão "Base System", que deixou tudo um pouco confuso e o nome escolhido perdeu um pouco de sentido rs.

A versão "Base System", mais barata, não vinha com a pistola, nem com jogos inclusos

De qualquer forma, anos depois, o Master System (com esse visual que conhecemos) também passou a ser vendido no Japão, com o mesmo hardware do Mark III, porém com o chip de som YM2413 FM embutido (antes este chip só poderia ser colocado à parte no Mark III, como acessório).

O chip de som FM do Master System melhora em muito a qualidade sonora do console, e cerca de 60 de seus jogos tiveram trilha sonora desenvolvida especialmente para tirar proveito deste chip. Porém, infelizmente, o YM2413 FM ficou restrito a consoles do Master System japonês e coreano. Nem no Brasil ele chegou. Se tem uma única coisa que a Tectoy não nos presenteou, foi essa.

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Crítica - Os Fantasmas Ainda se Divertem - Beetlejuice Beetlejuice (2024)


Título
Os Fantasmas Ainda se Divertem - Beetlejuice Beetlejuice ("Beetlejuice Beetlejuice", EUA, 2024)
Diretor: Tim Burton
Atores principais: Michael Keaton, Winona Ryder, Catherine O'Hara, Jenna Ortega, Justin Theroux, Willem Dafoe, Monica Bellucci, Arthur Conti
Nota: 7,0

Besouro Suco está de volta, e melhor que no filme original!

Demorou 36 anos, mas ele voltou! O fantasma (ou seria "demônio"?) Beetlejuice (ou  Besouro Suco se você assistiu a versão dublada da Sessão da Tarde) retorna aos cinemas com o diretor Tim Burton e boa parte do elenco original.

Para compreender e se divertir com este Os Fantasmas Ainda se Divertem - Beetlejuice Beetlejuice, não é obrigatório ter assistido o filme inicial de 1988, MAS para aproveitá-lo de verdade, é bastante recomendável que você o faça.

Para quem não sabe do que se trata, neste filme clássico o casal Adam e Barbara Maitland sofrem um acidente e morrem precocemente, ficando com suas "almas" presas a mansão onde moram. Então, chegam os novos moradores, a família Deetz: o empresário Charles (Jeffrey Jones), sua filha adolescente gótica e depressiva Lydia (Winona Ryder), e sua nova esposa Delia (Catherine O'Hara), que se considera artista e é a madrasta de Lydia. Com Delia querendo reformar totalmente a mansão e destruir tudo o que os Maitland construíram, o finado casal resolve convocar o maluco fantasma Beetlejuice (Michael Keaton) para afugentar a família humana. Porém, não apenas este fantasma é completamente fora do controle, como ele decide casar a força com Lydia. Arrependidos, Adam e Barbara Maitland se unem a Lydia para derrotá-lo.

Do primeiro filme, retornaram os personagens de Lydia (Winona Ryder), a madrasta Delia (Catherine O'Hara), e claro... Beetlejuice (Michael Keaton). Para mais detalhes do motivo dos demais protagonistas não terem retornado, leia meu P.S. no final do texto. Juntaram-se ao elenco Jenna Ortega fazendo o papel de Astrid Deetz, filha de Lydia, e outros vários personagens. Na trama desta continuação, eventos levam a família Deetz (Delia, Lydia e Astrid) retornarem após muitos anos à mansão do primeiro filme. E lá Astrid acaba se envolvendo em um grande perigo fantasmagórico... quem poderá ajudá-los? Besouro Suco!

Antes de começar a crítica em si, um alerta. Apesar de Os Fantasmas Ainda se Divertem 2 ser uma comédia (e bem divertida aliás), ela tem humor mórbido e algumas cenas com corpos dilacerados. Portanto, NÃO é um filme para crianças. Sua indicação oficial é para maiores de 14 anos. E eu recomendo fortemente para apenas maiores de 12 anos.

Enfim dando minha opinião sobre o novo Os Fantasmas Ainda se Divertem... em geral as continuações são piores né? Felizmente não é o que acontece aqui. Este novo filme supera o anterior em todos os aspectos, trazendo uma história mais elaborada, com mais reviravoltas e piadas, e um elenco mais numeroso e talentoso. O roteiro ainda expande melhor a mitologia deste universo, por exemplo explicando outros destinos possíveis do pós vida além do ficar sendo fantasmas...

Outro ponto positivo é o Design de Produção, todo o visual, cenários, são extremamente parecidos ao filme original, inclusive os efeitos especiais, o que aliás foi uma "exigência" de Michael Keaton para voltar a franquia. Segundo palavras do ator, ele só toparia voltar se "o uso de CGI, a tecnologia usada para criar imagens e auxiliar nos efeitos especiais, fosse o mínimo possível". E de fato, a maior parte dos efeitos é realizada com stop motion, assim como o filme da década de 80. Porém aqui eles são feitos com uma qualidade bem superior.

