domingo, 13 de dezembro de 2020

2020 ainda não acabou. E ele reservou o melhor para o fim! (+ MUITAS notícias da semana)


Se você entrou aqui para ler, saberá da boa novidade do Cinema Vírgula. Como não postei tantos artigos quanto gostaria ao longo do ano, vou dar uma "compensada" e publicar bastante neste restinho de ano.

Nas próximas 3 semanas publicarei novos posts toda segunda, quarta e sextas à noites. Ou seja, serão 9 artigos novos no total. 2 sobre quadrinhos, 1 sobre videogames, e os 6 restantes serão sobre filmes e TV.

Já coloquem o Cinema Vírgula nos seus favoritos do navegador para não esquecer. ;)


Notícias da Semana!

E aproveitando que este texto é sobre notícias, listo aqui muitas notícias do universo Pop/Geek que chamaram atenção nesta última semana e você precisa ficar sabendo. Como grande destaque, nesta 5a feira dia 10 tivemos o "Dia do Investidor Disney", um dos principais eventos anuais onde a empresa do Mickey anuncia seus futuros lançamentos. Foi uma enxurrada de novidades de Marvel e Star Wars. Confiram:

  • Star Wars ainda não acabou nos cinemas, pois foram anunciados dois novos lançamentos: Star Wars: Rogue Squadron para 2023 com direção da Patty Jenkins (dos filmes Mulher Maravilha 1 e 2), e também um filme ainda sem data e nome escolhidos, a ser dirigido por Taika Waititi (Jojo Rabbit, Thor: Ragnarok).
  • Já em termos de seriados, quase uma dezena de novas produções foram confirmadas, com destaque para Obi wan Kenobi, série que contará com a dupla Ewan McGregor e Hayden Christensen revivendo seus personagens dos filmes Episódios de 1 a 3.
  • Dentre mais de 10 seriados Marvel anunciados para os próximos 2 anos, meu destaque vai para os seriados do Gavião Arqueiro, Loki e do baby Groot, sendo este último em desenho animado.
  • Meses atrás eu já havia antecipado que a Ms. Marvel será uma das novas estrelas do Universo Marvel. Eles voltaram a confirmar seu seriado para 2021 e aproveitaram para apresentar a novata protagonista, a atriz Iman Vellani A grande novidade é que a Ms. Marvel também estará no novo filme da Capitã Marvel (Brie Larson), anunciado para 11 de novembro de 2022.
  • Dentre os vários filmes apresentados, as maiores surpresas foram o anúncio de que Pantera Negra 2 será lançado em 2022 e o ex-protagonista Chadwick Boseman (falecido este ano) não será substituído; e que a Marvel vai fazer novo reboot do Quarteto Fantástico, mas ainda sem data anunciada.
  • Acreditem, vão fazer nova continuação de Mudança de Hábito. O terceiro filme será exclusivo do Disney+ e terá a volta de Whoopi Goldberg. Mas a GRANDE continuação anunciada foi o novo e quinto Indiana Jones, agora confirmado para Julho de 2022. James Mangold (Logan, Ford vs Ferrari) será o diretor; e quando o filme for lançado Harrison Ford terá 80 anos de idade!!!
  • Encerrando as notícias do estúdio Disney, infelizmente ela vai sugar ainda mais sangue da franquia Toy Story: depois do apenas bom Toy Story 4, agora o personagem Buzz Lightyear ganhará filme solo pela Pixar. A animação chegará em 17 de junho de 2022.
  • Videogames: a Capcom surpreendeu ao anunciar que vai reiniciar a obscura franquia Ghosts 'n Goblins (prequel de Ghouls 'n Ghosts, que foi o jogo que ficou famoso) com jogo inédito e modernizado para Nintendo Switch, a ser lançado em Fevereiro de 2021.
  • Quase 8 anos após ter sido anunciado, o jogo Cyberpunk 2077 enfim foi lançado, nesta semana, para alegria dos Gamers mais hardcore. Sendo um jogo de ação e RPG em primeira pessoa e de mundo aberto, o jogo foi lançado para Google Stadia, Microsoft Windows, PlayStation 4 e Xbox One. Sendo uma das maiores superproduções de todos os tempos, em seus primeiros dias o jogo recebeu um misto de aclamações (pela sua qualidade) e críticas (pelo número de bugs).

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

The Boys - conheça um pouco da HQ e as principais diferenças com a Série de TV


Já disse aqui em posts passados que The Boys, série exclusiva do Amazon Prime, é um dos melhores seriados da atualidade, e merecidamente vem ganhando cada vez mais público.

Ainda que a segunda temporada tenha sido pior que a primeira, The Boys continua bem acima da média das produções de séries atuais. Após assistir todos os episódios no Prime, li os sete primeiros encadernados de história dos quadrinhos que originaram a série (ou seja, as revistas do número 01 a 47 mais a minissérie Herogasm). E agora trago aqui minhas impressões gerais sobre as HQs e as suas principais diferenças em relação à Serie de TV.


The Boys: os quadrinhos

Começo já falando sobre o elefante na sala: os quadrinhos de The Boys são bem inferiores em qualidade comparando com a série de TV. A trama apresentada pelas duas mídias é bastante diferente e vocês já saberão porquê.

