domingo, 11 de fevereiro de 2024

Conheça a Oink Games e seus curiosos jogos de cartas / tabuleiro


A Oink Games é uma empresa japonesa de jogos fundada em 2010, e embora ela também tenha alguns  poucos jogos de videogames em seu catálogo (celulares e Nintendo Switch), seu grande foco e especialidade, desde seu nascimento, são os jogos de tabuleiro.

Falando sobre seus jogos de cartas e de tabuleiro, a Oink Games já lançou cerca de 50 jogos até agora, e apesar de ter lançado jogos em caixas de tamanhos diversos (mas sempre em caixas pequenas), e algumas vezes simplesmente licenciando jogos de designers estrangeiros (por exemplo estão com ela os jogos Modern Art, Stamps e Twins do famoso criador de jogos alemão Reiner Knizia), ela é mais conhecida pelos seus jogos em pequenas caixinhas retangulares (com cerca de 11cm de altura por 6,5 cm de largura), com design diferenciado e minimalista, e de criadores japoneses (ver a foto acima).

Abaixo apresento a vocês 5 destes joguinhos de caixinhas da Oink Games que conheço, em ordem crescente de data de lançamento.


Maskmen (2014)

Dos designers Jun Sasaki e Taiki Shinzawa, Maskmen é um jogo de carteado de Climbing ("escalada"), ou seja, que na sua jogada você precisa "matar" as cartas do jogador anterior, geralmente jogando uma ou mais cartas de valores maiores. Com temática de lutadores da Lucha Libre mexicana, e para 2 a 6 jogadores, o principal diferencial deste jogo é que a definição do "qual valor (cor) é mais forte que o outro" acontece durante as partidas. Bem bonito visualmente, Maskmen fez bastante sucesso no Brasil em 2022, com muita gente importando o joguinho e levando nas jogatinas.


Deep Sea Adventure (2014)

Um dos maiores sucessos comerciais da Oink, ultrapassando 200 mil copias vendidas internacionalmente, Deep Sea Adventure foi criada pelos designers Jun Sasaki e Goro Sasaki, e se trata de um caça-ao-tesouro no fundo do mar. De 2 a 6 "mergulhadores", onde cada jogador rola dois dados, desce cada vez mais fundo no oceano e decide ou não pegar um peça de tesouro... tendo que que voltar para o barco antes de que o oxigênio acabe. Só há dois "probleminhas": quanto mais tesouros você pega, mais pesado você fica, consumindo mais oxigênio; e a reserva de oxigênio é compartilhada... ou seja, se alguém é muito ganancioso, pegando muito tesouros, TODOS são prejudicados correndo risco de vida. É bem comum que todos os mergulhadores acabem sem oxigênio e não voltem a tempo com seus espólios para o barco rs. O jogo é rápido, simples, tenso e divertido. Digamos que é uma versão ultra simplificada de Clank! (2016). Deep Sea Adventure fez tanto sucesso que em 2021 a Oink Games lançou Moon Adventure, uma versão maior e mais elaborada de Deep Sea, com mais componentes.


Dungeon of Mandom VIII
(2017)

Este jogo de cartas é a versão seguinte de Dungeon of Mandom (2013), e apesar do nome estranho, é um jogo familiar para os brasileiros. Pois se trata do jogo que na Europa foi vendido como Welcome to the Dungeon (2013), e teve sua continuação como Welcome Back to the Dungeon (2016). As regras são as mesmas em todos os jogos. A diferença principal entre as versões (além do design / ilustração das cartas), é o número dos personagens. Se nos "Welcome" temos 4 opções de aventureiros cada, no Dungeon of Mandom temos apenas 1, e no Dungeon of Mandom VIII temos 8 (daí o nome). No jogo, cada jogador é um aventureiro de classe distinta, repleto de equipamentos, e que pretende explorar uma masmorra (dungeon). Primeiro os jogadores se revezam desafiando um ao outro para entrar no calabouço com menos equipamentos, que também vai se enchendo de monstros. Quando resta apenas um jogador que não fugiu do desafio, ele desce para a exploração, indo para o "tudo ou nada".

Criado por Masato Uesugi, e ampliado por Antoine Bauza, o jogo chegou ao Brasil sempre na versão Welcome to the Dungeon, em parceria com a editora francesa Iello, ou seja: em uma caixa maior, branca, totalmente diferente das caixinhas da Oink.


Startups (2017)

Startups é um jogo de cartas do designer Jun Sasaki, de 3 a 7 jogadores, com temática de compra de ações de empresas na "bolsa de valores". As cartas são de 6 companhias diferentes, e no final da partida, só pontua quem tiver mais ações para cada companhia. A "sacada" do jogo é que quanto mais ações de uma empresa você tem no momento, fica mais difícil comprá-las. Isso exige dos jogadores balanceamento e estratégia nas compras das mesmas. Para quem olhar no detalhe de como o jogo funciona, irá perceber que ele é "mais ou menos" um No Thanks! (2004) ao contrário.


Scout (2021)

E, finalizando a lista com o melhor de todos eles, Scout, indicado ao Spiel des Jahres de 2022 (ou seja, foi um dos 3 jogos indicados ao equivalente ao "Oscar" de melhor jogo do ano). Um jogo de cartas de 2 a 5 pessoas, do designer Kei Kajino, Scout é o segundo jogo de escalada ("climbing") desta lista. A questão aqui, é que pra mim, ele é o melhor jogo de Climbing que joguei até hoje.

O diferente de Scout está em suas cartas... ele tem números tanto em cima quanto embaixo, e ao receber suas cartas você NÃO pode reordená-las! Pode apenas escolher em jogar com os números da parte de cima, ou os números da parte de baixo! Feito isso, em sua vez, ou você joga na mesa uma ou mais cartas maiores que a do adversário (para "matá-las" e ganhar um ponto para cada carta que matou), ou, se não for possível, se compra uma carta da mesa recém colocada pelo seu adversário, e se coloca na sua mão. Note que ao fazer isto, você aí sim pode colocar a carta pescada em qualquer lugar da sua mão. A rodada acaba quando o primeiro jogador "bater" e eliminar todas as cartas das maõs. Cada carta não jogada que sobrou com você vale um ponto negativo.

Há outras regras, mas não vou citar para não me estender muito. Scout é outro jogo que foi bastante importado pelos brasileiros, e tem feito bastante sucesso por aqui nas jogatinas dos últimos dois anos.



