domingo, 30 de julho de 2023

Crítica - Oppenheimer (2023)

TítuloOppenheimer (idem, EUA / Reino Unido, 2023)
Diretor: Christopher Nolan
Atores principaisCillian Murphy, Emily Blunt, Matt Damon, Robert Downey Jr., Florence Pugh, Josh Hartnett, Casey Affleck, Rami Malek, Kenneth Branagh, Benny Safdie, Dane DeHaan, Jason Clarke, David Krumholtz, Tom Conti, Alden Ehrenreich
Nota: 7,0

Nolan reaprende a contar histórias, mas seu ego ainda atrapalha

Acostumado a escrever os roteiros para seus filmes, e sendo todos de ficção, foi uma considerável surpresa ver que o novo trabalho de Christopher Nolan, Oppenheimer, se trata da adaptação de um livro (e aliás não um livro qualquer... uma biografia!). Trata-se American Prometheus, de 2005, escrito por Kai Bird e Martin J. Sherwint e vencedor de Prêmio Pulitzer.

A história conta a vida do físico teórico estadunidense J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), creditado mundialmente como o "pai da bomba atômica". Em termos de roteiro, ele não é contado de maneira totalmente linear, e é apresentado em 3 frentes: temos uma audiência interna na qual Oppenheimer é interrogado, outra audiência posterior e aberta ao Senado (sem a presença do cientista), e finalmente dezenas de cenas em que vemos Oppenheimer de fato "fazendo" o que está sendo dito nas investigações; esta é a maior parte do filme.

Ambas audiências são situadas na década de 50, e acabam recontando toda a saga de Oppenheimer, do começo de sua carreira até a construção da bomba. A audiência no Senado é filmada em branco-e-preto, e isto representa que mostra os fatos "crus". Já todas as demais cenas, por terem a presença do físico nelas, são sob seu ponto de vista, e são filmadas em colorido.

Antes de tudo, Oppenheimer é um filme sobre História, sobre Política, e sobre a pessoa complexa e controversa que Robert Oppenheimer foi. Porém, a maneira com que Christopher Nolan fez seu filme, sempre com cenas curtas e aceleradas, e com diálogos do mesmo modo, Oppenheimer quase se torna um filme de ação. São exatas 3 horas de projeção, mas você não sente o tempo passar. A história é muito dinâmica e muito interessante.

Como sempre também em todos os filmes de Nolan, seu filme está apoiado em uma fotografia magnifica, e em um enorme elenco de atores famosos e de alto nível. Cillian Murphy, o protagonista, está excelente. As duas principais atrizes, Emily Blunt e Florence Pugh, também estão muito bem. Mas minha maior surpresa foi ver tanto Matt Damon quanto Robert Downey Jr., que são bem caricatos, atuarem com bastante eficiência e com poucos deslizes.

Depois de vários filmes onde Nolan passa mais tempo tentando explicar o mundo que criou, do que focar no próprio conto que quer mostrar, é muito satisfatório ver que ele enfim voltou a fazer o que no passado mostrou saber fazer muito bem, que é contar histórias. Porém, infelizmente Nolan ainda não voltou aos seus melhores trabalhos, já que sua enorme ambição e ego ainda atrapalham.

A começar, quanto as imagens da explosão da bomba nuclear. Nolan fez uma propaganda absurda, se gabando de que tudo foi feito sem efeitos de computador. E mais ainda, que tudo é tão real e grandioso que precisa ser visto em iMAX; que aliás nem o iMAX conseguiu captar tanta grandiosidade infelizmente... Bem... não vejo desta forma. Claro, as imagens são bonitas, mas se tivessem sido feitas em computador, não vejo grande impacto no resultado. Aliás o impacto da explosão em si é bastante frustrante em termos de imagem... só vale a pena pelo som... e coisa de 5 segundos. Minha conclusão? Oppenheimer sequer é um filme que você "precise" assistir nos cinemas. Afinal, de maneira incoerente com sua propaganda, Nolan tratou em seu filme a explosão como algo muito coadjuvante. O que importa mesmo para ele é a vida de Robert Oppenheimer.

Na trilha sonora, Nolan usa uma mão "pesada", e alterna entre um tom de "épico/triunfo" e "drama interior" o tempo todo... temos uma música forte e alta quase o tempo todo, o que nos leva a alguns problemas de ritmo... é como se o filme tivesse um clímax a cada 20 min.

Mas o pior é quando o diretor / escritor quer "fazer Arte". As cenas de nudez são completamente desnecessárias; e o desfecho do filme, onde temos duas mini reviravoltas, apenas para passar a impressão de que o roteiro é "genial", foi decepcionante. Me senti mais enganado do que qualquer outra coisa, além de que é um final cujo tom é diferente do restante do resto que foi apresentado.
 
