quinta-feira, 22 de março de 2012

Já ouviu falar do filme “Prometheus”? Pois então, passou da hora.


Prometheus - Poster EUA


“Prometheus” é o próximo filme do diretor Ridley Scott, a ser lançado em 8 de junho nos EUA (e uma semana depois aqui no Brasil), estrelado por Noomi Rapace, Michael Fassbender e Charlize Theron.

Sua sinopse é a seguinte: “O visionário diretor Ridley Scott retorna ao gênero que ele ajudou a definir, criando um épico de ficção-científica original em um dos lugares mais perigosos do universo. O filme une uma equipe de cientistas e exploradores em uma jornada que testará os limites físicos e mentais, colocando-os em um mundo distante, onde eles descobrirão as respostas para nossos dilemas mais profundos e para o grande mistério da vida.”.

O que o texto acima não diz, é que “Prometheus” é o prelúdio de ”Alien, o 8º passageiro” – excelente filme do mesmo diretor. A omissão não é acidental. Por algum motivo muito estranho, todos os envolvidos com o filme estão fazendo um ENORME esforço para negar qualquer ligação entre estes dois títulos.

O próprio Ridley Scott já disse, em alto e bom som que “não há nenhuma ligação”, para depois voltar atrás e dizer que “há apenas uma ligação bem sutil”, e garantir que “não há nenhum Alien no filme”.

Mas o diretor mente. A 20th Century Fox está fazendo uma propaganda bem legal para o filme, e é justamente isto que quero apresentar a vocês.

O primeiro Trailer pode ser visto aqui: http://www.youtube.com/watch?v=GErk7PWAQYE

E já de cara vemos que: a maneira que as letras do nome do filme aparecem aos poucos é IDÊNTICA ao do Trailer do “Alien” original, de 1979 ( http://www.youtube.com/watch?v=LjLamj-b0I8 ) . E mais, podemos ver de relance o Space Jockey (ver foto abaixo) e sua nave. Basta lembrar que é justamente dentro da mesma nave (abandonada, e com o Space Jockey morto) que o filme “Alien” acontece.

O "Space Jockey"

Depois, eles soltaram alguns vídeos virais na Internet. E criaram o site https://www.weylandindustries.com/ .
Oras, na franquia de Aliens “Weyland-Yutani” é “a” grande corporação mundial, responsável pela exploração espacial e produção de andróides dentre outras coisas. No site podemos ver um vídeo com o presidente da Weyland discursando em 2023 para o TED (famoso site onde pessoas comuns e personalidades famosas apresentam suas idéias: http://www.ted.com/ ).

No vídeo, o presidente explica que a primeira tecnologia descoberta pela humanidade foi o controle do fogo. E que pela mitologia grega, isto foi na verdade um presente que nós recebemos do deus Prometeus. E ele conclui seu discurso dizendo que em 2023 a humanidade já produz “indivíduos cibernéticos” que em poucos anos serão indistinguíveis dos humanos verdadeiros... “ou seja, agora NÓS somos deuses.”.

No mesmo site podemos assistir outro vídeo, bem mais curto, onde percebemos que o personagem de Fassbender será um andróide.

Finalmente, na semana passada saiu o 2º Trailer oficial. Mas só ontem com legendas em português: http://www.youtube.com/watch?v=IKAJQC--DuI&feature=relmfu . Notem mais uma vez a “negação” do filme “Alien”... o trailer diz que é o mesmo diretor de Gladiador e Blade Runner mas não cita o filme de referencia óbvia.

E aí, o que vocês acharam de tudo isto? Quais são suas expectativas? “Prometheus” é o meu “filme mais aguardado” para 2012. Estou bastante empolgado e ansioso para ver o filme... enfim ver um filme de ficção cientifica e suspense de qualidade. Por outro lado, ainda tenho dois motivos para ficar desconfiado... primeiro porque apesar de Ridley Scott ser um ótimo diretor, seu último filme (Robin Hood) foi bem ruim. E segundo porque o segundo trailer me passou a impressão que o talvez o filme “não seja lá tão original assim”. É aguardar para ver.


segunda-feira, 12 de março de 2012

Crítica – “John Carter - Entre Dois Mundos” (2012)

“Apesar das falhas, filme termina com gosto de quero mais.”

