segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Conheça um pouco sobre Seinfeld, a melhor Sitcom de todos os tempos!


Pensando em recomendações, não dá para deixar de apresentar a vocês aquela que considero a melhor sitcom de todos os tempos: Seinfeld. Criada por Larry David e Jerry Seinfeld, a série teve 9 temporadas, de 1989 a 1998, e ainda hoje é considerada a melhor série de comédia de todos os tempos por diversas entidades, como por exemplo as revistas Rolling Stone e TV Guide, ou ainda, o Sindicato de Roteiristas dos Estados Unidos.

Infelizmente Seinfeld não fez tanto sucesso aqui no Brasil. Talvez por não se encaixar nas comédias padrão adoradas por aqui, ao trazer um humor mais inteligente e apenas com personagens adultos; ou talvez porque no começo a série era apenas mediana: demorou algum tempo para Seinfeld se encontrar e consolidar como algo realmente muito bom. Nas duas primeiras temporadas a série ainda estava se conhecendo, se testando... e só a partir da terceira temporada ela começa a se mostrar diferenciada... e a partir daí, foi melhorando ano a ano!

O público também foi aumentando ao longo dos anos, junto com a qualidade da série. Foi apenas na sexta temporada que Seinfeld alcançou o topo do ranking dos programas mais assistidos na TV estadunidense. E o sucesso da série nos últimos anos foi estrondoso: para se ter uma idéia, para aceitar fazer a nona e última temporada, Jerry Seinfeld recebeu salários de US$ 1 milhão por episódio: ele foi o primeiro ator de TV da história a chegar nessa marca.


Do que se trata?

Como a própria série gosta de se chamar, é um "programa sobre o nada". E de fato, o grande foco do programa são os pequenos incidentes do cotidiano de quatro amigos: Jerry, George, Elaine e Kramer, que vivem na Nova York dos anos 90.

Mas o que faz Seinfeld ser especial em relação as outras séries? Principalmente, porque embora vários comediantes tenham feito sucesso baseado em um humor ácido focado em criticas no comportamento cotidiano da sociedade, Seinfeld foi quem melhor transportou isso para o formato da TV.

Claro, assim como toda comédia, também há muitas piadas feitas em cima das maluquices de seus próprios personagens (e como eles são malucos!), porém em várias situações temos comentários universais... se aplicariam a qualquer cidadão comum. Outra característica incomum deste seriado é que embora os protagonistas até sejam pessoas bem intencionadas (todos menos o George), ele frequentemente estão fazendo coisas de "ética duvidosa"... Sim, é comum ter algum personagem com este comportamento em sitcoms... mas TODOS ao mesmo tempo? Muito difícil.

E finalmente, outro ponto que me faz considerar Seinfeld genial foi a habilidade dos roteiristas em criar histórias onde as ações isoladas dos 4 protagonistas interferem acidentalmente na vida dos outros, em um verdadeiro "efeito borboleta"; além disso, o seriado constantemente nos faz rir pelo inesperado. Há muita coisa maluca e engraçada acontecendo de maneira surpreendente o tempo todo.

 

Os personagens principais

Jerry Seinfeld (Jerry Seinfeld): interpreta ele mesmo na série, um comediante solteirão em começo de carreira, que mora em um apartamento em Nova York. 

George Costanza (Jason Alexander): baixinho, neurótico, e sempre evitando trabalhar, é o melhor amigo de Jerry. Convivem juntos desde o colegial, e é o "loser" da série.

Elaine Benes (Julia Louis-Dreyfus): mesmo sendo ex-namorada de Jerry, continuou a andar com o grupo normalmente, como grande amiga. Esperta e independente, é de longe a pessoa mais bem intencionada do quarteto, mas ainda assim, ela não é lá um modelo de pessoa.

Cosmo Kramer (Michael Richards): responsável pelo humor físico e as maiores bizarrices da série, Kramer é o maluco vizinho de Jerry, sempre se vestindo com roupas antigas, acreditando em todas as teorias da conspiração, e sempre tentando inventar esquemas para enriquecer ou burlar a lei.

Da esquerda para a direita: George, Elaine, Jerry e Kramer


O fantástico time de personagens coadjuvantes

Outro grande fator para o sucesso da série é sua enorme relação de personagens coadjuvantes bizarros e divertidíssimos. E alguns deles eram baseados em pessoas reais da cidade de Nova York, como por exemplo o aventureiro J. Peterman (John O'Hurley), o Soup Nazi (Larry Thomas), ou maluco George Steinbrenner, cujo ator sempre aparecia de costas e as vozes eram feitas pelo Larry David. O verdadeiro Steinbrenner era de fato o presidente do New York Yankees.

Como em cada episódio o quarteto principal sempre conhecia novas pessoas, o seriado acabou exibindo uma quantidade enorme de comediantes e atores famosos (ou que se tornariam famosos depois) ao longo dos anos. Boa parte desses nomes eram atrizes que eram a "paquera da vez" de Jerry.

Olhem só esta lista: Jerry Stiller, Wayne Knight, Liz Sheridan, Bryan Cranston, Courtney Cox, Jon Favreau, Denise Richards, Debra Messing, Sarah Silverman, Molly Shannon, Peter Krause, James Spader, Amanda Peet, Patton Oswalt, Brad Garrett, Kathy Griffin, Lauren Graham, Rob Schneider, Teri Hatcher Lori Loughlin, Catherine Keener, Jane Leeves, Jon Lovitz, Ben Stein, French Stewart, Christine Taylor, Brenda Strong e Debra Jo Rupp são apenas alguns dos nomes que apareceram no seriado ao longo de seus 180 episódios.

E ainda muitos outros apareceram interpretando "eles mesmos", como por exemplo David Letterman, Fred Savage, Rudy Giuliani (na época o prefeito da cidade), George Wendt, Marisa Tomei, Rachel Welch, Jon Voight, Bette Midler e o astro do baseball Keith Hernandez.


Gostei! Como começar a assistir Seinfeld?

Para os viajantes de primeira viagem, devido a toda explicação que escrevi lá na introdução, sugiro começar a assistir Seinfeld pelo 3º episódio da Terceira temporada, intitulado "A Esferográfica" ("The Pen" no original). Ainda que não seja um grande episódio, ele apresenta bem os 4 personagens principais e a relação entre eles.

Atualmente Seinfeld ainda é exibido no Brasil pelo canal de TV a cabo Warner Channel. E as temporadas completas em DVD ainda podem ser encontradas para se comprar na Internet. E desde o dia 01/10/21 ele passou a estar disponível na Netflix.

E para quem já assistiu tudo de Seinfeld e ainda quer mais, ainda há duas possibilidades: o programa Comedians in Cars Getting Coffee é apresentado por Jerry, e também está disponível na Netflix, assim como alguns de seus especiais de stand up. Já Larry David emplacou na HBO a sitcom Curb Your Enthusiasm (traduzida no Brasil como Segura a Onda), que já tem 10 temporadas. É como se fosse um Seinfeld com piores atores e humor menos "refinado", com muitos palavrões e histórias menos verossímeis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crítica - Em Ritmo de Fuga (2017)

Título :  Em Ritmo de Fuga ("Baby Driver", EUA / Reino Unido, 2017) Diretor : Edgar Wright Atores principais : Ansel Elgort, K...