segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Conheça "Asterix no Circo", o quadrinho inacabado de Asterix, e que um dia ainda poderá ser publicado!


Nesta quarta-feira, dia 29 de outubro, Asterix completará 66 anos de idade, pois foi em 29 de Outubro de 1959 que seu quadrinho apareceu pela primeira vez para o público na revista Pilote, na França. Portanto, para a semana desta data especial resolvi trazer para vocês algo que poucos conhecem sobre a criação máxima de René Goscinny e Albert Uderzo: detalhes sobre Asterix no Circo, o quadrinho que Goscinny deixou inacabado, devido sua morte repentina em 1977.

Em 2021, enquanto repassava por arquivos e documentos antigos de seu pai, Anne Goscinny acabou encontrando um manuscrito inacabado de Astérix au Cirque (Asterix no Circo), contendo cerca de 20 páginas.

Segundo Didier Conrad, o atual desenhista dos quadrinhos de Asterix, é um roteiro inacabado em que Asterix e Obelix aparecem em um circo. Parte da história já foi usada pelo próprio Goscinny em um álbum de Lucky Luke, de nome Western Circus (lançado em 1970), e outra parte aproveitada dentro de outra história do próprio Asterix.

Anne Goscinny declarou publicamente que gostaria que a história fosse completada e lançada em quadrinhos por Alain Chabat, diretor e roteirista da boa e divertida minissérie de animação Asterix e Obelix: O Combate dos Chefes, que foi lançada este ano na Netflix. Alain disse que topa o desafio, porém, não sabe se irá conseguir cumprir a tarefa, dada a complexidade (ele teria que escrever a metade restante de uma história de Goscinny) e enorme responsabilidade.

Caso Chabat não consiga transformar o sonho de Anne em realidade, os responsáveis pelo material admitem a possiblidade de um dia o roteiro ser publicado em seu estado original, ou talvez, quadrinizar apenas a parte existente e lançá-la como bônus de alguma outra publicação.

Em resumo, o futuro de Asterix no Circo está nas mãos de Anne Goscinny e Alain Chabat, que são as pessoas da foto no topo deste artigo. E se ainda não sabemos qual será o destino deste material inédito, já sabemos qual será o próximo passo para a franquia de Asterix: previsto para o final do próximo ano, 2026, teremos o lançamento de uma nova animação do baixinho gaulês, desta vez em forma de filme. Trata-se de Asterix: O Reino da Núbia (Astérix et le Royaume de Nubie no original).


Na trama, a maioria dos irredutíveis gauleses são transformados em crianças após um elixir da juventude cair por acidente no caldeirão da poção mágica. Para fazer o antídoto, Asterix e Obelix embarcam em uma jornada maluca até o distante Reino da Núbia.

Para quem não está familiarizado com o termo, Núbia era o nome dado na antiguidade à região (e ao reino) situado imediatamente abaixo do Egito, e que hoje corresponde ao território do país Sudão. Curiosamente, esta área também é cruzada pelo rio Nilo e também possui pirâmides(!): elas são menores, mais pontudas, e em maior número que as egípcias.

Surpresos ou empolgados com as novidades? Escrevam nos comentários!

terça-feira, 21 de outubro de 2025

Crítica Netflix - A Mulher na Cabine 10 (2025)

Título: A Mulher na Cabine 10 ("The Woman in Cabin 10", EUA / Reino Unido, 2025)
Diretor: Simon Stone
Atores principais: Keira Knightley, Guy Pearce, David Ajala, Gitte Witt, Art Malik, Gugu Mbatha-Raw, Hannah Waddingham, Kaya Scodelario, David Morrissey, Daniel Ings, Amanda Collin, Lisa Loven Kongsli, Paul Kaye, Charles Craddock
Nota: 6,0

Um bom filme de suspense / detetive para se passar o tempo

A Mulher na Cabine 10, filme produção original Netflix, é uma adaptação de um livro homônimo de 2017 escrito por Ruth Ware e best-seller do New York Times. Na trama, conhecemos Laura Blacklock (Keira Knightley), uma premiada jornalista que recebe um convite para passar 3 dias em um luxuoso iate junto com um grupo de milionários. O motivo: escrever sobre a fundação de caridade que irá ser oficializada durante esta viagem, pelo casal Richard (Guy Pearce) e Anne Bullmer (Lisa Loven Kongsli). Com câncer terminal, Anne quer deixar a fundação como seu legado.

Apesar de tanta beleza e luxo, nem tudo ocorre de maneira com que se espera. Durante a primeira madrugada dentro do navio, Laura acorda assustada com barulhos vindo de uma cabine vizinha à sua, a cabine 10. E após ouvir algo grande caindo na água, ela corre para a janela do seu aposento e descobre que o que caiu foi uma mulher. Após gritar por socorro e pararem o navio, um duplo choque: não somente todos os tripulantes continuam sãos e salvos dentro da embarcação, como a tal cabine 10 não possuía nenhum passageiro registrado.

Então vemos a luta de Laura, literalmente conta todos (pois nem seu amigo jornalista que se encontra no barco a ajuda) para provar que não estava louca. A Mulher na Cabine 10 conta com um bom clima de suspense durante o tempo todo, e também consegue transportar muito bem para o expectador o clima de "inadequação" da personagem perante aos milionários esnobes.

Estaria Laura tendo algum delírio? Seria tudo fruto de sua imaginação? Ou tudo o que ela fala de fato aconteceu? Da maneira em que o diretor Simon Stone filmou A Mulher na Cabine 10, a dúvida é bem pequena. O filme é corrido e cheio de ação, não dando muito tempo para a platéia pensar... e se pensar, irá concluir que as chances de Laura estar imaginando tudo são pequenas. Esse tipo de condução da trama foi proposital, pois o diretor não queria que o público passasse pela mesma sensação do leitor na obra original, onde lá, Laura não é uma narradora confiável, pois sofre de insônia e está sempre entupida de fortes remédios.

A trama policial / investigativa dentro do filme é boa - com exceção de um detalhe da explicação da trama que me incomodou bastante, e o qual comentarei no P.S. ao final do texto - e roda de modo bem competente até chegar nas cenas finais, onde então aí sim, finalmente, A Mulher na Cabine 10 decepciona, com um desfecho um bocado implausível e melodramático, baixando no geral a qualidade do filme.

Apesar do final clichê e pouco verossímil, no final das contas A Mulher na Cabine 10 acaba se tornando um bom passatempo para quem gosta de filmes de suspense policial. Está acima de muuita coisa feita pela Netflix. Nota: 6.0.


P.S.: sobre a tal parte da explicação que me incomodou bastante (não leia se não quiser levar um spoiler médio da trama): por que a pessoa x entrou na Cabine 10 naquele momento para flagrar aquilo que estava acontecendo? O filme não dá nenhuma explicação para essa pessoa saber que algo acontecia naquela cabine, ou para estar lá por perto naquele momento. Não sei se isso é explicado de modo satisfatório no livro (e talvez até seja, dadas as várias alterações que o filme fez em relação à obra original), mas se não for... bem decepcionante.