John Carter foi criado ha exatos 100 anos por Edgar Rice Burroughs (o mesmo criador de Tarzan, e que também é personagem do filme). Ficção científica, a história do terráqueo que virou herói em Marte geraria uma série de 11 livros que inspirou Jerry Siegel, George Lucas e James Cameron a respectivamente criar o Super-homem, Star Wars e Avatar. Só por este histórico o filme já chamaria minha atenção. Porém, o que realmente me empolgou foi que este seria o primeiro filme live-action da Pixar.

Então vou ao cinema e eis que para minha surpresa, nada de Pixar! De fato, os créditos vão apenas para Disney. Seria isto um indício que o filme seria tão ruim que optaram por não associarem uma “bomba” com o estúdio de animação?

Não necessariamente. John Carter é um filme repleto de clichês e falhas que vão do roteiro às atuações. Mesmo assim, o filme consegue entreter e prender a atenção do expectador.

Já no início vemos o narrador explicar a atual situação de Marte. Minutos depois o filme corta para o planeta vermelho e vemos a princesa local ensaiando a mesma história em voz alta (!?!?). Outra repetição chata é termos testemunhado como John (Taylor Kitsch) chega a Marte e posteriormente acompanhar a Princesa (e que princesa!) Dejah (Lynn Collins) passar por todo o processo de descoberta deste fato que já sabemos.

O casal romântico citado acima atua mal. Oras, de um lado temos a Princesa em apuros que vê em John seu herói salvador. Do outro, digamos que qualquer homem que a olhasse aquela mulher de longe já se apaixonaria perdidamente. E MESMO assim a história de amor deles não parece verossímil. Brigas inúteis pra lá, reconciliações forçadas pra cá, e nenhuma emoção no rosto dos atores... o pouco da comoção vem apenas via trilha sonora. E apesar destas falhas, nada, mas nada foi pior do que o clichê do “vilão contar seu plano ao herói ao invés de matá-lo”.

Bem, depois das críticas, vamos às defesas. Parte das falhas acima com certeza vem da ingenuidade dos contos de 100 anos atrás. E mesmo com defeitos, há vários pontos em que o roteiro funciona muito bem. Por exemplo, o jeito que os poderes do vilão são revelados ao herói é muito bem construído. E o final do filme, que é uma ponte para seu início, é realmente bem inteligente e bacana.

Mais ainda, embora Marte seja um planeta desértico, quase monocromático, suas paisagens são muito bonitas. Ponto positivo para a Fotografia. O “universo” da franquia é bem legal de se conhecer. Personagens e as diversas cenas de ação são resultado de efeitos especiais muito bons; e o mais importante, é que ao contrário de muitos filmes que se vê por aí, em John Carter não há aquelas batalhas com milhares de pessoas na tela onde ninguém consegue realmente ver o que acontece. A ação acontece de perto, sob diversos ângulos e cenários, e é outro atrativo (a única exceção é a batalha final, que admito, é uma bagunça).

Comparando com Avatar, o filme erra mais porém é mais curto e mais dinâmico. Os minutos passaram rapidamente e após o fim (não, o filme não acaba, é pra ser uma trilogia) a primeira coisa que pensei foi o desejo de ver a continuação da história. Infelizmente isto não será muito fácil. Com gastos de US$ 250 milhões, em seu primeiro fim de semana o filme arrecadou mundialmente apenas US$ 100 mi. Aliás, é uma pena mas não é uma surpresa. Sem nomes famosos associados, pelo menos no Brasil John Carter é um grande desconhecido para muita gente.

Nota: 7,5.

domingo, 11 de março de 2012

Antes tarde do que nunca – comentando o resultado do Oscar 2012

Olá pessoal, conforme prometido, eis minhas considerações. Primeiramente, preciso humildemente parabenizar este que vos fala. Afinal, nas 7 categorias em que arrisquei palpite, acertei todas! rs

Mas meu trabalho foi relativamente fácil. Mais uma vez o Oscar não trouxe surpresas, porém foi menos previsível que em 2011. Por exemplo, para quem acompanhou a transmissão via TNT, o crítico Rubens Edwald Filho ficou surpreso com o Oscar da Meryl Streep (que achei realmente a categoria mais difícil); mais ainda, ele só se convenceu que o estrangeiro “O Artista” iria mesmo levar o Oscar de Melhor Filme quando viu o diretor do mesmo ser premiado como Melhor Diretor.

