sábado, 25 de fevereiro de 2012

Oscar 2012 – Vamos adivinhar os vencedores desde domingo? (Parte 1)

Uma de minhas diversões é tentar acertar os vencedores do Oscar nas categorias mais relevantes, que são: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante.

Os 2 Oscar de Melhor Roteiro (Original e Adaptado) também entrariam na lista acima... mas como eu sempre erro meus palpites deles, então ficam de fora! Hehehe.

Das 6 primeiras categorias acima, no ano passado eu acertei 5! E não errei nenhuma já que me abstive de votar no “Melhor Atriz Coadjuvante”. Mas, admito, 2011 foi um ano fácil. Ao contrário de 2012, onde tudo está bem equilibrado. Quantas categorias será que acerto desta vez? Meus palpites estão nos “Quem deve levar” abaixo. Já os “Em quem eu votaria” são aqueles em quem eu mais gostei, baseado no que assisti.

Melhor Ator
- Quem deve levar: Jean Dujardin ("O Artista")
- Em quem eu votaria: Jean Dujardin ("O Artista")
- Comentários:
De todos os indicados, o francês é quem tem a atuação mais destacada. Caso ele não leve, Brad Pitt ("O Homem que Mudou o Jogo") corre por fora. Que também seria meu voto seguinte no “Em quem eu votaria”.

Brad Pitt é um ator muito bom, muito versátil, e infelizmente ainda não levou seu Oscar. Este ano ele não só está muito bem no "O Homem que Mudou o Jogo", como também no “Árvore da Vida”. Ganhar em 2012 seria merecidíssimo... se não fosse Jean Dujardin em seu filme mudo.

Melhor Ator Coadjuvante
- Quem deve levar: Christopher Plummer ("Toda Forma de Amor")
- Em quem eu votaria: não tenho como opinar
- Comentários:
Apenas vi 1 dos 5 indicados... Jonah Hill por "O Homem que Mudou o Jogo", que aliás está muito bem! Mas não posso opinar nestas condições. Aliás, dizem que o Oscar para Christopher Plummer é a maior “barbada” para esta edição do Oscar.

Melhor Atriz
- Quem deve levar: Meryl Streep ("A Dama de Ferro")
- Em quem eu votaria: não tenho como opinar
- Comentários:
Mais uma vez., vi apenas 1 dos 5 indicados... Viola Davis por "Histórias Cruzadas", onde está muito bem. Portanto abstenho do meu voto “pessoal”.

Por outro lado, sinto que enfim será a vez de Meryl Streep. Recordista de indicações ao Oscar (17), ela venceu apenas duas vezes... sendo que a última vez no longínquo ano de 1982!

Michelle Williams ("Sete Dias com Marilyn") corre por fora. E estou descartando a vitória da Viola Davis aqui porque estou apostando na vitória da Octavia Spencer como atriz coadjuvante.

Melhor Atriz Coadjuvante
- Quem deve levar: Octavia Spencer ("Histórias Cruzadas")
- Em quem eu votaria: Jessica Chastain ("Histórias Cruzadas")
- Comentários:
O grande diferencial de "Histórias Cruzadas" é a atuação de suas atrizes. 3 delas foram indicadas ao Oscar, e por mim este número poderia chegar a 5 sem nenhum problema.

Octavia Spencer e Viola Davis possuem muito boas chances em suas respectivas categorias. Entretanto (fazer o quê...), não dá para acreditar que a Academia premie duas atrizes negras no mesmo ano. Ainda mais sendo ambas do mesmo filme.

Voltando a esta categoria, tanto Octavia Spencer quanto Jessica Chastain estão excelentes. Vencendo qualquer uma delas, o troféu ficará em ótimas mãos. Mas minha preferência aqui é a Jéssica pelo “conjunto da obra”. Lembram o que escrevi sobre Brad Pitt? Aqui igualmente temos que Jessica Chastain não só mandou muito bem no "Histórias Cruzadas” como também mandou muito bem no “Árvore da Vida”. E em papéis bem distintos, o que valoriza sua versatilidade.