E como os jogos de tabuleiro também tem um pezinho no colecionismo, uma experiência diferente e bacana seria colecionar os jogos de caixinhas da Oink Games (eu mesmo tenho 2 e há mais um outro a caminho). Pena que não é uma tarefa tão fácil para nós brasileiros, afinal, pouquíssimos dos seus jogos saíram por aqui (e quando saíram, foram em caixas genéricas completamente diferente das originais). A única maneira de colecioná-los seria importá-los.

A Oink não é boba e supervaloriza seus preços. Portanto, apesar de serem bem pequenos, suas "caixinhas icônicas" tem o preço médio de 20 Euros, variando levemente para mais ou para menos, dependendo da loja que você os encontre. Só compensa mesmo se você estiver no exterior e comprar pessoalmente, porque se comprar pela internet, com o frete e imposto, o preço vai às alturas.

E aí, conhecia os jogos da Oink Games? Tem algum? Já jogou algum? Coleciona? Escreva nos comentários!



Atualização 17/02/24: hoje a Galápagos Jogos anunciou, de modo surpreendente que irá trazer o Scout para o Brasil. Não disse a data nem o valor, mas será para o primeiro semestre deste ano. E segundo eles, esperam ser apenas o primeiro jogo dentre uma maior parceria com a Oink. Tomara. Nosso dinheiro agradece.

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Curiosidades Cinema Vírgula #019 - Não confunda! Muttley NÃO é o Rabugento!

Em meu artigo de curiosidades de hoje, vamos desfazer uma confusão muito comum feita por quem assistia aos antigos desenhos clássicos da Hanna-Barbera. É muito comum pensar em "Muttley, o cachorro rabugento"... porém esta associação está errada(!), ainda que ambos personagens sejam de fato bem parecidos e partilhem muitas coisas em comum.

Mugger... o começo de tudo

Em primeiro lugar, ambos partilham de uma inspiração comum. Teoricamente, eles são uma evolução de um cachorro coadjuvante de nome Mugger, dublado por Don Messick, e que apareceu pela primeira vez em 1964, no filme de animação Oi Galera, Sou o Zé Colmeia!.


Mas voltando ao Muttley vs Rabugento: Muttley foi quem surgiu primeiro, em 1968, como um dentre os vários personagens do desenho Corrida Maluca (Wacky Races, no original). Muttley era o amigo / cachorro de Dick Vigarista, e juntos, sendo os "vilões" da atração, tentavam sabotar os carros dos adversários para vencer as disputas. Claro que sempre tudo dava errado, e na maioria das vezes, Muttley acabava rindo quando seu amigo se dava mal.

No ano seguinte, 1969, Muttley e Dick Vigarista acabaram ganhando seu próprio desenho: Dick Vigarista & Muttley (Dastardly and Muttley and Their Flying Machines no original), onde agora a dupla - que continuava sendo os vilões atrapalhados da trama - com seus aviões, perseguiam o pombo-correio Yankee Doodle para tentar roubar suas mensagens secretas. Notem que aqui Muttley já tem uma leve mudança no visual, pois se em Corrida Maluca sua única vestimenta era uma pequena coleira vermelha, em Dick Vigarista & Muttley ele recebe chapéu e óculos de aviador, e uma echarpe.

É  apenas neste desenho que Muttley "exige" uma medalha em troca de salvar Dick de se acidentar, mas seu característico riso está presente novamente. Acontece que, tanto em Corrida Maluca  como em  Dick Vigarista & Muttley, às vezes vemos Muttley resmungando por ter levado uma bronca, ou ser contrariado. E esse é outro ponto que faz as pessoas acharem que ele é o tal "cachorro Rabugento". Mas quem é então, o tal Rabugento?



Rabugento, o Cão Detetive (The Mumbly Cartoon Show no original) é uma criação bem posterior, estreando na TV dos EUA em 1976, e teve apenas 16 episódios. O personagem, inspirado no detetive Columbo (uma série de TV dos anos 70), mostra Rabugento, um cachorro detetive caçando bandidos com suas aparições surpresa e "milagrosas". Já o outro personagem principal do desenho, o chefe da polícia Sargento Sinuca (Chief Schnooker no original), também é inspirado em outro detetive de outra série policial setentista: Kojak. Diferentemente de Muttley, Rabugento tem uma pelagem cinza, e está sempre vestido com um casaco que cobre totalmente seu corpo.

Rabugento possui uma risada que é exatamente igual a de Muttley, porém, além de rir, em muitas das vezes que um vilão foge de suas perseguições ele acaba resmungando... e muito.. por isso o seu nome. Outra de suas características é seu carro, uma lata-velha que mal anda e está sempre caindo aos pedaços. E se não bastasse as risadas iguais e enorme semelhança física, sabe quem dublava ambos os personagens originalmente? A mesma pessoa (que também deu voz a Mugger): Don Messick.

Apesar de seu programa solo não ter continuado, Rabugento ainda iria participar, no ano seguinte, 1977, de um outro desenho, chamado Ho-Ho-Límpicos (Laff-A-Lympics no original), que teve 24 episódios. Era uma espécie de "Jogos Olímpicos" entre os personagens da Hanna-Barbera, sendo que eles competiam divididos em 3 times... com nosso amigo Cão Rabugento sendo o líder de um deles. Abaixo segue a abertura brasileira deste raro desenho.

  

Acho que agora as coisas estão um pouco mais claras e menos confusas, certo? Não seja por isso. Existe um TERCEIRO cachorro que possui a mesma risada de Muttley e Rabugento: trata-se de Precioso, do desenho Xodó da Vovó (Precious Pupp no original), de 1965. Então, pasmem: a tão famosa risadinha asmática de Muttley não é originalmente dele! Foi usada primeira no Precioso, depois em Muttley, e finalmente, em Rabugento.

No vídeo abaixo, aos 59 segundos, vocês podem ver um trecho de Precioso rindo, em Xodó da Vovó.


Caso algum destes desenhos fez parte de sua infância, comente se você sabia destas diferenças e curiosidades!

Será que quem ri primeiro ri melhor??



