quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

O Oscar 2013 vem aí! – É neste domingo!



Mantendo a tradição do meu blog, vamos brincar de acertar os vencedores do Oscar 2013?

Ano passado eu palpitei em 7 categorias e acertei todos os resultados. Para este ano, repetirei a dose votando nas mesmas 7 categorias, embora eu ache que desta vez minha missão será bem mais difícil, já que o Oscar será bem mais equilibrado.

Melhor Atriz Coadjuvante
- Quem deve levar: Anne Hathaway (Os Miseráveis)
- Em quem eu votaria: Anne Hathaway (Os Miseráveis)
- Comentários:  Vi 3 das 5 concorrentes, e entendo que Anne Hathaway (Os Miseráveis) é favorita disparada. Ela canta e atua impecavelmente em seu musical. O único risco que ela corre de não levar o prêmio é pelo seu tempo em tela, muito curto comparado com algumas de suas concorrentes.

Melhor Atriz
- Quem deve levar: Naomi Watts (O Impossível) Emmanuellle Riva (Amor)
- Em quem eu votaria: não tenho como opinar
- Comentários: Infelizmente, só vi atuar 2 das 5 indicadas. E entendo que Jessica Chastain (A Hora Mais Escura) e Jennifer Lawrence (O Lado Bom da Vida) são de longe as favoritas. Ambas são jovens, e disputam o “título” de nova queridinha de Hollywood. Das duas, Chastain leva desvantagem devido à polêmica em torno de seu filme. Para meu palpite, entretanto, resolvi arriscar tudo. Vou votar em Naomi Watts, cujo filme nem assisti. Provavelmente sou a única pessoa do mundo que está apostando na vitória dela. :)
Atualização 22/02 - Mudei de idéia. Vou continuar arriscando bastante aqui, mas nem tanto. Vou de Emmanuellle Riva. Suas chances são bem pequenas, entretanto, por ela ser francesa.

Melhor Ator Coadjuvante
- Quem deve levar: Tommy Lee Jones (Lincoln)
- Em quem eu votaria: Christoph Waltz (Django Livre)
- Comentários: Uma das categorias mais disputadas, com três nomes fortes: Philip Seymour Hoffman (O Mestre), Tommy Lee Jones e Christoph Waltz.
Porém Waltz já levou Oscar três anos atrás por um papel parecido com este, e acredito que O Mestre será pouco lembrado. Deve sobrar pra Tommy Lee Jones, que fez bom papel, mas bem abaixo dos outros dois favoritos.

Melhor Ator
- Quem deve levar: Daniel Day-Lewis (Lincoln)
- Em quem eu votaria: Daniel Day-Lewis (Lincoln)
- Comentários: Se fosse possível, eu daria Oscar para três: Daniel Day-Lewis, Joaquin Phoenix (O Mestre) e Hugh Jackman (Os Miseráveis). Atuações extraordinárias, e é muito difícil dizer quem foi melhor, já que são papéis e gêneros de filmes tão distintos. Mas sendo obrigado a votar só em um, ainda fico com Daniel Day-Lewis.

Melhor Filme Estrangeiro
- Quem deve levar: Amor (Áustria)
- Em quem eu votaria: não tenho como opinar
- Comentários: Seria uma estupidez da Academia não premiar um filme que eles mesmo agraciaram com 5 indicações, dentre elas a de melhor filme. Mesmo assim, como disse em minha crítica, o filme não me empolgou tanto. Acho bem provável que se assistisse os demais concorrentes (não assisti nenhum dos outros 4), iria considerar algum deles o meu preferido.
  
Melhor Diretor
- Quem deve levar: Steven Spielberg (Lincoln)
- Em quem eu votaria: qualquer um que não seja o Spielberg
- Comentários: Entendo que Lincoln e Argo são os favoritos a melhor filme. E como o diretor do segundo - Ben Affleck - não foi indicado, vai sobrar fácil pro Spielberg. O que é uma pena, já que como comentei na minha crítica, ele cometeu erros gritantes, não merece levar nada!
Dos 5 indicados, assisti o filme de 4 deles. E todos, sem exceção, fizeram bons filmes mas cometeram algum erro relevante. Faltou eu ver o trabalho de Benh Zeitlin (Indomável Sonhadora), que teria boas chances de ser meu favorito: afinal ele levou ao Oscar um filme de baixíssimo orçamento e de equipe praticamente amadora (muitos eram estudantes de cinema).

E ainda...
... faltou meu voto para o Oscar de Melhor Filme, certo? Mas este ficará para meu próximo post, no sábado, já que quero comentar mais nesta categoria. Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crítica Netflix - I Am Mother (2019)

Título :  I Am Mother (idem, Austrália, 2019) Diretor : Grant Sputore Atores principais :  Clara Rugaard, Hilary Swank, Luke Hawker, R...