Melhor Diretor
- Quem deve levar: Michel Hazanavicius ("O Artista")
- Em quem eu votaria: Michel Hazanavicius ("O Artista")
- Comentários:
Historicamente a Academia entende que o diretor do Melhor Filme deveria ser o vencedor deste prêmio. Por exemplo, nas 11 edições de Oscar do século XXI em apenas 3 ocasiões o prêmio de “Melhor Diretor” não ficou nas mãos do diretor do filme vencedor.

Porém temos neste ano um “Melhor Filme” extremamente disputado, e então eu não me surpreenderia se 2012 fosse ano de exceção à regra: para “justificar” o equilíbrio a Academia pode optar por “dividir” os Oscars entre os filmes... aproveitando então para premiar filme e diretor distintos.

Mesmo assim, vou ser conservador aqui e votar em Michel Hazanavicius porque entendo que “O Artista” será o vencedor do Oscar de Melhor Filme. E também porque fazer um filme mudo com tanta precisão o faz merecedor do prêmio.

A “Cereja do Bolo”

Não será agora que divulgarei para vocês meus palpites para “Melhor Filme”. Vou reservar a “Cereja do Bolo” pro final e só publicarei o que acho desta categoria no Domingo na hora do almoço.

Na verdade, se prestarem atenção, já deixei escapar acima que meu “Quem deve levar” será "O Artista". Porém já adianto que não será ele quem irei colocar no “Em quem eu votaria”. Fica o suspense até lá.

Me digam os seus palpites!
Entrem na brincadeira também! Escrevam aqui nos comentários quais são vossos palpites para Domingo! Vamos ver quem é o(a) melhor adivinho(a) de todos nós! :)

2 comentários:

marcos.moreti disse...

Vamos lá, Ivan, meus chutes (rs):
Melhor ator
-Jean Dujardin - O Artista
Comentário: para um filme mudo em PB fazer tanto sucesso, seu protagonista tem que ter algo mais.

Melhor atriz
-Meryl Streep - A Dama de Ferro
Comentário: Precisa? Meryl Streep é sempre uma das favoritas. ;-)

Melhor ator coadjuvante
- Max Von Sidow - Tão Perto e Tão Forte
Comentário: não vi nenhum dos filmes, mas pela sinopse, esse tem mais a cara do Oscar. O diretor de Thor corre por fora.

Melhor atriz coadjuvante
-Bérénice Bejo - O Artista
Comentário: semelhante ao de ator... Para cativar o telespectador ela precisa ter uma competência diferenciada. Não acho que a Academia premie os dois, mas quem sabe.

Melhor diretor
-Alexander Payne - Os Descendentes
Comentário: Se Woody Allen não desdenhasse tanto, seria um dos favoritos... Já o Malick, com seu Árvore da Vida foge muito ao estilo e Scorcese ganhou a pouco tempo. Premiar o diretor de 'O Artista' seria fazer a rapa demais, sendo que já apostei nele nas outras categorias.

Melhor Filme
- O Artista
Tem tudo o que eles gostam: homenagem ao cinema, drama, certa ousadia contida (PB)

Ivan disse...

Opa! Valeu mesmo por responder aqui no meu blog. :)

E acho que vc deveria se ouvir mais, Cardinho. Por exemplo: "Bérénice Bejo ... Não acho que a Academia premie os dois, mas quem sabe." hehe.

Este ano eu ganhei... vamos ver no próximo quem levará a melhor hehe. Abs!

Postar um comentário

Crítica Netflix - I Am Mother (2019)

Título :  I Am Mother (idem, Austrália, 2019) Diretor : Grant Sputore Atores principais :  Clara Rugaard, Hilary Swank, Luke Hawker, R...