Com muitos prós e alguns contras, a conclusão para Oppenheimer é que Nolan enfim deixou a descendente que vinha em seus filmes e parece reencontrar o bom caminho. Que continue assim. E independente de tudo que falei sobre Nolan nesta crítica (e falei bastante rs), para quem gosta de História, Política, ou simplesmente de um bom filme, Oppenheimer é uma escolha certa. Nota: 7,0


PS: tudo começou como piada, porém o meme Barbenheimer, que ria do fato que os filmes de BarbieOppenheimer tiveram lançamento mundial no mesmo dia, e até "convidava" as pessoas a ter a experiência de assistirem os dois filmes no mesmo fim de semana de estréia, acabou tendo um efeito bastante inesperado e lucrativo. Com isso, a bilheteria de ambas as produções catapultaram e tiveram ótimos resultados (cerca de US$ 800 milhões somados na primeira semana), o que por sua vez, infelizmente, acabou virando "prejuízo" principalmente para Missão: Impossível - Acerto de Contas - Parte UmIndiana Jones e a Relíquia do Destino.

segunda-feira, 24 de julho de 2023

Curiosidades Cinema Vírgula #017 - Conheça o "Ângulo Holandês" ("Dutch Angle")


Hoje vamos conhecer sobre uma técnica bastante utilizada nos cinemas, mas que muita gente não repara, ou até repara, mas não sabe seu nome ou sua função. Trata-se do Ângulo Holandês (Dutch Angle), que como veremos a seguir, foi bastante usado no recente Missão: Impossível - Acerto de Contas - Parte Um, e foi isto que me motivou a escrever este texto. ;)

O Ângulo Holandês é uma técnica cinematográfica onde ao filmar a câmera é levemente girada (ou "tombada") de modo que a linha do horizonte da tomada não fique paralela à parte inferior do quadro do filme. Isso produz um ponto de vista semelhante a inclinar a cabeça para o lado. O objetivo do uso de um Ângulo Holandês é causar uma sensação de mal-estar, desorientação ou tensão para o espectador.

Por exemplo, na imagem escolhida acima, como título deste artigo para ilustrar o Ângulo Holandês, retirada de Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 (2011), o diretor David Yates optou por "entortar" a câmera para que o espectador pudesse compartilhar de uma maneira mais forte o medo / mal-estar que o trio de personagens está sentindo.

Os primeiros usos desta técnica surgem no Movimento Expressionista do cinema alemão dos anos 1920 e 1930. Pois é... alemão e não holandês: o nome "Dutch" (holandês) que acabou ficando famoso nada mais é que um erro ortográfico / corruptela do termo original "Deutsch" (alemão), este sim o correto.

Como exemplo emblemático do uso nos antigos filmes alemães, vemos na imagem acima um exemplo do Ângulo Holandês em Das Cabinet des Dr. Caligari (O Gabinete do Dr. Caligari, de 1920), filme este, aliás, que o personagem de Nicolas Cage elogia aos montes em seu O Peso do Talento (2022).

Voltando então ao que eu disse anteriormente, há várias cenas usando o Ângulo Holandês em Missão: Impossível - Acerto de Contas - Parte Um. E isto acontece por um motivo extra, aliás: trata-se de uma homenagem ao primeiro filme da franquia, Missão Impossível (1996), onde o então diretor Brian De Palma usou muito deste recurso. Neste Acerto de Contas - Parte Um você pode ver o Ângulo Holandês por exemplo em muitos momentos da sequência da negociação dentro da boate em Veneza (que representa o desconforto dos personagens no local, e/ou que aquilo é uma armadilha), ou ainda, vemos este recurso de imagem em algumas das vezes em que se dá um close no vilão Gabriel (para sugerir que ele não é confiável, ou está mentindo).

Em Missão: Impossível (1996), a câmera gira imediatamente após Ethan Hunt perceber que seu chefe desconfia que ele causou o ataque terrorista, refletindo a tensão / incômodo do personagem

E se você chegou até aqui, lá vai um presente: vá no Google, escreva dutch angle no campo de pesquisa, clique em pesquisar e veja o que acontece. É bem divertido! ;)



PS: Já viu as outras curiosidades do Cinema Vírgula? É só clicar aqui!

quinta-feira, 20 de julho de 2023

Crítica - Missão: Impossível - Acerto de Contas - Parte Um (2023)

Título: Missão: Impossível - Acerto de Contas - Parte Um ("Mission: Impossible - Dead Reckoning Part One", EUA, 2023)
Diretor: Christopher McQuarrie
Atores principaisTom Cruise, Hayley Atwell, Ving Rhames, Simon Pegg, Rebecca Ferguson, Vanessa Kirby, Esai Morales, Pom Klementieff, Henry Czerny, Shea Whigham, Cary Elwes, Greg Tarzan Davis
Nota: 7,0

A melhor franquia de ação da atualidade está de volta

Depois de cinco anos, Missão Impossível está de volta! O sétimo filme da franquia se chama Missão: Impossível - Acerto de Contas - Parte Um, e como o próprio título diz, é a primeira parte de uma trama que terá continuação (o Parte Dois está previsto para daqui um ano, porém com a atual greve de roteiristas e atores em Hollywood, poderá sofrer atrasos).