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Curiosidades Cinema Vírgula #048 - Os Flintstones: as surpreendentes histórias do filme Live-action!

Hoje o primeiro filme Live-action dos Flintstones praticamente não existe mais na lembrança das pessoas. Mas e se eu contar que apesar de "esquecido", em termos de História, a produção foi muito marcante? Vejam: Os Flintstones: O Filme (1994) teve um dos roteiros mais "caóticos" da história do Cinema, foi o pioneiro em uma certa inovação em animação, e ainda, marcou a vida de três atores. Continue lendo para saber todas estas histórias! ;)


Todo bom filme precisa de um bom roteiro... ou não

A história do filme live-action dos Flintstones começa em 1985, quando os produtores Keith Barish e Joel Silver compraram os direitos para fazer a produção, e contrataram Steven E. De Souza para escrever o roteiro, além de trazer o famoso Richard Donner para ser o diretor. O roteiro só foi finalizado em 1987, e não demorou muito para ser rejeitado. Ao longo dos anos, o roteiro foi reescrito por pessoas diversas.

Em 1992, os direitos para produzir o filme foram comprados por ninguém menos que Steven Spielberg, que após trabalhar com John Goodman no filme Além da Eternidade (1989), estava decidido em torná-lo seu Fred Flintstone. Para diretor foi escolhido Brian Levant, devido sua paixão pela franquia dos desenhos.

E claro que com os novos donos, mais alterações foram feitas no roteiro. Do texto inicial ao final, imagina-se que cerca de 35 pessoas tiveram alguma participação, de roteiristas profissionais a escritores de esquetes para TV. Os Flintstones: O Filme foi (justamente) reprovado pela crítica, mas foi um sucesso de público, arrecadando US$ 342 milhões com um orçamento de apenas US$ 46 milhões. Oficialmente, quando lançado, foram creditados apenas 3 nomes como roteiristas: Tom S. Parker, Jim Jennewein e Steven E. de Souza; porém, quando o filme venceu o Framboesa de Ouro de Pior Roteiro do Ano, 32 participantes foram resgatados e creditados nessa "homenagem".


Tigre-dente-de-sabre histórico!

Foram cenas bem curtas, mas as aparições do tigre-dente-de-sabre que ficava invadindo a casa das pessoas em Os Flintstones: O Filme (ver acima) foram as primeiras de um personagem "peludo" feita  100% por CGI (computador) em um longa-metragem. O resultado final até ficou bom, e para que a animação fosse feita, foram criados complexos algoritmos (para a época) que calculavam a movimentação de cada pêlo do animal.


3 Atores. 3 Histórias significativas.

Antes do filme dOs Flintstones, John Goodman era conhecido por duas coisas: ele era co-protagonista da bem sucedida sitcom Roseanne, e ator coadjuvante frequente em filmes dos Irmãos Coen. Portanto, ser a estrela desta produção como Fred Flintstone, foi o grande momento de sua carreira até então. E de fato, graças ao sucesso de bilheteria do filme, Goodman subiu de status como estrela de Hollywood, e nos anos seguintes de Os Flintstones: O Filme, o ator recebeu um grande número de propostas para trabalho nos cinemas, tanto que, quando ele foi chamado para estrelar o segundo filme dos Flintstones, John recusou dizendo estar com a agenda totalmente preenchida. Alías, nenhum dos atores voltou para o filme seguinte, Os Flintstones em Viva Rock Vegas (2000), que por isso, contratou atores desconhecidos e teve que ser uma prequela. O segundo filme live-action de Flintstones foi horroroso, fracasso de público e crítica. Já John Goodman passou a ter um reconhecimento em filmes além daqueles dos Irmãos Coen, principalmente via Argo (2012) e Rua Cloverfield, 10 (2016); porém, nunca mais voltou a desfrutar do destaque na mídia que teve com Os Flintstones: O Filme.

Hoje isso certamente vai soar como surpreendente, mas saibam que Elizabeth Taylor, uma das mais famosas e glamourosas atrizes do cinema clássico de Hollywood teve em Os Flintstones: O Filme seu último trabalho nos cinemas. Após esta participação, esta gigante estrela cinematográfica até fez algumas breves participações especiais em séries de TV, como por exemplo em The Nanny e Murphy Brown; porém na Tela Grande, essa foi mesmo sua despedida, de uma longa e bem sucedida carreira que ultrapassou 50 produções cinematográficas.

Elizabeth Taylor atuou em seu papel derradeiro como Pearl Slaghoople, a mãe de Wilma Flintstone. Os produtores de Os Flintstones queriam muito que A Dama estivesse no filme. Para convencê-la, "Liz" recebeu vários "mimos": em seu primeiro dia de gravação ela foi recebida com 30 buquês de flores e outros presentes; e toda a renda da première mundial do filme foi doada à fundação de combate à AIDS da atriz, uma das causas pelas quais ela foi mais ativista.

Um ator bem popular nos anos 80 era Rick Moranis. E além de famoso, ele era versátil: Rick estava presente em sucessos de comédia como S.O.S. - Tem um Louco Solto no Espaço (1987) e Querida, Encolhi as Crianças (1989) e também em sucessos mais adultos de "monstros" como os dois Os Caça-Fantasmas (1984 e 1989) e A Pequena Loja dos Horrores (1986). E assim como para os dois atores que citei anteriormente, Os Flintstones: O Filme marcou sua carreira, pois este foi seu último sucesso.

A partir de 1994 Rick já estava atuando em menos filmes, pois devido ao falecimento de sua esposa, vítima de um câncer em 1991, ele tinha que conciliar o trabalho com cuidar de seus dois filhos. Porém após os retumbantes fracassos de Inimigos para Sempre (1996) e Querida, Encolhi a Gente (1997), que sequer conseguiu chegar aos cinemas, ficando apenas em videocassete, Rick Moranis abandonou a carreira de vez e passou a cuidar dos filhos de modo integral. De 1998 pra cá, Moranis apenas trabalhou esporadicamente fazendo vozes em alguns filmes de animação, e recusou qualquer convite para voltar a atuar, negando-se inclusive a voltar para o reboot do Caça-Fantasmas, o Ghostbusters: Mais Além (2021).

Porém, para a surpresa de todos, Moranis resolveu sair da sua aposentadoria e topou participar da continuação de S.O.S. - Tem um Louco Solto no Espaço! O filme original, que é uma das melhores paródias de Star Wars feita até hoje, promete trazer de volta a maioria dos atores principais, inclusive Mel Brooks, com seus 99 anos. Previsto para chegar aos cinemas só em 2027, ao final deste artigo você poderá assistir o teaser desta maravilhosa produção (em inglês).

John Goodman como Fred, e Liz Taylor como Pearl


O surpreendente primeiro anúncio (em inglês) de S.O.S. - Tem um Louco Solto no Espaço 2! é uma divertida crítica às principais franquias de aventura do Cinema




PS: Já viu as outras curiosidades do Cinema Vírgula? É só clicar aqui!

segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Conheça o Coleco Telstar Arcade, o mais incrível console da 1ª Geração de Videogames


Sempre que um artigo ou matéria se propõe a contar a história dos videogames - inclusive o meu - ele quase certamente começa pela Segunda Geração, do Atari 2600. Mas por que a Primeira Geração é tão ignorada? 