E justo? Foi um Oscar justo? Em minha opinião, baseado nos filmes que assisti foi justo sim. Talvez um dos Oscars mais justos dos últimos tempos. Porém, sobre esta “justiça” gostaria de comentar dois pontos.

O primeiro é sobre os Oscars vencidos pelo “O Artista”. Em minha crítica, eu havia adiantado que concordava com todas as indicações menos as de “Roteiro” e “Trilha Sonora” devido a falta de originalidade de ambos. Quero deixar claro para as várias pessoas que me criticaram sobre isto hehe, que em nenhum momento disse que Roteiro e Trilha são ruins. Pelo contrário! Seria impossível “segurar” um filme mudo por uma hora e meia se não tivéssemos impecáveis Roteiro e Trilha. Eu repito, faltou originalidade, só isto.

E não é que ao anunciarem o Oscar de “Melhor Trilha Sonora Original” para “O Artista” (ele não levou o Oscar de melhor roteiro, perdeu para o "Meia-noite em Paris" de Woody Allen), fui pego de surpresa pelas palavras do Rubens Edwald...

... Ele ficou meio indeciso em criticar ou não o vencedor, e comentou então que a Trilha de “O Artista” gerou muita polêmica nos EUA. Isto porque o compositor literalmente COPIOU trechos de outras trilhas de filmes antigos. Não tinha a menor idéia do fato. E agora que sei, mantenho que não concordo com este prêmio. Talvez seja o único Oscar que não concorde.

E com isto chego à animação “brasileira”, “Rio”. Vi muitos de meus amigos reclamarem via Facebook de que foi injusto perdermos o Oscar de “Canção original” para a música dos Muppets. Oras. Eu respeito quem acha alguma destas duas canções bonitas, mas de “original” elas não tem nada. São mais do mesmo. Portanto, para mim qualquer um que vencesse não seria injusto. E em pleno momento de tentativa de ressuscitar os Muppets nos cinemas, foi mesmo surpresa que eles ganhariam?

Rubens Edwald Filho não ficou surpreso, mas ficou chateado... e de imediato mandou um: “não tem muito o que reclamar, mas injusto mesmo foi “Rio” não estar indicado ao Oscar de Melhor Animação”.

Mais uma vez eu discordo. Assisti apenas 2 dos 5 indicados... E estes dois (“Rango” e “Kung Fu Panda 2”) são melhores que “Rio”. E mais, “Tintim” também não foi indicado – surpreendentemente, aliás. E apesar de não me arrancar suspiros, é um filme bem melhor do que “Rio”.

Neste ponto vocês devem ter percebido que peguei o texto para falar mal de “Rio” rsrs. Mas é isto mesmo, é um filme espetacular visualmente, levemente divertido e só. Como fiquei decepcionado ver que um filme dirigido por um brasileiro reforçar para o mundo a mesma visão do Brasil que os estadunidenses tem da gente desde 1940! O tom é parecidíssimo com o “Alô, amigos” de 1942... No Brasil só existe carnaval e florestas.

É isto pessoal. Ainda nesta semana devo assistir o “John Carter” nos cinemas e de imediato postarei aqui minha crítica a respeito. Grande abraço a todos e até lá!

quarta-feira, 7 de março de 2012

48

Olá pessoal! Na correria, não estou conseguindo atualizar meu blog. MAS não esqueci da promessa de "em breve" comentar o resultado do Oscar 2012. :)

Este texto aqui é bem curtinho, para compartilhar uma grande novidade que só fiquei sabendo hoje.

Os filmes são exibidos com 24 imagens (frames) por segundo.

MAS, Hobbit , Avatar 2 e 3 serão todos filmados a 48 frames por segundo!

Isto nunca foi feito publicamente - apenas como experimento - e dizem que um filme com este frame rate possui uma diferença brutal em termos de realismo com o que estamos acostumados a assistir.

