terça-feira, 15 de dezembro de 2020

TMNT: The Last Ronin - Você sabia que as Tartarugas Ninja estão vivendo seu próprio momento "Cavaleiro das Trevas" nas HQs?

Em 1986 o estadunidense Frank Miller surpreendeu o mundo dos quadrinhos e lançou a HQ minissérie O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight Returns no original), que mostrava um futuro onde o Batman, já aposentado e com 55 anos, resolve voltar a combater o crime. O "futuro" criado por Miller era um mundo muito triste, escuro, degradado. E foi especificamente graças a esta obra - uma das melhores histórias de super-heróis de todos os tempos - que os roteiristas do Batman passaram a descrever desde então o "Morcegão" como um personagem violento, sério e sombrio.

Mais ou menos na mesma época (mais especificamente em 1984), a dupla Kevin Eastman e Peter Laird iniciava a publicação de sua maior (e muito estranha) criação: as Tartarugas Ninja (Teenage Mutant Ninja Turtles no original, e ainda mais conhecida pelas iniciais TMNT). A obra, bastante violenta e ainda em branco-e-preto (publicada por uma pequena editora criada por eles mesmos) sofreu para se manter viva inicialmente. Porém em 1987 tudo começou a mudar: as Tartarugas viraram brinquedos, depois ganharam desenho na TV, e a partir deste momento virou sucesso mundial, aparecendo em tudo quanto é tipo de produto, incluindo jogos de videogame de ótima qualidade.

O sucesso não fez tão bem para a parcela de quadrinhos dos criadores originais, já que a visão deles foi eclipsada por adaptações licenciadas mais "família" das Tartarugas, que representavam mais o clima infanto-juvenil que era mostrado e acompanhado nos desenhos da TV. Eastman e Laird escreveram até 1993, mas a franquia continuou sob diversos outros estilos e autores. Em 2011 Kevin Eastman voltou a escrever TMNT, através do reboot feito pela editora IDW Publishing. Esta série, que continua até hoje, é excelente. Talvez a melhor dentre todas as versões destes famosos quelônios.

E enfim - ufa - chegamos ao assunto do título. Em outubro deste ano, também via editora IDW, Kevin Eastman e Peter Laird voltaram a trabalhar juntos - o que causou grande hype nos fãs - e iniciaram uma minissérie em quadrinhos de nome TMNT: The Last Ronin (Tartarugas Ninja: O Último Ronin, em tradução livre). A série terá 5 edições, e até agora só saiu o primeiro número, mas ele foi um grande sucesso de vendas e crítica!

Na história, que se passa em um futuro indeterminado, vemos uma Nova York sombria, destruída, em que a ilha de Manhattan virou uma fortaleza protegida por altos muros e governada pelo Clã do Pé (Foot Clan no original). Então, uma das Tartarugas, já bem envelhecida, chega sozinha à cidade procurando justiça pela morte de seus outros 3 irmãos. Não demora muito para revelar o "culpado" pelas mortes: Oroku Hiroto, o neto do Destruidor!

Pelo tema, e pelo ambiente criado nesta HQ, TMNT: The Last Ronin está sendo bastante comparada com O Cavaleiro das Trevas. Se ao final da minissérie a obra continuará digna desta comparação, saberemos daqui alguns meses. Mas o que mais importa é o recado: esta é uma época excelente para voltar a ler Tartarugas Ninjas!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crítica Netflix - I Am Mother (2019)

Título :  I Am Mother (idem, Austrália, 2019) Diretor : Grant Sputore Atores principais :  Clara Rugaard, Hilary Swank, Luke Hawker, R...