PS: Já viu as outras curiosidades do Cinema Vírgula? É só clicar aqui!

sábado, 27 de janeiro de 2024

Dupla Crítica Filmes Netflix - A Sociedade da Neve (2023) e Maestro (2023)


Hoje vamos de dois lançamentos da Netflix, que somados têm NOVE indicações ao Oscar 2024. Mas será que apesar do prestígio entre os críticos, eles são mesmo assim tão bons? Confira a seguir!


A Sociedade da Neve (2023)
Diretor: J.A. Bayona
Atores principais: Enzo Vogrincic, Matías Recalt, Agustín Pardella, Felipe González Otaño, Luciano Chatton, Valentino Alonso, Francisco Romero, Agustín Berruti, Andy Pruss

A história (real) do avião de passageiros uruguaio, que 1972 caiu na Cordilheira dos Andes e mesmo assim deixou alguns sobreviventes é inspiradora. E exatamente por isto já inspirou alguns filmes, documentários, e séries de TV. O mais famoso deles até então fora produzido por Hollywood, trata-se de Vivos, de 1993, com direção de Frank Marshall (Congo) e Ethan Hawke (Antes do Amanhecer) como principal protagonista.

Agora, via Netflix, temos pela primeira vez uma adaptação desta história com produção de apenas países de língua espanhola (no caso Espanha, Chile e Uruguai) que conseguiu alcançar fama mundial. Na direção temos a presença de J. A. Bayona, diretor espanhol que já dirigiu filmes famosos (e Hollywoodianos) como O Impossível (2012) e Sete Minutos Depois da Meia-Noite (2016).

A Sociedade da Neve é bem feito tecnicamente, e se não temos efeitos especiais "espetaculares" ou cenas de ação "grandiosas", ao menos todas elas são bem críveis. O roteiro é bom, e a própria história real do acidente ajuda, pois é uma história incrível de amizade, cooperação, coragem, generosidade e superação.

Porém há um ponto famoso da história deste acidente do Força Aérea Uruguaia 571 que sempre causa divisões, e aqui também ele trouxe prós e contras. É a questão de que, para sobreviver, as pessoas tiveram que se alimentar dos restos dos falecidos. E o lado positivo disso em A Sociedade da Neve é que isso é comentado de maneira bastante respeitosa, nada sensacionalista, e o impacto psicológico deste ato nos personagens não é ignorado (e nem poderia, dado sua importância). O lado negativo é que em nome desse "respeito" as consequências desse problema / dilema foram atenuadas, diminuindo sua carga dramática. Alguns debates religiosos que ocorreram durante e após o acidente, que entendo serem histórica e culturalmente relevantes, foram completamente ignorados. Em suma, o filme foi alterado para ficar mais "leve" para o público em geral.

E claro, mesmo sendo "amenizado", este A Sociedade da Neve continua sendo uma história pesada, mas ao mesmo tempo inspiradora, e certamente que o fará refletir. Para quem gosta deste tipo de filme, é uma ótima pedida. Recebeu indicações aos Oscar de "Melhor Filme Estrangeiro" e de "Melhor Maquiagem e Penteados". Nota: 7,0.



Maestro
 (2023)
DiretorBradley Cooper
Atores principais: Bradley Cooper, Carey Mulligan, Matt Bomer, Vincenzo Amato, Greg Hildreth, Sarah Silverman, Maya Hawke

Maestro deveria contar a biografia de Leonard Bernstein (1918 – 1990), que ao assumir a direção da Filarmônica de Nova York, conseguiu se tornar o primeiro maestro estadunidense a receber reconhecimento mundial, além de também ser um prolífico e famoso compositor.

E o filme até faz isso, mas o deixa em segundo plano duplamente. Primeiro, porque aqui o que mais se mostra da vida de Leonard (Bradley Cooper), são seus relacionamentos, em especial a sua tumultuada relação com sua esposa Felicia Montealegre (Carey Mulligan). E segundo porque Maestro não foi feito realmente para contar a história de Bernstein, e sim, para que o egocêntrico Bradley Cooper pudesse se exibir imitando Leonard Bernstein.

Sendo também produtor e diretor do filme, Bradley Cooper também quis se exibir na parte técnica do filme: Maestro é exibido o tempo todo no formato 4:3, o formato mais "quadradão" que tínhamos nos cinemas até a década de 50 e nas TVs de tubo. Além disso, os 50 primeiros minutos, onde temos o Bernstein "jovem", são em branco-e-preto. Depois, há um corte, e pulamos para os anos 70, onde vemos um Leonard "cinquentão" e o filme passa a ser colorido (porém bastante carregado nas cores, também tentando imitar os filmes da respectiva época), e vamos assim até o final.

Sim, apesar das próteses no nariz e nas orelhas, a atuação de Bradley Cooper está muito boa, de fato. Ele se esforça para imitar os mesmos trejeitos e gestos, e até mesmo o timbre de voz do Leonard Bernstein real. Ainda assim, não considero uma imitação perfeita: ao imitar a voz mais grave do Bernstein "velho", Cooper acaba falando como se estivesse "com o nariz entupido" - coisa que o verdadeiro Leonard não fazia - prejudicando a dicção do personagem, e o tornando muito irritante.

Outra limitação na atuação de Cooper é que ela praticamente não varia, as emoções são sempre as mesmas, não variam. O mesmo não pode ser dito de Carey Mulligan, está sim o grande e único brilho de Maestro, ela consegue variar entre a menina fofa apaixonada e a mulher desesperada de maneira brilhante e convincente.

Com uma carreira extremamente bem sucedida, vencedor de dezenas de prêmios importantes, uma personalidade narcisista porém carismática e popular, a história de Leonard Bernstein deveria ser naturalmente interessante de se ouvir. Porém Bradley Cooper e seu ego conseguiram a enorme façanha de torná-la insuportavelmente chata. E pior, via filme não aprendi praticamente nada da obra deste artista... basicamente, o roteiro me ensinou que ele foi "um cara famoso por coisas que não vi, e que maltratou bastante a esposa com seus casos extraconjugais". Será que esse deveria ser o legado para Bernstein nesta suposta "homenagem"?

Maestro está concorrendo ao Oscar em 7 indicações, dentre elas a de Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Filme e Melhor Roteiro. Sendo que para mim estas duas últimas estão mais para uma piada. Nota: 4,0.

sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Bomba! Bomba! A História do Mundo - Parte I terá continuação, e estréia agora em Março!