Os quadrinhos não são ruins, mas ao mesmo tempo estão longe de ser uma grande obra. As HQs são piores, primeiramente, por ter muito (mesmo) mais apelo sexual, violência, machismo e um bocado de homofobia. É um título que escorre testosterona pelas páginas. Billy Bruto (ou melhor, Billy Butcher) é o "machão dos sonhos": "comedor", violento, sempre está certo, sempre se dá bem.

Quando a revista foi criada por Garth Ennis e Darick Robertson em 2006, o mundo era outro: mais preconceituoso e menos politicamente correto. Seria inimaginável alguém se arriscar a transcrever este espirito para a TV dos dias atuais. Além disso, o tom do humor escolhido para a TV é bem mais leve, baseado em piadas, no bizarro e no inesperado; já nas HQs o humor é menos frequente, e quando ocorre, geralmente é mais "pesado" e até escatológico.

Uma característica das HQs - pouco presente na TV até agora - é trazer referencias históricas do mundo real à trama. Por exemplo, nos quadrinhos a empresa vilã Vought-American é na verdade a uma evolução da empresa Vought do mundo real, uma empresa de aeronaves que surgiu em 1917 e produziu vários modelos militares para o exército dos EUA; seus aviões foram bastante usados na 2ª Guerra Mundial e na Guerra do Vietnã. Comprada nos anos 90 pelo grupo empresarial Carlyle, hoje a Vought apenas produz componentes para aviões, tanto militares quanto comerciais.

Sabem aquele desastre de avião que aparece na série de TV e que Os Sete deixam cair de propósito para encobrir os erros que eles cometeram na tentativa de resgate? Pois bem, nos quadrinhos esse avião não é uma nave qualquer. É um dos aviões que foi usado nos atentados de 11 de Setembro, mais especificamente aquele que na vida real bateu no 2º prédio das Torres Gêmeas, mas que nos quadrinhos devido as atrapalhadas dos heróis derrubou a Ponte do Brooklyn.


As principais diferenças entre a Série de TV e os Quadrinhos

Uma enorme diferença, já de cara, é que desde o início dos quadrinhos os The Boys agem sob ordens e proteção da CIA; além disto, eles usam o Composto-V neles mesmos para enfrentar os supers de igual para igual. Este cenário traz uma explicação bem mais convincente do porquê o Capitão Pátria (Homelander) simplesmente não mata Billy Butcher: ele é um funcionário da CIA, conhece vários segredos sujos d'Os Sete, e se fosse morto seria um grande problema político tanto para ele quanto para a Vought.

Nos quadrinhos a Vought-American já está consolidada dentro do poder político dos EUA, sendo parceira do alto escalão governamental. Portanto os The Boys são como a nossa Polícia Federal, precisam agir discretamente, dentro da lei, e contra o sistema vigente.

A maioria dos fãs da série de TV que conhecem os quadrinhos acreditavam que na 2ª temporada o time iria oficialmente para a CIA, mas isto não aconteceu. Será que vai enfim acontecer na 3ª temporada? Eu diria que eles passarem a trabalhar para a CIA é muito provável... mas usarem o Composto-V iria exigir bem mais explicações e desculpas, pois na mitologia que criaram na série um adulto não pode usar a droga sem correr sérios riscos de morte.

O fato dos The Boys serem muito mais uma "polícia" do que um grupo de "justiceiros" independentes refletem em consideráveis diferenças entre as aventuras apresentadas nos Quadrinhos e na TV. Nas HQs os "Garotos" são menos preocupados com o "global", muitos de seus arcos de história são acontecimentos "locais"... ou seja, eles não estão contra os supers para salvar o mundo, estão mais preocupados com a tarefa do dia, realizando missão por missão, devagar e sempre, para um dia ter alguma oportunidade de chegar nos alvos principais: Os Sete. Não se trata de salvar o mundo, e sim, de "comer pelas beiradas" para um dia realizar uma vingança pessoal contra Os Sete e a Vought.

E finalmente, outra grande diferença é que nas HQs a esposa de Billy está de fato morta desde o início da série. Ela foi estuprada pelo Homelander e morta durante o parto pelo próprio bebê, que por sua vez é morto por Billy em um misto de espanto, desespero e raiva.

Já analisando as diferenças sobre como são os personagens nos quadrinhos e nas HQs, aí as duas obras são mais semelhantes, ainda que possuam algumas diferenças, claro:

A maneira com que Hughie Campbell perde a namorada e entra pros The Boys é igual... porém ele é menos "medroso" que na TV. Já a história da Luz-Estrela (Starlight) também é bem parecida nos quadrinhos e TV, inclusive a parte dela ser inocente e se envolver romanticamente com Hughie. Porém nas HQs ela não é abusada/chantageada sexualmente pelo Profundo (Deep), mas sim pelo trio Capitão Pátria (Homelander), Trem-Bala (A-Train) e Black Noir.

Ainda sobre Hughie e Luz-Estrela, uma diferença considerável para a TV é que nas revistas eles passam bastante tempo juntos sem um saber das atividades do outro... Hughie chega a surtar quando descobre que Annie é super-heroína, e isso não antes de Billy Butcher tentar matá-lo quando descobre o relacionamento da dupla, e acha que o rapaz é um infiltrado da Vought.