Os Fantasmas Ainda se Divertem - Beetlejuice Beetlejuice não é perfeito, entretanto. Por exemplo, ainda que ele explique um pouco alguns conceitos do filme anterior durante a história, para ajudar os novatos na franquia, eu entendo que ele deveria ter feito isso mais vezes e de modo mais claro. Outro aspecto contestável é o personagem interpretado por Monica Bellucci. É verdade que sua presença contribui para o desenvolvimento do próprio Beetlejuice e de outros personagens coadjuvantes; porém ao mesmo tempo, sua presença parece descolada daquele universo.

Ainda que tenha uma história sem se desviar da fórmula usada para os filmes do gênero, felizmente revemos em Os Fantasmas Ainda se Divertem - Beetlejuice Beetlejuice aquele humor meio "maluco" meio "bizarro" de Tim Burton, que embora até estivesse razoavelmente recente em nossas memórias graças ao seu seriado Wandinha, nos cinemas já estava ausente há muitos anos. Reitero que o filme é bastante divertido, principalmente se você tiver assistido o filme anterior.

Por enquanto o público tem aprovado a volta de Besouro Suco e o novo Beetlejuice Beetlejuice já é uma das maiores bilheteiras do ano. Ótima notícia. Estamos todos merecendo nos distrair / rir um pouco. Nota: 7,0.


PS: segundo Tim Burton, os personagens Adam Maitland (Alec Baldwin) e Barbara Maitland (Geena Davis) não estão no novo filme simplesmente porque ele gostaria de focar a história apenas na família Deetz, explorando a relação de três gerações presente naqueles personagens. Já o personagem de Charles Deetz (Jeffrey Jones) que é citado a todo momento mas nunca aparece, foi preso em 2003 por estar em posse de pornografia infantil. Embora já tenha saído da prisão, hoje o ator vive recluso e aposentado.

domingo, 8 de setembro de 2024

Crítica - Hellboy e o Homem Torto (2024)

Título
Hellboy e o Homem Torto ("Hellboy: The Crooked Man", Alemanha / EUA / Reino Unido, 2024)
Diretor: Brian Taylor
Atores principais: Jack Kesy, Martin Bassindale,Jefferson White, Adeline Rudolph, Joseph Marcell, Leah McNamara, Hannah Margetson
Nota: 6,0

Hellboy abraça o Terror, mas terá dificuldades para encontrar seu público

Hellboy está de volta aos cinemas. Em seu quarto filme, e em seu segundo reboot. Dentre todos eles, é o filme de produção mais barata e com maior envolvimento do criador de Hellboy, o quadrinista Mike Mignola. E conforme eu já havia avisado mês passado, desta vez ele volta com um filme de terror.

A história de Hellboy e o Homem Torto é baseada na obra em quadrinhos de mesmo nome (Hellboy: The Crooked Man) de 2008, que inclusive venceu na época o prêmio Eisner (o "Oscar" dos quadrinhos) de melhor minissérie do ano. Aqui no Brasil, esta minissérie já foi publicada 3 vezes - a última delas dentro do excelente encadernado Hellboy Omnibus - Histórias Curtas n° 1 - porém sempre com o nome de Hellboy: O Vigarista.

Na trama que se passa em 1958, Hellboy (Jack Kesy) e Bobbie Jo Song (Adeline Rudolph), uma agente novata da B.P.D.P., caem por acidente em uma pequena comunidade rural dos Montes Apalaches, comunidade essa dominada por bruxas e liderada por um demônio local conhecido como o Homem Torto. A história é bem parecida com a HQ original, e as modificações - todas para pior - são para acrescentar mais cenas de ação ou para justificar a presença de Jo Song, que não aparece nos quadrinhos.

Como dito anteriormente, Hellboy e o Homem Torto é acima de tudo um filme de Terror. Um filme bem sombrio e melancólico, aliás. Portanto, quem vai ao cinema esperando um filme de super-herói, vai se decepcionar (na minha sessão, por exemplo, que já não havia muita gente, um casal se retirou no meio do filme, e eu imagino ser este o motivo).

A história/roteiro de Hellboy e o Homem Torto é boa e interessante. Porém, é aí que chegamos naquilo que o dinheiro pode comprar. A trama sofre por estar acompanhada de profissionais que não são lá o melhor que Hollywood pode oferecer. Começando pelo diretor e roteirista, Brian Taylor: seu currículo traz os filmes Adrenalina, com Jason Statham, que são ok, e os pavorosos Motoqueiro Fantasma e Jonah Hex. Ou seja, ele até sabe fazer filmes de ação, mas foi no melhor dos casos de mediano para ruim em filmes de super-herói que mexem com terror e sobrenatural... exatamente a mesma coisa que temos em Hellboy (o que me leva a perguntar... quem foi o "Jênio" que contratou esse cara?). Vejam: aqui Brian Taylor até consegue trazer em seu filme um bom clima de tensão, com alguns bons sustos, mas esta não é sua melhor especialidade.