Apresentando aos mais jovens, Mel Brooks (o moço da foto acima) já foi um dos maiores nomes do humor estadunidense entre os anos 60 e 80, seja como produtor, diretor, roteirista ou ator. É dele, por exemplo, o seriado Agente 86; e também grandes filmes da comédia nonsense, como por exemplo Banzé no Oeste (1974), O Jovem Frankenstein (1974) e S.O.S. - Tem um Louco Solto no Espaço (1987).

Mas há outro filme muito engraçado e curioso feito por Mel Brooks, tema deste artigo. Trata-se de A História do Mundo - Parte I, de 1981.

A História do Mundo - Parte I é dividida em cinco capítulos (e totalmente independentes entre eles) de eras famosas da História humana. São elas: Idade da Pedra, "Antigo Testamento", Império Romano, Inquisição Espanhola e Revolução Francesa. E o objetivo, claro, é zoar ao máximo com os envolvidos de cada época.

Pode-se verificar pelos temas que uma das características de Mel Brooks foi de nunca ter medo de fazer piadas com religiões (uma das mais famosas do filme é justamente quando Moisés recebe 3 tábuas com os "15 Mandamentos", tropeça, quebra uma delas, e então anuncia ter recebido "10 Mandamentos").

Sim! Originalmente tínhamos 3 tábuas!

Outra característica de Brooks é que ele adora musicais, e portanto, praticamente todo o segmento da Inquisição Espanhola é uma apresentação musical, o que pra mim se torna de longe a parte mais fraca e chata do filme.

Mas apesar de conter um "Parte 1" no nome, e inclusive encerrar o filme com um (falso) trailer anunciando o A História do Mundo - Parte II, Brooks já confessava nas entrevistas da época do lançamento da produção que nunca pensou em fazer uma continuação... esta história de "Parte 1 e Parte 2" era mais uma de suas piadas malucas.

Mas eu, como bom fã de suas loucuras, sempre sonhava que ele mudasse de idéia e este Parte II fosse um dia realizado...

... e eis então que este dia chegou!


A História do Mundo - Parte 2 (a Série)

E não é que 43 anos depois do filme, e agora com 97 anos de idade, o "jovem" Mel Brooks nos presenteia com A História do Mundo - Parte 2, e ainda trabalhando como ator, co-produtor e co-roteirista?

Só que não será um filme, e sim uma série de TV, sendo que a primeira temporada, composta de 8 episódios, tem estréia marcada no Brasil para 6 de Março no Star+.

A lista de atores e comediantes que aparecem em A História do Mundo - Parte 2 é gigantesca. Dentre alguns nomes, posso citar: Wanda Sykes, Nick Kroll, Will Sasso, Danny DeVito, Jack Black, Kumail Nanjiani, Florence Pugh, Taika Waititi, Zazie Beetz, David Duchovny, J. B. Smoove, Seth Rogen, Sarah Silverman, Josh Meyers, Jason Alexander e Timothy Simons.

Abaixo você pode conferir o trailer da produção (e ora, ora... nele temos piadas com religião e musicais... é mesmo um Mel Brooks!). Mesmo apresentando vários trechos um bocado específicos da história estadunidense, estou bem empolgado. E vocês, o que acharam da novidade?



PS: Lembram que na crítica de Tar, eu comentei que a espetacular Viola Davis tinha acabado de se tornar a 18ª pessoa na História a se tornar um EGOT (ou seja, vencedora de pelo menos um prêmio Emmy (TV), Grammy (Música), Oscar (Cinema) e Tony (Teatro))? Pois bem, Mel Brooks foi o 8º ser humano a atingir este feito, em 2001. ;)

sábado, 13 de janeiro de 2024

DOZE filmes que estou esperando para assistir em 2024


Muito bem, se no post anterior falei de 2023, agora é hora de falar do futuro! Segue a lista de 12 filmes que estou bem curioso para assistir em 2024. A ordem apresentada é a data prevista de lançamento no Brasil.

Anotem aí na sua agenda as datas e vamos a eles! (ah, e recomendo que você não perca meu PS ao final do texto)

Anatomia de Uma Queda (25 de janeiro nos Cinemas)

Filme francês bastante premiado - inclusive levou a Palma de Ouro no Festival de Cannes 2023 - e certamente estará presente com indicações no Oscar. Mistura elementos de filme de suspense com de tribunal, e conta a história onde uma escritora tenta provar sua inocência na morte do marido.


Pobres Criaturas (1º de fevereiro nos Cinemas)

Filme de fantasia e ficção científica do diretor Yorgos Lanthimo (de O Lagosta), ele conta a história de Bella Baxter (Emma Stone), uma jovem trazida de volta à vida pelo cientista Dr. Godwin Baxter (Willem Dafoe). Em outras palavras, uma reinvenção do clássico Frankenstein. O filme levou o prêmio máximo do Festival de Veneza, e já ganhou os Globos de Ouro tanto de "Melhor Filme - Musical ou Comédia" e "Melhor Atriz". Certamente também receberá múltiplas indicações ao Oscar.


O Menino e a Garça (22 de fevereiro nos Cinemas)

Nada menos que o primeiro Anime a vencer o Globo de Ouro de Melhor Filme de Animação, este filme dos Estúdios Ghibli é outro anunciado como sendo "o último" do mestre Hayao Miyazaki (só que talvez dessa vez seja mesmo). A história mostra a jornada de um menino que encontra uma estranha garça que o leva a um mundo mágico.


Duna: Parte 2 (29 de fevereiro nos Cinemas)

Continuando a ótima Parte 1 lançada em 2021, Duna 2 tem tudo para ser ainda melhor que o primeiro, por não ter que "gastar" tanto tempo apresentando o próprio universo, e focar mais na história em si, que no caso desta franquia, trata-se do arco inicial do personagem Paul Atreides. É torcer para que o diretor Denis Villeneuve continue fazendo um ótimo trabalho, e que o filme tenha bilheteria suficiente para animar seu estúdio a lançar um futuro Duna 3 (que iniciaria outro arco de história).


Ghostbusters: Apocalipse de Gelo (28 de março nos Cinemas)

Continuação direta do muito bom Ghostbusters: Mais Além (2021), ao contrário do filme anterior, o desafio agora é que a franquia abandone um pouco da nostalgia e parta para uma trama totalmente inédita. Isso será crucial para o sucesso ou fracasso desta que é uma de minhas franquias favoritas na cultura Pop. Mais uma vez "clássico" retorna ao lado do elenco "novo".