Para este novo Missão Impossível, Tom Cruise e o diretor / roteirista Christopher McQuarrie resolveram trazer como "novidade" o exagero. Com isso, temos um elenco com um número bem grande de personagens relevantes (a foto acima é um exemplo disto), e uma história que durará dois filmes.

E como tem sido desde Missão Impossível 4, temos aqui mais uma vez um filme excepcional em termos de ação e aventura. São muitas as qualidades de Missão: Impossível - Acerto de Contas - Parte Um, e elas vão além da ação: novamente temos ótima fotografia, os mais belos e diversos figurinos e localidades, e atores excelentes, muito competentes e carismáticos.

Os filmes de Missão Impossível também costumam ter algumas piadas e cenas de humor, mas neste Missão: Impossível - Acerto de Contas - Parte Um isso é aumentado, para minha surpresa. Provavelmente estamos diante do filme mais "piadista" da série. Na trama da vez, Ethan Hunt (Tom Cruise) é retirado da aposentadoria pela IMF para encontrar um par de chaves que pode deter "A Entidade", uma Inteligência Artificial que está prestes a "dominar o mundo". Porém a corrida para obter as chaves é mundial, e em seu caminho o agente também cruza com a ladra Grace (Hayley Atwell) e vilão terrorista o Gabriel (Esai Morales), que apesar de nunca ter aparecido nos filmes antes, é apresentado como "o maior rival / inimigo" de Ethan.

Acerto de Contas - Parte Um traz uma sequencia de ação melhor que a outra (e todas bem diferentes entre elas). A primeira é uma batalha de submarinos; a segunda um tiroteio em plena tempestade de areia... E então também começam os problemas. Duas das melhores e mais difíceis cenas de ação do filme - a da perseguição de carros em Roma, e a fuga do trem - são longas, longas demais.

Apesar deste Missão Impossível ser muito bom, aquela palavrinha que disse no começo deste texto - exagero - também é responsável por diminuir a qualidade do filme. Acerto de Contas - Parte Um tem problemas de ritmo, às vezes até cansa, e portanto acaba sendo inferior que os dois filmes anteriores, Nação Secreta (2015) e Efeito Fallout (2018). O próprio filme é muito longo, 2h e 43min, e olha que isto é apenas metade de uma história completa... Um clássico exemplo de quando o "mais" vira "menos".

Acerto de Contas - Parte Um também derrapa no roteiro quando resolve trocar a ação e explorar os sentimentos de Ethan com Grace e Ilsa (Rebecca Ferguson). O roteiro é ótimo na ação e na comédia, mas ruim no drama e no romance. E o duelo de Ilsa contra o vilão Gabriel é péssimo, mal coreografado, é a pior coisa do filme.

Com muitas virtudes e alguns defeitos, Missão: Impossível - Acerto de Contas - Parte Um mostra pela quarta vez seguida que Tom Cruise e seu Missão Impossível continuam a ser uma das melhores - senão a melhor - franquia de ação dos últimos tempos. E o bom é que já sabemos que a diversão vai continuar e logo logo poderemos desfrutar uma Parte DoisNota: 7,0


PS1: quando Missão: Impossível - Acerto de Contas nasceu, esta história dividida em 2 partes foi anunciada como a última aventura da franquia nos cinemas. Não à toa, o Parte 1 trouxe várias referências / homenagens aos filmes anteriores, como por exemplo, os agentes usando máscaras. Porém, hoje, este cenário é incerto. Tom Cruise, semanas atrás na estréia de Indiana Jones e a Relíquia do Destino, "invejou" ver Harrison Ford atuando com mais de 80 anos e disse que gostaria de estar fazendo filmes de Missão Impossível até a idade dele; e Christopher McQuarrie afirmou nesta semana que não será o fim da franquia e já tem idéias para um filme 9. Dadas estas declarações eu até iria cravar que teríamos mais filmes, porém, por enquanto a bilheteria de Acerto de Contas Parte 1, embora boa, está um pouco abaixo do esperado pelo estúdio. Então veremos o que o futuro aguarda.