As divergências sobre a composição d'Os Sete também são consideráveis: nas HQs o Trem-Bala tem pele branca, o Black Noir tem basicamente os mesmos poderes do Capitão Pátria, e o Profundo é o personagem de pele negra, mas usa um escafandro, que cobre completamente seu rosto.

Mais ainda, o Translúcido simplesmente não existe nas HQs, em seu lugar aparece o "Jack from Jupiter", paródia do Caçador de Marte da DC Comics. E Hughie de fato mata um super já no começo de sua jornada, porém não se trata de ninguém d'Os Sete, e sim de um integrante do grupo "The Teenage Kix", que é um dos 4 outros grupos "B" de super-heróis patrocinados pela Vought dos quadrinhos.

Finalizando a lista de principais diferenças entre HQ e TV, lembram que eu disse que os quadrinhos são mais machistas? Pois é, lá a série é um mundo de homens e a quantidade de personagens masculinos é bem maior. Por exemplo o principal agente da Vought das HQs é James Stillwell (e não a Madelyn Stillwell da TV, interpretada por Elisabeth Shue).

Uma das diferenças mais gritantes é em relação a Stormfront, que ao contrário da "Tempesta" da TV, nos quadrinhos também é um personagem masculino. Nas HQs ele é um alemão que lutou na 2ª Guerra e é abertamente nazista; porém ele é praticamente desconhecido do grande público. Curiosamente, se suas características mudaram bastante, sua "saga" dentro da série não: tanto na TV quanto nos Quadrinhos ele/ela quase mata A Fêmea em seu primeiro encontro, e posteriormente leva uma surra do grupo, com direito a icônica cena de estar caído/caída ao chão e sendo chutado violentamente pelos  "mocinhos".

E por falar nA Fêmea, é sobre ela a última diferença que trago aqui. Nas HQs sua origem é abertamente uma homenagem aos quadrinhos de Asterix: sua mãe era funcionária da Vought e a levava escondida no trabalho quando criança, até que um dia, assim como Obelix caiu num "barril de Poção Mágica", A Fêmea caiu em um "barril de resíduos do Composto-V".


E você, já conhece The Boys? O da TV, o dos quadrinhos, ou ambos? Sabiam de todas estas diferenças? Escreva nos comentários!

domingo, 29 de novembro de 2020

Conheça "Se Algo Acontecer... Te Amo", o curta-metragem de 12 minutos da Netflix que está fazendo todo mundo se emocionar


Se Algo Acontecer... Te Amo, filme deste ano da Netflix (If Anything Happens I Love You no original), começou a fazer fama mundial cerca de 2 semanas atrás, quando viralizou principalmente com os usuários do TikTok e Instagram filmando suas próprias reações de choro após assistí-lo. Dias atrás ele alcançou o Top 10 de assistidos da Netflix Brasil e resolvi então fazer este post.

A produção na verdade é um curta-metragem de animação, com apenas 12 minutos de duração, em branco e preto e sem diálogos. E é, de fato, bem bonito emocionante. Não vou dizer muito mais que isto para não dar spoilers.

Escrito e dirigido pela dupla Michael Govier e Will McCormack, temos uma história universal sobre amor, tristeza, família, mas que ainda assim tem um significado especial para os estadunidenses, alvo principal da mensagem da obra. McCormack é o mais famoso da dupla, por ser um dos roteiristas de Toy Story 4.

Assistam que vale a pena! E depois comentem aqui no blog se choraram ou não. ;)

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

SEIS jogos de cartas bem melhores que UNO

Ainda que o Brasil e o mundo passem por grande expansão nos jogos de cartas e tabuleiros modernos, jogos clássicos como War, Banco Imobiliário, Perfil, Detetive e Uno continuam entre os jogos mais vendidos por aqui, mesmo estando completamente ultrapassados. Os motivos para isto são vários, dentre eles a quase inexistência dos jogos modernos em lojas físicas de brinquedos, e o grande desconhecimento do público consumidor comum.

Para apresentar a vocês novos jogos, optei em listar seis jogos para substituir o velho Uno, criado em 1971. Sendo o Uno um jogo pequeno, barato, só de cartas, que fica mais divertido jogando em muitas pessoas, e que tem uma boa dose de "sacanear os adversários", todos os jogos da minha lista obrigatoriamente têm estas características. Além delas, precisam ser jogos já lançados no Brasil e que aceitam pelo menos 5 pessoas. Vamos a eles, em ordem alfabética!


High Society (1995) - Editora no Brasil: Across the Board

OK, 1995 não é um ano tão recente... mas se comparar com o longínquo ano de 1971, é como se fosse uma criança. E isso sem contar que o jogo só chegou no Brasil ano passado, em 2019! Criação do famoso designer Reiner Knizia, High Society é por enquanto o MELHOR jogo de leilão (dentre os compostos apenas por cartas) já lançado no mercado nacional.

Regras simples, de 3 a 5 jogadores, cada partida dura de 15 a 20 minutos. Os jogadores apostam em cartas que valem pontos positivos e negativos e vence quem arrematou mais pontos totais no final. Ah, mas por quê eu iria apostar em cartas negativas? Simples, porque no final do jogo a pessoa que gastou menos dinheiro na soma das apostas é excluído da partida. ;)

Fique atento: High Society é um dos jogos que tiveram boa redução de preço nesta Black Friday de 2020.