A resposta mais simples é porque se tratou de uma geração que contou com cerca de uma de centena de aparelhos distintos, todos eles com jogos bem rudimentares, sendo apenas iguais ou variações do jogo Pong, criado em 1972 pela Atari.

O jogo Pong original, da Atari, nos fliperamas

O console, em inusitado formato triangular, possuía três tipos de controles / módulos distintos. De um lado, os controles eram 2 botões giratórios para os jogos ao estilo Pong; girando o Coleco Telstar Arcade, você tinha o lado com uma pistola, para jogos de tiro; e finalmente girando para o terceiro e último lado, havia um volante e uma alavanca de "câmbio" para os jogos de corrida.

Coleco Telstar Arcade era tão "avançado" para a época que foi um dos raríssimos consoles da 1ª Geração que tinham cartuchos / discos para adicionar novos jogos (o outro foi o Magnavox Odyssey (1972); os demais tinham uma lista fixa de games embutidos e só). No total, foram lançados 4 cartuchos, e todos eles também tinham o curioso formato triangular:

O inusitado console visto de cima, com o Cartucho 1 em uso, ao centro

- Cartucho 1, que já vinha junto com o console, com os jogos: Road Race (jogo de corrida para 1 jogador), Tennis (clone de Pong para 1 jogador) e Quickdraw (jogo de tiro para 1 ou 2 jogadores);

- Cartucho 2, com os jogos: Hockey (clone de Pong para 2 a 4 jogadores), Tennis (clone de Pong para 2 a 4 jogadores), Handball (clone de Pong para 2 a 4 jogadores) e Target (jogo de tiro para 1 jogador) - era possível jogar em 4 comprando um controle adicional para 2 jogadores;

- Cartucho 3, com os jogos: Bonus Pinball (clone de Pong para 1 ou 2 jogadores), Shooting Gallery (jogo de tiro para 1 jogador), Shoot the Bear (jogo de tiro para 1 jogador) e Deluxe Pinball (clone de Pong para 1 ou 2 jogadores);

- Cartucho 4, com os jogos: Naval Battle (batalha naval, para 1 jogador), Blast Away (jogo de tiro para 1 jogador) e Speedball (para 1 jogador).

Infelizmente esta "maravilha tecnológica" fracassou comercialmente. O motivo? A Coleco não podia adivinhar, mas junto com o Coleco Telstar Arcade já estava nascendo a Segunda Geração dos Videogames. Tanto ele quanto o Atari 2600 foram lançados no  semestre de 1977, e o Atari era tão superior que sepultaria a Primeira geração rapidamente.

Encerrando a matéria, segue uma demonstração em vídeo dos 3 jogos do "Cartucho 1". Não deixa de ser até hoje algo bem curioso!

terça-feira, 7 de outubro de 2025

Top 10: os melhores seriados originais Netflix que já assisti - parte 3 (Edição 2025)


A lista voltou! Após assistir 25 séries originais Netflix, elegi as 10 melhores delas e publiquei uma lista em 2019 (clique aqui para ver); depois assisti 25 outras séries originais e fiz outro top 10, o qual publiquei em 2022 (clique aqui). Agora vamos a terceira lista: mais 25 seriados originais assistidos, e destes, trago pra vocês breves comentários dos 10 que achei melhores dentre eles:



10) Murderville
(1 temporada)

Ainda que não tenha feito sucesso no Brasil, esta série de comédia foi bem sucedida nos EUA, tanto que chegou a ter um especial de Natal. Porém até agora eu e os fãs de lá aguardam por uma 2ª temporada, que nunca foi anunciada. Resumidamente, a série, que até agora só teve 6 episódios, mistura comédia, investigação policial e reality show. Em cada episódio temos um assassinato para ser resolvido, e o detetive Terry Seattle (Will Arnett) o faz com a ajuda de um ator convidado diferente. O "tchans" do programa é que o ator convidado não sabe nada do que está acontecendo (ele não recebe o roteiro do episódio), e então cabe a ele, juntamente com o telespectador, tentar descobrir no final quem foi o assassino. Em geral não é difícil descobrir o culpado, mas ainda assim, é uma experiência interessante que agrada os fãs de história de detetive.


9) Asterix e Obelix: O Combate dos Chefes (1 temporada)

Minissérie de animação com apenas 5 episódios com cerca de 35 minutos cada, o desenho é baseado no álbum O Combate dos Chefes, um dos mais engraçados de Asterix. Se por um lado os 3 primeiros episódios seguem consideravelmente próximos à obra dos quadrinhos, nos 2 episódios finais a trama leva à rumos bem distintos, com o protagonismo do chefe Abracurcix sendo substituído por um destaque bem maior em Obelix e Panoramix, além da inclusão de alguns personagens não presentes na obra original. 

A série faz mais piadas com temas dos tempos atuais do que com o universo de Asterix, e também por isso, com ela o espectador que não conhece o mundo dos gauleses continuará sem aprender muito; por outro lado, Asterix e Obelix: O Combate dos Chefes é um bom entretenimento e acessível para todos, que conhecem ou não as histórias de Asterix.


8) Inside Man
(1 temporada)

Eu já elogiei bastante aqui o seriado Mindhunter, que a dona Netflix resolveu cancelar. Inside Man é a coisa mais próxima de Mindhunter que já vi, porém inferior. A primeira temporada possui apenas 4 episódios e eu tinha certeza que logo ganharia alguma continuação. Porém, a série é de 2022 e até agora nada... 

Criada por Steven Moffat (o mesmo criador do seriado Sherlock, da BBC), trata-se de um suspense policial envolvendo caça à assassinos. A trama é um pouco confusa, com algumas falhas, mas ainda assim se mantém com suas reviravoltas e tensão constante. O elenco, capitaneado por David Tennant e Stanley Tucci, também é outro atrativo.


7) Round 6
(3 temporadas)

A série fenômeno sul-coreana entra na minha lista devido sua primeira temporada. E só não está na 1ª ou 2ª posição dela justamente por ter mais de uma temporada.

Bastante violento, o programa mostra um reality show onde pessoas desesperadas participam de provas onde podem morrer, tudo para tentar ganhar um prêmio milionário e mudar suas vidas. Round 6 nos mostra a dura história de alguns dos protagonistas, e principalmente, escancara o que o livre capitalismo acabou fazendo com a Coréia do Sul: milhões de pessoas miseráveis, endividadas, mesmo trabalhando a exaustão em subempregos. Mas claro, em paralelo há os poucos bilionários, que aliás, estão por trás desta competição doentia.
 
Round 6 deveria ter se encerrado na primeira temporada, e o fato de não acontecer me irritou bastante, tanto que não assisti as temporadas 2 e 3. Se a primeira temporada tem uma aprovação unânime, a recepção para as outras temporadas foi mista, e sendo mais preciso, com mais críticas do que elogios.