Furiosa: Uma Saga Mad Max (23 de maio nos Cinemas)

Filme derivado do espetacular Mad Max: Estrada da Fúria (2015), agora contando a história das origens da personagem Imperatriz Furiosa, estava ansiosíssimo para ver o novo capítulo da franquia Mad Max. Porém, quando seu primeiro trailer saiu, fiquei bastante decepcionado e preocupado: primeiro porque a atriz Anya Taylor-Joy, embora excelente, não pareceu lembrar a Furiosa interpretada por Charlize Theron no filme de 2015; mas principalmente, porque as imagens mostraram efeitos especiais em excesso e malfeitos. É torcer para que a má impressão não se concretize, e o diretor George Miller nos surpreenda positivamente mais uma vez.


Um Lugar Silencioso: Dia Um (27 de junho nos Cinemas)

Longe de ser uma franquia brilhante ou inovadora, ao menos os dois primeiros filmes de Um Lugar Silencioso entregaram uma mistura de ficção científica com suspense / terror de bastante respeito. Por isso, é natural que me interesse por mais filmes deste universo. Desta vez, entretanto, só os produtores dos primeiros filmes permaneceram, o resto é tudo novo: diretor, personagens e atores. Pouco se sabe da trama, apenas que se trata do "dia um" da invasão alienígena, ou seja, será um filme cronologicamente anterior aos dois primeiros.


Um Tira da Pesada 4: Axel Foley (3 de julho na Netflix)


Aqui temos outra franquia dos anos 80 sendo ressuscitada, e não deixa de ser bacana (e um pouco surpreendente) conseguirem trazer de volta boa parte de seus principais atores depois de tanto tempo. Eddie Murphy foi genial e uma grande estrela no passado, mas há muito tempo não consegue ser engraçado. Porém encaro esse filme como a oportunidade ideal para ele mudar isso. E um "vai ou racha" pra mim, e exatamente por isto estou bem ansioso para ver qual será o resultado.


Deadpool 3 (25 de julho nos Cinemas)


Deadpool 1 e 2 foram muito bons, engraçadíssimos, e tenho bastante esperança que a qualidade se mantenha para o filme 3. Afinal, a produção teve um tempo bem grande para desenvolvimento, além de que desta vez Ryan Reynolds terá pela primeira vez alguém para co-estrelar ao seu lado, Hugh Jackman, o eterno Wolverine, que já mostrou que também é bom em comédias.


Os Fantasmas Se Divertem 2 (5 de setembro nos Cinemas)


Besouro Suco! Besouro Suco! Está aí algo que ninguém esperava. Depois de mais de 35 anos, eis que surge uma continuação de Os Fantasmas Se Divertem (1988). O diretor Tim Burton está de volta, juntamente com dois dos atores mais importantes da franquia (Michael Keaton e Winona Ryder). A novidade foi trazer para o filme a atriz Jenna Ortega, atualmente ultra popular devido o seriado Wandinha.


Coringa 2 (3 de outubro nos Cinemas)


Sabe-se tão pouco a respeito deste novo Coringa, que ainda nem temos seu nome oficial para o Brasil. No original o filme se chama Joker: Folie à Deux, e por aqui não sabemos como isso será traduzido. Basicamente só se sabe que teremos a volta de Joaquin Phoenix como Coringa e a estréia de Lady Gaga como Arlequina. E aí que as coisas se complicam, pois junto com o anúncio da chegada de Lady Gaga, foi dito que o filme seria um musical. Se por um lado, musicais estão longe de ser um dos meus gêneros favoritos, por outro, não deixa de ser uma escolha bastante inusitada (que desperta minha curiosidade), além de que o primeiro Coringa foi tão bom, que não dá pra deixar de ver sua continuação.


O Auto da Compadecida 2 (em dezembro, nos Cinemas)

Sim! Chicó e João Grilo estão de volta 25 anos depois de protagonizarem um dos melhores filmes de comédia nacionais já feitos. Lembrando que o primeiro filme era uma adaptação de uma peça de teatro de mesmo nome, escrita por Ariano Suassuna, e que agora temos uma história totalmente inédita. Mas O Auto da Compadecida 2 conta com o mesmo Diretor / Roteirista do primeiro filme (Guel Arraes), e também com o aval da família de Suassuna, portanto, tenho esperança de que veremos coisa boa.



PS: por essa vocês não esperavam, certo?? Se você chegou até aqui, agora viu que os 4 filmes que aparecem na foto-título deste artigo NÃO estão na minha lista do top 12 de desejados do ano! Ainda assim, trouxe a imagem deles só para vocês saberem que eles existem, transformando meu top 12 em uma lista de 16. Em ordem, na imagem lá do topo, temos da esquerda para a direita: Guerra Civil (25 de abril), Planeta dos Macacos: O Reinado (23 de maio), Divertida Mente 2 (13 de junho) e Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa (27 de junho).

domingo, 7 de janeiro de 2024

Retrospectiva Cinema Vírgula 2023: confira os Melhores e Piores filmes e séries do ano que passou!


Feliz 2024! Feche os olhos, respire fundo, e antes de encarar mais um novo ano que vem pela frente, vamos relembrar o que tivemos de melhor e pior em 2023 em termos de filmes e seriados. Lembrando que o critério para entrar neste artigo são as produções lançadas no Brasil no ano passado, e que eu assisti, é claro.


Os filmes de 2023

Melhores: acabei escrevendo a crítica de apenas um do meu "Top 5" de 2023: Guardiões da Galáxia 3. Os demais foram: Os Banshees de Inisherin, Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, Assassinos da Lua das Flores e Pinóquio (do Guillermo del Toro). Preciso comentar sobre os últimos dois.

Com seu Assassinos da Lua das Flores, Martin Scorsese mostra que mesmo com seus 81 anos ele ainda faz filmes tão bons quanto dos seus clássicos dos anos 70 a 90. E seu filme é muito atual e relevante para nós brasileiros, que em pleno 2024 continuamos com notícias diárias de crimes contra indígenas. O único problema é que assistir esta produção nos cinemas não faz mais sentido. Não há quem aguente 3h30 seguidas (e sem descanso) de crueldade em tela. Assim como fez para o seu bom O Irlandês (2019), Assassinos da Lua das Flores deveria ter saído direto pra TV, e melhor ainda se fosse no formato de minissérie.