A história em si também poderia ser muito melhor explicada, coisa que acontece nos quadrinhos de forma rápida e simples. A trama de Tom Ferrell (Jefferson White) e sua relação com o Homem Torto é confusa no filme, culpa de roteiro e edição que poderiam ser bem melhores. Para piorar, o elenco não ajuda. Por exemplo, Hellboy faz algumas "piadas" ao longo do filme, e elas sequer são percebidas pelo espectador, não somente pela falta de habilidade e mão pesada do diretor, mas também pela falta de expressividade e carisma do ator Jack Kesy.

Ainda assim, apesar de tanta falta de esmero, Hellboy e o Homem Torto é um filme que deve agradar os fãs do personagem, afinal, o filme acaba sendo bem fiel aos quadrinhos. E o problema deste Hellboy é justamente este: temos uma história que originalmente é um bom conto de terror de um personagem de quadrinhos e que se tivesse caído em mãos competentes, poderia ser algo mais, como por exemplo, uma obra diferente para conquistar o público de filmes de suspense/terror que nunca tinham ouvido falar deste personagem das HQs. Infelizmente, não foi o caso.

Hellboy e o Homem Torto acaba pagando o preço de ser uma produção modesta, e apesar de interessante, com bons momentos, e muito superior ao filme anterior, acaba mais parecendo uma produção feita de fãs para fãs. Nota: 6,0.

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Especial Michael Jackson 15 anos - Do Moonwalk ao Moonwalker


E vamos a minha segunda homenagem a Michael Jackson neste ano em que se completou 15 anos de sua partida, e novamente, em outra data especial. Hoje 29 de agosto, seria o dia em que ele completaria 66 anos de idade.

Uma das imagens mais icônicas de Michael Jackson é o passo de dança conhecido como Moonwalk (em que o dançarino se move para trás enquanto parece caminhar para frente). Embora não seja exatamente correto dizer que o movimento foi inventado por ele (já que outros artistas, como por exemplo Marcel Marceau e James Brown já haviam feito movimentos parecidos no passado), foi certamente Michael Jackson que o popularizou e imortalizou.

O passo foi apresentado publicamente pela primeira vez por Michael Jackson durante sua apresentação da música Billie Jean no especial de TV Motown 25: Yesterday, Today, Forever, que aconteceu ao vivo para mais de 3000 pessoas no Pasadena Civic Auditorium, em 25 de março de 1983, e transmitido nacionalmente para as TVs dos EUA em 16 de maio de 1983.

Curiosidade: apesar de ter chocado e impressionado o mundo todo com esta sua apresentação, o perfeccionismo de Michael Jackson era tamanho que, anos depois, ele revelou ter chorado nos bastidores após sua apresentação. O motivo? Ter errado um passo: notem que após ao Moonwalk, ele gira em torno de si várias vezes e finaliza agachado na ponta dos pés, porém se desequilibra e termina o movimento rapidamente... este teria sido seu "erro", seu objetivo era ter ficado na ponta dos pés por muito mais tempo.

Aos 3min37, o primeiro Moonwalk da história

Após o Moonwalk inicial, Michael Jackson continuou a fazer o famoso passo nas coreografias de Billie Jean, algo que ele não mudou até o final de sua carreira. Entretanto, ele teve a grande sacada comercial de perceber que o Moonwalk poderia ser algo maior, e então, após terminar sua fase do álbum Thriller, seu passo de dança seria um dos pilares de promoção para o seu próximo álbum, Bad.


Moonwalker: o Filme

Estava na hora do Moonwalk aparecer mais, e então, nascia o filme Moonwalker, de 1988. Moonwalker, estranhamente, era principalmente uma coletânea de clipes (Speed Demon e Leave Me Alone) e apresentações ao vivo do cantor (Man in the Mirror e Come Together), e ainda que tinham o apelo de serem todos inéditos, não tinha nenhuma ligação entre eles. Porém, a partir de sua metade, o filme trazia o que podemos considerar de fato uma história...

E nesta história, temos um Michael Jackson que em passagens de uma estrela cadente (?!), adquire poderes e consegue se transformar em um carro, uma nave, e em um robô repleto de armas, tudo isso para defender um trio de crianças das "maldades" de Mr. Big (interpretado por Joe Pesci) - um  ganancioso traficante de drogas - e seu exército.

O Trailer original do filme Moowalker (em inglês, sem legendas)

O mais importante é que dentro deste segmento, vemos Michael de terno e chapéu branco, entrar em um boate dos anos 1930, e desempenhar o que se tornaria o clipe de Smooth Criminal. E ainda que por um tempo pequeno, o Moonwalk também estava lá. Pronto: agora MJ já tinha uma segunda música para performar seu famoso passo. E mais ainda, seu visual "gângster", com paletó e chapéu brancos se imortalizou na Cultura Pop. Agora, o Moonwalk passava a estar personalizado: Michael Jackson, o Mookwalker.