6) Dungeon Meshi
 (1 temporada)

Estamos aqui diante da segunda animação da lista, agora um anime, e do qual escrevi elogios a respeito, após assistir seus primeiros 11 episódios. A primeira temporada possui 24 episódios (com cerca de 27 min cada), e a história será concluída na segunda temporada, cuja estréia, embora prometida para 2025, provavelmente só vai sair no primeiro semestre de 2026.

A história acompanha um grupo de heróis descendo uma masmorra, e é uma ótima maneira de apresentar este tipo de universo para quem ainda não é familiar com os mundos de aventuras medievais de fantasia dos "RPG". Leve, bem humorado - ainda que vá acrescentando um pequeno tom de mistério e terror conforme a trama avança - temos criaturas e personagens diversos sendo apresentados ao longo dos episódios de maneira bem natural. O inesperado e a criatividade também são fatores bem presentes no enredo de Dungeon Meshi.


5) 1670 (2 temporadas)

Bem, esta série de comédia polonesa é tão boa que não me contive e também já fiz um artigo sobre ela anteriormente. Então agora vamos com uma descrição mais resumida. Trata-se de um mocumentário sobre um pequeno vilarejo polonês, no ano de... 1670 (quem diria!).

A série ironiza os costumes antiquados daquele tempo, assim como a submissão a religião e a nobreza, porém também de modo surpreendente faz piadas com temas atuais, como celulares, feminismo, redes sociais, etc. Ainda que não seja um humor tipicamente "britânico", a série lembra um pouco do que vemos nos filmes do Monty Python, como Em Busca do Cálice Sagrado (1975) e A Vida de Brian (1979). Até agora foram duas temporadas (e uma terceira já foi prometida), sendo a 1ª, que é mais focada em piadas rápidas, é melhor que a 2ª, com tramas um pouco mais longas. Dá para assistir rapidinho: cada temporada conta com 8 episódios de cerca de 30 minutos.


4) O Sinal (1 temporada)

Minissérie alemã de ficção científica com apenas 4 episódios, que começa com muitas perguntas. Acompanhamos a astronauta Paula, que está voltando à Terra após algo estranho ter acontecido em sua missão, e que ainda não sabemos do que se trata (o tal "Sinal" é uma delas). Seu marido Sven e sua filha Charlie acabam envolvidos em todos os mistérios em que Paula fez parte e viram alvo do governo.

Temos aqui um suspense lento e repleto de dúvidas, mas que felizmente são todas respondidas dentro de um bom roteiro que fala sobre conspirações e política. Após seu lançamento O Sinal foi comparado com o também seriado alemão Dark, devido seus mistérios, reviravoltas e tramas paralelas (mas tudo em menor escala). Como um todo, gostei bastante da série. O final de O Sinal poderia ter sido melhor, mas ainda assim foi mais satisfatório que o desfecho de Dark, ainda que tenha um ponto nele que eu considero impossível de acontecer no mundo real.


3) Bodkin (1 temporada)

Série britânica - ou melhor, irlandesa - sobre um grupo de 3 podcasters investigando um possível assassinato em uma pequena cidadezinha do litoral da Irlanda. O trio principal é formado por ótimos atores e os personagens não são lá muito amigáveis entre eles, o que torna acompanhá-los mais interessante. São apenas 7 episódios e em cada um deles há uma reviravolta que muda o rumo da investigação dos protagonistas.

A série traz um bocado de sarcasmo, humor ácido, e provocações com o "mau humor e ignorância do irlandês de cidade pequena". Para quem gosta de séries de investigações e/ou britânicas, é uma boa pedida.


2) O Mundo Por Philomena Cunk
 (1 temporada)

Assim como 1670, O Mundo Por Philomena Cunk é um mocumentário sobre História, mas aqui o assunto é uma jornada por toda a historia da humanidade. Também se trata de uma comédia repleta de ironia e nonsense, que lembra bastante Monty Python. E desta vez o seriado também é britânico, e não polonês, como é 1670.

A série é realmente muito engraçada, e um deleite especial para quem curte História. A tal personagem Philomena Cunk (Diane Morgan), já protagonizou alguns outras minisséries do mesmo estilo, sendo esta aqui a melhor delas e a única que chegou por enquanto à Netflix. Neste ano de 2025 foi lançado o filme A Vida Por Philomena Cunk, que é legal, mas inferior a esta série. O Mundo Por Philomena Cunk possui 5 episódios, e caso queira saber mais, escrevi mais sobre ele aqui.


1) Sandman
(2 temporadas)

Sandman é uma obra de quadrinhos escrita por Neil Gaiman, entre o final dos anos 80 e início dos anos 90, e se encontra entre as melhores HQs de todos os tempos. Composta de 75 edições, a adaptação feita pela Netflix em duas temporadas (11 episódios na primeira, e 12 episódios na segunda) cobre a história completa das revistas, e na verdade até além, já que o último capítulo de cada temporada são contos extras, fechados e independentes, que fazem parte do mesmo universo mas não tem relação com a história principal.

A trama conta a história de Sonho, um dos sete Perpétuos, e suas interações e aventuras com os humanos e outras entidades sobrenaturais (em ordem de idade, do mais velho para o mais novo, os Perpétuos são: Destino, Morte, Sonho, Destruição, Desejo, Desespero e Delírio - o nome de todos eles propositalmente começa com a letra "D" no inglês original). A adaptação para a TV acabou mudando um bocado de coisas, mas ao mesmo tempo, é bastante fiel a obra original. Diria que a primeira temporada é excelente, assim como a primeira metade da segunda. Altamente recomendável.

Não gostei tanto da metade final da última temporada. É meio corrida, alterações para pior, o que menos gostei foi a alteração feita em que o papel que na história original seria do corvo Matthew, foi trocada pela Johanna Constantine. Isso fez a trama ficar mais "melodramática", além de mostrar um Coríntio bem mais bonzinho que no das HQs. A justificativa oficial para a troca foi economizar dinheiro com CGI. Porém na vida real, a atriz que interpreta Johanna (Jenna Coleman) é namorada do diretor e co-produtor da série (Jamie Childs)... Ao menos o último episódio de todos, um especial sobre a Morte, é muito bom e encerra a série de Sandman em alta. Para quem curte séries de fantasia meio dark / contemplativas, não tem como errar com Sandman.

domingo, 28 de setembro de 2025

Crítica - Uma Batalha Após a Outra (2025)

Título
: Uma Batalha Após a Outra ("One Battle After Another", EUA, 2025)
Diretor: Paul Thomas Anderson
Atores principais: Leonardo DiCaprio, Sean Penn, Benicio Del Toro, Regina Hall, Teyana Taylor, Chase Infiniti, Alana Haim
Nota: 7,0

Paul Thomas Anderson surpreende com forte manifesto pró-imigrantes

Depois de 4 anos - após seu premiado Licorice Pizza (2021) - o diretor e roteirista Paul Thomas Anderson volta com Uma Batalha Após a Outra. Não é a primeira vez que ele discute sobre temas, digamos, polêmicos em relação a sociedade, como por exemplo já o fez em Magnólia (1999) e em O Mestre (2012), mas aqui, temos seu filme mais abertamente político e declarativo.