Já Pinóquio (o Guillermo del Toro, não confundir com o novo Pinóquio da Disney e Tom Hanks, que saiu no mesmo ano), conseguiu ser diferente o suficiente de versões anteriores e me emocionar. Lembrando que o Pinóquio original veio de um livro de contos de 1883 do italiano Carlo Collodi. Esta animação de Pinóquio mistura coisas da obra original, com coisas da versão Disney, e com coisas totalmente novas.

Pioresum dos principais diretores dos filmes de terror atuais, Ari Aster foi bem com seu Hereditário (2018), melhor ainda com seu Midsommar: O Mal Não Espera a Noite (2019), mas esse seu Beau Tem Medo (2023) é de longe o pior filme que assisti em 2023. Por várias vezes eu pensei em parar e nem ir até o fim, mas acabei fazendo o sacrifício. Fechando o pódio de grandes porcarias do ano passado, cito Rebel Moon - Parte 1: A Menina do Fogo (para a surpresa de zero pessoas), e Pantera Negra: Wakanda Para Sempre (este sim uma surpresa pra mim, a Marvel não está em boa fase há tempos, mas não esperava um filme tão ruim vindo dela).

A surpresa: acho que a maior surpresa positiva foi ver um filme de Dungeons & Dragons bom. Trata-se de Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes, em que me diverti muito. O que me preocupa é que até agora nada foi anunciado para continuações...

A decepção: encerro os comentários de filmes trapaceando um pouco. Pois aqui vou citar Indiana Jones e a Relíquia do Destino. Ele foi uma "decepção" entre aspas. Porque é um filme legal, onde me diverti, e o principal: é certamente melhor que Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008), justificando então sua existência, já que torna a "despedida" final do herói bem melhor para seus fãs. Porém, a parte "decepção" é que já que seria a despedida, o roteiro poderia (e merecia) ser um pouco mais caprichado, e a parte comercial deveria ser mais trabalhada... Indiana Jones (assim como Missão Impossível 7) foram engolidos em marketing e bilheteria pelo Barbenheimer... o que custava lançar o filme alguns meses depois?



As séries de 2023

Melhores: não assisti muitas séries no ano que passou. Dito isto, duas delas se destacam como as melhores que vi, com certa folga: a engraçadíssima O Mundo por Philomena Cunk, da Netflix, e o ótimo drama pós-apocalítico The Last of Us, da HBO.

Como destaques, ainda vou citar o bom A Queda da Casa de Usher, da Netflix, e uma surpreendente comédia polonesa (que ainda estou na metade), de nome 1670. Se esta comédia continuar me divertindo até o final da temporada, ganhará um artigo próprio daqui algumas semanas.

Piores: após uma 2ª temporada empolgante, a 3ª temporada de The Witcher foi de doer. Com uma trama confusa e repetitiva, seus 8 episódios poderiam ser contados em 3 ou 4 no máximo. Sendo esta a última temporada de Henry Cavill na produção, estou desconfiado que a 4ª temporada de The Witcher vai ser ainda pior.

A surpresa: ainda que não tenha sido excelente, a adaptação live action de One Piece pela Netflix foi uma enorme e positiva surpresa. Já nasce brigando pelo título de uma das melhores adaptações de um Mangá/Anime feita pelo Ocidente em todos os tempos.

A decepção: e a minha decepção do ano foi com o derivado de The Boys, o Gen V, da Amazon Prime Video. A série não é ruim, é ok, mas faltou originalidade... digamos que ela é exatamente igual ao The Boys (com muita violência, loucura e genitálias), porém sem a parte do humor. E como é justamente o humor a maior qualidade de The Boys, fica complicado... 



Top 5: os mais lidos do Cinema Vírgula em 2023

Ah o Barbenheimer! Eu tinha certeza que eles iriam aparecer no meu Top 5 deste ano. Porém, achava que um deles dois seria o Top 1, e errei... e essa nem foi a maior surpresa. O número 4 da lista me surpreendeu MUITO. Até agora não entendo o motivo dele ter tantos cliques rs... mas o filme é bom, então vocês fizeram uma boa escolha! Segue a lista dos 5 artigos mais acessados neste ano que passou:

Lista dos filmes que assisti em 2023

E mantendo a tradição, como sempre segue a lista de todos os filmes que assisti no ano que passou; novos ou antigos, sendo a primeira vez que os vi ou não. No total foram 88.

Abaixo segue a lista. Os filmes em laranja negrito e com um (*) são aqueles a que dou uma nota de no mínimo 8,0 e portanto, recomendo fortemente.

