
Isto porque a partir desta edição a regra mudou: o número de filmes nesta categoria é variável, de 5 a 10. O critério é que só serão aceitos filmes cujo número de votos como "1o lugar" seja maior que 5%.
Os nove filmes indicados a melhor filme são (e o número total de categorias indicados, ao lado):
* A Invenção de Hugo Cabret (11 indicações)
* O Artista (10 indicações)
* Cavalo de Guerra (06 indicações)
* O Homem Que Mudou o Jogo (06 indicações)
* Os Descendentes (05 indicações)
* Histórias Cruzadas (04 indicações)
* Meia-Noite em Paris (04 indicações)
* A Árvore da Vida (03 indicações)
* Tão Perto e Tão Forte (02 indicações)
Como a maioria destes filmes ainda não chegou ao Brasil, no final das contas até agora só assisti um, o "A Árvore da Vida", filme irregular para o qual dou nota 7,0.
Desta lista acima, minha grande reclamação é a não presença do ótimo "Melancolia", que aliás não recebeu NENHUMA indicação. Absurdamente injusto, mas não surpreendente... afinal, se pensarmos em grupos que adorariam punir o diretor Lars von Trier pela sua piadinha pró-Hitler em Cannes, sem dúvida a Academia Americana é um dos principais.
Ainda comento sobre mais 2 categorias: "Filme Estrangeiro" e "Melhor Animação".
Eu já havia comentado isto no passado, este foi um ano muito fraco para as animações. Culpa da Pixar, que costuma a fazer filmes espetaculares mas em 2011 só fez o fraco "Carros 2". Os indicados foram:
* Kung Fu Panda 2
* Rango
* Gato de Botas
* Um Gato em Paris
* Chico & Rita
Dos quais só assisti os 2 primeiros, ambos divertidos mas longe de serem grandes filmes. Dou nota 6,5 pros dois.
Tem gente aqui no Brasil torcendo o nariz pela não inclusão do filme "Rio" nesta lista. Como não gostei do filme - para mim é uma reciclagem mal feita de filmes como "Alô, Amigos" da década de 40 - acho
correto ele não ser lembrado.
Mas aliás, "Rio" foi sim lembrado pela Academia, está concorrendo ao Oscar de "Melhor Canção Original" com a música "Real in Rio", dos brasileiros Sergio Mendes e Carlinhos Brown (letras da americana Siedah Garrett).
Como são apenas dois candidatos (o outro é a canção "Man or Muppet", do filme dos Muppets) as chances de Oscar são boas. Já ouvi ambas as músicas e acho as duas bem fracas. Nenhum deles mereceriam levar o prêmio. Mas já que temos que ter algum ganhador, que seja o Brasil.
Finalmente, os indicados para "Melhor filme em lingua estrangeira":
* A Separação (Irã)
* Bullhead (Bélgica)
* Monsieur Lazhar (Canadá)
* Footnote (Israel)
* In Darkness (Polônia)
Não assisti nenhum deles, portanto não vou opinar se são bons ou não. Mas não deixa de ser curioso deixarem de fora o "O Garoto de Bicicleta", vencedor de Cannes. Também é interessante terem retirado o "O Artista" desta lista. Filme branco e preto, mudo, o francês "O Artista" recebeu 10 indicações ao Oscar (melhor filme inclusive), mas não está na lista de melhor estrangeiro. Não faz sentido lógico, mas é o comportamento padrão da Academia.
Bem, agora que sei os indicados começa a minha correria para assistir o máximo deles possíveis até a cerimônia do Oscar, no dia 26 de fevereiro.
Espero assistir nos próximos dias pelo menos 2 deles... provavelmente o "Meia-Noite em Paris" de Woody Allen e o "A Separação" que dizem ser excepcional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário