quarta-feira, 21 de abril de 2021

Crítica - Nomadland (2020)


Título: Nomadland (idem, Alemanha / EUA, 2020)
Diretora: Chloé Zhao
Atores principais: Frances McDormand, David Strathairn, Bob Wells, Peter Spears, Derek Enders, Linda May, Charlene Swankie
Nota: 8,0

Impressionante relato sobre os "nômades" gerados pela economia estadunidense

Com 6 indicações ao Oscar, e um dos favoritos a receber o prêmio máximo de Melhor Filme, Nomadland é uma adaptação do livro Nomadland: Surviving America in the Twenty-First Century, de 2017. E o subtítulo da obra original descreve muito bem a trama do filme: mostrar a vida de pessoas "nômades", que moram em seus próprios veículos, e passam a vida se deslocando sazonalmente pelos EUA em busca de empregos temporários.

Estamos diante (e muito literalmente) de um road movie, e vemos o mundo através dos olhos de Fern (interpretado pela sempre excelente Frances McDormand), uma viúva de 60 anos que perdeu praticamente tudo após sua cidade Empire ter sido abandonada após o fechamento da indústria de gesso que sustentava toda aquela comunidade. Em busca de sobrevivência, e ao mesmo tempo sem nenhuma vontade de ter novo relacionamento amoroso, Fern mora dentro de sua Van e percorre o país em busca do próximo emprego de alguns meses.

Sendo "novata" na sua aventura, Fern acaba conhecendo toda uma comunidade de "nômades". Alguns poucos jovens levam essa vida por opção... mas em geral a maioria destas pessoas são idosos que não conseguem se fixar em mais nenhum lugar, ou porquê não têm aposentadoria (e aí precisam viajar até encontrar algum emprego qualquer), ou porquê não tem mais família, ou pela mistura dos dois.

Chega a ser um pouco surpreendente e chocante a grande quantidade de pessoas que levam esta vida em um país tão rico como os EUA. O filme não chega a incomodar pelas imagens em si, afinal, não há também uma grande pobreza... eles possuem roupas, conseguem se alimentar... o que realmente entristece é ver idosos tantos idosos solitários, e tendo que trabalhar "para sempre".

Nomadland possui várias semelhanças com filme que descrevi no meu artigo passado, O Som do Silêncio (2020). Ambos mostram personagens protagonistas fictícios, porém a maioria dos coadjuvantes são pessoas que vivem o drama na vida real: Linda May e Charlene Swankie são "nômades" de verdade, assim como Bob Wells é de fato um influente líder para estas pessoas. Ainda que as histórias mostradas em Nomadland misturem ficção e realidade, o filme se mostra bastante realista.

Tecnicamente Nomadland também vai muito bem, com boa fotografia nos mostrando as mais diversas paisagens, boa edição, e um roteiro ainda melhor do que em O Som do Silêncio. Não podemos deixar de destacar que direção e roteiro (ambas indicadas ao Oscar) são da chinesa Chloé Zhao, e são indicações históricas.

E finalmente, terminando minha comparação com O Som do Silêncio, há um ponto em que os filmes são radicalmente diferentes: enquanto o primeiro é bem agitado, "nervoso", Nomadland é contemplativo, mais sábio... reflexo da experiência de sua protagonista.

Nomadland é um grande filme e uma grande história porque vai além da jornada física pelas cidades dos EUA; é também uma jornada sobre o envelhecimento, sobre perdas, e uma leve crítica ao mundo totalmente insano que vivemos hoje. Não deixa de ser marcante constatar que em seus anos finais de vida, estas pessoas só encontram um pouco conforto no contato com a natureza e por viver em partilha em pequenas comunidades. Não foi assim que a humanidade passou a maior parte de sua existência? Para quem está disposto a refletir sobre a vida, Nomadland é uma ótima indicação. Nota: 8,0



PS: a história da cidade de Empire (no estado de Nevada, EUA) é real, mas a partir de 2016 sua situação melhorou "levemente", ao ser comprada por uma mineradora. Hoje a cidade possui cerca de 200 habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crítica Netflix - I Am Mother (2019)

Título :  I Am Mother (idem, Austrália, 2019) Diretor : Grant Sputore Atores principais :  Clara Rugaard, Hilary Swank, Luke Hawker, R...