Love Letter Second Edition (2019) - Editora no Brasil: Galápagos Jogos

Talvez você ainda não tenha ouvido falar de Love Letter, mas se trata de uma franquia que é uma verdadeira mina de ouro. Sua primeira versão é um jogo de 2 a 4 pessoas que conta com apenas 16 cartas, e foi criado em 2012 pelo designer Seiji Kanai. De lá pra cá o jogo teve várias re-implementações temáticas: Batman, Hora da Aventura, Munchkin, Lovecraft, etc... cada um deles com leves diferenças do jogo original.

Em 2019 surgiu a segunda versão, que é a que recomendo fortemente, e se encontra disponível no Brasil para venda: com componentes mais luxuosos, o jogo agora foi expandido para 21 cartas e permite jogar até 6 jogadores.

Love Letter Second Edition é um jogo feito para "sacanear" o adversário, afinal ganha a partida o jogador que é o último a ser eliminado (em cada rodada). Muito divertido, e pra todas as idades.


No Thanks! (2004) - Editora no Brasil: PaperGames

Um dos meus jogos de cartas "apenas com números" favoritos, em No Thanks cada jogador recebe 11 fichas, e aguarda a sua vez para decidir o que fazer com a carta que está vindo para ele: ou ele "passa" (e paga uma ficha por isso), ou ele pega a carta (e junto com ela, todas as fichas que foram colocadas por outros jogadores anteriormente). As cartas vão de 3 a 35, e vence a partida quem tiver pego cartas com o menor número somado (ah, e se forem cartas consecutivas, você só considera a menor delas na conta).

Muito divertido, 15 a 20 minutos por partida, joga de 3 a 7 pessoas.


Pega em 6! (1994) - Editora no Brasil: PaperGames

O jogo mais antigo desta lista, criado pelo famoso designer alemão Wolfgang Kramer, Pega em 6! joga de 2 a 10 pessoas, porém ele fica melhor e mais emocionante se jogado entre 5 a 7 jogadores.

Cada jogador recebe 10 cartas (numeradas de 1 a 104) e no turno, todos jogadores jogam 1 delas simultaneamente na mesa, sendo que elas precisam ser agrupadas em até 4 linhas, em ordem crescente, como na imagem acima. Se uma carta for colocada na 6a coluna, o dono da carta é obrigado é pegar a fileira inteira pra ele. Vence a partida quem, ao final das rodadas, tiver pegado menos pontos.

Pega em 6! é bastante estratégico, muito divertido, porém desta lista é o que requer mais atenção para jogar, devido suas regras de posicionamento das cartas na mesa. O jogo chegou no Brasil pela primeira vez pela Copag, em uma edição mais simples em caixa cartão. A versão que tem hoje para se vender é a edição 25 anos, com várias mini-expansões (somando 28 novas cartas), e sinceramente, não ligo pra elas não... prefiro jogar apenas com as 104 cartas originais rs.


Piratas! 3ª Edição (2020) - Editora no Brasil: Geeks n' Orcs

Único jogo nacional da lista, também é o que tem o aspecto de "sacanear os amiguinhos" mais forte. De certa forma se parece com o Munchkin, porém de modo mais organizado e simplificado; e o melhor: se no Munchkin o jogo dura infinitamente, aqui ele dura cerca de 30 minutos e ponto final.

Piratas! joga de 2 a 6 jogadores, e o objetivo é ser o primeiro jogador a conquistar 5 tesouros. Para obtê-los? Ou pescando no monte, ou roubando dos adversários, seja através de cartas especiais ou de duelos um contra um. Para quem curte o tema, é um jogo bem divertido!

Fique atento para se for comprar, comprar a recente 3ª edição do jogo, com melhores desenhos e melhor qualidade dos componentes, que é esta versão de caixa azul da foto acima. As edições anteriores (de 2015 e 2017) são mais simplórias, e não têm incluso os playmats para colocar as cartas, que fazem bastante diferença.


Sushi Go! (2013) - Editora no Brasil: Devir


O jogo mais "fofinho" da lista, tanto pelos desenhos das cartas, mas também por vir em uma belíssima caixa de metal. Sushi Go! joga de 2 a 5 jogadores e as partidas duram apenas 15 minutos. Mas acreditem, o jogo é tão divertido que você não vai parar na primeira partida.

O objetivo dos jogadores é ser quem, depois de 3 rodadas, o maior pontuador de acordo com as cartas de comidinha japonesa obtidas. A mecânica do jogo é similar ao do premiadíssimo jogo 7 Wonders: cada jogador recebe de 7 a 10 cartas no começo, escolhe uma para si e passa as demais para o jogador da esquerda; todos fazendo isso simultaneamente. O processo se repete até todas as cartas que rodam entre os jogadores acabarem. Em geral, quanto mais cartas do mesmo tipo que você conseguir pegar, mais pontos você faz.

