terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Cobertura Oscar 2020 - Conheça os favoritos e os meus palpites!


É neste Domingo! Dia 9 de Fevereiro teremos a cerimônia da 92ª edição do Academy Awards, popularmente conhecido como "Oscar".

Felizmente a safra de filmes deste ano é bem melhor do que a do ano passado, o que me deixa um pouco mais animado para a cobertura de 2020.

Relembrando abaixo a lista dos 9 filmes indicados ao Oscar de Melhor filme, ordenados pelo número de indicações, com 8 deles já com a crítica publicada aqui no Cinema Vírgula (basta clicar abaixo no nome do filme):


Mantendo a tradição, seguem meus comentários e palpites para as 8 principais categorias do Oscar.

Quem vai levar? Quem merece levar?

No ano passado eu acertei 6 dos meus 8 palpites. Quantos será que vou acertar desta vez?

Melhor Ator Coadjuvante
- Quem vai levar: Brad Pitt (Era Uma Vez em… Hollywood)
- Em quem eu votaria: Brad Pitt (Era Uma Vez em… Hollywood)
- Comentários: confesso que também ficaria feliz e acharia justo se Joe Pesci ganhasse aqui. Só que ele já ganhou o seu Oscar; Brad Pitt não. E Brad Pitt é um baita ator: carismático, talentoso e bastante versátil. Ele venceu a maioria das premiações até agora e TEM que vencer aqui também!

Melhor Atriz Coadjuvante
- Quem vai levar: Laura Dern (História de um Casamento)
- Em quem eu votaria: Laura Dern (História de um Casamento)
- Comentários: uma categoria que mal consigo votar, já que das 5 indicadas só via a atuação de duas: Scarlett Johansson em Jojo Rabbit e Laura Dern em História de um Casamento. Laura Dern é a grande favorita e venceu quase todos os prêmios até aqui. Sua atuação é realmente ótima, MAS, eu não considero uma atuação tão difícil assim. Mesmo assim, até porque não vi as demais concorrentes, votaria nela: Laura ainda não ganhou nenhum Oscar na vida e merece pelo menos pelo "conjunto da obra".

Melhor Roteiro Adaptado
- Quem vai levar: Adoráveis Mulheres
- Em quem eu votaria: Coringa ou Jojo Rabbit
- Comentários: Coringa e Jojo Rabbit são os melhores roteiros e ganham minha total torcida. O favorito é Jojo Rabbit, já que foi ele quem venceu o prêmio do Sindicato dos Roteiristas. MAS vou ser ousado aqui e votar diferente: como Adoráveis Mulheres é um filme feminista muito querido dentro da cultura estadunidense, e é nesta categoria que entendo ele ter as maiores chances de vencer, acho que Adoráveis Mulheres leva este prêmio, como "compensação" por não ganhar nas demais categorias.

Melhor Roteiro Original
- Quem vai levar: Parasita
- Em quem eu votaria: Era Uma Vez Em... Hollywood
- Comentários: considero os indicados nesta categoria mais "fracos" do que os indicados para Roteiro Adaptado. Se formos levar a quantidade de premiações recebidas até agora, o favorito é Era Uma Vez Em... Hollywood. MAS, pelo fato de Tarantino já ter vencido este prêmio duas vezes no passado, vou arriscar novamente no meu palpite, e pelo tema social e político de Parasita, aposto na vitória deste último.

Melhor Diretor
- Quem vai levar: Sam Mendes (1917)
- Em quem eu votaria: Sam Mendes (1917)
- Comentários: todos os indicados aqui fizeram ótimos filmes e ótimos trabalhos. Eu não ficaria aborrecido se Todd Phillips levasse por Coringa, pela alta qualidade do filme e pela dificuldade que é controlar o ator Joaquin Phoenix. Mas se Sam Mendes não levar este prêmio após todos os milagres técnicos que ele obteve em seu 1917, pra mim já é um motivo justo para as pessoas nunca mais assistirem o Oscar, como protesto.

Melhor Atriz
- Quem vai levar: Renée Zellweger (Judy - Muito além do Arco-Íris)
- Em quem eu votaria: ??
- Comentários: é.. nesta categoria não dá mesmo pra eu votar, já que só vi (de novo!) Scarlett Johansson, agora em História de um Casamento. A favorita aqui, pelos prêmios acumulados até agora é Renée Zellweger e desta vez serei conservador confirmando meu palpite nela. Já li críticos dizendo que a atuação de Charlize Theron em O Escândalo é ainda melhor, mas não vou arriscar. Aproveitando, um comentário sobre a Scarlett Johansson: ela foi indicada duas vezes neste Oscar e não acho que merecia ganhar nenhum; ainda assim, ela merece muitos elogios pois consegue entregar dois personagens completamente diferentes comparando nos dois filmes indicados. A dona Scarlett mostra mais uma vez que é sim uma atriz boa e versátil.

Melhor Ator
- Quem vai levar: Joaquin Phoenix (Coringa)
- Em quem eu votaria: Joaquin Phoenix (Coringa)
- Comentários: meu discurso aqui é o mesmo do que fiz para o "Melhor Diretor": se o Joaquin Phoenix não levar, é pra sair fazendo protesto nas ruas!

Melhor Filme
- Quem vai levar: 1917
- Em quem eu votaria: Coringa
- Comentários: apesar do filme 1917 ser um espetáculo cinematográfico único, eu ainda considero Coringa como o melhor filme do ano passado. Entretanto, dificilmente a Academia seguirá meu desejo.
Se esta premiação fosse ha uns 10 anos atrás, eu teria certeza absoluta que 1917 venceria este Oscar. Entretanto como hoje em dia a proporção de "homens brancos de idade avançada" entre os votantes diminuiu (apesar deles ainda serem a maioria), há uma pequena chance de termos alguma surpresa. No caso, Parasita e Era Uma Vez Em... Hollywood correm por fora.

Não percam!
Repetindo, a cerimônia do Oscar é NESTE domingo dia 9. A transmissão começará as 22h, no canal pago TNT e na Globo pela TV aberta.

E vocês? Quem acham que vai ganhar? Para quem vocês estão torcendo? Deixem seus palpites aqui nos comentários e depois veremos quem acertou mais. Participem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crítica Netflix - I Am Mother (2019)

Título :  I Am Mother (idem, Austrália, 2019) Diretor : Grant Sputore Atores principais :  Clara Rugaard, Hilary Swank, Luke Hawker, R...