A história começa nos anos 2000, onde vemos Perfidia Beverly Hills (Teyana Taylor) e "Ghetto" Pat Calhoun (Leonardo DiCaprio), integrantes do grupo revolucionário de extrema esquerda "French 75", atacarem e libertarem um centro de detenção de imigrantes na Califórnia, comandado pelo coronel Steven J. Lockjaw (Sean Penn). Vemos depois o grupo realizar mais alguns ataques até Perfidia ser capturada. Com isso, Pat Calhoun e sua recém nascida filha com que teve com Perfidia mudam de nome (ele vira Bob Ferguson) e fogem para outra cidade, mudando de vida para não serem mais encontrados.

Chegamos aos dias atuais. Willa Ferguson (Chase Infiniti), a filha de Pat e Perfidia, vive em paz com seu pai. Ela tem uma leve idéia do passado da sua família e só. Porém depois de tantos anos, o coronel Steven J. Lockjaw resolve encontrar pai e filha para matá-los. É então que temos uma desproporcional caçada do exército contra nossos protagonistas.

Esta segunda parte do filme, "dos dias atuais", é mais longa e tenta ser bem humorada. Na verdade temos muitas "piadas" ao longo da projeção, divididas em dois tipos: brincando com o despreparo do personagem de DiCaprio, por estar há 2 décadas fora da ativa, ou ironizando o grupo de supremacistas brancos ao qual o coronel Lockjaw quer fazer parte. Embora engraçadas, na prática ri muito pouco, pois é difícil rir no meio de uma ação tão frenética e - principalmente - vendo ao mesmo tempo tantas pessoas sendo atacadas / intimidadas.

Portanto, debaixo de tanta ação e piadas, temos bastante violência e denúncia dos maus tratos que os imigrantes e minorias - especialmente pretos e latinos - sofrem nos EUA. É nesse contexto que o personagem sensei de Benicio del Toro se interliga na história, já que a caçada de Lockjaw pelos Ferguson acaba agredindo toda uma comunidade latina.

Como maiores qualidades de Uma Batalha Após a Outra, além de ótimas atuações, temos uma fotografia excelente, que inclusive em muitas vezes conta com uma câmera que segue os atores "em primeira pessoa", correndo atrás da ação. Outro ponto alto é a competência com que Paul Thomas Anderson traz tensão em seu filme: são mais de 2h30 de muito nervosismo e adrenalina.

Denunciando a injusta e covarde violência contra os imigrantes dos EUA, e ao mesmo tempo de certa forma "convocando" as pessoas para reagirem ao fazer dos revolucionários os heróis, Uma Batalha Após a Outra acaba sendo um forte manifesto - e neste sentido me surpreendendo pela coragem - contra a política atual estadunidense. Todas as brincadeiras e personagens "bizarros" do filme tornam assistí-lo algo mais divertido, mas nem de longe conseguem amenizar toda a violência, tanto da própria obra, quanto da vida real. Nota: 7,0

terça-feira, 23 de setembro de 2025

Curiosidades Cinema Vírgula #047 - Franz Kafka, a menina e a boneca


Se você já ouviu falar algo de Franz Kafka (1883-1924), este famoso escritor "checo" do início do século XX (as aspas são porque quando ele nasceu, a cidade de Praga fazia parte do Império Austro-Húngaro), deve ser por uma de suas duas obras mais famosas: "A Metamorfose" (1915) e "O Processo" (1925). Ambas obras angustiantes, pessimistas, com presença de um nonsense e absurdos que ecoam pesadelos.

Em vida, sua reputação foi parecida com o conteúdo de sua obra: Kafka era considerado um pouco "esquisito". Por exemplo ele se relacionou com várias mulheres mas nunca conseguiu se casar; ao mesmo tempo era uma pessoa tímida, deprimida, atormentada, solitária e de saúde frágil. Antes de morrer, queimou boa parte dos seus escritos; aliás, a maioria dos seus trabalhos mais famosos foram publicados postumamente. A Metamorfose foi uma rara exceção de um trabalho seu publicado em vida.

Dito tudo isso, a conclusão é que os eventos que narrarei a seguir, sobre o famoso escritor, não parecem combinar muito com o que imaginamos de sua personalidade, tornando então a história algo bem surpreendente. Os acontecimentos foram contados por Dora Diamant (a última companheira de Kafka), em uma entrevista que ela deu à uma renomada tradutora francesa dos trabalhos de Franz Kafka - Marthe Robert - no início dos anos 1950.


Kafka, a menina e a boneca

Segundo Dora, em um episódio que ocorreu no último ano de vida de Kafka, estavam ele e ela passeando por um parque em Berlim, quando encontraram uma menina que chorava porque havia perdido sua boneca.

Comovido com a situação, Kafka disse à menina para não se preocupar, pois a boneca na verdade tinha partido em uma viagem e que tinha lhe entregue uma carta. Desconfiada, a menina perguntou pela carta, e então o escritor retrucou que não a tinha com ele naquele momento, mas que se ela voltasse no parque no dia seguinte, ele iria trazê-la.

Franz Kafka e Dora Diamant

Eles se encontraram no dia seguinte, e cumprindo sua palavra, Kafka lhe entregou a primeira carta, onde a boneca explicava para a menina que viajou para conhecer o mundo, e que passaria a escrever para ela as suas aventuras. A partir de então, todos os dias durante três semanas, Kafka foi ao parque com uma nova carta da boneca.

Dora Diamant conta que Kafka escrevia as cartas com a mesma dedicação que escrevia sua obra literária, e que ele teve muitas dificuldades para encontrar um final que o deixaria livre, mas ao mesmo tempo trouxesse uma conclusão razoavelmente satisfatória para a menina. A solução encontrada por Franz foi fazer a boneca ficar noiva. Ele falou então sobre o noivado, os preparativos para o casamento, detalhou minuciosamente sobre a casa onde a boneca iria morar, e finalmente, fez a boneca dizer à menina: "você então entende, certo, que vamos ter que parar de nos ver" (afinal, nesse contexto criado, agora a boneca está casada e mora em um lugar distante...).

Não há provas físicas de que esta história é verdadeira, pois nenhuma das cartas enviada a tal menina (cuja identidade também é desconhecida) foi encontrada. O único registro é mesmo o depoimento de Dora Diamant. Mas como dizem os estudiosos: por outro lado, por que Dora iria inventar esta história, que aliás é cheia de detalhes?


Impacto na cultura Pop


Mesmo sendo uma história que não é amplamente conhecida, ela também não é tão ignorada assim. Afinal, há pelo menos dois livros dedicados exclusivamente a este evento.

Em 2006 o escritor espanhol Jordi Sierra i Fabra publicou o livro "Kafka e a Boneca Viajante", que é uma ficcionalização desta passagem da vida de Kafka. A obra foi bastante premiada, e nela Jordi chega a recriar as tais cartas nunca encontradas. O livro foi publicado no Brasil pela editora Martins Fontes e ainda pode ser encontrado para compra.