Como 7 Wonders é um dos meus jogos preferidos, esta sua versão "simplificada" chamada Sushi Go! só poderia mesmo também me agradar bastante.

domingo, 25 de outubro de 2020

Crítica Amazon Prime - Fita de Cinema Seguinte de Borat (2020)

Título: 
Fita de Cinema Seguinte de Borat (The Trial of the Chicago 7, EUA / Índia / Reino Unido, 2020)
Diretor: Jason Woliner
Atores principais: Sacha Baron Cohen, Maria Bakalova, Dani Popescu
Nota: 5,0

Borat volta menos inspirado, mas com uma bomba para a imagem de Rudy Giuliani

Sempre considerei o filme Borat (2006) muito superestimado. Até é um bom filme, que quebrou alguns paradigmas para filmes exibidos em cinemas, mas chegar a receber indicação do Oscar de Melhor Roteiro? Absurdo. Borat é muito bom nas cenas reais, porém bem fraco nas cenas ensaiadas, e estas ocupam quase metade do filme... deveras decepcionante.

Dezesseis anos depois o fictício repórter está de volta, agora no filme Fita de Cinema Seguinte de Borat, onde as cenas reais são ainda menos frequentes e menos chocantes. O resultado é meio óbvio: em termos de humor e denúncias culturais, Borat 2 é mais fraco que o original. Ainda assim, ele tem material para surpreender e chocar.

Se no primeiro filme o objetivo era denunciar a enorme ignorância, hipocrisia e racismo dos rednecks estadunidenses, em Fita de Cinema Seguinte de Borat o mesmo assunto continua presente. Entretanto, na verdade, desta vez o foco principal dos ataques do ator / roteirista Sacha Baron Cohen vão principalmente para o machismo e o governo de Donald Trump.

Na trama desta continuação, Borat é enviado de volta para os EUA pelo governo do Cazaquistão para presentear Trump, com o objetivo de que o líder estadunidense se aproxime do Primeiro Ministro cazaque, passando a reconhecê-lo, e então futuramente respeitá-lo como um "líder fodão" (badass no original), assim como são o russo Vladimir Putin, o norte-coreano Kim Jong-Un, e o brasileiro Jair Bolsonaro. Sim, é desta maneira que o ocidente vê o atual governo do Brasil atualmente.

Desta vez a trama mostra menos Borat e mais a sua filha Tutar (Maria Bakalova). E embora a atriz mande muito bem, ela ganha menos simpatia do público do que seu pai no primeiro filme, pois seu personagem parece bem mais artificial.

O grande escândalo trazido por Borat 2 são as cenas gravadas envolvendo Rudy Giuliani, ex-prefeito de Nova York (de 1994 a 2001), que participou ativamente na campanha de eleição de Trump, e que atualmente faz parte do time de advogados do presidente estadunidense.

Nas imagens, Tutar aparece como uma jovem repórter de TV, que entrevista Rudy em seu gabinete. Depois de flertar um pouco com ele (o que fazia parte da "missão" de seu personagem), e no que aliás o político retribui, a filha de Borat convida Giuliani para entrar em um quarto assim que a entrevista acaba, para "ajudá-lo a remover os microfones grudados ao corpo". Ele aceita, os dois vão para o quarto (onde então só temos câmeras escondidas), e um determinado momento Giuliani deita na cama e coloca as mãos dentro da calça, no que Borat invade o quarto e interrompe tudo. Os advogados de Rudy juram que ele estava apenas "ajeitando a roupa", porém não é o que o filme insinua.

Com uma continuação de qualidade inferior, Borat pelo menos consegue entreter durante todo o filme. E principalmente, chega ao público em um momento bem apropriado, às vésperas das eleições presidenciais dos EUA, e tem de tudo para voltar a ser bastante comentado pelo mundo tudo, principalmente pela imprensa dos Estados Unidos. Nota: 5,0

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Crítica Netflix - Os 7 de Chicago (2020)


Título:
Os 7 de Chicago (The Trial of the Chicago 7, EUA / Índia / Reino Unido, 2020)
Diretor: Aaron Sorkin
Atores principais: Eddie Redmayne, Alex Sharp, Sacha Baron Cohen, Jeremy Strong, John Carroll Lynch, Yahya Abdul-Mateen II, Mark Rylance, Joseph Gordon-Levitt, Ben Shenkman, J.C. MacKenzie, Frank Langella, Michael Keaton
Nota: 7,0

Feito para estadunidenses, um importante manifesto sobre a situação política e social atual

Estreando no Brasil nesta última sexta-feira através da Netflix, ao contrário do que se espera Os 7 de Chicago, ele não se trata de uma produção original da empresa de streaming. Comprado da Paramount Pictures, o filme estreou nos cinemas mundiais em Setembro, e agora na Netflix, em Outubro. E mesmo não sendo "realmente" um filme seu, é uma das maiores apostas deste ano da empresa de logotipo vermelho para indicações ao próximo Oscar.

O filme conta com um elenco numeroso e estrelar, e conta a história dos 8 ativistas que reuniram diversos grupos populares para protestarem em Chicago, em frente à Convenção Nacional Democrata de 1968. Os manifestantes lutavam contra a Guerra do Vietnã, e contra a falta de direitos civis em geral, como falta de liberdade de expressão, racismo e machismo. Após um brutal confronto contra a polícia local, centenas de pessoas ficaram feridas e os supostos 8 "líderes" do movimento foram levados à justiça pelo governo dos EUA. É o longo julgamento deles a história contada aqui.

