domingo, 25 de abril de 2021

É hoje! Confira meus palpites para o Oscar 2021, que acontecerá nesta noite!


Chegou o dia! Hoje a noite termos a 93.ª cerimônia de entrega dos Academy Awards, vulgo Oscar 2021. Quem acompanha meu blog há tempos sabe que sempre faço uma cobertura para o evento. E ainda, que nos últimos anos eu tenho sempre reclamado dos filmes escolhidos, lamentando que a qualidade geral não está alta... Porém para este Oscar de plena pandemia, para minha surpresa gostei bastante dos filmes que vi! É uma "safra" muito boa, uma das melhores dos últimos anos!

Para indicados a Melhor Filme, volto a listar aqui os oito filmes. Infelizmente assisti apenas 6 dos 8, ainda que eu pretenda assistir os dois restantes nas próximas semanas. Os 6 filmes que assisti tiveram suas críticas publicadas por aqui. São os filmes listados abaixo em negrito. Clique no nome para ler minha análise sobre eles:


Quem vai levar? Quem merece levar?

Neste ano, até porque assisti um número menor de filmes, vou dar meus palpites apenas nas 6 categorias principais. E, como sempre, dou meu palpite em quem eu acho que vence, e em quem eu votaria. Confiram!


Melhor Ator Coadjuvante
- Quem vai levar: Daniel Kaluuya (Judas e o Messias Negro)
- Em quem eu votaria: Paul Raci (O Som do Silêncio)
- Comentários: quase não coloco meu voto aqui, ja que só vi 2 dos 5 indicados. Ainda assim resolvi prestigiar Paul Raci e o filme que ele participa. O vencedor da noite deve ser Daniel Kaluuya, que venceu a maioria dos prêmios deste ano até agora.

Melhor Atriz Coadjuvante
- Quem vai levar: Yuh-Jung Youn (Minari)
- Em quem eu votaria: Glenn Close (Era Uma Vez Um Sonho)
- Comentários: de todas as candidatas, a única que ainda não vi é justamente a favorita, a coreana Yuh-Jung Youn. Entendo que esta estatueta é a maior chance de Minari, e por isso mesmo deverá levar o prêmio para casa. Todas as candidatas restantes atuaram muito bem, e pela atuação em si não tenho preferencias... porém esta é a OITAVA indicação à Glenn Close, que nunca venceu. Torço muito para que ela vença dessa vez... acho justíssimo por sua carreira.

Melhor Diretor
- Quem vai levar: Chloé Zhao (Nomadland)
- Em quem eu votaria: Chloé Zhao (Nomadland)
- Comentários: dos 5 indicados assisti apenas 3 dos filmes, e dentre o que vi meu voto vai para a chinesa Chloé Zhao, por Nomadland. Além do bom trabalho, seu filme têm muitas cenas externas, o que representa um desafio maior para a direção. Por ser mulher, e por ter vencido o prêmio de melhor diretor do Sindicato dos Diretores da América, Chloé é a franca favorita.

Melhor Atriz
- Quem vai levar: Carey Mulligan (Bela Vingança)
- Em quem eu votaria: Carey Mulligan (Bela Vingança)
- Comentários: das 5 indicadas, só vi 2 em cena: Carey Mulligan e Viola Davis (por A Voz Suprema do Blues). Ambas estão igualmente excelentes e provam sua versatilidade ao fazer personagens bem "diferentes" de seu visual "normal". Meu voto vai para Carey simplesmente por ela ainda não ter nenhuma estatueta e Viola já ter a sua, ainda que seja de Melhor Atriz Coadjuvante.
Para mim essa é a categoria mais disputada dentre os prêmios principais da noite: Carey Mulligan vem forte nas apostas, porém Viola Davis venceu o prêmio de melhor atriz via Screen Actors Guild, e Andra Day (por The United States vs. Billie Holiday) recebeu o prêmio de melhor atriz no Globo de Ouro. Qualquer uma destas 3 que levasse o Oscar para casa não surpreenderia.

Melhor Ator
- Quem vai levar: Chadwick Boseman (A Voz Suprema do Blues)
- Em quem eu votaria: Anthony Hopkins (Meu Pai)
- Comentários: claro que a atuação de Boseman foi boa e uma indicação merecida, porém nem ele nem os demais candidatos que assisti chegam perto da performance de Anthony Hopkins. Infelizmente para Sir Anthony, duvido que a Academia vai perder a oportunidade de dar um prêmio póstumo ao Pantera Negra.

Melhor Filme
- Quem vai levar: Nomadland
- Em quem eu votaria: Meu Pai
- Comentários: dos 8 indicados, eu vou até colocar em ordem quem eu acho que tem mais chances de vencer: Nomadland em 1º, Minari em 2º, e Os 7 de Chicago em 3º. Entendo que estes três tem possibilidades reais de levar a estatueta máxima e ficaria muuuuito surpreso se o prêmio não ficasse entre eles. Mas Nomadland aparece como favorito por ter levado a maioria dos prêmios até agora. Eu voltaria em Meu Pai, que gostei tanto que lhe dei uma das raras notas 9,0 deste blog. Mas não o vejo com qualquer chance de ganhar aqui, infelizmente.


Não percam!
A cerimônia do Oscar é NESTE domingo dia 25/04. As imagens do famoso "tapete vermelho" começam as 20h, sendo que a premiação em si começará as 22h. A transmissão será feita pelo canal pago TNT e na Globo pela TV aberta, sendo que na Globo a transmissão só começará depois da meia-noite, após o Big Brother. A expectativa é que tanto TNT quanto Globo liberem a transmissão gratuitamente pelos seus respectivos sites de streaming.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crítica Netflix - I Am Mother (2019)

Título :  I Am Mother (idem, Austrália, 2019) Diretor : Grant Sputore Atores principais :  Clara Rugaard, Hilary Swank, Luke Hawker, R...