PS2: a loucura da vez de Tom Cruise, para promover o filme, foi saltar de um penhasco, com uma moto, soltar a moto e continuar o caminho de paraquedas. Totalmente insano! Você pode ver o vídeo de bastidores aqui abaixo. E caso você ache que este completo maluco pulou deste jeito apenas uma vez... acho melhor assistir as imagens... vale a pena ;)

domingo, 9 de julho de 2023

Crítica - Elementos (2023)

Título: Elementos ("Elemental", EUA, 2023)
Diretor: Peter Sohn
Atores principais (vozes): Leah Lewis, Mamoudou Athie, Ronnie del Carmen, Shila Ommi, Wendi McLendon-Covey, Catherine O'Hara
Nota: 7,0

Pixar faz reciclagem, mas retoma seu encanto

Com a Pixar já há alguns vários anos fazendo filmes medianos e nada inovadores - os dois últimos que avaliei aqui tiveram notas ruins (Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica e Lightyear) e o filme anterior do diretor Peter Sohn idem (O Bom Dinossauro) - não estava muito animado para ver Elementos, que pelo título me parecia uma cópia de Divertida Mente. Afinal, se este último apresentava e antropomorfizava os sentimentos humanos, Elementos faz o mesmo com os 4 elementos base da natureza: ar, terra, água e fogo.

E de fato essa cópia de filmes acontece, mas de um modo diferente, já que a história de Elementos é bem distinta de Divertida Mente. Na trama, vemos uma família do elemento fogo acabando de se mudar para a grande Cidade Elemento. Após instalarem com sucesso uma loja de conveniência, um acidente causado pela jovem de fogo Faísca faz com que a loja seja interditada. É então que ela se une ao jovem de água Gota, e ambos correm contra o tempo que a interdição da loja não vire um fechamento definitivo.

O roteiro de Elementos é um bocado caótico, e fala de tudo um pouco. Ele aborda racismo, imigração, família, herança, crescimento, primeiro amor... e resta à protagonista Faísca lidar com tudo isto de uma vez só. Mas como leve defesa à essa bagunça que é o roteiro, assim também é a vida, não?

Portanto é neste ponto que digo que Elementos acaba reciclando filmes anteriores. Ele pega muitos dramas distintos, coloca em um só filme, e pronto: em termos de história, nada de novo. Porém, o surpreendente é que de algum jeito toda esta mistura funciona! E muito bem! Elementos consegue trazer vários momentos de emoção para a tela, e a história me emocionou e cativou como há muitos anos a Pixar não fazia.

Se em termos de roteiro o filme não inova, não se pode dizer o mesmo em som e imagem. Quanto a animação, é muito impressionante e diferente ver os personagens de água e fogo na tela. Principalmente os de fogo... é uma constante mutação de cores e formas, muito bonito, muito diferente... parece até algo meio místico... O que me leva a trilha sonora... em geral uma música instrumental "pesada", que traz muito mais um clima de meditação ou psicodélico do que comédia ou ação; algo realmente muito incomum para um filme infantil.

Aliás, Elementos tem várias piadas espalhadas ao longo da trama, mas em geral o filme trata temas sérios, como se pode constatar pelo meu terceiro parágrafo acima. Acho que é o filme da Pixar com menos humor que já assisti. Ainda assim, vi o filme com minha sobrinha de 7 anos e ela adorou. Acho que o deslumbre visual de Elementos, somado ao carisma e "fofura" de seus personagens, acaba tornando o filme universalmente bem agradável.

Elementos recebeu até agora apenas uma leve aprovação de crítica e bilheteria, mas eu gostei muito. Ainda que não seja espetacular, é uma das melhores coisas da Pixar dos últimos anos. Ah, e se for mesmo assistir, leve sua caixa de lenços. Nota: 7,0


PS: antes do filme há o curta-metragem O Encontro de Carl, continuação de Up: Altas Aventuras (2009). É a Pixar voltando a sua tradição de curtas inéditos antes de seus longas nos cinemas, coisa que não fazia desde 2018.

PS 2: não há cenas pós créditos... esta antiga tradição da Pixar ainda não voltou.

PS 3: Muito da história de Elementos é baseada em situações pelas quais passaram a família do diretor Peter Sohn (seus pais imigraram da Coréia do Sul para Nova York), e também de outros animadores e roteiristas da Pixar que também são imigrantes ou descendentes de imigrantes.

sábado, 1 de julho de 2023

Crítica - Indiana Jones e a Relíquia do Destino (2023)

Título: Indiana Jones e a Relíquia do Destino ("Indiana Jones and the Dial of Destiny", EUA, 2023)
Diretor: James Mangold
Atores principais: Harrison Ford, Phoebe Waller-Bridge, Mads Mikkelsen, Toby Jones, Boyd Holbrook, Ethann Isidore, Olivier Richters, John Rhys-Davies, Antonio Banderas
Nota: 6,0

Apesar de um meio de filme bem ruim, Indiana se despede de modo satisfatório

O maior dos heróis de aventura está de volta, e para seu 5º e último filme. Como em toda história de Indiana Jones, a trama é a busca por um antigo artefato, misturando ficção e realidade. E não poderia ser diferente em Indiana Jones e a Relíquia do Destino, claro: portanto, o MacGuffin da vez se trata da Máquina de Anticítera.

