sábado, 16 de fevereiro de 2019

Começa agora a cobertura do Cinema Vírgula para o Oscar 2019


Bem vindos a um dos Oscars (já!?) mais conturbados da história

Começa aqui a cobertura do Cinema Vírgula para o Oscar 2019. A partir de hoje, até a chegada da cerimônia do 91st Academy Awards marcada para o Domingo dia 24 de Fevereiro, teremos posts diários aqui no blog. A cada dia teremos críticas inéditas dos principais filmes indicados, e no final desta série de textos, teremos o tradicional post com meus palpites para os vencedores e opinião de quem merece ganhar a famosa estatueta.

Ainda falta pouco mais de uma semana para o Oscar 2019, e mesmo assim ele já acumula um considerável número de grandes polêmicas. Com uma nova dupla de produtores - os anteriores pediram demissão devido à baixa crítica e audiência dos dois últimos anos - várias tentativas fracassadas de mudança no evento foram feitas desde meados de 2018.

A primeira delas, em Agosto de 2018, foi o anúncio da nova categoria "Melhor Filme Popular". Após uma enxurrada de críticas vinda de todos os lugares, a Academia anunciou no mês seguinte o "adiamento" dessa idéia para ser retomada futuramente.

Outra grande confusão foi relativa a quem seria o apresentador principal da noite do evento. Em Dezembro foi anunciado o nome do comediante Kevin Hart, que passou a ser criticado nas mídias sociais por piadas supostamente homofóbicas feitas por ele no passado. Hart se recusou a pedir desculpas pelas piadas e então dispensou o convite, alegando não querer ser uma distração para a cerimônia. Em Janeiro de 2019 a Academia anunciou de forma surpreendente que a cerimônia não teria mais apresentador principal. É a primeira vez que isto acontece desde 1989.

Ainda em Janeiro, outra mudança malvista: sob desculpa de tornar a cerimônia menos longa, foi feito o anúncio de que apenas 2 dos 5 indicados a Melhor Canção Original se apresentariam ao vivo durante o programa. Graças a muitos protestos do público e de cantores, 6 dias depois do atrapalhado anúncio a Academia voltou atrás na sua decisão.

E a última das controvérsias é bem recente, quando há 4 dias atrás, 11 de Fevereiro, a Academia anunciou que quatro categorias - Melhor Fotografia, Melhor Curta-metragem, Melhor Montagem e Melhor Maquiagem - apenas teriam os vencedores anunciados brevemente durante os intervalos comerciais, novamente com a justificativa de tornar a premiação menos demorada. Graças a uma nova onda de protestos - desta vez liderada por famosos Diretores e Atores de Hollywood - os produtores mais uma vez voltaram atrás, anunciando ontem, dia 15, que esta mudança também está descartada.

Os principais indicados

Três anos depois do polêmico #OscarsSoWhite, para o Oscar 2019 temos 8 indicados a Melhor Filme (de 10 possíveis), e 4 deles (50%) tem como assunto principal a discriminação de minorias: Pantera Negra, Infiltrado na Klan, Green Book: O Guia e Roma. Este número poderia até ser aumentado para 6, se lembrarmos que os dramas musicais Bohemian RhapsodyNasce Uma Estrela respectivamente têm como protagonista um gay e uma latina sem a beleza padrão exigida da indústria musical.

Abaixo segue a lista dos 8 indicados ao Oscar de Melhor Filme. Ao lado, entre parênteses, o número total de indicações de cada produção:

Roma (10)
Vice (8)

Conforme as críticas forem sendo publicadas no Cinema Vírgula, a lista acima vai ganhando os links para críticas já publicadas por aqui.

E é isso. Acompanhem o Cinema Vírgula em mais esta cobertura! Abraços a todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crítica Netflix - I Am Mother (2019)

Título :  I Am Mother (idem, Austrália, 2019) Diretor : Grant Sputore Atores principais :  Clara Rugaard, Hilary Swank, Luke Hawker, R...