Os 7 de Chicago é dirigido e roteirizado por Aaron Sorkin, que ainda apenas engatinha como diretor mas já é um roteirista mundialmente reconhecido e premiado, conhecido por trabalhos como a série de TV West Wing: Nos Bastidores do Poder, ou filmes indicados a Oscar como A Rede Social (2010), O Homem Que Mudou o Jogo (2011) e Steve Jobs (2015). Sorkin tem uma grande qualidade: escrever sobre política, negociações e estatísticas sem que sua história fique chata; pelo contrário, ela é sempre empolgante e emocionante.

E em Os 7 de Chicago, essas qualidades se mantém, felizmente. Porém os defeitos comuns de seus roteiros também estão presentes, como a falta de preocupação em explicar detalhes e contexto da história para quem não é dos EUA, e o exagero em transformar alguns fatos corriqueiros em eventos épicos.

Com forte tom político, Os 7 de Chicago deveria ser assistido "agora" por todo estadunidense. E, em segundo lugar, pelo restante do Ocidente, o que nos inclui. É impressionante como a História se repete e a humanidade não aprende com os erros. Embora o filme se passe há cerca de 50 anos atrás, ele se mostra absurdamente atual, com governos abusivos de direita, uma Justiça parcial e desonesta, abuso policial contra os negros, e etc.

Não há dúvida que Os 7 de Chicago é um filme interessante, intenso e vibrante para quem quer que seja seu público, mesmo não gostando de política. Ainda assim, o filme tem defeitos relevantes, graças a uma direção mediana. Há problemas de montagem (o começo do filme é bastante confuso), e principalmente de ritmo: por exemplo no meio do filme o personagem de Eddie Redmayne é interrogado pelo próprio advogado, à portas fechadas, sobre seu último discurso do dia dos tumultos. E o resultado são quase 5 minutos de uma trilha sonora "épica" forçando um clímax interminável e uma emoção que não existem.

Também pesa contra o filme algumas distorções da realidade. Os "vilões" (governo e justiça dos EUA) são criticados bem sutilmente, seus personagens são quase pessoas "boas e honestas". Mas nada se compara ao desfecho do filme: fiquei bastante decepcionado quando descobri que o emocionante discurso final de Os 7 de Chicago não tem absolutamente nada de igual ao discurso real. Pura ficção.

Contando com ótimas atuações e um roteiro bom apesar das falhas, Os 7 de Chicago é uma importante obra para quem quiser aprender História, civilidade e política de maneira orgânica e nada enfadonha. Nota: 7,0

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Bomba! A versão de Golden Axe que sempre quis jogar sairá de graça neste 18 de Outubro!


Um dos meus jogos e franquias de videogames favoritos de infância foi Golden Axe. Um jogo de hack and slash belíssimo onde você era uma espécie de Conan que lutava contra monstros e dinossauros? Não tinha como não se encantar.

O melhor que pude jogar de Golden Axe foi no saudoso Mega Drive. O primeiro jogo (de 1989) era muito bom, e uma versão simplificada dos fliperamas. Já em Golden Axe 2 (1991) o jogo ficou ainda melhor, porém mais curto; ainda assim, outra ótima diversão. E finalmente, também para o Mega Drive tivemos em 1993 o ruim Golden Axe 3, que mal tive interesse em jogar.

O tempo foi passando, as gerações de console iam se sucedendo... Sega Saturn, Dreamcast... mas nada de vermos uma nova versão "atualizada" deste grande clássico. É verdade que tivemos um Golden Axe "3D" e modernizado para o Playstation 2 via selo Sega Ages 2500, mas o jogo não ficou bom, e os gráficos ficaram muito feios. Ainda houve uma última tentativa de modernização, Golden Axe: Beast Rider, de 2008, para PlayStation 3Xbox 360. Esse um jogo totalmente em 3D e de mundo aberto... porém, horrível. Aliás, nem tinha muito como ser diferente, afinal, não eram jogos desenvolvidos pela SEGA.

Porém 2020 chegou, e com isso o aniversário de 60 anos da SEGA, e tudo começou a mudar.

Primeiro, veio o anúncio do novo console Astro City Mini, com 36 jogos Arcade da SEGA embutidos, e que será lançado no final deste ano, ainda que apenas no Japão. O que importa é que dentre estes jogos, temos Golden Axe e Golden Axe: Revenge of Death Adder. Este último nunca foi portado para nenhum console caseiro. Nenhum. Lançado em 1992, ele é quem deveria ser o jogo que fecharia a "trilogia" Golden Axe... mas não foi o que aconteceu.

Golden Axe: The Revenge of Death Adder

Embora eu também sempre tenha sonhado em ter o Golden Axe: The Revenge of Death Adder para poder jogar, não é dele que estou falando neste artigo!! ;)

O que estou falando é de um Golden Axe nunca lançado, desenvolvido em 2010 pela SEGA Studios Australia, cujo projeto morreu em 2013 juntamente com o estúdio, que foi encerrado.

Pois a SEGA anunciou hoje que, como parte das comemorações de seus 60 anos, ela vai disponibilizar esta pequena e inédita maravilha sob o nome de Golden Axed: A Cancelled Prototype, de maneira gratuita, e via plataforma Steam.