O filme começa em 1944, no final da Segunda Guerra Mundial, e neste ato que dura entre 20 a 30 minutos vemos um Indiana Jones (Harrison Ford) ainda consideravelmente jovem, com o rosto rejuvenescido por imagens de computador. É uma boa sequência, que copia bastante dos filmes clássicos, mas com imagens em geral meio escuras. Não sei se o objetivo foi deixar tudo propositalmente menos nítido, para deixar eventuais faltas de realismo no rosto de Ford mais evidentes... mas de qualquer forma, a Fotografia em Indiana Jones 5 não é muito boa em geral.

Imagens da Máquina de Anticítera real, cuja construção ter sido feita por Arquimedes é apenas especulação

Após esta introdução, vamos para o tempo presente da história - que neste caso é 1969 - onde somos apresentados aos demais personagens principais da trama. Temos então a afilhada de Jones, Helena Shaw (Phoebe Waller-Bridge), e o cientista nazista Jürgen Voller (Mads Mikkelsen), que estão em disputa para encontrar o famoso artefato primeiro.

E é neste momento que Indiana Jones e a Relíquia do Destino começa a degringolar. Primeiro temos uma nova e longa cena de perseguição pela cidade de Nova York, que até é boa. Mas depois a ação já corta para Marrocos, onde temos outra cena de perseguição, agora em carros, e que é péssima. Nada dela faz sentido, a lógica e a continuidade das cenas inexiste... é como se fosse uma união do pior de Missão Impossível com Velozes e Furiosos. Isso sem falar que o espectador teve que assistir duas longas seqüências de ação sem nenhuma pausa. Em termos de ritmo e estrutura narrativa, isso é péssimo.

Após esta parte, os heróis e vilões partem para a Grécia e aparentemente o ar europeu fez melhorar bem as idéias dos roteiristas, já que a partir de então, Indiana Jones e a Relíquia do Destino entra nos eixos e se mantém em bom nível até seu final. Não posso negar que pelo menos na meia hora final do filme, estive bem feliz e empolgado.

O desfecho de Indiana Jones 5 me surpreendeu positivamente por conseguir ser um pouco diferente dos demais filmes da franquia. Primeiro, pela sua estrutura, e segundo, porque ele resolve também debater sobre o envelhecimento. Parece que aqui enfim o diretor / co-roteirista James Mangold justificou sua contratação, já neste aspecto ele agradou bastante com seu filme Logan (2017).

Como conclusão, Indiana Jones e a Relíquia do Destino é pior que os três primeiros filmes da série, mas é melhor que Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008). Portanto, para os fãs da franquia, a existência desse novo filme faz com que o ato final do Dr. Jones nos cinemas tenha um gosto mais palatável. Nota: 6,0.

Meu amigo John Rhys-Davies também está no filme, de volta como Sallah


PS 1: não há cenas pós créditos.

PS 2: sendo Indiana Jones minha franquia favorita, já escrevi vários artigos sobre ela no Cinema Vírgula. Clique aqui para vê-los!

segunda-feira, 26 de junho de 2023

O Cinema Vírgula visita Gramado!!!


O Festival de Cinema de Gramado, é um dos 4 festivais de cinema mais importantes do Brasil (juntamente com os de Brasília, Rio de Janeiro, e São Paulo). É também o maior em termos de público, e certamente o que hoje tem maior repercussão na mídia, e consequentemente, maior apelo popular. Em 2022 ele completou 50 anos de existência, e eu tive o privilégio de, neste mesmo ano (porém em Outubro - o evento aconteceu meses antes, em Agosto), conhecer Gramado-RS e o local do Festival.

Demorou quase um ano rs, mas enfim tive tempo para me organizar e agora compartilho com vocês algumas fotos e histórias que tive por lá. Bora viajar juntos? ;)

O Palácio dos Festivais

O festival tem como sua sede o Palácio dos Festivais, que é o prédio da imagem acima, do título deste artigo. Dentro dele, temos a sala de cinema "Cine Embaixador", com capacidade para cerca de 1000 lugares, e também o Museu do Festival de Cinema, que fica no andar superior. Para acessar o museu, se paga R$ 20,00 (ou R$ 10,00 se tiver alguma promoção no dia, que foi meu caso). Dentro do museu há uma exposição de objetos e painéis informativos, tanto a respeito do Festival de Gramado, como do Cinema Brasileiro em geral.