(Aliás, em 2011 se falava que além dos 48 fps, James Cameron também filmaria em 60 fps. Não sei se isto ainda é verdade ou não, mas em teoria, quanto mais fps melhor, claro... porém a partir de 50 fps a diferença fica bem menos perceptível)

Fiquei muito curioso! É esperar pra ver. E esperar pra ver se isto chega no Brasil... afinal, os projetores precisam ser modificados para conseguir rodar no dobro de velocidade.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Sherlock Holmes – está virando palhaçada

Sherlock Holmes é um grande personagem, e o detetive mais famoso de todos os tempos. E até 2009 estava meio sumido das telas, seja da TV ou dos cinemas.

Sim, sempre há alguma adaptação do mesmo sendo feita em algum lugar... por exemplo na década de 90 tivemos seriados de Holmes tanto nos EUA quanto na Inglaterra. Mas ambos tiveram vida curta. Acho que a filmagem mais relevante de Sherlock, voltando no tempo, é o bizarro filme Sherlock & Eu ("Without a Clue") de 1988, com Michael Caine fazendo o detetive, e Ben Kingsley sendo o Dr. John Watson. Nunca assisti, mas sei a trama: Holmes é um bêbado incompetente, contratado para ser um “disfarce” para o verdadeiro detetive: Watson. E também sei que não agradou a crítica.

Voltando a 2009, foi o ano em que o diretor Guy Richie e o ator Robert Downey Jr. colocaram o velho Sherlock na moda novamente. Um Blockbuster bem feito, bem divertido, onde entretanto vemos um Sherlock muito diferente do que o dos livros, usando mais a força do que a inteligência para derrotar os inimigos.

Quase em paralelo, mas apenas em 2010, estréia na BBC o seriado “Sherlock”. Este sim com um Holmes e um Watson muito parecido com os livros... mas o cenário não. Ele se passa na Londres atual. De qualquer forma, é talvez a melhor adaptação para TV do personagem que já vi. Altamente recomendado!!

E agora, a notícia que me fez escrever todo este texto acima. A TV estadunidense BBC vai mesmo produzir o seriado “Elementary”, trazendo Sherlock Holmes e JOAN Watson (sim, será uma mulher interpretada pela Lucy Liu) na Nova York atual.

Admito que criticar antes de conhecer é preconceito hehe. Mas me perdoem, está virando palhaçada. Incrível como sempre que algo faz sucesso todos da TV e dos cinemas querem fazer a sua versão do mesmo algo. Até esgotar tanto a fórmula que nos faz ver o “algo” em questão com desprezo.

Bem, para finalizar, no fundo no fundo há tempos que eu queria falar bem do "Sherlock" da BBC por aqui... então o tal "Elementary" foi mais um pretexto para citar a série inglesa do que eu estar de fato mal humorado hehe.





PS: no fim de semana eu volto a falar de cinema... vou comentar o resultado do Oscar 2012, o qual eu gabaritei aqui no meu blog! :)

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Oscar 2012 – Vamos adivinhar os vencedores desde domingo? (Parte 2)

Finalmente, comentando sobre o prêmio principal, o Oscar de Melhor Filme! Quem não viu meus comentários sobre as demais categorias, é só descer um pouco a página e ver a “Parte 1” deste meu texto.

Melhor Filme
- Quem deve levar: O Artista
- Em quem eu votaria: A Invenção de Hugo Cabret
- Comentários:

Consegui assistir 7 dos 9 indicados. Eis minha ordem de preferência:


* O Artista – Nota: 8,5
* A Invenção de Hugo Cabret – Nota: 8,0
* Os Descendentes – Nota: 8,0
* O Homem Que Mudou o Jogo – Nota: 8,0
* Histórias Cruzadas – Nota: 8,0
* Meia-Noite em Paris – Nota: 7,5
* A Árvore da Vida – Nota: 7,0

A conclusão que chego é que temos uma boa safra de filmes, mas nenhum deles é tão excepcional a ponto de marcar história. E de fato, esta é a mesma opinião de vários críticos brasileiros que vi. Também torço o nariz para o fato de “Melancolia” e “A Separação” não estarem nesta lista. Ambos são superiores a mais de metade da lista.