Como curiosidade, o filme foi lançado apenas nos cinemas da Europa, América do Sul e alguns poucos países da Ásia e Oceania. E o mais importante/estranho: não foi lançado na América do Norte, em algo até hoje não muito bem explicado. De qualquer forma, nos EUA Moonwalker foi lançado direto para vídeo caseiro em VHS, e em apenas 3 meses já havia superado a espantosa marca de 800 mil cópias vendidas.


Moonwalker: os (três) Videogames

Após o filme, a promoção de Moonwalker ainda não havia acabado. Sendo a primeira das colaborações de Michael Jackson com a japonesa SEGA, em 1990 tivemos o lançamento de três versões completamente distintas de Moonwalker em termos de jogos eletrônicos. Sim, pois a versão dos Arcades / Fliperamas (Julho/90) era um jogo bem diferente da versão para os computadores caseiros (PC's, Amiga, MSX, etc), e que por sua vez, também bem diferente da versão para o Master System e Mega Drive (Agosto/90). Todas elas obviamente vinham com trilha sonora de músicas do cantor.


A versão dos fliperamas trazia uma visão 3D isométrica, como se vê nas imagens acima, e na época de seu lançamento, trazia uma qualidade gráfica muito surpreendente para este tipo de perspectiva em jogos, quase revolucionária. O jogo ainda permitia até 3 jogadores simultâneos, e com certa frequência você conseguia jogar com Michael transformado em um robô, o que era muito legal e permitia que você atirasse à distância. O jogo foi sucesso de crítica, e eu mesmo nas poucas oportunidades que tive para jogar essa maravilha quando adolescente, gostei bastante.

A versão para computadores era a mais fraca das três, e na verdade não teve envolvimento da SEGA, foi feita por duas empresas de jogos pequenas (Emerald Software e Keypunch Software) e publicada pela U.S. Gold. Por outro lado, era o jogo que trazia a história mais fiel ao enredo do filme. Conforme a seqüência de fotos abaixo, o game tinha quatro fases: uma em que Michael fugia a pé de seus "fãs", outra que fugia de moto e transformado em um coelho, a terceira já dentro do clipe de Smooth Criminal, atirando contra gangsteres, e finalmente, a última, já transformado em robô, atirando contra o exército de Mr. Big.


Finalmente, a versão que saiu para os consoles caseiros da SEGA era um jogo de ação em plataforma 2D, e que de certa forma lembrava um pouco do jogo Shinobi (1987), já que também tinha como característica seu protagonista resgatar crianças espalhadas pelo cenário. Bem gostosa para se jogar, esta era a mais longa dentre as três versões de Moonwalker, com 6 fases. Curiosidade: a fase de "Thriller" com direito a Michael lutando contra zumbis (e que também existe na versão de Arcade) não contava com a música Thriller em nenhuma das duas versões devido direitos autorais de Rod Temperton, e então no seu lugar a trilha sonora era de Another Part of Me.

Abaixo temos imagens da versão 8-bits do Master System (as 2 do topo) e da versão 16-bits do Genesis / Mega Drive (as duas debaixo).


Fliperama original de Moonwalker, esta máquina se encontra na Casa Do VideoGame, no Brooklin, em São Paulo



E aí, sabiam de todas estas curiosidades? O que mais te surpreendeu?? Escreva nos comentários!

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Eis um ÓTIMO final de semana para pegar um Cineminha! SEIS dicas de filmes pra vocês experimentarem!


O clima (literalmente) já está formado. Final de semana com previsão de frio para Sul, Sudeste e Centro-Oeste. E, como vocês verão a seguir, opções de filmes para ver nos Cinemas não faltam! Abaixo uma relação com SEIS filmes que você poderá ver nas Telonas da sua cidade. Destaque principalmente para quem gosta de um terror... ;)




Tipos de Gentileza: estreou ontem (22/08), e conta com o mesmo diretor e atores principais do bastante premiado Pobres Criaturas. Porém, já fica o alerta: as primeiras críticas já estão dizendo que este filme é muito (mas muito) mais bizarro e pesado pra se assistir que o citado filme anterior de Yorgos Lanthimos...






O Corvo: também estreou ontem (22/08), e é a mais nova versão do filme que causou a morte (no mundo real) de Brandon Lee, filho de Bruce. Misturando terror e ação, o ator que faz o papel principal é Bill Skarsgård, o mesmo que fez o monstro-palhaço vilão dos recentes filmes de It: A Coisa.






Pisque Duas Vezes: o último desta lista que fez a estréia ontem, se trata de um suspense de baixo orçamento que normalmente não chamaria a atenção... porém, Taylor Swift fez um post em seu Instagram dizendo maravilhas do filme, que é dirigido e escrito por Zoë Kravitz, a filha de Lenny. Claro que com essa propaganda a produção começou a ser comentada no mundo todo. As críticas são de moderadas a boas... será que o filme é mesmo bom?




Alien: Romulus: estreou nos cinemas semana passada e tem sido bem elogiado pelo público, prometendo uma volta ao clima de terror do primeiro filme da franquia: Alien, o Oitavo Passageiro. Inclusive, cronologicamente dentro do universo de Alien, este filme se passa justamente entre os dois primeiros filmes: Alien, e Aliens, O Resgate.