Aparentemente, por vir de um protótipo, o jogo deve ser pequeno, com poucas fases. Mas o que existia foi finalizado e permitirá até 4 jogadores simultâneos. É uma imagem deste jogo que ganhou a capa deste artigo, lá em cima.

Golden Axed: A Cancelled Prototype será disponibilizado de graça por apenas dois dias, de 18 a 19 de Outubro. Anote essa data!!

E os presentes da SEGA na plataforma Steam não param por aí. Na verdade serão 4 jogos inéditos disponibilizados de graça. São eles:
  • Armor of Heroes: Relic Entertainment: Jogo multiplayer de guerra com visão área, para até quatro jogadores nos modos de combate versus e cooperativo. Disponível de 15 a 19 de outubro.
  • Endless Zone: uma reimplementação do clássico de navinha Fantasy Zone, trocando o colorido tema de "fantasia fofinha" por um Sci-Fi. Disponível de 16 a 19 de outubro.
  • Streets of Kamurocho: é uma versão de Streets of Rage com personagens da série Yakuza. Disponível de 17 a 19 de outubro.
  • Golden Axed: o último que será lançado, e falando dele de novo pra ninguém esquecer. Disponível de 18 a 19 de outubro.

Empolgados com os presentes da SEGA? Comentem!

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Crítica Netflix - Radioactive (2019)

TítuloRadioactive (idem, China / EUA / França / Hungria / Reino Unido, 2019)
Diretor: Marjane Satrapi
Atores principais: Rosamund Pike, Sam Riley, Sian Brooke, Simon Russell Beale, Anya Taylor-Joy
Trailer (em inglês)https://www.youtube.com/watch?v=mU0oOUTo5zo
Nota: 5,0

Marie Curie real é o melhor que Radioactive tem a oferecer

Lançado pelo Amazon Prime Video nos EUA em Julho de 2020, para minha enorme surpresa Radioactive chegou ao Brasil apenas um ano depois, e pela Netflix(!). Se trata de um romance histórico, que traz como atriz principal a talentosa Rosamund Pike (de Garota Exemplar) como a genial cientista polonesa Marie Curie.

A história mostra uma Marie Curie já adulta, em seus primeiros anos nos EUA, poucos dias antes de conhecer seu futuro marido Pierre Curie (Sam Riley). A maneira com que eles se conhecem não condiz com a realidade, e curiosamente é uma das partes menos verdadeiras do filme, que em geral inventa muitos diálogos mas é bem fiel a fatos. A partir do início do casal, a história percorre rapidamente por todo o restante da vida da cientista, até a sua morte.

Duas coisas se salvam em Radioactive e merecem elogios: primeiro, a boa atuação de sempre de Rosamund, e a apresentação das conquistas reais de Marie Curie. Os pontos principais de sua biografia estão lá: seus dois prêmios Nobel, a família dedicada à ciência, as barreiras que enfrentou por ser mulher, e seu trabalho em hospitais de campo na Primeira Guerra Mundial.

Porém os defeitos de Radioative estão em maior número e chamam mais a atenção. Em primeiro lugar, o roteiro "enche linguiça" trazendo várias cenas do "futuro que foi gerado por Marie Curie", onde vemos efeitos das aplicações de suas descobertas, as quais incluem tratamentos médicos por radioterapia, bombas nucleares e o desastre de Chernobyl. Tudo feito de modo piegas e quebrando totalmente o ritmo do filme.

Ao invés de gastar tempo com cenas que não mostram a família Curie, o roteiro deveria se preocupar em trazer mais dados sobre eles (até mesmo da filha Irene Curie, aqui com curta participação e interpretada pela também talentosa Anya Taylor-Joy). Mesmo as conquistas de Marie apresentadas mereciam um ritmo mais pausado, educativo, já que os fatos mais relevantes da vida da cientista são mostrados de maneira bem rápida, não dando ao espectador tempo suficiente para absorver o que está vendo.

Fora isto, o filme cansa um pouco com seus diálogos artificiais (claro que não temos como saber como os Curie se falavam, mas ainda assim não houve nenhum capricho aqui), e faz decisões de gosto duvidoso, como gastar tempo em cenas simulando sexo, ou ainda, fazer todas as cenas do filme sob uma iluminação escura e opressora.

Um ponto que me decepcionou é que o filme foi dirigido pela escritora e cineasta iraniana Marjane Satrapi, que é mundialmente conhecida e premiada pela obra Persépolis (inicialmente uma história em quadrinhos, e depois filme animado). Dela, portanto, esperava algo de boa qualidade... tudo bem que não foi Marjane que escreveu o roteiro de Radioative, mas ainda assim minha expectativa era de ver no mínimo uma boa história, o que não aconteceu.