Outro livro, agora estadunidense, de nome "Kafka and the Doll", foi lançado em 2021, foi escrito por Larissa Theule e ilustrado por Rebecca Green, e se propõe a fazer a mesma coisa: recontar, a sua maneira, a história de Kafka com a menina que perdeu sua boneca. Porém aqui temos um livro infantil, com bem menos texto e muitas ilustrações. Ah, e nunca traduzido para o português.

E para finalizar, vale a pena lembrar que no filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001), em um determinado momento a protagonista Amélie resolve fazer com que seu recluso pai saia de casa e aproveite a vida; então, ela rouba o anão querido do jardim do pai dela, e contando com a ajuda de uma amiga aeromoça, faz com que ela fique enviando para a casa dele fotos do gnomo visitando pontos turísticos ao redor do mundo. Embora eu não tenha encontrado em nenhum lugar que a inspiração para esta "travessura" de Amélie tenha sido o conto de Kafka com a boneca, eu aposto que foi isso!

De O Fabuloso Destino de Amélie Poulain: eu já vi essa idéia em algum lugar...




PS: Já viu as outras curiosidades do Cinema Vírgula? É só clicar aqui!

domingo, 21 de setembro de 2025

Introdução a Demon Slayer e a crítica do filme Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba - Castelo Infinito (2025)

Título
Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba - Castelo Infinito ("Gekijô-ban Kimetsu no Yaiba Mugen Jô-hen", EUA / Japão, 2025)
Diretores: Haruo Sotozaki, Hikaru Kondô
Atores principais (vozes): Natsuki Hanae, Hiro Shimono, Reina Ueda, Takahiro Sakurai, Akira Ishida
Nota: 8,0

Trilogia-desfecho começa sendo tudo o que os fãs queriam

Após considerável espera dos fãs, chega finalmente aos cinemas do mundo inteiro o tão esperado desfecho do anime Demon Slayer (Kimetsu no Yaiba, no original japonês). Ou melhor, chegou o "começo do fim", já que a saga final desta obra será adaptada em uma trilogia de filmes, sendo este o primeiro, e os outros dois chegarão aos cinemas respectivamente em 2027 e 2029.

Demon Slayer é a adaptção em anime do mangá de mesmo nome escrito e ilustrado por Koyoharu Gotōge, história que já foi concluída no Japão em 2020. Para quem não o conhece, trata-se certamente de um melhores e mais populares mangás/animes de ação/artes marciais criados na última década.

Um breve resumo sobre Demon Slayer e porque ele é tão bom: o protagonista da história é Tanjiro Kamado, um garoto que teve toda sua família - pais e irmãos - trucidada por um demônio (na verdade, os demônios deste universo estão muito mais para vampiros com poderes e formas bizarras), tendo sobrevivendo apenas ele e sua irmã mais nova Nezuko, sendo que essa foi mordida e já se transformou em demônio. Entretanto, de alguma forma, Nezuko preservou boa parte de sua consciência humana, e os irmãos conseguem viver juntos. Então Tanjiro decide se unir à organização dos Esquadrão de Caçadores de Onis (outro nome para os demônios), para conseguir uma cura para sua irmã e impedir que outras pessoas tenham o mesmo destino de sua família.

Além de saber trazer constantes atos de heroísmo com maestria, lutas sensacionais com freqüência, tanto em termos de ação quanto em termos de roteiro - onde vemos os heróis tendo que pensar e bolar estratégias em plena luta para conseguir derrotar adversários poderosos de poderes inesperados - um aspecto que faz Demon Slayer ser diferenciado é não mostrar os demônios como 100% malignos. Todos eles, na verdade, são verdadeiros monstros que estão cometendo as maiores atrocidades com humanos, porém, o anime/mangá também nos mostra a sua história, e então entendemos que alguns viraram demônios porque sofreram terrivelmente nas mãos de outros humanos no passado. Outros também não... há os que foram maus desde o início de suas vidas. Em outras palavras, há todo o tipo de vilão... aquele que sempre foi mau, ou o que era bom mas ficou mau porque perdeu tudo e cansou de sofrer; da mesma forma, há os demônios que antes de morrer se arrependem dos seus "pecados", outros não.

O anime, exibido tanto pela Netflix quanto pela Crunchyroll, contava até agora com 4 temporadas e 1 filme. E seu encerramento será, conforme dito anteriormente, com uma nova uma trilogia de filmes... tudo pelo lucro do estúdio de animação japonês Ufotable, responsável por Demon Slayer. Até o momento, Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba - Castelo Infinito já é o segundo filme de maior bilheteria da história do Japão. E sabem qual é o primeiro? Demon Slayer - Mugen Train: O Filme, de 2020, que cronologicamente precisa ser assistido após o término da primeira temporada, e antes do início da segunda.

Uma das cenas iniciais do novo filme, com alguns dos heróis caindo nos andares do "Castelo Infinito"

Infelizmente Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba - Castelo Infinito só faz sentido para quem assistiu todos os episódios do anime, afinal, ele continua exatamente de onde o 8º e último episódio da 4ª temporada acabou, ou seja, com todos os heróis "caindo" dentro do gigantesco (e então desconhecido) covil dos vilões, o tal Castelo Infinito que dá nome ao filme.

Basicamente, é o esforço final dos 7 Hashira (os melhores espadachins do Esquadrão de Caçadores de Demônios) mais os 3 garotos protagonistas Tanjiro, Zenitsu e Inosuke para matar o poderosíssimo Muzan Kibutsuji, o "primeiro demônio"; porém Muzan está protegido não apenas por suas 6 Luas Superiores (seus 6 demônios mais fortes), como também por milhares de demônios menores e pelo próprio Castelo Infinito.

Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba - Castelo Infinito não surpreende, traz exatamente o dele se espera, reunindo tudo o que fez de Demon Slayer ser ótimo e bem sucedido. É como se fosse uma seqüência de alguns ótimos episódios do anime, que aliás fica bem claro com algumas quebras bem grandes de ritmo no filme, quando o mesmo para a ação para contar histórias de flashback.

Mas se é assim, por que assistir esse Demon Slayer nos cinemas e não em casa? Bem, um motivo é que já foi anunciado que ele só irá ser liberado para os streamings em 2026. Mas os dois principais motivos são som e perspectiva. A trilha sonora é muito boa, forte e barulhenta, alternando entre instrumental épico, baladas eletrônicas de ação e ou batidas de tambores orientais. Um som grandioso que você não terá na sua casa. Já as imagens do Castelo Infinito fazem muito mais sentido se vistos em uma sala de cinema. Do jeito que as tomadas das lutas foram feitas, vendo as batalhas em uma telona, você se sente dentro dos largos cômodos, testemunhando tudo ao vivo.

Ah, e quem acompanha o anime já sabe que Demon Slayer é bem violento, e que perdas acontecem dos dois lados... Portanto não fiquem chocados ao já ver no primeiro filme heróis morrendo...

