sexta-feira, 23 de abril de 2021

Crítica - Bela Vingança (2020)

Título: Bela Vingança ("Promising Young Woman", EUA / Reino Unido, 2020)
Diretor: Emerald Fennell
Atores principais: Carey Mulligan, Bo Burnham, Alison Brie, Clancy Brown, Jennifer Coolidge, Connie Britton, Laverne Cox
Nota: 7,0

Mais do que filme de vingança, é uma triste e pesada história sobre abusos contra a mulher

Indicado a 5 Oscares, dentre eles o de Melhor Filme de 2020, Bela Vingança é outro filme que explora duras realidades da sociedade atual. A história apresentada é fictícia, entretanto trata de situações que acontecem diariamente em todos os lugares do mundo.

Na história, Cassandra (Carey Mulligan) era uma estudante de Medicina, até o episódio em que sua melhor amiga é vitima de um estupro coletivo. O evento a fez abandonar a faculdade e toda sua vida social; e após algum tempo ela resolve ser uma espécie de "justiceira", que caça homens abusadores nas noites da cidade onde mora.
 
Vendido como um filme de "suspense", Bela Vingança tem algumas poucas cenas de humor, outras poucas cenas "fofas" e românticas, mas na maioria do tempo temos cenas de drama bem fortes. Com exceção de uma cena (longa, em que eu me contorci na poltrona de angústia e desespero), o filme não mostra nada de violência física. Mas mostra muitas cena de abusos verbais e psicológicos.

Uma ótima escolha do filme foi focar em um tipo especial de "predadores": homens de boa aparência, educados, bem financeiramente... mas que propositalmente embebedam ou drogam mulheres, para posteriormente abusá-las sem restrições. O filme mostra de maneira bem realista como sociedade e  a Justiça (?) costumam ignorar este tipo de abusadores e sempre culpar o comportamento da vítima. Ver isso acontecendo uma vez já é uma experiência bem incômoda; porém ver isto acontecer muitas vezes ao longo do filme o torna bem tenso de ser assistido. Mas, que ótimo que seja assim! Pois em uma sociedade machista e corrupta como a nossa, é muito importante que todos vejam esta história, se choquem, e quem sabe aprendam uma lição importante.

Tecnicamente o filme é bom, a fotografia é excelente, o filme é visualmente bem bonito e colorido. Aliás, sua trilha sonora é alegre e vibrante... e isto não vem por acaso: som e imagem são propositalmente um oposto para a tristeza da história apresentada. Mas o que mais me encantou em Bela Vingança é a atuação de Carey Mulligan. É impressionante como essa (ainda não tão conhecida do grande público) atriz britânica consegue alternar com tanta facilidade entre uma moça "delicada e inocente" e uma pessoa "séria e vingativa".

Bela Vingança receberia uma nota ainda maior minha se o roteiro não tivesse alguns furos que considero relevantes. Um exemplo: em poucos minutos constatamos que Cassandra "eliminou" literalmente dezenas de homens, isso atuando em uma área restrita e sem cuidados demasiados para esconder sua atividade criminosa. É impossível que ela não seria pega pela polícia desta maneira... acho que na vida real ela já estaria presa com menos de 5% das vitimas que fez.

Mesmo com os problemas do roteiro, não se engane: ainda assim ele é bom e definitivamente bem realista. O texto foi escrito por Emerald Fennell, que também é diretora do filme e é uma atriz de TV consideravelmente conhecida (ela está em The Crown, por exemplo). Bela Vingança traz uma história forte, interessante, mas bem "pesada". Gostei bastante do filme, e foi o que mais me "chocou" até agora nesta safra do Oscar deste ano. Mas independente de você gostar ou não deste tipo de filme, recomendo a qualquer adulto do mundo assisti-lo. Sua mensagem precisa chegar a todos. Nota: 7,0



PS: sei que estou me repetindo, porém MAIS uma vez venho aqui criticar a péssima tradução de um título de filme. "Jovem Promissora" (em tradução livre do nome original) representa muito mais o drama de Cassandra do que Bela Vingança, até pois como já disse, o filme não é bem sobre isso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crítica Netflix - I Am Mother (2019)

Título :  I Am Mother (idem, Austrália, 2019) Diretor : Grant Sputore Atores principais :  Clara Rugaard, Hilary Swank, Luke Hawker, R...