sábado, 27 de fevereiro de 2016

Cobertura Oscar 2016 - Os principais filmes + Os palpites para os vencedores


Neste domingo, dia 28 de fevereiro, teremos a cerimônia de premiação da 88ª edição do Academy Awards, popularmente conhecido como "Oscar". E como já é tradição deste blog, vamos aos meus comentários e palpites.

Antes, revendo o caminho traçado até agora, segue abaixo a lista de filmes com múltiplas indicações, ordenados por número total das mesmas. Notem que TODOS os filmes tiveram sua crítica publicada no Cinema Vírgula!
Quem vai levar? Quem merece levar?

Ao contrário dos dois últimos anos, onde tínhamos um "grande favorito", desta vez o Oscar está mais equilibrado, o que deve trazer mais surpresas. Mas eu não vou me intimidar com as chances de erro mais altas e palpitar em 8 das categorias. A ordem apresentada é a provável ordem em que os prêmios aparecerão na cerimônia. Confiram:

Melhor Ator Coadjuvante
- Quem vai levar: Sylvester Stallone (Creed)
- Em quem eu votaria: Sylvester Stallone (Creed)
- Comentários: Esta é a primeira categoria de atores que comento, e direi algo que vale para as 4 categorias de atores da cerimônia: Spotlight - Segredos Revelados e A Grande Aposta são filmes com vários atores/atrizes indicados, mas na prática, são filmes onde a força está no conjunto da atuação. É difícil e quase injusto dizer que um foi melhor que o outro nestes filmes, já que são todos igualmente importantes e bons nas respectivas tramas.
Dito isto, não seria injusto que Mark Ruffalo e Christian Bale ganhassem. Mas os verdadeiros favoritos são Mark Rylance e Sylvester Stallone. Destes dois, acho que Sly leva. E seria muito muito justo. A atuação dele não é excepcional, mas: 1) não deve nada para as atuações dos seus concorrentes. 2) sua atuação é o ápice de 40 anos de evolução com seu personagem Rocky. Se Stallone não vencer aqui, que é o primeiro prêmio da noite, vou passar toda a cerimônia emburrado.

Melhor Animação
- Quem vai levar: Divertida Mente
- Em quem eu votaria: O Menino e o Mundo
- Comentários: se a Academia pisou na bola em várias categorias, não foi o caso aqui onde ela merece ser bastante elogiada. Os cinco filmes são bons e principalmente, são muito diferentes entre si, trazendo bastante variedade à disputa. De todos os concorrentes, o brasileiro O Menino e o Mundo é sem dúvida o melhor. Mas mesmo tendo recebido vários prêmios importantes no exterior, infelizmente as chances de Divertida Mente não levar são praticamente nulas. Para ver como é difícil, basta dizer que Divertida Mente também foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original. De qualquer forma, O Menino e o Mundo é Brasil, e torcerei pra ele muito mais do que numa Copa do Mundo.

Melhor Atriz Coadjuvante
- Quem vai levar: Alicia Vikander (A Garota Dinamarquesa)
- Em quem eu votaria: Kate Winslet (Steve Jobs)
- Comentários: Gostei bastante da atuação das indicadas, menos da de Jennifer Jason Leigh (Os Oito Odiados). As favoritas são Alicia Vikander e Kate Winslet, mas acho que a primeira leva, por nunca ter vencido (Winslet já venceu um) e por seu filme ter chamado mais atenção. Não é em quem eu voltaria, entretanto. Para mim Kate foi a melhor das cinco. Curiosidade: justamente devido aquilo que disse anteriormente de "atuação conjunta", a coitada da Rachel McAdams de longe possui menos tempo em cena que as outras concorrentes.

Melhor Roteiro Adaptado
- Quem vai levar: A Grande Aposta
- Em quem eu votaria: A Grande Aposta
- Comentários: Vencedor de todas as premiações até aqui, o roteiro de A Grande Aposta é o grande favorito. Também votaria nele, não necessariamente por ser o melhor, mas principalmente por ser o mais complexo e o mais difícil de ser realizado. O roteiro que mas gostei foi o do O Quarto de Jack. Entretanto, como comentei na minha crítica, ele é irregular em alguns pontos, por isto perdeu meu voto.

Melhor Roteiro Original
- Quem vai levar: Spotlight - Segredos Revelados
- Em quem eu votaria: Ex Machina: Instinto Artificial
- Comentários: É a mesma coisa da categoria anterior: Spotlight - Segredos Revelados venceu todas as premiações até aqui e levará o prêmio fácil, fácil. Entretanto, a análise da minha preferência muda. Meus preferidos são os roteiros de Spotlight - Segredos Revelados, Ex Machina: Instinto Artificial e Divertida Mente. Respectivamente, o mais difícil, o mais inteligente, e o mais ousado dentre os 10 roteiros da noite. Meu coração optou para o mais inteligente e menos valorizado: Ex Machina.