Coraline e o Mundo Secreto (15º aniversário): nos cinemas também desde semana passada, este desenho baseado na obra de Neil Gaiman volta 15 anos depois em salas limitadas. Se ele ele está na sua cidade, vale a pena assistí-lo em 3D. Mesmo sendo feito tanto tempo atrás, ainda hoje ele tem um dos melhores usos de 3D que já vi no cinema.





É Assim que Acaba: para encerrar, o filme que está há mais tempo em cartaz (desde 8 de Agosto), mas que continua firme nos cinemas nacionais. Sendo um romance baseado em um livro best-seller de mesmo nome, o filme até tem recebido boas avaliações, porém está cercado de duas polêmicas: a de ter bastante diferenças em relação ao livro, e a de boatos de constantes desentendimentos entre o diretor e ator Justin Baldoni com a atriz Blake Lively.





E aí, te convenci a assistir um filme nos cinemas nos próximos dias? Se sim, diga nos comentários qual filme você assistiu e o que achou. Abraços!

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Curiosidades Cinema Vírgula #025 - Bicudo o Lobisomem, Tutubarão e mais NOVE "clones" de Scooby-Doo


Scooby-Doo, Cadê Você?
 (Scooby-Doo, Where Are You! no original), foi um desenho lançado em Setembro de 1969 nos EUA, criado e produzido pela Hanna-Barbera, para o canal de TV CBS. Curiosidade: ele foi criado para ser um programa infantil alternativo aos desenhos animados de super-heróis, que segundo parte dos pais da época (em pleno e delicado momento da Guerra do Vietnã), "eram desenhos inapropriados que estimulavam a violência".

A fórmula de Scooby-Doo, Cadê Você? era a seguinte: um grupo de jovens aventureiros (Fred, Daphne, Velma e Salsicha), mais um animal de estimação falante (Scooby) - e principal responsável pelas partes cômicas - que em cada episódio resolviam um mistério, quase sempre "sobrenatural". Sendo que na verdade, no desfecho de cada história, descobríamos que o "mistério" nada mais era que uma farsa ou trapaça de criminosos.

Acreditem, a série original teve apenas 25 episódios em 3 anos (ou melhor, 41 episódios se também somarmos os desenhos deste período que foram exibidos sob o nome de The Scooby-Doo Show). Porém, ela fez um sucesso absurdo, e então após os desenhos iniciais a franquia Scooby-Doo se tornou gigantesca, com direito a novas diversas outras séries de desenhos (e até alguns filmes), que continuam a ser lançados até hoje.

E mais ainda. O sucesso de Scooby-Doo foi TÃO grande que a Hanna-Barbera (e outras produtoras de desenho animado) ao longo dos anos lançaram vários outros títulos que eram cópias descaradas de Scooby-Doo. E de todos estes "clones", meus dois preferidos foram "Bicudo, o Lobisomem" e "Tutubarão", que faço questão de relembrar aqui para vocês.


Bicudo, o Lobisomem (Fangface)


Bicudo, o Lobisomem
, foi um desenho que estreou em 1978, e foi lançado pela Ruby-Spears Productions. Foram 2 temporadas e 32 episódios no total. E vejam que curioso... sabe esse "Ruby-Spears" da empresa que fez o desenho? Ele vem de Joe Ruby e Ken Spears, que um ano antes, 1977, deixaram a Hanna-Barbera e fundaram seu próprio estúdio. E mais ainda, foram justamente estes dois que criaram Scooby-Doo, Cadê Você? e que agora repetiam a dose com Bicudo, o Lobisomem.

Sendo bem parecido com Scooby-Doo, aqui tínhamos quatro adolescentes investigando mistérios de assombrações: Kim, Bill, Gordinho e o medroso Bicudo. Porém toda vez que este último vê a lua (ou uma simples foto dela), ele se transforma em um lobisomem. A principal piada do desenho era justamente a da equipe, ao ser atacada por um "monstro", transformar Bicudo propositalmente no lobisomem para se defender; porém, sempre que isso acontecia, ao invés de atacar o inimigo, a primeira coisa que Bicudo fazia era atacar o Gordinho (sendo esta a graça).


No vídeo acima, bem curtinho, temos a abertura dublada do programa, e nos segundos finais, Bicudo atacando o Gordinho e depois entregando-o de bandeja para o monstro rs.


Tutubarão (Jabberjaw)


Tutubarão
foi um desenho animado criado adivinha por quem? Também pela dupla Joe Ruby e Ken Spears, mas ainda pela Hanna-Barbera, em 1976. Para minha surpresa, foram apenas 16 episódios, em uma única temporada. Mais uma vez, as semelhanças com Scooby-Doo eram gigantes. Os personagens eram um grupo de adolescentes: Bife, Leila, Bolha e Linguiça (que era a cara do Salsicha), que tinham como companheiro o Tutubarão, um tubarão branco de 4,5m de altura. Então entravam algumas diferenças... o desenho se passava no futuro, onde as cidades eram subaquáticas; o grupo era uma banda musical, "Os Netunos", e na verdade não eram eles que perseguiam criminosos e vilões, estes últimos eram quem acabavam "se esbarrando" neles; e Tutubarão, ao contrário do cachorro Scooby, não era medroso, aliás, era forte e corajoso, embora bastante atrapalhado, infantil e ingênuo.