Sobre os indicados, “O Artista” é mesmo o melhor deles e também tem sido o filme mais premiado por outros concursos até aqui. Seria portanto fácil presumir que ele levará o Oscar?

Nem tanto. Pois se trata de um filme estrangeiro e a Academia JAMAIS premiou um filme estrangeiro como “Melhor Filme”. Outro ponto que pesa é ser um filme de pouco apelo popular, com baixíssima bilheteria.

São pontos válidos, mas eu ainda acredito na vitória do filme francês pois: a) mesmo estrangeiro, se trata de um filme sobre Hollywood e filmado em Hollywood; b) a baixa popularidade não impediu o “Guerra ao Terror” vencer o prêmio em 2010.

Se não der “O Artista”, eu acredito que quem levará será “Os Descendentes”, por exclusão:

“Hugo Cabret” não levará pois tem a injusta fama de ser um filme infantil (eu o acho “parcialmente” infantil... leiam minha crítica em http://cinemavirgula.blogspot.com/2012/02/critica-invencao-de-hugo-cabret-2011.html). Deverá, portanto, levar apenas os Oscars técnicos (e deverão ser vários). Também acho que pesa contra o fato de Scorsese ter levado (injustamente, aliás) o prêmio em 2007, com “Os Infiltrados”. Nas últimas décadas a Academia não vem premiando com “Melhor Filme” o mesmo diretor em um curto intervalo. O menor intervalo, para vocês terem uma idéia, fica com Clint Eastwood... que levou o “Melhor Filme” em 1993 e 2005, ou seja, com 12 anos de diferença!

“O Homem Que Mudou o Jogo” e “Histórias Cruzadas” são respectivamente filmes voltados para o público masculino e feminino. Já “Os Descendentes” não distingue gêneros, além de ter um tipo de estrutura e roteiro que agrada a Academia. Podem anotar aí: se “Os Descendentes” não levar o “Melhor Filme”, irá com certeza levar pelo menos o “Melhor Roteiro”.

Encerrando meu texto, só falta eu explicar meu voto para “Hugo Cabret” no Em quem eu votaria. Oras, já disse acima que “O Artista” é realmente melhor. Portanto, admito que meu voto em “A Invenção de Hugo Cabret” é mesmo contraditório e puramente passional.

Eu queria que “Hugo” ganhasse simplesmente por ser uma homenagem a Georges Méliès. Como amante de cinema, de história, não consigo me conformar com o fato de que um gênio deste porte seja ignorado pelo grande público. É apenas por isto que torço muito pelo sucesso deste filme. Quanto mais prêmios ele levar – principalmente se for o Oscar de Melhor Filme – mais atenção o filme ganhará e conseqüentemente, mais pessoas irão assisti-lo.

Me digam os seus palpites!
Mais uma vez, convido-os a entrarem na brincadeira também! Escrevam aqui nos comentários quais são vossos palpites para hoje! Vamos ver quem é o(a) melhor adivinho(a) de todos nós!

Começa as 22h00, com transmissão pela Globo e TNT.

A cerimônia do Oscar 2012 é hoje, domingo dia 26, com previsão de início para as 22hs. Não sei como é a transmissão via TNT mas vou me arriscar por lá... via Globo, José Wilker é horrível!

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Oscar 2012 – Vamos adivinhar os vencedores desde domingo? (Parte 1)

Uma de minhas diversões é tentar acertar os vencedores do Oscar nas categorias mais relevantes, que são: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante.

Os 2 Oscar de Melhor Roteiro (Original e Adaptado) também entrariam na lista acima... mas como eu sempre erro meus palpites deles, então ficam de fora! Hehehe.

Das 6 primeiras categorias acima, no ano passado eu acertei 5! E não errei nenhuma já que me abstive de votar no “Melhor Atriz Coadjuvante”. Mas, admito, 2011 foi um ano fácil. Ao contrário de 2012, onde tudo está bem equilibrado. Quantas categorias será que acerto desta vez? Meus palpites estão nos “Quem deve levar” abaixo. Já os “Em quem eu votaria” são aqueles em quem eu mais gostei, baseado no que assisti.