De dentro do Cine Embaixador, onde são exibidos os filmes do Festival

Ao redor do Palácio dos Festivais temos algo similar a "Calçada da Fama" de Hollywood, trata-se do "Caminho das Estrelas", onde vários nomes do cinema nacional deixaram suas mãos gravadas na calçada. Não são tantas placas assim (diria que estamos por volta de umas 20 atualmente), e abaixo vocês terão uma idéia do que se trata.

O Caminho das Estrelas, e ao lado a placa de 3 dos "homenageados"

Voltando a parte do Museu, embora não muito grande, ele é interessante e inclusive traz alguns itens para interagir. Por exemplo, há em uma parede um painel com várias perguntas sobre o cinema nacional. Abaixo, para dar um gostinho, coloco um vídeo. Quero ver se vocês acertam a resposta. Dica: se você leu este artigo aqui antes e acha que a resposta seria "Os Estranguladores", não é... porque aquele filme não se encontra preservado.


E o Kikito vai para...

O Festival de Gramado também possui sua estátua icônica... o Kikito! Prêmio máximo concedido no Festival, e consequentemente, em premiações nacionais, esta pequena e muito simpática estatueta de 33cm possui uma história bem curiosa.

Primeiro que a estátua foi criada em 1966, originalmente para premiar obras de artesanato, e também acabou virando um símbolo da cidade de Gramado. Por isso mesmo, quando a primeira edição do Festival de Cinema ocorreu em 1973, o Kikito já assumiu oficialmente seu lugar como o prêmio símbolo desta celebração.

Outra curiosidade é que nos anos 80 a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, dona do Oscar, processou o Festival de Gramado, alegando que o Kikito seria um plágio de sua estatueta. Porém, a reclamação foi negada e nós brasileiros continuamos a exibir o Kikito para quem quisermos ;)

Foi só o Cinema Vírgula passar em Gramado que eles fizeram questão de me homenagear com um Kikito! :P


sábado, 24 de junho de 2023

Especial Indiana Jones - Os Livros do Universo Expandido


Falta muito pouco!!! Apenas 5 dias para a estréia no Brasil do 5º e último filme de Indiana Jones nos cinemas, Indiana Jones e a Relíquia do Destino, que estreará em 29 de Junho.

E para que todos entrem ainda mais no clima, vamos com um novo artigo sobre o mais famoso arqueólogo de todos!

Os livros de Indiana Jones

Com o enorme sucesso mundial feito pelos filmes de Indiana Jones nos anos 80, obviamente que George Lucas - ainda mais ele - iria querer explorar a franquia em outras mídias. Desde então já vimos nosso aventureiro em todos os lugares: Brinquedos, Videogames, RPGs, Quadrinhos (pela Marvel Comics nos anos 80, e pela Dark Horse dos anos 90 em diante), Série de TV (de nome O Jovem Indiana Jones, de 1992, e que durou apenas duas temporadas)...

Mas o mais próximo que se pode chegar das histórias dos filmes de Indy - tanto em sensação quanto em qualidade - estão nos livros. Não me refiro aos livros-jogos, nem a alguns livros infanto-juvenil publicados, e sim aos cerca de 20 "romances" (ou seja, livros normais para adultos, que não são infantis), que foram lançados até hoje. Por enquanto (até que eu saiba) apenas UM deles foi traduzido para a língua portuguesa.

Os livros da Bantam Books

Após ter escrito e publicado a adaptação em livro do filme Indiana Jones e a Última Cruzada (1989), o escritor estadunidense Rob MacGregor recebeu o convite de George Lucas para escrever histórias inéditas do herói. Então, através da editora Bantam Books, ele escreveu 6 títulos:

Indiana Jones and the Peril at Delphi (1991)
Indiana Jones and the Dance of the Giants (1991)
Indiana Jones and the Seven Veils (1991)
Indiana Jones and the Genesis Deluge (1992)
Indiana Jones and the Unicorn's Legacy (1992)
Indiana Jones and the Interior World (1992)

MacGregor foi trocado por Martin Caidin, que depois de escrever os dois livros seguintes, teve que ser substituído por motivo de doença; entrou Max McCoy, que escreveu os quatro últimos livros da série:

Indiana Jones and the Sky Pirates (1993)
Indiana Jones and the White Witch (1994)
Indiana Jones and the Philosopher's Stone (1995)
Indiana Jones and the Dinosaur Eggs (1996)
Indiana Jones and the Hollow Earth (1997)
Indiana Jones and the Secret of the Sphinx (1999)

Os 12 livros da série publicada pela Bantam Books possuem algumas características: eles são todos prequelas dos filmes, ou seja, se passam cronologicamente antes de 1935. Outro detalhe é que os livros passavam por certas proibições de George Lucas... por exemplo, os livros não podiam ter cenas de sexo ou palavrões porque deveriam ser para "todas as idades". Dentre outras restrições, Lucas não permitiu viagens no tempo e nem o uso de alguns personagens dos filmes, especialmente de Marion Ravenwood, para a qual ele tinha "planos futuros". Marcus Brody e Sallah, entretanto, aparecem em algumas histórias.