007 Contra Goldfinger ("Goldfinger", Reino Unido, 1964)
7 Dias no Inferno ("7 Days in Hell", EUA, 2015)
Air: A História Por Trás do Logo ("Air", EUA, 2023)
Amsterdam (idem, EUA / Japão, 2022)
Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu ("Airplane!", EUA, 1980)
Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu 2 ("Airplane II: The Sequel", EUA, 1982)
Assassinato por Morte ("Murder by Death", EUA, 1976)
O Assassino ("The Killer", EUA, 2023)
Assassinos da Lua das Flores ("Killers of the Flower Moon", EUA, 2023)   (*)
Aqua Teen Forever: Plantasm (idem, EUA, 2022)
Asterix & Obelix: O Reino do Meio ("Astérix & Obélix: L'Empire du Milieu", França, 2023)
Asteroid City (idem, EUA, 2023)
Avatar (idem, EUA, 2009)
Avatar: O Caminho da Água ("Avatar: The Way of Water", EUA, 2022)
Azul é a Cor Mais Quente ("La Vie d'Adèle", Bélgica / Espanha / França, 2013)
Babilônia ("Babylon", EUA, 2022)
A Baleia ("The Whale", EUA, 2022)
Os Banshees de Inisherin ("The Banshees of Inisherin", EUA / Irlanda / Reino Unido, 2022)   (*)
Barbie (idem, EUA / Reino Unido, 2023)
A Batalha de Natal ("Candy Cane Lane", EUA, 2023)
Batem à Porta ("Knock at the Cabin", China / EUA, 2023)
Beau Tem Medo ("Beau Is Afraid", Canadá / EUA / Finlândia / Reino Unido, 2023)
Between Two Ferns: O Filme ("Between Two Ferns: The Movie", EUA, 2019)   (*)
Camaleões (Reptile, EUA, 2023)
Certas Pessoas ("You People", EUA, 2023)
O Conde ("El Conde", Chile, 2023)
Creed III (idem, EUA, 2023)
Dark Star (idem, EUA, 1974)
O Detetive Desastrado ("The Cheap Detective", EUA, 1978)
Doutor Estranho no Multiverso da Loucura ("Doctor Strange in the Multiverse of Madness", EUA, 2022)
As Duas Faces de Zorro ("Zorro: The Gay Blade", EUA / México, 1981)
Duna ("Dune: Part One", Canadá / EUA, 2021)   (*)
Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes ("Dungeons & Dragons: Honor Among Thieves", Austrália / Canadá / EUA / Irlanda / Islândia / Reino Unido, 2023)
Encanto (idem, EUA, 2021)
Elementos ("Elemental", EUA, 2023)
Estranha Forma de Vida ("Extraña Forma de Vida", Espanha / França, 2023)
Explorando o Desconhecido: A Pirâmide Perdida ("Unknown: The Lost Pyramid", EUA, 2023)
Fantasmas do Abismo ("Ghosts of the Abyss", EUA / França, 2003)
A Fera do Mar ("The Sea Beast", EUA, 2022)
The Flash (idem, Austrália / Canadá / EUA / Nova Zelândia, 2023)
Fuga Para a Vitória ("Victory", EUA / Itália / Reino Unido, 1981)
O Gabinete do Dr. Caligari ("Das Cabinet des Dr. Caligari", Alemanha, 1920)   (*)
Guardiões da Galáxia Vol. 3 ("Guardians of the Galaxy Vol. 3", Canadá / França / EUA / Nova Zelândia, 2023)   (*)
Homem-Aranha: Através do Aranhaverso ("Spider-Man: Across the Spider-Verse", EUA, 2023)   (*)
Indiana Jones e a Relíquia do Destino ("Indiana Jones and the Dial of Destiny", EUA, 2023)
Isto é Spinal Tap ("This Is Spinal Tap", EUA, 1984)
Kung-Fu Futebol Clube ("Siu Lam Juk Kau", China / Hong Kong, 2001)
As Ladras ("Voleuses", França, 2023)
Leo (idem, Austrália / EUA, 2023)
Loucas em Apuros ("Joy Ride", EUA / Reino Unido, 2023)
O Mágico de Oz ("The Wizard of Oz", EUA, 1939)
A Maravilhosa História de Henry Sugar ("The Wonderful Story of Henry Sugar", EUA / Reino Unido, 2023)O Menu ("The Menu", EUA, 2022)
O Milagre ("The Wonder", EUA / Irlanda / Reino Unido, 2022)
Missão: Impossível - Acerto de Contas - Parte Um ("Mission: Impossible - Dead Reckoning Part One", EUA, 2023)
Mistério em Paris ("Murder Mystery 2", EUA, 2023)
O Mundo Depois de Nós ("Leave the World Behind", EUA, 2023)
Nada de Novo no Front ("Im Westen Nichts Neues", Alemanha / EUA / Reino Unido, 2022)   (*)
Napoleão ("Napoleon", EUA / Reino Unido, 2023)
O Natal do Pequeno Batman ("Merry Little Batman", EUA / Finlândia / Itália, 2023)
Nem Tudo é o Que Parece ("Layer Cake", Reino Unido, 2004)
A Noite das Bruxas ("A Haunting in Venice", EUA / Itália / Reino Unido, 2023)
A Noite do Jogo ("Game Night", EUA, 2018)
Noites Alienígenas (idem, Brasil, 2022)
One Piece: Aventura em Nebulândia ("One Piece: Adventure of Nebulandia", Japão, 2015)
Oppenheimer (idem, EUA / Reino Unido, 2023)
O Pálido Olho Azul ("The Pale Blue Eye", EUA, 2022)
Pantera Negra: Wakanda Para Sempre ("Black Panther: Wakanda Forever", EUA, 2022)
Paprika (idem, Japão, 2006)
Para Maiores ("Movie 43", EUA, 2013)
Pinóquio ("Guillermo del Toro's Pinocchio", EUA / França / México, 2022)   (*)
Pornhub: Sexo Bilionário ("Money Shot: The Pornhub Story", EUA, 2023)
Puro-Sangue ("Thoroughbreds", EUA, 2017)
Que Horas Eu Te Pego? ("No Hard Feelings", EUA, 2023)
Rebel Moon - Parte 1: A Menina do Fogo ("Rebel Moon: A Child of Fire - Part One", Dinamarca / EUA / Hungria / Reino Unido / Suécia, 2023)
Renfield - Dando o Sangue Pelo Chefe ("Renfield", EUA, 2023)
Resgate 2 ("Extraction II", EUA, 2023)
Retratos Fantasmas (idem, Brasil, 2023)
RRR: Revolta, Rebelião, Revolução ("RRR (Rise Roar Revolt)", Índia, 2022)
Ruído Branco ("White Noise", EUA / Reino Unido, 2022)
Sly (idem, EUA, 2023)
Super Mario Bros. - O Filme ("The Super Mario Bros. Movie", EUA / Japão, 2023)
Tár (idem, EUA, 2022)
Taylor Swift: Miss Americana ("Miss Americana", EUA, 2020)
Os Três Mosqueteiros: D'Artagnan ("Les Trois Mousquetaires: D'Artagnan", Alemanha / Bélgica / Espanha / França, 2023)
Triângulo da Tristeza ("Triangle of Sadness", Alemanha / Dinamarca / França / Reino Unido / Suécia, 2022)
Vingança & Castigo ("The Harder They Fall", EUA, 2021)
Viridiana (idem, Espanha / México, 1961)
X - A Marca da Morte ("X", Canadá / EUA, 2022)

sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Os dois melhores álbuns musicais que ouvi em 2023


Como diria o grande Advogado Paloma: "Povo brasileiro, eu resolvi ousar mais uma vez", e então estréio aqui no Cinema Vírgula meu primeiro artigo sobre música. Gosto bastante destes dois álbuns, e como presente de final de ano, queria compartilhar estes sons com vocês.



That! Feels Good! - Jessie Ware (Abr 2023)

Vamos começar pelo melhor dos dois. Antes de 2023 nunca tinha ouvido falar de Jessie Ware, mas quando reparei que seu novo álbum That! Feels Good! começava a figurar com frequência nas listas dos "melhores discos do ano" já no primeiro semestre, ela chamou minha atenção.