Melhor Ator
- Quem deve levar: Jean Dujardin ("O Artista")
- Em quem eu votaria: Jean Dujardin ("O Artista")
- Comentários:
De todos os indicados, o francês é quem tem a atuação mais destacada. Caso ele não leve, Brad Pitt ("O Homem que Mudou o Jogo") corre por fora. Que também seria meu voto seguinte no “Em quem eu votaria”.

Brad Pitt é um ator muito bom, muito versátil, e infelizmente ainda não levou seu Oscar. Este ano ele não só está muito bem no "O Homem que Mudou o Jogo", como também no “Árvore da Vida”. Ganhar em 2012 seria merecidíssimo... se não fosse Jean Dujardin em seu filme mudo.

Melhor Ator Coadjuvante
- Quem deve levar: Christopher Plummer ("Toda Forma de Amor")
- Em quem eu votaria: não tenho como opinar
- Comentários:
Apenas vi 1 dos 5 indicados... Jonah Hill por "O Homem que Mudou o Jogo", que aliás está muito bem! Mas não posso opinar nestas condições. Aliás, dizem que o Oscar para Christopher Plummer é a maior “barbada” para esta edição do Oscar.

Melhor Atriz
- Quem deve levar: Meryl Streep ("A Dama de Ferro")
- Em quem eu votaria: não tenho como opinar
- Comentários:
Mais uma vez., vi apenas 1 dos 5 indicados... Viola Davis por "Histórias Cruzadas", onde está muito bem. Portanto abstenho do meu voto “pessoal”.

Por outro lado, sinto que enfim será a vez de Meryl Streep. Recordista de indicações ao Oscar (17), ela venceu apenas duas vezes... sendo que a última vez no longínquo ano de 1982!

Michelle Williams ("Sete Dias com Marilyn") corre por fora. E estou descartando a vitória da Viola Davis aqui porque estou apostando na vitória da Octavia Spencer como atriz coadjuvante.

Melhor Atriz Coadjuvante
- Quem deve levar: Octavia Spencer ("Histórias Cruzadas")
- Em quem eu votaria: Jessica Chastain ("Histórias Cruzadas")
- Comentários:
O grande diferencial de "Histórias Cruzadas" é a atuação de suas atrizes. 3 delas foram indicadas ao Oscar, e por mim este número poderia chegar a 5 sem nenhum problema.

Octavia Spencer e Viola Davis possuem muito boas chances em suas respectivas categorias. Entretanto (fazer o quê...), não dá para acreditar que a Academia premie duas atrizes negras no mesmo ano. Ainda mais sendo ambas do mesmo filme.

Voltando a esta categoria, tanto Octavia Spencer quanto Jessica Chastain estão excelentes. Vencendo qualquer uma delas, o troféu ficará em ótimas mãos. Mas minha preferência aqui é a Jéssica pelo “conjunto da obra”. Lembram o que escrevi sobre Brad Pitt? Aqui igualmente temos que Jessica Chastain não só mandou muito bem no "Histórias Cruzadas” como também mandou muito bem no “Árvore da Vida”. E em papéis bem distintos, o que valoriza sua versatilidade.

Melhor Diretor
- Quem deve levar: Michel Hazanavicius ("O Artista")
- Em quem eu votaria: Michel Hazanavicius ("O Artista")
- Comentários:
Historicamente a Academia entende que o diretor do Melhor Filme deveria ser o vencedor deste prêmio. Por exemplo, nas 11 edições de Oscar do século XXI em apenas 3 ocasiões o prêmio de “Melhor Diretor” não ficou nas mãos do diretor do filme vencedor.

Porém temos neste ano um “Melhor Filme” extremamente disputado, e então eu não me surpreenderia se 2012 fosse ano de exceção à regra: para “justificar” o equilíbrio a Academia pode optar por “dividir” os Oscars entre os filmes... aproveitando então para premiar filme e diretor distintos.

Mesmo assim, vou ser conservador aqui e votar em Michel Hazanavicius porque entendo que “O Artista” será o vencedor do Oscar de Melhor Filme. E também porque fazer um filme mudo com tanta precisão o faz merecedor do prêmio.

A “Cereja do Bolo”

Não será agora que divulgarei para vocês meus palpites para “Melhor Filme”. Vou reservar a “Cereja do Bolo” pro final e só publicarei o que acho desta categoria no Domingo na hora do almoço.