Em um mundo atual em que as mulheres continuam lutando por reconhecimento e justiça, seria maravilhoso termos um ótimo filme de Marie Curie, deixá-la conhecida pelo grande público. Não foi desta vez. Ainda assim. vale a pena ver Radioactive para aprender História. Tirando algumas distorções melodramáticas, como a de que Pierre Curie foi sozinho receber o Nobel (na verdade o casal viajou para a Suécia juntos), ou de que Marie tinha pavor de hospitais (não há nenhum registro disso), o restante do filme é bem verídico, inclusive nas estranhas relações da dupla com médiuns que diziam falar com mortos usando a radioatividade. Nota: 5,0

terça-feira, 29 de setembro de 2020

Crítica Netflix - Cobra Kai (Primeira Temporada)

Estamos em Abril de 2013: em um episódio da oitava temporada de How I Met Your Mother, o "peculiar" personagem Barney Stinson revela com honestidade que um dos seus maiores ídolos de infância era o Karatê Kid. Mas não, ele não falava de Daniel "San" Larusso (Ralph Macchio) que inclusive ele odiava, e sim de Johnny Lawrence (William Zabka), que em sua visão, era o "garoto do caratê" a qual o título do filme se referia. Barney acreditava que Johnny era um grande herói injustiçado, e ele não se conformava que o restante do mundo não percebia isto.

Pouco mais de cinco anos depois, em Maio de 2018, estréia no YouTube Premium o seriado Cobra Kai, uma continuação direta - mas passada nos dias atuais - do filme inicial da franquia Karatê Kid, de 1984. E não é que para a surpresa do mundo, Barney estava certo? Pois de certa maneira, Johnny Lawrence é o "mocinho" da série.

A história começa nos mostrando o Johnny atual, uma pessoa perdida, fracassada, mas ao mesmo tempo, que também possui bondade. E então passamos a ver os eventos de Karatê Kid - A Hora da Verdade sob seu ponto de vista. E isto se torna uma experiência bem interessante, já que a história é recontada de uma maneira 100% coerente com o filme original. Vejam: Johnny não era de fato "o mal"; por exemplo, no filme ele reconhece humildemente a derrota após perder pra Daniel. E em contrapartida, meio que Daniel San "roubou" mesmo a namorada de Johnny. 

Na primeira temporada de Cobra Kai o filme original é revisitado de várias formas. Não apenas através da visão de Lawrence recontando os momentos principais, como também através de flashbacks, e principalmente, através dos adolescentes da série. As experiências de Daniel e Johnny são repetidas por Miguel (Xolo Maridueña) e Robby (Tanner Buchanan). E no que a primeira vista Miguel seria Johnny e Robby seria Daniel, na verdade não é assim! Os dois garotos são uma mistura dos dois antigos caratecas.

E isso é o maior elogio para se fazer ao roteiro de Cobra Kai: não há o maniqueísmo padrão. Todos os personagens fazem coisas boas e coisas ruins. Todos erram, todos acertam. E assim é a vida real. Esta mudança é muito corajosa e bem sucedida, até porque, repito novamente, nada que é mostrado contradiz os filmes. Mesmo as ações "ruins" de Daniel e as ações "boas" de Johnny.

Os novos personagens adolescentes trazidos para a franquia não me empolgam: em geral não os acho bons atores, e entendo que todos são mal desenvolvidos (eles mudam de atitude e personalidade de maneira muito rápida, sem muita explicação). Ainda assim, reconheço que eles são muito importantes para as relevantes mensagens que Cobra Kai quer passar: todos têm seus bons dias e maus dias; ninguém é 100% bom ou 100% mau; todo bem e todo mal que você faz tem consequências, e ponto final. Mais ainda: como é fácil e perigoso manipular as pessoas; a frase "não existe maus alunos, apenas maus professores" e revisitada na prática o tempo todo na série. E é a pura realidade, com a ressalva de se você for o "aluno" da relação, e agir como um manipulado, isso vai sim ter consequências pra você.

Em termos técnicos, a série é em geral bem feita, sem problemas relevantes. A qualidade da coreografia das lutas varia muito, há boas lutas e outras bem ruinzinhas. Em termos de trilha sonora a série é bem sucedida ao alternar com qualidade a nostalgia e a atualidade. O mesmo não pode ser dito em relação ás locações e figurinos... nisto a nostalgia faz um pouco de falta e quando usada não é feito de maneira orgânica, tudo é feito de maneira muito explícita, com os personagens quase "gritando" um "lembra desse objeto aqui do primeiro filme"?

Cobra Kai foi feito para atender todo tipo de público, tanto os antigos fãs da franquia quanto os jovens que conhecerão Karatê Kid pela primeira vez. E isto é uma decisão acertada comercialmente já que a série está fazendo sucesso para todas as idades.

E digo mais uma vez que entendo e concordo com os motivos de trazer personagens adolescentes para a série. MAS, ao mesmo tempo, esta "junção" é o maior dos defeitos de Cobra Kai: para os "velhões" que viveram a adolescência nos anos 80/90, acompanhar as histórias do "núcleo teens" da série e seus clichês de colegial americano é algo bem chato; eu, por exemplo, não suporto. Por outro lado, os iniciantes que não conhecem nem viveram os filmes originais, perdem bastante das referencias da série... e elas são muitas (mesmo)!

Portanto, acho difícil alguém conseguir gostar / aproveitar 100% da série. Por outro lado, é difícil que ela não te agrade em vários aspectos. Cobra Kai têm duas temporadas disponíveis e está com a terceira anunciada para estrear em Janeiro de 2021. A série acaba de ser renovada para a 4ª temporada, mas seus produtores querem mais: chegar pelo menos até a 5ª temporada e fazer filmes derivados. Com o sucesso que o programa tem feito na Netflix, é bem possível que isto se concretize um dia.

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