Melhor Diretor
- Quem vai levar: Alejandro G. Iñárritu (O Regresso)
- Em quem eu votaria: George Miller (Mad Max: Estrada da Fúria)
- Comentários: a disputa vai ficar entre Iñárritu e Miller, mas o primeiro deverá vencer pois levou os prêmios mais importantes até agora. Entendo que também há um problema de timingO Regresso esteve nos cinemas recentemente e está fresco na memória de todos. Já Mad Max 4, que estreou no começo de 2015, já está mais "esquecido" na mídia. Meu voto, entretanto, iria para George Miller. Ambos fizeram grande trabalho (e muito esforço, ficando meses em locações inóspitas para minimizar o uso de efeitos especiais), mas Mad Max 4 é disparado o melhor do ano. Sem falar que Iñárritu já levou seu Oscar ano passado e está cada vez mais arrogante. Curiosidade: a última vez que um diretor ganhou 2 Oscars em 2 anos consecutivos aconteceu em 1949-1950. O contemplado foi Joseph L. Mankiewicz.

Melhor Atriz
- Quem vai levar: Brie Larson (O Quarto de Jack)
- Em quem eu votaria: Cate Blanchett (Carol)
- Comentários: esta é uma das categorias mais disputadas da noite, porém a jovem Brie Larson leva vantagem por ter sido quem ganhou mais prêmios ao longo do ano. Não assisti os filmes de Charlotte Rampling e Jennifer Lawrence mas vi as performances das outras três candidatas. Delas, para mim a melhor foi Cate Blanchett, que curiosamente é a única das 5 a não ter vencido nenhum prêmio neste ano nos principais festivais. A favorita Brie Larson, embora tenha atuado muito bem, fica em terceiro na minha preferência (a segunda seria Saoirse Ronan).

Melhor Ator
- Quem vai levar: Leonardo DiCaprio (O Regresso)
- Em quem eu votaria: Leonardo DiCaprio (O Regresso)
- Comentários: dos cinco indicados, apenas não vi a atuação de Bryan Cranston. De qualquer forma, no fundo a briga ficará entre Eddie Redmayne e Di Caprio. A meu ver, nenhum dos dois entregou neste ano uma grande atuação, e não estão entre seus melhores trabalhos. Independente disto, vai dar Leonardo DiCaprio. Primeiro, porque ele ganhou todos os prêmios de ator mais importantes deste ano. E segundo, porque o mundo inteiro quer que ele ganhe enfim seu Oscar. Com a atual fama da Academia de ser racista e impopular, eles certamente vão querer melhorar sua imagem. É este mesmo motivo que me faz ter mais esperança no Oscar do Stallone.

Melhor Filme
- Quem vai levar: Spotlight - Segredos Revelados
- Em quem eu votaria: Mad Max: Estrada da Fúria
- Comentários: Desde que os Oscars passaram a ter "até 10 indicados" para Melhor Filme, em 2009, esta é certamente a safra mais fraca de escolhidos que já vi. Só como exemplo, os 5 filmes que postei crítica no mês passado (Steve Jobs, Creed: Nascido para Lutar, Sicario: Terra de Ninguém, Sr. Sherlock Holmes e Os Oito Odiados) são superiores a vários da lista de Melhor Filme escolhida pelos votantes. Lamentável.

Dos oito concorrentes, apenas quatro deles possuem chances reais de levar o prêmio: O RegressoMad Max: Estrada da Fúria são os favoritos. Já Spotlight - Segredos ReveladosA Grande Aposta correm por fora. Na minha opinião, Mad Max 4 é disparado o melhor filme do ano, mas infelizmente, deverá ganhar apenas prêmios técnicos (e com muita sorte leva o de Diretor). Portanto, faria sentido eu dizer que o vencedor será O Regresso. MAS, optei por fazer nesta categoria a minha aposta mais ousada. Acho que vai dar Spotlight. Minha justificativa? Conforme já expliquei ano passado, a votação para Melhor Filme é diferente, não são votos diretos (clique aqui e veja a parte final deste post). Então, quando há muito equilíbrio entre filmes, costuma vencer não quem teve mais votos, e sim, quem tem menos rejeição: é exatamente um filme como Spotlight. Será que estou certo? Veremos rs.


Não percam!
Repetindo, a cerimônia do Oscar será domingo dia 28. Embora a cerimônia comece as 22h30, o canal TNT irá iniciar suas transmissões já a partir das 20h30, mostrando o famoso "tapete vermelho" com os famosos chegando para a festa. A TV aberta terá transmissão da Globo, que entretanto deverá perder o início da cerimônia e só começar a transmitir após o término do BBB.

E vocês? Quem acham que vai ganhar? Para quem vocês estão torcendo? Deixem seus palpites aqui nos comentários e depois veremos quem acertou mais. Participem!

5 comentários:

Vinicius.BIG disse...

Eu tô torcendo pra darem um oscar pro Urso.
Espero que o Leo não fique triste

Unknown disse...

Torcendo para o regresso,como melhor filme. E Miller para melhor diretor.

Unknown disse...

Aff. Você acertou em cheio o melhor filme.
Estou decepcionado ;p

Ivan disse...

Tá vendo? kkkkk. Eu disse que em anos muitos disputados não vence o melhor, e sim, o de menos rejeição. ;)

Ivan disse...

O Leo ganhou e mandou bem no discurso. Mas não se lembrou de colocar o Urso nos agradecimentos. Lamentável! :P

Postar um comentário

Crítica Netflix - I Am Mother (2019)

Título :  I Am Mother (idem, Austrália, 2019) Diretor : Grant Sputore Atores principais :  Clara Rugaard, Hilary Swank, Luke Hawker, R...