Estréio a partir de hoje um novo formato de material dentro do meu blog. São as "Curiosidades Cinema Vírgula". A idéia é, em cada nova edição, postar um texto bem curto com alguma curiosidade relacionada ao mundo do cinema. Espero que vocês curtam, e que esta série tenha vida longa rs.
O ator chinês Jackie Chan, especialista em filmes de ação e/ou comédia de artes marciais, ficou famoso no Ocidente com o sucesso Arrebentando em Nova York (1995), onde era o protagonista. Porém o que poucas pessoas sabem, é que esta não foi a primeira tentativa do ator em fazer sucesso nos EUA.
Na verdade, Jackie Chan fez tentou fazer sucesso em Hollywood no início dos anos 80, onde foi o ator principal de dois filmes O Grande Lutador (1980) e O Protetor (1985). Com o fracasso comercial de ambos, ele voltou para a China e desistiu do ocidente por anos.
Porém entre estes dois filmes, Jackie participou de um sucesso comercial, ainda com um pequeno papel coadjuvante: se trata da franquia Cannonball Run, um dos marcos da carreira de Burt Reynolds. Foram dois filmes, Quem Não Corre, Voa (1981) e Um Rally Muito Louco (1984), cujo enredo é uma comédia pastelão de corrida, repleto de atores e atrizes famosos, onde pilotos atrapalhados do mundo inteiro correm por um prêmio. Em ambos os filmes, Jackie Chan faz parte da equipe "japonesa" que disputa a corrida.
Os filmes deste gênero começaram a fazer sucesso nos anos 60, com A Corrida do Século (1965), Esses Maravilhosos Homens e suas Máquinas Voadoras (1965) e Os Intrépidos Homens em Seus Calhambeques Maravilhosos (1969).
Quem Não Corre, Voa (1981) é um filme ruim, e a continuação Um Rally Muito Louco consegue ser péssima. Ainda assim, como um todo a franquia foi um sucesso comercial.
O elenco de Quem Não Corre, Voa (1981) |
Curiosamente Jackie Chan voltaria a este tipo de filmes em pleno século XXI, com o apenas mediano Volta ao Mundo em 80 Dias: Uma Aposta Muito Louca (2004), ainda que não fosse uma corrida com apenas carros.
A capa do DVD do filme de 2004 com algumas de suas estrelas |
Nenhum comentário:
Postar um comentário