Os principais pontos cômicos, claro, vinham de Tutubarão: suas trapalhadas físicas, de seus bordões como por exemplo "que falta de respeito!" e expressões como "nhac-nhac-nhac!". Outras piadas vinham dele ser apaixonado por Leila, que por sua vez, sempre o maltratava. Linguiça e Bolha também eram bem atrapalhados, sendo que a última também era um bocado "burrinha", e piadas eram feitas sobre isso. Duas curiosidades: o desenho surgiu para aproveitar o gigantesco sucesso do filme Tubarão (1975) de Steven Spielberg; isto do grupo fazer parte de uma banda era um dos conceitos iniciais previstos para a turma de Scooby-Doo mas foi descartado. E como você verá daqui a pouco, esta mesma idéia foi reaproveitada várias vezes ainda antes de Tutubarão...


O vídeo acima que eu trouxe do Tutubarão traz a (desafinada) abertura nacional do desenho e mais um pequeno trecho de um episódio pra vocês conhecerem (ou relembrarem) a série.


Mais clones! Mais clones!

E vamos de mais clones de Scooby-Doo! Finalizando este artigo de Curiosidades, segue uma lista com mais nove imitações do melhor amigo do Salsicha, em ordem cronológica:

Josie e as Gatinhas (Josie and the Pussycats - Hanna Barbera - 1970 a 72 - 2 Temporadas - 32 Episódios): a idéia de fazer uma jovem banda musical resolver crimes demorou pouco para sair do papel, porém Josie e as Gatinhas não eram personagens inéditos, e sim personagens de quadrinhos da franquia Archie. A principal diferença entre a HQ e o desenho é que nos quadrinhos Josie e sua banda tinham aventuras diversas e cotidianas, não eram "detetives". Ah, o gato de estimação Sebastian não era "falante", era um gato comum.

Fantasminha Legal (The Funky Phantom - Hanna Barbera - 1971 a 72 - 1 Temporada - 17 Episódios): três jovens (Hugo, Silvio e Alice), um cachorro (Elmo), e mais dois fantasmas: Jonathan Wellington "Mudsy" Muddlemore e seu gato, Boo, sendo que "Mudsy" está trajado com a roupa (e peruca) dos patriotas revolucionários que lutaram pela independência dos EUA.

Butch Cassidy e os Sundance Kids (Butch Cassidy and the Sundance Kids - Hanna Barbera - 1973 - 1 Temporada - 13 Episódios): aqui temos quatro adolescentes (Butch Cassidy, Merilee, Stephanie e Wally), que formam uma banda de Rock, e que atuam secretamente como espiões, lutando contra todo tipo de crime. Claro que eles também tem um animal de estimação, o cachorro Elvis. O grupo é comandado por um supercomputador, o Senhor Sócrates, e que curiosamente tem alergia à Elvis.

Goober e os Caçadores de Fantasmas (Goober and The Ghost Chasers - Hanna Barbera - 1973 - 1 Temporada - 16 Episódios): talvez o mais parecido dentre todos os clones de Scooby-Doo, pois o grupo também tinha um veículo grande, e seu mascote também era um cachorro. Aqui o grupo de jovens eram repórteres que investigavam mistérios sobrenaturais, com a adição de um grupo de crianças que eram fãs / assistentes que também apareciam nos episódios. Medroso, o cachorro Goober tinha um superpoder: ele ficava invisível quando assustado.

Speed Buggy (Speed Buggy - Hanna-Barbera - 1973 - 1 Temporada - 16 Episódios): desta vez não tínhamos um animal de estimação falante, mas sim, um carro! Debbie, Tinker e Mark disputavam corridas junto com Speed Buggy e ao mesmo tempo resolvem mistérios "de monstro". Speed Buggy não apenas falava, como se comportava como humano, as vezes até usando as rodas como "pernas" e "braços".

Clue Club (Clue Club - Hanna-Barbera - 1976 - 1 Temporada - 16 Episódios): quatro jovens (Larry, Didi, Dedé e Dorinha) e dois cachorros sabujos (Sherlocão e Bob) que atuam como uma agência de detetives, investigando mistérios. Claro que assim Scooby-Doo os cachorros eram medrosos e falantes, porém, uma diferença é que os dois cachorros só falavam entre si.

