quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Os Indicados ao Oscar 2016 - e tem brasileiro!

E neste dia 14 de janeiro, foram anunciados os indicados para o Oscar 2016, cuja cerimônia acontecerá no dia 28 de fevereiro. Como sempre, a relação traz algumas surpresas, que comentarei posteriormente.

Abaixo segue a lista de todos os filmes que tiveram mais de 1 indicação. Em "negrito e aspas", se encontram os 8 indicados ao Oscar de Melhor Filme, mesmo número do ano passado, igualando o menor número desde a "nova regra de 2009", que só coloca filmes que alcancem pelo menos 5% das votações". São eles*:


* = em parênteses o número total de categorias indicadas para cada filme

Obs: Conforme as críticas dos filmes acima forem sendo escritas, atualizarei este post com os links novos.

Melhor Filme e Melhor Diretor
Não há dúvidas que O Regresso e Mad Max 4 serão os grandes papa-Oscar de 2016, e isto não é surpresa. Mas é surpresa a presença de Brooklyn na lista, que nem é estadunidense (mas é em inglês, por isto não entra no Oscar de filmes estrangeiros) e também uma leve surpresa as ausências de Carol e Divertida Mente.

Quanto a lista dos diretores, esta é a categoria mais surpreendente de todas, pela inclusão dos "desconhecidos" Adam McKay (A Grande Aposta) e Lenny Abrahamson (O Quarto de Jack) e pela ausência de Ridley Scott (Perdido em Marte). Scott inclusive era forte candidato a levar o prêmio, não pelo seu filme em si, mas porque nunca ganhou um Oscar e havia muitos artistas "torcendo" para que ele fosse enfim contemplado desta vez.

Outras Categorias
Ainda não foi desta vez que o Oscar prestigiou uma Ficção Científica, mas colocar Ex Machina: Instinto Artificial como indicado a Melhor Roteiro Original me agradou bastante. Com indicações para melhor roteiro em seus dois filmes anteriores, desta vez não deu para Tarantino, ausente da lista. Seu filme, Os Oito Odiados só foi indicado para Fotografia, Trilha Sonora e Atriz Coadjuvante. Acho justas as duas primeiras, já a terceira indicação... não gostei. Jennifer Jason Leigh é uma ótima atriz e manda bem no filme, mas não vi nada de extraordinário nesta sua atuação.

Por falar em atrizes, como curiosidade, considero que no filme Carol, Cate Blanchett e Rooney Mara são ambas protagonistas. Mas em termos de indicações, Cate foi para a o prêmio principal e Rooney para coadjuvante, para não concorrerem entre si. Não acho justo este tipo de manobra, mas como adoro ambas as atrizes, se elas ganharem vou fingir que a "falcatrua" não existiu rs.

Já nos atores... ver Sylvester Stallone indicado para melhor coadjuvante é uma homenagem que chega até me emocionar. Ele que só havia sido indicado como ator uma vez, por Rocky (1976) em 77, e não levou. Por falar em levar o Oscar pra casa, será que chegou a vez de Leonardo diCaprio? No momento que escrevo estas linhas, não vi o filme dele, e só vi a atuação de 1 de seus 4 concorrentes. Mesmo assim, dado o histórico da Academia em "reparar injustiças", cravo que desta vez ele leva. :)

E as duas maiores bilheterias de 2015 não foram bem nas indicações e isto também já era esperado. Star Wars: O Despertar da Força até que não decepcionou, ao ter 5 indicações, todas técnicas. Mas fiquei bastante satisfeito ao ver o apenas mediano Jurassic World - O Mundo dos Dinossauros não ter indicação NENHUMA. Bem feito, que façam um trabalho menos preguiçoso no próximo filme da franquia.

Melhor Animação
Que dizer sobre um filme sem diálogos, desenhado em lápis de cor e giz de cera, e com profundas críticas sociais? Se trata do brasileiro O Menino e o Mundo, que é um filme tão bom, mas tão bom, que o ranzinza Ivan deu nota 9,0 pra ele. É uma das melhores animações que já vi na minha vida e portanto, justíssimo ter este reconhecimento que é estar indicado ao Oscar de Melhor Animação.

Vai vencer? Não vai. Até porque mesmo com diversas obras-primas sendo feitas por japoneses e europeus na animação, desde a criação do prêmio em 2001 apenas uma vez o vencedor não era estadunidense: A Viagem de Chihiro, em 2002. Será uma surpresa gigante se o vencedor do ano não for Divertida Mente.

Mas O Menino e o Mundo é ainda melhor! Se não vai levar, que a indicação sirva para que mais brasileiros decidam conhecer esta verdadeira obra de arte. Um alerta entretanto: não é um filme infantil.


E aí, o que acharam dos indicados? Alguma grande injustiça? Comentem!!


PS: vendo agora na internet, estou vendo alguma comoção em relação a ausências de J.J Abrams, Tarantino e do filme Beasts of No Nation. Eis meus pitacos para cada um dos 3 casos:
a) entrar na lista de 5 diretores já é muito difícil (não a toa foi a lista mais surpreendente). Mais difícil ainda se seu filme não está entre a lista de melhores filmes. E mais difícil ainda se seu filme for uma ficção/fantasia. Portanto, não vejo surpresa nenhuma aí.
b) talvez Tarantino até merecesse a indicação por Roteiro, mas não vejo injustiça ele fora desta vez. Mais ainda, independente do seu mérito aqui, eu tinha certeza que a conservadora Academia não ia ver com bons olhos os protestos do diretor contra a violência policial nos EUA...
c) Eu havia previsto na minha crítica de Beasts of No Nation que a Academia não iria indicá-los, e acertei (leia minha explicação). O filme merecia sim algumas indicações (e é infinitamente superior ao A Grande Aposta, por exemplo), mas é difícil o Oscar surpreender positivamente. Ainda assim, a Netflix não precisa ficar triste, já que dois de seus documentários foram indicados: Winter on Fire: Ukraine's Fight fo Freedom e What Happened, Miss Simone?. Não deixa de ser um importante reconhecimento para a empresa, que aliás tem desta vez tem grandes chances de levar seu primeiro Oscar pra casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Zorro que não é Zorro, e a parceria de Johnny Depp que não é com Tim Burton

Hoje, 3 de outubro, foi divulgado o primeiro trailer oficial do filme The Lone Ranger , provisoriamente traduzido (e de maneira aceitável) ...