A série de livros da Bantam Books em geral tem boa aceitação pelos fãs de Indiana Jones. Eu já li dois deles: Indiana Jones and the Genesis Deluge e Indiana Jones and the Unicorn's Legacy, e é por isso que ambos aparecem no início deste artigo. Não são tão bons quanto os filmes, mas são legais, bom entretenimento. E o terceiro livro que escolhi para mostrar na imagem principal, trata-se de Indiana Jones and the Seven Veils, que costuma ser apontado entre um dos melhores da série, além de se passar boa parte no Brasil. E provavelmente por isso, é justamente ele que foi traduzido para cá, trazido em 1993 como Indiana Jones e os Sete Véus pela editora Salamandra. Repararam que a capa deste livro na imagem está em português?

E tem mais livros!

Além dos livros da Bantam Books, há uma série cuja publicação é bem mais obscura: trata de um conjunto de 8 livros do escritor alemão Wolfgang Hohlbein, publicados pela editora Goldmann Verlag. A série existe apenas em alemão e em holandês (exatamente, sequer foi traduzida para o inglês), e ao contrário dos livros da Bantam, suas histórias se passam todas cronologicamente DEPOIS dos filmes clássicos, ou seja, acontecem a partir da década de 1940. São eles (e entre aspas, ao lado, segue a tradução livre em português, do título original em alemão):


Indiana Jones und das Schiff der Götter (1990) – "Indiana Jones e o Navio dos Deuses"
Indiana Jones und die Gefiederte Schlange (1990) – "Indiana Jones e a Serpente Emplumada"
Indiana Jones und das Gold von El Dorado (1991) – "Indiana Jones e o Ouro de El Dorado"
Indiana Jones und das verschwundene Volk (1991) – "Indiana Jones e os Desaparecidos"
Indiana Jones und das Schwert des Dschingis Khan (1991) – "Indiana Jones e a Espada de Genghis Khan"
Indiana Jones und das Geheimnis der Osterinseln (1992) – "Indiana Jones e o Segredo da Ilha de Páscoa"
Indiana Jones und das Labyrinth des Horus (1993) – "Indiana Jones e o Labirinto de Hórus"
Indiana Jones und das Erbe von Avalon (1994) – "Indiana Jones e o Legado de Avalon"


E... em 2009, tivemos o surgimento de uma nova série(?) de livros, pela editora Del Rey Books. Tentando surfar na onda do então novo filme Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008) depois de quase 3 décadas tivemos um novo livro de Indy em inglês lançado, que foi: "Indiana Jones and the Army of the Dead" (2009), escrito pelo estadunidense Steve Perry, conhecido por livros das franquias de Tom Clancy, Star Wars e Aliens dentre outros.

Mas como o livro não foi muito bem de vendas, a obra foi um lançamento isolado.





Já conheciam os livros de Indiana Jones? Já leu algum deles? Se animou a ler algum deles a partir de agora? Escreva nos comentários!

segunda-feira, 19 de junho de 2023

Curiosidades Cinema Vírgula #016 - O 19 de Junho e o primeiro filme brasileiro


Vocês sabiam que hoje, dia 19 de Junho, é o Dia do Cinema Brasileiro?

Mas, apesar da oficialização da data, ela é um pouco controversa, assim como os registros dos primeiros anos relacionados ao cinema no Brasil. Vamos à cronologia.

A exibição de cinema no Brasil aconteceu em 8 de Julho de 1896, no Rio de Janeiro, foi realizada pelo belga Henri Paillie e foi restrita para membros da elite carioca, onde ele apresentou oito pequenos filmes sobre cidades europeias.

Em 19 de Junho de 1898 o ítalo-brasileiro Afonso Segreto – primeiro cinegrafista e diretor do país – registrou as primeiras imagens em movimento em território brasileiro. O filme, intitulado "Vista da baia da Guanabara" foi por muito tempo considerado como o primeiro filme gravado no Brasil, e por isso mesmo, a data se tornou o Dia do Cinema.

Entretanto, o tal vídeo nunca teve exibição pública, e hoje se questiona se ele realmente existiu. O vídeo acima "pode" ser o vídeo em questão, mas provavelmente nunca teremos a resposta definitiva. Atualmente se considera que o primeiro vídeo feito no Brasil foi na verdade o "Chegada do Trem em Petrópolis", do  também italiano Vittorio Di Maio, filmada no dia 1o de Maio de 1897. Porém há dúvidas se o filme foi de fato filmado no Brasil, embora a maior parte dos especialistas aceitem o fato.

