Título: Druk - Mais Uma Rodada ("Druk", Dinamarca / Holanda / Suécia, 2020)
Diretor: Thomas Vinterberg
Atores principais: Mads Mikkelsen, Thomas Bo Larsen, Magnus Millang, Lars Ranthe, Maria Bonnevie
Nota: 6,0
Filme provoca interessantes reflexões sobre o consumo do álcool
Dada a premissa de Druk - Mais Uma Rodada - quatro desanimados professores do ensino médio que decidem ficar durante todo o tempo levemente alcoolizados para melhorar suas performances sociais e profissionais - imaginei que o filme seguiria um dentre dois caminhos clichês: ou seria uma apologia ao consumo do álcool, ou seria um drama onde tudo começaria bem e terminaria em tragédia.
Para minha leve surpresa, o filme é uma mistura das duas opções. Traz uma história interessante, mas nem por isso inovadora. Druk é bom tecnicamente mas sem nenhum destaque em especial. Em termos de atuações, apenas o protagonista Mads Mikkelsen se sobressai.
O melhor de Druk - Mais Uma Rodada são as reflexões que ele provoca. Em especial, para mim foram duas: primeiro a crítica de como a escola atual é ultrapassada no mundo todo, mesmo em países de primeiro mundo como a Dinamarca; é um fardo tanto para professores quanto alunos. E, segundo, a importante constatação de o quanto o álcool está presente o tempo todo em nossa sociedade. O consumo de bebidas está intimamente ligado aos melhores e piores momentos do cidadão comum: usamos o álcool para festejar literalmente qualquer tipo de conquista, ou então em um clima oposto, para fugir de qualquer drama pessoal.
Vencedor do Oscar 2021 de Melhor Filme Estrangeiro, Druk - Mais Uma Rodada é um filme interessante e agradável de se ver, porem de impacto distante dos elogios e prêmios que vem recebendo. Nota: 6,0
Nenhum comentário:
Postar um comentário