Na verdade, se prestarem atenção, já deixei escapar acima que meu “Quem deve levar” será "O Artista". Porém já adianto que não será ele quem irei colocar no “Em quem eu votaria”. Fica o suspense até lá.

Me digam os seus palpites!
Entrem na brincadeira também! Escrevam aqui nos comentários quais são vossos palpites para Domingo! Vamos ver quem é o(a) melhor adivinho(a) de todos nós! :)

Crítica – “A Invenção de Hugo Cabret” (2011)

“Scorsese acerta em cheio no 3D e na escolha do seu homenageado”

Os dois líderes em indicações do Oscar deste ano, “O Artista” (10) e “A Invenção de Hugo Cabret” (11) possuem em comum o fato de serem homenagens aos filmes antigos. Assistindo ao último, descobri que as semelhanças não param aí. Mas falaremos disto mais tarde.

“Hugo” é o primeiro filme “família” do diretor Martin Scorsese. Mais ainda, é seu primeiro filme 3D, característica esta que leva grande destaque. O diretor abusa de ambientes "compridos", o que realça muito a sensação de profundidade e com isto faz deste filme um dos melhores e mais perfeitos 3Ds que já vi. Se você ainda não assistiu, faça questão de assistir este filme em cinema e em 3D.

O filme começa apresentando a história do menino Hugo (Asa Butterfield), órfão, e que vive e trabalha como relojoeiro numa estação de trem de Paris no início dos anos 30. Não demora muito e seu caminho se cruza com o de Georges Méliès (Ben Kingsley), um velhinho que possui uma loja de brinquedos dentro da mesma estação.

É a partir daí que o filme realmente empolga. Méliès é simplesmente um dos mais importantes e revolucionários diretores de cinema de todos os tempos. É ele o pioneiro dos filmes de fantasia e do uso de diversos efeitos especiais. Habilidades estas adquiridas em sua profissão pré-filmes, a de mágico.

Temos então, na verdade, duas histórias em paralelo. A história de Hugo, e a história – auge e declínio – de Méliès. E no meio destas duas histórias também há um pequeno espaço para aprendermos outras coisas de cinema... por exemplo, pequenos trechos de diversos filmes branco-e-preto emblemáticos são jogados na tela ao longo da projeção.

Se o personagem Hugo é fictício, a história contada sobre Méliès é bastante próxima do real. Apesar da enorme importância deste diretor francês, infelizmente ele é amplamente desconhecido do grande público. Portanto, o fato de Scorsese resolver homenagear Méliès pela primeira vez em uma superprodução Hollywoodiana é digna de aplausos, em pé.

Muito bem feito tecnicamente, com uma fotografia impressionante, “A Invenção de Hugo Cabret” merece as mesmas palavras que dediquei à crítica do filme “O Artista”, que são: “merece a grande maioria das indicações, mas tem no roteiro seu ponto fraco”.

Explico: a história de George Méliès é bem interessante... já a do menino Hugo, não. Ela é bastante previsível e infantil, e pior, suas ligações com a outra história são um pouco forçadas.

Admito, mesmo a história de Hugo tem qualidades. A atuação do garoto Asa Butterfield é excepcional e te emociona muitas vezes; interessantes comparações filosóficas entre mundo, homem e máquinas também aparecem implicitamente. Mesmo assim a história do menino tem mais defeitos que virtudes... em alguns momentos ela é até cansativa.

Em resumo, “A Invenção de Hugo Cabret” é um filme muito bom, com a qualidade de poder agradar público de todas as idades. Reforço o convite: vá aos cinemas conhecer Méliès e assistir este brilhante 3D.

Nota: 8,0.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Está chegando! Se preparem!

O Oscar já está chegando... é neste domingo, dia 25.

E aqui no meu blog, uma "programação especial". Amanhã eu posto minha crítica para o "A Invenção de Hugo Cabret". E no sábado, a véspera, posto aqui meus palpites de vencedores e meus preferidos.

Até lá! :)

Crítica Netflix - I Am Mother (2019)

Título :  I Am Mother (idem, Austrália, 2019) Diretor : Grant Sputore Atores principais :  Clara Rugaard, Hilary Swank, Luke Hawker, R...