Sendo a primeira parte de uma trilogia, o filme deu pouco espaço para vários de seus personagens, e focou apenas em alguns, que foram: Tanjiro, Zenitsu, Shinobu Kocho (a Hashira dos Insetos), Giyu Tomioka (o Hashira da Água) e as Luas Superiores 2 (Doma), 3 (Akaza) e 6 (Kaigaku). Com isso, imagino que eles - o que inclui o protagonista Tanjiro - pouco aparecerão no capítulo seguinte.

Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba - Castelo Infinito é um bastante promissor começo para o derradeiro arco deste grande anime. Mantendo essa qualidade até o fim, ficarei bem satisfeito. De ruim mesmo é ter que aguardar 2027 e 2029... Nota: 8,0

terça-feira, 9 de setembro de 2025

Conheça a ótima série Only Murders in the Building


Hoje resolvi trazer para vocês uma das melhores séries de TV que assisti nos últimos anos. Trata-se de Only Murders in the Building, que é originalmente exibida nos EUA pelo canal Hulu, mas que aqui no Brasil é transmitida pela Disney+. A série, que já teve 4 temporadas com 10 episódios cada, estréia sua 5ª temporada agora, neste mês de Setembro.

A trama começa dentro de um velho e gigante prédio habitacional de Nova York, o Arconia, onde ocorre um assassinato. E então três de seus moradores: o ex-ator de TV aposentado Charles-Haden Savage (Steve Martin), um diretor falido da Broadway, Oliver Putnam (Martin Short) e a jovem atriz Mabel Mora (Selena Gomez), que mal se conheciam, acabam descobrindo algo em comum: serem fãs de podcast de crimes reais. Então, eles se juntam, e resolvem criar o próprio podcast de true crime, investigando eles mesmos o assassinato que aconteceu em seu edifício.

Only Murders in the Building mistura de maneira bem feita a investigação policial com comédia. Sempre há mais de um possível assassino e você fica em dúvida, querendo descobrir quem é. Ao mesmo tempo, temos sempre momentos hilários, seja dos personagens se provocando, ou mesmo pérolas como a "Sala Branca" que é para onde a mente do personagem de Steve Martin vai, na terceira temporada, em momentos de pânico. Steve Martin não é mais uma grande estrela hoje, mas nos anos 80 era um dos maiores nomes dos filmes de comédia, e Only Murders in the Building nos proporciona momentos em que relembramos o porquê.

Meryl Streep e Paul Rudd começaram a aparecer na série a partir da 3ª temporada

Porém talvez a maior força de Only Murders in the Building resida na história e carisma de seus personagens. Claro, há todo um destaque para os dramas e inseguranças dos protagonistas, mas também há espaço para os personagens coadjuvantes e secundários. E haja personagens! Ao longo das 4 primeiras temporadas já tivemos participações importantes de Meryl Streep, Paul Rudd, Tina Fey, Eva Longoria, Eugene Levy, Zach Galifianakis, Téa Leoni, Jane Lynch, Amy Ryan, Da'Vine Joy Randolph e outros, e de participações especiais de personalidades diversas, como de Sting, Matthew Broderick, Mel Brooks, Scott Bakula, John McEnroe, Jimmy Fallon, Ron Howard, Ashley Park, Molly Shannon, Kumail Nanjiani, Richard Kind e Melissa McCarthy.

Geralmente cada episódio termina com algum gancho / reviravolta que muda o que você achava o que sabia, e deixa sua "ansiedade" para ver o episódio seguinte renovado. O "pior" é sempre o último episódio de cada temporada, que além de concluir fechando todas as pontas da temporada atual, encerra com outro assassinato, que vai ser investigado na temporada seguinte. Ou seja... nunca tem fim rs. Ainda assim, cada temporada é autossuficiente, com o grupo investigando uma história / assassinato distinto.

Steve Martin, Martin Short e Selena Gomez não apenas são os protagonistas, mas também são co-produtores do programa. E é admirável ver como eles têm uma ótima química juntos. De Steve Martin e Martin Short nem precisa falar muito... eles se conhecem desde os anos 80 e, desde 2015 fazem em dupla shows de comédia pelos EUA. Mas o jeito mais calmo de Selena, e uma personagem que "sabe se defender mas ao mesmo tempo precisa de ajuda" completou muito bem o trio.

Eva Longoria, Eugene Levy e Zach Galifianakis aparecem na 3ª temporada para atuarem no lugar do trio protagonista em um filme

E não sou só eu quem gosta de Only Murders in the Building. A série é premiadíssima, e somando todas as indicações em todas as categorias das 4 primeiras temporadas, foram nada menos que 49 indicações ao Emmy Awards e 16 indicações ao Globo de Ouro.

Se você ainda não conhece Only Murders in the Building, fica aqui a recomendação máxima do Cinema Vírgula! Dê chance para a primeira temporada e depois venha contar aqui o que achou.

sexta-feira, 5 de setembro de 2025

Relembrando de Psycho Fox, Decap Attack, e outros jogos curiosos da Vic Tokai!

Há alguns meses eu publiquei um artigo relembrando uma pequena, mas importante, desenvolvedora de jogos de videogames, a IREM. Continuando esta série, hoje trago outra desenvolvedora, ainda menor, a Vic Tokai.

Se você jogou nos videogames de 8 e 16 Bits da SEGA (Master System e Mega Drive) ou da Nintendo (NES e Super NES), aposto que conheceu algum dos jogos da Vic Tokai, desenvolvedora japonesa de games dos anos 80 e 90, que mesmo tendo criado algumas dezenas de jogos para estas plataformas, acabou não ficando tão famosa como outras marcas. 

A Vic Tokai era conhecida por ter vários jogos "incomuns", seja pela temática ou jogabilidade, além de tradicionalmente trazer boas trilhas sonoras e um humor peculiar. Neste artigo irei reapresentar para vocês alguns destes jogos. Curiosidade: a Vic Tokai existe até hoje, sob nome de Tokai Communications, porém não desenvolve mais jogos desde 1997, sendo agora uma empresa de telecomunicações.


A "Quadrilogia da Inércia"

Vamos começar pelo que provavelmente são seus jogos mais famosos - e alguns de seus melhores - que são aqueles que formam a "Quadrilogia da Inércia". Tratam-se de Kid Kool (de 1988, para o NES); Psycho Fox (de 1989, para o Master System); Magical Hat no Buttobi Turbo! Daibouken (de 1990, para o Mega Drive); e Decap Attack (de 1991, também para o Mega Drive). A imagem inicial deste artigo apresenta, em ordem, a tela título de cada um destes games.

Estes quatro jogos apresentavam algumas características em comum. A primeira delas é que todo personagem que o jogador controlava, também encontrava rapidamente no jogo um "pequeno companheiro" quase esférico, que com um clique de botão, era usado como um projétil para matar os inimigos. Conforme podemos ver na imagem abaixo, no caso de Kid Kool o "companheiro" era uma criatura vermelha de nome "Wicky"; em Psycho Fox era um pássaro de nome "Bird Fly"; em Magical Hat no Buttobi Turbo! Daibouken era "Roboggu", um robô em formato de ovo; e finalmente em Decap Attack tínhamos uma assustada caveira, que era acoplada em cima do tronco do protagonista.