Capitão Caverna e as Panterinhas (Captain Caveman and the Teen Angels - Hanna Barbera - 1977 a 80 - 3 Temporadas - 40 Episódios): sim, foi graças a um clone de Scooby-Doo que tivemos a criação do Capitão Caverna (!), em um dos últimos trabalhos da dupla Joe Ruby e Ken Spears pela Hanna-Barbera. Aqui, em uma evidente paródia da série televisiva As Panteras, o nosso amigo pré-histórico é encontrado congelado pelas "Panterinhas" Sabrina, Neli e Gilda, e então passa a ajudá-las a combater todo tipo de crime. Famoso por gritar desafinadamente seu próprio nome, Capitão Caverna também tem um conjunto de superpoderes: vôo, força sobre-humana, guardar qualquer objeto dentro dos pêlos do corpo, e ainda, portar um porrete que é uma verdadeira caixa de ferramentas.

Arquivo Cãofidencial (The Buford Files - Hanna Barbera - 1978 - 1 Temporada - 13 Episódios): desenho sobre dois jovens irmãos, Rosinha e Zé Quati, e um cachorro sabujo velho de nome Kojeka (piada com o nome do detetive Kojak, série de TV dos anos 70). O nariz de Kojeka disparava como alarme em caso de alguma pista, além de que ele uivava sem controle quando via a Lua cheia. Junto com o trio, também havia o Xerife Pé de Mula e seu jovem e atrapalhado ajudante, Janjão. O grupo (a esquerda na imagem acima) resolvia mistérios da região pantanosa em que viviam. Seus desenhos eram mais curtos (15 min) e sempre vinham juntos, em pares, com o desenho do Fantasmino, o Fantasma Galopante (a direita).

Shmoo, a Foca Fofa (The New Shmoo - Hanna Barbera - 1979 - 1 Temporada - 13 Episódios): Shmoo, que NÃO é uma foca, na verdade é um personagem de tira de jornais, criado por Al Capp em 1948. Em 1979 a Hanna-Barbera ressuscitou o personagem, agora para seus desenhos animados, e por isso o nome The New Shmoo, no original. Shmoo é um ser fofo e inocente que ajuda seus três amigos adolescentes a adivinhem o quê? Resolverem crimes!



PS: Já viu as outras curiosidades do Cinema Vírgula? É só clicar aqui! 

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

O novo filme de Hellboy será um filme de Terror! Será que agora vai?


Dia 05 de Setembro estreará no Brasil o novo filme de Hellboy, personagem dos quadrinhos da Dark Horse Comics e criação máxima de Mike Mignola. O filme se chamará Hellboy e o Homem Torto, baseado em conto de quadrinhos de mesmo nome (Hellboy: The Crooked Man no original), no que já será o quarto filme da franquia.

Os dois primeiros filmes de Hellboy foram muito bons, receberam considerável investimento financeiro, e tiveram como diretor nada menos que o premiado Guillermo del Toro (de O Labirinto do Fauno e A Forma da Água). Já o terceiro, de baixo orçamento, foi muito ruim, e um dos piores filmes que vi desde que criei meu blog.

Porém há uma coisa bem diferente nesse novo Hellboy em relação aos três primeiros filmes. Eu explico: todos os filmes anteriores de Hellboy exploraram a parte "grandiosa" de sua mitologia, onde ele é um potencial futuro senhor do Inferno, e usa esse seu imenso poder para salvar a Humanidade de alguma grande ameaça. Já aqui em Hellboy e o Homem Torto teremos o outro lado das suas aventuras, e que são as que mais gosto, que são as histórias menores, onde ele apenas enfrenta / mata um "monstro da semana", criatura essa que é baseada em algum folclore obscuro e que Mike Mignola incorporou em sua obra.

E é por isso que tenho alguma esperança que este Hellboy e o Homem Torto seja bom. Como se vê no trailer abaixo, ao contrário de todos os filmes anteriores, não temos um filme grandioso de aventura, e sim claramente um filme de terror misturado com super-heróis. Se o filme fizer sucesso de bilheteria, a produtora Millennium Media promete que ele será o primeiro de vários neste estilo. Então, estou torcendo para que dê certo. Confira o trailer a seguir.



sexta-feira, 2 de agosto de 2024

Crítica - Deadpool & Wolverine (2024)

Título
Deadpool & Wolverine (idem, Austrália / Canadá / EUA / Nova Zelândia, 2024)
Diretor: Shawn Levy
Atores principaisRyan Reynolds, Hugh Jackman, Emma Corrin, Rob Delaney, Matthew Macfadyen
Nota: 7,0

Deadpool continua bom, porém restringindo mais o seu público

Após um tempo maior que o esperado (fato comentado pelo próprio Deadpool dentro do filme), ou seja, seis anos depois de Deadpool 2, o super-herói mais insano da Marvel está de volta aos cinemas, e desta vez ele não veio sozinho, já que está co-protagonizando esta nova obra com Wolverine.