That! Feels Good!
 mistura (muito) disco com pop e R&B contemporâneos, e o resultado é um som contagiante, muito dançante, e uma das melhores coisas que ouvi nos últimos anos.

Sendo o quinto álbum de estúdio de Jessie Ware, cantora e compositora inglesa de atualmente 39 anos, That! Feels Good! é tão bom que de suas 10 canções, apenas uma eu não "gostei bastante". Me empolguei tanto com o álbum que comecei a ouvir os outros discos de Jessie. A conclusão é que esta mistura de muitos estilos musicais (e sempre com a presença de jazz / blues com batidas dançantes) é sua marca registrada. Sua discografia em geral é muito boa, mas That! Feels Good! é de fato (e por enquanto) seu ápice.

Curiosidade, a música-título That! Feels Good! inclui vocais de várias celebridades cantando a frase-tema, como por exemplo a cantora Kylie Minogue e a atriz Gemma Arterton. Abaixo segue o vídeo da música "Shake The Bottle" para vocês conhecerem, uma das minhas favoritas do álbum.



Dawn FM - the Weeknd (Jan 2022)

Diferentemente de Jessie Ware, eu já conhecia the Weeknd, cantor e compositor canadense de 33 anos. Eventualmente ele faz participações em músicas pop, mas é mais associado ao hip hop e música eletrônica, que não costumo ouvir. De qualquer forma, seu disco Starboy de 2016 é um que conhecia, gosto, e recomendo.

No começo do ano passado, em 2022, ele lançou seu quinto álbum de estúdio, Dawn FM, porém acabei descobrindo-o só bem recentemente, nos últimos meses. Me surpreendi. Achei este Dawn FM tão bom (e até melhor) que Starboy.

O conceito para Dawn FM é um bocado curioso... segundo o próprio the Weeknd, se trata de uma "Rádio FM Psicodélica". E a descrição é bem apropriada. Afinal, o disco de 16 faixas simula uma rádio FM, com direito a, em alguns momentos, um "DJ" anunciar o nome da "rádio Dawn FM" e falar com você, o ouvinte. E, claro, embora o estilo das músicas sejam variados (mas predominantemente "eletrônicas"), as melhores do álbum são justamente aquelas que são mais... "psicodélicas".

Abaixo segue o clipe de uma de minhas músicas preferidas do disco, "Sacrifice", que curiosamente é uma das que incorpora em seu começo um dos "momentos rádio" que citei anteriormente.



Espero que tenham curtido meu primeiro artigo sobre música, e principalmente, curtido pelo menos uma das minhas duas indicações musicais. Feliz ano novo a todos vocês. Obrigado por acompanhar o Cinema Vírgula! Nos vemos em 2024!

sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Dupla Crítica Filmes de Natal Amazon Prime - A Batalha de Natal (2023) e O Natal do Pequeno Batman (2023)


Ho! Ho! Ho! O Natal está chegando, e para quem vai passar as festas em casa, segue a análise de duas estréias natalinas exclusivas do Amazon Prime Vídeo para vocês irem entrando no clima. Um dos filmes me surpreendeu e vale a pena. O outro, nem tanto. Leiam abaixo para saber qual é qual.

Ah, ambos os filmes receberam a classificação de "para maiores de 10 anos" no Brasil, porém, se no caso do A Batalha de Natal eu concordo devido a linguagem utilizada, no caso dO Natal do Pequeno Batman não. Em alguns outros países a classificação foi para a partir de 7 anos, e eu entendo já estar ok.



A Batalha de Natal (2023)
Diretor: Reginald Hudlin
Atores principais: Eddie Murphy, Tracee Ellis Ross, Jillian Bell, Genneya Walton, Thaddeus J. Mixson, Madison Thomas, Nick Offerman , Chris Redd, Lamplighter Gary, Robin Thede, Ken Marino

Por tudo que fez nos anos 80 e 90, ainda hoje Eddie Murphy chama muita atenção. Portanto, não é lá tão grande surpresa que este seu A Batalha de Natal foi o filme de maior estréia do ano no Prime Vídeo. É uma pena, entretanto, que seu prestígio e talento não seja mais sinônimo de qualidade há muito tempo.

A trama de A Batalha de Natal mistura um "preciso crescer como pai" e mitologia natalina, e apesar de ser uma comédia, pouco faz rir. Mesmo assim o filme tenta fazer graça, e curiosamente temos mais piadas físicas do que faladas.

Não que A Batalha de Natal seja ruim, mas uma ótima definição para ele, é que estamos diante de um filme mediano da Sessão da Tarde. Pelo menos serve sim como passatempo para se assistir junto com a família na época do Natal. Nota: 5,0.



O Natal do Pequeno Batman (2023)
Diretor: Mike Roth
Atores principais (vozes)Luke Wilson, Yonas Kibreab, James Cromwell, David Hornsby, Brian George

Animação cujo roteiro foi escrito pelo pessoal do desenho infanto-juvenil Os Jovens Titãs em Ação!, já no começo da história Batman (Luke Wilson) é obrigado a sair da Mansão Wayne para lutar contra o crime, deixando seu filho de 8 anos Damian (Yonas Kibreab) em casa junto com um já bem idoso mordomo Alfred (James Cromwell), na véspera do Natal. E, de maneira um pouco surpreendente, a trama fica bastante parecida com o filme Esqueceram de Mim (1990).

Porém, a partir do segundo ato, novos personagens aparecem e aí de fato temos uma história que mistura Natal com super-heróis. E, claro, bastante humor. O Natal do Pequeno Batman acaba sendo uma atração leve, divertida, e ainda consegue trazer o clima "família" graças a relação pai e filho entre Bruce e Damian.

Para os fanáticos de Batman, não esperem que o filme seja 100% fiel em relação aos quadrinhos (aliás, que bom que não seja, porque não suporto o Damian das HQs e aqui ele é divertidíssimo)... apenas sentem no sofá e se preparem para sorrir. Em tempos em que filmes de super-herói estão em decadência, este O Natal do Pequeno Batman é uma grata exceção. Nota: 7,0.

Crítica - Indiana Jones e a Relíquia do Destino (2023)

Título : Indiana Jones e a Relíquia do Destino ("Indiana Jones and the Dial of Destiny", EUA, 2023) Diretor : James Mangold Atores...