E, para deixar tudo mais confuso, ainda há uma segunda data onde o Dia do Cinema Brasileiro é comemorado, o 5 de Novembro, já que neste dia em 1896 tivemos a primeira exibição pública de cinema do Brasil. Esta data, entretanto, é menos lembrada que o 19 de Junho.

Afonso Segreto

E, para encerrar esta viagem ao passado do Cinema nacional, nosso primeiro filme de ficção, ou seja, que não era um simples documentário gravando cenas do cotidiano, foi “Os Estranguladores”, de 1908, dirigido pelo cineasta luso-brasileiro António Leal. O filme - que não possui mais cópias sobreviventes para assistirmos - continha duração de 40 minutos e também é considerado o primeiro sucesso do cinema nacional.



PS: Já viu as outras curiosidades do Cinema Vírgula? É só clicar aqui!

sábado, 17 de junho de 2023

Crítica - Guardiões da Galáxia Vol. 3 (2023)

TítuloGuardiões da Galáxia Vol. 3 ("Guardians of the Galaxy Vol. 3", Canadá / França / EUA / Nova Zelândia, 2023)
Diretor: James Gunn
Atores principaisChris Pratt, Chukwudi Iwuji, Bradley Cooper (vozes), Pom Klementieff, Dave Bautista, Karen Gillan, Vin Diesel (vozes), Zoe Saldaña, Will Poulter, Elizabeth Debicki, Jennifer Holland, Maria Bakalova (vozes), Sean Gunn, Sylvester Stallone
Nota: 8,0

James Gunn encerra sua trilogia em alta qualidade

Após longos 5 anos - com direito de ter sido meio que "expulso" da Marvel neste meio tempo - o atual líder criativo dos filmes da DC resolveu aceitar voltar para sua antiga casa para finalizar sua trilogia. E não somente James Gunn o fez trazendo um filme com o mesmo carinho e qualidade com que fez as duas produções anteriores, como para minha surpresa, desta vez ao invés de "salvar o universo", os Guardiões estão em uma história mais contida, que mais do que tudo, é sobre Rocket Racoon (vozes de Bradley Cooper).

A história começa com os Guardiões da Galáxia sendo atacados por Adam Warlock (Will Poulter) a mando dO Alto Evolucionário, o vilão da vez, interpretado por Chukwudi Iwuji. Rocket fica gravemente ferido, e enquanto seus amigos tentam buscar uma cura pela galáxia, vemos vários flashbacks sobre as origens do Guaxinim.

Outra surpresa (pelo menos para quem não viu os trailers), é a volta de Gamora (Zoe Saldaña), que seguindo a história já finalizada dos filmes dos Vingadores, é uma Gamora de um universo alternativo, e nada a ver com a que vimos nos dois primeiros filmes. Ok, entendo perfeitamente que a personagem deveria estar aqui, para homenageá-la no filme despedida do grupo; mas ainda assim, Gamora não acrescenta à história, e o mesmo pode se dizer de Adam Warlock. O filme (de exatas 2h 30min), ficaria melhor e mais enxuto sem eles. Detalhe: o próprio James Gunn admitiu depois que Warlock ficou meio "deslocado" na trama (porém, quem mandou ele mesmo insinuar no Vol. 2 que Adam seria o vilão do Vol. 3?).

Em termos técnicos, Guardiões da Galáxia Vol. 3 é bastante competente assim como os seus antecessores. Desta vez a trilha sonora enfim perde espaço, mas ainda assim somos várias vezes relembrados que elas são as músicas que Peter Quill (Chris Pratt) está ouvindo dentro do filme. Os efeitos especiais não mostram evolução, mas nem por isso deixam de ser ótimos. Ah, e nem por isso também não deixam de trazer algo novo: ao nos apresentar um mundo com vários tipos distintos de animais antropomorfizados, e uma base estrelar feita de material orgânico, o filme acabou tendo que ser bastante criativo no seu Design de Produção.

E James Gunn novamente acerta com o roteiro. É impressionante como ele consegue, com bastante humor, ainda assim emocionar nos mostrando coisas como amizade, família e inclusão. Fazendo Rocket Racoon o tema do filme, temos também uma louvável crítica aos maus tratos aos animais. Porém tenho minhas dúvidas sobre o alcance que este gesto terá.

Guardiões da Galáxia Vol. 3 encerra a trilogia da franquia com a mesma qualidade que começou e mostra que o desgastado gênero de filmes de super-heróis ainda pode agradar bastante, desde que seja feito com roteiros de qualidade, e não sigam simplesmente a mesma fórmula de sempre. Nota: 8,0


PS: o filme possui duas cenas pós-créditos, a primeira é bem importante como "conclusão" da história.

Crítica Netflix - I Am Mother (2019)

Título :  I Am Mother (idem, Austrália, 2019) Diretor : Grant Sputore Atores principais :  Clara Rugaard, Hilary Swank, Luke Hawker, R...