Na trama da vez de Deadpool & Wolverine, um aposentado Wade Wilson / Deadpool (Ryan Reynolds) descobre que a linha temporal de seu universo vai se destruir no futuro, devido a recente morte do Wolverine. Porém, esta destruição, que só aconteceria daqui vários séculos, vai ser acelerada pelo Sr. Paradoxo (Matthew Macfadyen), que quer apressar o fim desta realidade para acontecer em questão de dias. Então Deadpool tem a idéia de buscar um outro Wolverine, de outra realidade, para seu mundo e com isso evitar a destruição. É assim que ele encontra e traz um Wolverine (Hugh Jackman) nada cooperativo para "ajudá-lo".

Confuso? Um pouco... e piora, já que tudo relacionado à trama principal de Deadpool & Wolverine (e as explicações pseudocientíficas do que está acontecendo) é no melhor dos casos razoável. Por outro lado, em termos de ser emocionante e "heróico", o roteiro já é melhor, satisfatório. Mas então, no que o filme é realmente bom? Oras, nas centenas de piadas e nas cenas de ação! Que aliás, é exatamente o que um filme do Deadpool precisa ser!

Deadpool & Wolverine, assim como os dois filmes anteriores, felizmente entrega muito bem o que dele se espera. Portanto aqui temos ótimas cenas de ação, com pelo menos três cenas de lutas bem interessantes. Já em termos de humor, mais uma vez Deadpool é uma metralhadora de piadas, com um adicional interessante: a interação entre ele com um velho e rabugento Wolverine acabou combinando bem, rendendo ótimos momentos.

Se você gostou dos dois primeiros filmes de Deadpool, vai gostar também deste aqui. Porém o quanto você conseguirá realmente desfrutar deste Deadpool & Wolverine, vai depender mais do que nunca da sua bagagem de conhecimentos sobre o universo de filmes de super-heróis.

Primeiro porque Deadpool & Wolverine aposta muito na nostalgia, e neste sentido, há muitas (muitas mesmo) participações especiais. Não citarei nenhuma aqui para não dar spoilers, mas este filme se dedica bastante espaço a referenciar filmes de super-heróis Marvel anteriores ao MCU, ou seja, antes de 2008. Outra referência que ajudará é se você tiver assistido o seriado Loki (2021). Além disso, esse é o primeiro filme Deadpool produzido pela Marvel, após a Fox ter sido comprada pela Disney (que já era dona da Marvel)... e a quantidade de piadas sobre isso é enorme, chega até irritar.

Provavelmente por não ter muito o que se contar em termos de história, este Deadpool 3 também é disparado onde ele faz a quebra da Quarta parede, o que também fica um pouco cansativo. As piadas da cultura pop - e principalmente sobre super-heróis - são tantas, que chegam a um novo patamar: há até boatos e desejos de fãs sendo realizados no filme. O problema é que se você não está por dentro deste universo, não vai se divertir tanto. Deadpool & Wolverine é bem menos "universal" que os filmes anteriores. Não apenas por demandar conhecimento prévio para compreensão de boa parte das piadas, mas também por não ter uma história "universal" como base; aqui não temos nenhum romance (a personagem Vanessa, da brasileira Morena Baccarin, mal aparece) o que deve diminuir o interesse do público feminino e de pessoas para fazerem "programa de casal".

O Dogpool dos quadrinhos (2010) e o dos filmes, interpretado por Peggy

Há ainda uma última crítica que quero fazer antes de ir para o encerramento. Vejam: quanto mais "louco" Deadpool for, melhor. Agora, o que Ryan Reynolds tem que aprender é que ele também ser "maluco" na vida real não me interessa e trazer isso para o filme só vai piorá-lo. Por exemplo, a presença do "Dogpool" e das múltiplas versões de Deadpool, estão facilmente entre as piores piadas do filme e são puro capricho do ator, e só serviram pra deixar a história desnecessariamente mais longa. O Dogpool foi interpretado pelo cachorro Peggy, que na vida real ficou famoso ao ganhar, ano passado, o título de "cachorro britânico mais feio". Então Ryan Reynolds se divertiu com a história, gostou do cachorro, e cismou que iria colocá-lo no filme de qualquer jeito. 

Em resumo, Deadpool & Wolverine repete a fórmula dos dois primeiros filmes e também repete suas qualidades. Porém toma uma decisão bem arriscada ao, desta vez, fazer piadas tão específicas ao mundo dos filmes de super-heróis, limitando seu público. Porém, na prática, as bilheterias não mostram "erro" nenhum, já que as projeções para este Deadpool 3 são de que já na próxima semana ele ultrapasse a marca de US$ 1 bilhão de bilheteria mundial, o que já o tornaria o filme mais lucrativo da franquia. Para mim, como produto final, Deadpool & Wolverine é ótima diversão, porém claramente inferior ao primeiro filme, e do mesmo nível do segundo. Nota: 7,0.


PS: ao final de todos os créditos, temos uma cena extra, que apesar de bem curta, é interessante e com alguma relevância para trama do filme.

Gosta de suspense e terror? Você deveria conhecer Locke & Key

Locke & Key é uma série de HQs de terror/suspense que já de cara deveria chamar a atenção devido ao nome de seu escritor: Joe Hill...