Acima: Kid Kool e Psycho Fox; abaixo: Magical Hat e Decap Attack

Outra característica em comum era uma mecânica na movimentação dos personagens - que se hoje até temos algo parecido em jogos de FPS - era e é algo totalmente inusitado para jogos de plataforma. Trata-se da tal "mecânica da inércia", onde para tirar o personagem do repouso era mais difícil, com ele se movimentando bem vagarosamente, e em contrapartida, após correr, é mais difícil para seu personagem parar, e a desaceleração não acontece imediatamente.

Não joguei nem Kid Kool nem Magical Hat para avaliar suas qualidades, porém joguei Psycho FoxDecap Attack e ambos eram muitos bons. Aliás, afirmo com tranquilidade que Psycho Fox fica entre os Top 20 melhores jogos do Master System.


Golgo 13: Top Secret Episode - NES (1988)

Golgo 13: Top Secret Episode foi um dos vários jogos que a Vic Tokai fez para o NES, sendo este um dos mais bem sucedidos, com ótimas vendas. Ele é baseado em um popular mangá de mesmo nome (Golgo 13), que nos apresenta o assassino / espião de aluguel Duke Togo. Na trama deste game, Duke foi contratado para impedir os planos de um grupo terrorista de nome Drek... algo bem ao estilo de uma aventura de um James Bond.

Com gráficos apenas médios para a época, o jogo se destaca pela grande variedade nos tipos de fases: ação lateral onde você luta e atira, labirinto "3D" em 1ª pessoa, tela onde se controla uma mira de tiro em 1ª pessoa, shoot 'em up horizontal onde vc controla um helicóptero, e tela de ação lateral onde você é um mergulhador.


Golgo 13: Top Secret Episode é um jogo consideravelmente longo e difícil e por isto mesmo, para vencê-lo você dispõe de 52 vidas(!). Aliás, a maneira com que as "vidas" são computadas no jogo também é curiosa: a palavra "Episode" do título não está lá a toa... o Golgo 13 brinca ser um seriado de TV, e portanto toda vez que você morre, aparece um "To be continued", e depois os créditos iniciais aparecem novamente, com o número de um "episódio" ao lado do título. Este "número" equivale a quantas vidas você já gastou. Porém, a vida 52 é a última... se morrer, o jogo volta ao começo. Dentre as várias fases e viagens feitas pelo nosso protagonista Duke, há passagens pelo Brasil, no Rio de Janeiro e na Amazônia, como se vê na imagem abaixo.

O #51 da imagem acima indica o "Episódio 51", ou melhor dizendo, que o jogador está usando sua 51ª vida

O game teve uma seqüência, Golgo 13: The Mafat Conspiracy, lançado também para o Nintendinho em 1990, e também pela Vic Tokai. Trata-se de um jogo mais elogiado pela crítica do que o primeiro Golgo 13, contando com ótimos gráficos. Porém, acabou ficando menos conhecido pelo público. Em termos de gameplay, ele também é bem menos variado, contando apenas com as cenas de ação lateral com socos e tiro, a de labirinto 3D em 1ª pessoa, e dirigindo carro ao estilo Out Run, algo não presente no jogo anterior.


Battle Mania / Trouble Shooter (1991) e Battle Mania Daiginjō (1993) - Genesis / Mega Drive

Trouble Shooter é um jogo de tiro de rolagem horizontal lançado nos EUA em 1991, e lançado meses depois no Japão como Battle Mania. Nele você controla duas mercenárias futuristas, Madison e Crystal (ou respectivamente as irmãs Mania Ohtorii e Maria Haneda, na versão japonesa), com suas armas e mochila a jato, para resgatar um príncipe sequestrado.

Battle Mania / Trouble Shooter

Sendo duas personagens, daria para jogar com dois jogadores, correto? Errado. As duas irmãs são movimentadas sempre juntas, sendo que Madison atira sempre para a direita; já Crystal, com um dos botões do controle você alterna se ela atira para a direita ou para a esquerda; além disto, ela é imune a qualquer dano. Além do botão de tiro, o botão de "trocar a direção de Crystal", o terceiro botão dispara um ataque especial, cujo tipo é escolhido antes do começo de cada fase.

Ao longo do jogo você pode coletar power-ups que melhoram seu tiro e aumentam sua vida, além disso, também pode capturar um drone, que se junta ao grupo para ser um terceiro atirador. Trouble Shooter possui um visual colorido e que lembra animes, além de uma ótima trilha sonora. Com fases bem diversas e dificuldade na medida certa, o jogo tem diversão, som e gráficos de primeira. Talvez o único "defeito" do jogo é que ele é curto, poderia durar mais...

Battle Mania Daiginjō

Já Battle Mania Daiginjō, lançado exclusivamente no Japão em 1993, supera seu antecessor em tudo. O jogo tem 3 fases a mais, e conta com gráficos e músicas ainda melhores. Curiosamente, você começa a história apenas com Mania. Sua parceira, Maria, somente se juntará ao time após o termino da primeira fase. Outra mudança em relação ao jogo anterior é que agora, antes das fases começarem, em termos de armamento você não está escolhendo apenas o "poder especial", e sim, qual o tipo de drone que você levará consigo, que por sua vez, é ele quem dispara o "super golpe".

Encerrarei falando sobre os jogos da franquia Battle Mania com uma declaração ousada. Se algum dia você se deparar com alguma lista de Top 10 de melhores shooters do Mega Drive / Genesis e NÃO encontrar um dos dois jogos Battle Mania, das duas uma: ou quem montou a lista não os conheceu, ou a lista está errada.


SOS - Super NES (1994)

Além de criar jogos, como desenvolvedora, a Vic Tokai também atuava como publicadora, lançando jogos de empresas menores que ela. Alguns tão "peculiares" (ou até mais) do que ela mesmo costumava a produzir. Para encerrar esta matéria, trago então um exemplo destes jogos que ela apenas publicou. Trata-se do jogo SOS (ou Septentrion no Japão), desenvolvido pela Human Entertainment, jogo este exclusivo do Super NES.


Em SOS temos uma trama incomum e até "macabra"... apresentado como se fosse um filme, estamos em um grande navio que começa a afundar. Seu objetivo é, em uma corrida contra o tempo, resgatar o maior número de pessoas antes que seja tarde demais. O jogador pode escolher entre 4 personagens - cada um de idade e profissões diferentes - e cada um dos personagens permite 4 ou 5 finais distintos, dependendo de quantas pessoas resgatadas e do destino de alguns passageiros específicos.

O jogo é tenso, difícil, com a tela sempre levemente "balançando" e em alguns momentos inclinada - simulando os movimentos do navio - com vários diálogos e mortes, e uma das dificuldades é conseguir convencer e controlar os passageiros para fora da embarcação. SOS não foi um sucesso de público, mas foi um sucesso de crítica, sendo bastante elogiado por jogadores e revistas especializadas.

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